Educação Física

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    Interações dinâmicas da competência motora e correlatos durante o processo de crescimento e desenvolvimento infantil: uma visão a partir dos sistemas complexos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-08-25) Pereira, Elenice de Sousa; Santos, Fernanda Karina dos; http://lattes.cnpq.br/5067088133353125
    Esta tese teve como objetivo geral analisar as interações dinâmicas entre a competência motora e correlatos durante o processo de crescimento e desenvolvimento de crianças, a partir dos sistemas complexos. Trata-se de um estudo epidemiológico de base escolar, de delineamento longitudinal-misto, composto por 67 crianças (sendo 41 meninos e 26 meninas), com idade entre seis e 10 anos. As medidas antropométricas de massa corporal e estatura forneceram a estimativa de crescimento. Indicadores de adiposidade (índice de massa corporal – IMC, percentual de gordura corporal – PGC e relação cintura/estatura –RCE) foram mensurados conforme os respectivos protocolos de avaliação. A atividade física foi estimada através de questionário, pedômetros e acelerômetros. As componentes da aptidão física (força de preensão manual, força de membros superiores, força de membros inferiores, resistência abdominal, velocidade, agilidade, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória) foram avaliadas com protocolos do EUROFIT, FITNESSGRAM, AAHPERD, PROESP-BR. A competência motora real foi avaliada através da bateria de testes de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2) e a competência motora percebida foi estimada através da Escala Pictográfica de Avaliação da Competência Percebida em Habilidades Motoras. As três funções executivas centrais (controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva) foram avaliadas consoante os protocolos do teste cinco dígitos, dígitos e fluência verbal, respectivamente, considerando a idade e sexo da criança. Os testes de comparação mostraram diferenças entre os sexos para os indicadores de crescimento, adiposidade, atividade física, aptidão física, competência motora real e percebida e funções executivas na linha de base do estudo; e os resultados destacam uma alta prevalência de crianças com excesso de peso, inatividade física e baixos níveis de competência motora. A análise de rede mostrou associações dinâmicas e não lineares entre variáveis de saúde, biológicas, comportamentais e cognitivas em crianças ao longo do tempo; foram observadas diferentes topologias de redes em cada coorte analisada, indicando que as interações dinâmicas entre as variáveis observadas podem impactar favoravelmente o desenvolvimento infantil, especialmente quando são consideradas variáveis sociodemográficas (como a idade e o sexo). A ANOVA de Medidas Repetidas evidenciou mudanças ao longo do tempo nas variáveis composição corporal, atividade física, aptidão física e funções executivas de crianças com alta e baixa competência motora; a análise de rede mostrou interações dinâmicas não lineares entre essas variáveis em crianças com diferentes níveis de competência motora; além de serem observadas diferentes clusteres e topologias de redes nos três momentos (T0, T1 e T2), com a idade sendo elemento crucial nas redes emergidas. Em termos práticos, os resultados representam que cada grupo de crianças com diferentes níveis de competência motora busca se adaptar e auto-organizar, o que permite assim apresentar padrões de redes inéditos. Os achados da presente tese permitem inferir que existem interações dinâmicas entre a competência motora e correlatos, e apoia-se o desenvolvimento e aprimoramento da competência motora e dos correlatos sinergicamente, com intuito de promover melhor qualidade de vida e saúde das crianças ao longo do processo de crescimento e desenvolvimento infantil. Palavras-chave: Crescimento. Desenvolvimento. Habilidades Motoras Fundamentais. Atividade Física. Aptidão Física. Competência Motora Percebida. Função Executiva. Sistemas Complexos. Infância. Saúde.
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    Associação entre o nível de atividade física, competência motora, competência motora percebida, aptidão física relacionada à saude e índice de massa corporal em crianças
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-10-26) Pereira, Elenice de Sousa; Santos, Fernanda Karina dos; http://lattes.cnpq.br/5067088133353125
    O presente estudo objetivou analisar a associação entre nível de atividade física (NAF), competência motora (CM), competência motora percebida (CMP), aptidão física relacionada à saúde (AFRS) e índice de massa corporal (IMC) em crianças de 6 a 10 anos. O delineamento do estudo foi caracterizado de corte transversal. A amostra foi composta por 217 crianças (117 meninos, 100 meninas), na faixa etária de 6 a 10 anos. O NAF foi mensurado através de pedômetro (Yamax, Digi-Walker, modelo SW 200, Japão); para a análise da CM foi utilizada a bateria de testes TGMD-3; a CMP foi avaliada através Escala Pictográfica de Avaliação da Competência Percebida em Habilidades Motoras; para mensurar a AFRS foram realizados os testes curl up (força abdominal), push up (força de membros superiores), salto horizontal (força de membros inferiores), sit and reach (flexibilidade) e corrida/caminhada de 6 minutos (aptidão cardiorrespiratória); o índice de massa corporal (IMC) foi utilizado para caracterização do estado nutricional das crianças. As diferenças entre os sexos nos NAF, CM, CMP, AFRS e IMC foram testadas através dos testes t de Student e “U” de Mann-Whitney, conforme determinado pelo teste de normalidade para verificar a distribuição dos dados. Para analisar a relação entre as variáveis, foi utilizada o teste de correlação de Spearman. A associação entre NAF, CM, CMP, AFRS e IMC foi testada no Modelo de Equações Estruturais (MEE). As análises estatísticas foram realizadas nos softwares SPSS 22.0 e Mplus 6.12 para windows. Os resultados demonstram que houve diferenças significativas entre os sexos para as variáveis: NAF, nas componentes da AFRS: força abdominal, força de membros superiores, aptidão cardiorrespiratória e escore da AFRS (p<0,05). Os resultados da correlação de Spearman revelaram que a CM correlacionou positivamente com a AFRS (p = 0,001) e com a AF (p = 0,003). As análises do MEE revelaram que a relação entre CM e NAF foi mediada pela AFRS (p=0,032) e o efeito total dessa relação foi estatisticamente significativo (p=0,002). Na relação entre CM e IMC o efeito indireto (mediação) ocorreu somente pela AFRS (p=0,021) e o efeito total da relação foi estatisticamente significante (p=0,034). Desta forma, conclui-se que, o presente estudo, fornece evidências de que bons níveis de CM e AFRS na segunda infância relacionam- se com o estado nutricional do sujeito. Assim, parece imperativo promover o desenvolvimento da CM e AFRS nos primeiros anos da infância para amenizar a possibilidade de desenvolver trajetórias negativas de CM e AFRS (ou seja, sem alteração ou desempenho reduzido) e sobrepeso/obesidade em idades futuras.