Educação Física
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/187
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Contributos da avaliação e do treinamento para o desenvolvimento da tomada de decisão no futebol(Universidade Federal de Viçosa, 2022-12-15) Machado, Guilherme Figueiredo; Costa, Israel Teoldo da; http://lattes.cnpq.br/6318801496662080Esta tese teve como objetivo compreender e propor melhorias nos processos de desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão no futebol relacionados à avaliação e ao treinamento. Para isso, ela foi composta por seis estudos e os seus objetivos foram: 1) verificar através de uma revisão de escopo o efeito da vivência prévia em atividades relacionadas ao futebol e o efeito de intervenções (de campo e laboratório) na capacidade de tomada de decisão de jovens e adultos praticantes de futebol do sexo masculino e feminino; 2) analisar se jogadoras brasileiras de futebol profissional com diferentes níveis de tomada de decisão podem ser diferenciadas a partir da vivência prévia em atividades relacionadas ao futebol e futsal durante seu desenvolvimento e discutir qual foi a trajetória esportiva que mais contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão; 3) verificar a relação entre a vivência prévia em atividades relacionadas ao futebol e futsal com a qualidade e velocidade da tomada de decisão em diferentes fases do desenvolvimento esportivo de jogadoras de futebol profissional de elite; 4) verificar a influência de 25 sessões de treinamento baseadas nos princípios táticos fundamentais e em jogos reduzidos sobre o desenvolvimento da tomada de decisão perceptivo-cognitiva e perceptivo-motora de jogadores de futebol de base de elite; 5) verificar se a capacidade de tomada de decisão diferencia jogadores selecionados e não selecionados em programas de desenvolvimento de talentos no futebol de base de elite do Brasil; e 6) comparar a vivência prévia em atividades relacionadas ao futebol durante a infância e adolescência entre jogadores de futebol de base de elite do Brasil e Espanha e discutir qual trajetória esportiva caracteriza o desenvolvimento esportivo no futebol de elite do Brasil e Espanha. Considerando o primeiro objetivo, verificou-se que o envolvimento em atividades específicas de futebol, como a prática deliberada e o jogo deliberado desde a infância, é essencial para desenvolver habilidades de tomada de decisão, e intervenções de campo como a abordagem baseada em jogos podem desenvolver alguns comportamentos da tomada de decisão em diferentes contextos (escolar, clubes de futebol e jogadores universitários). Em relação ao segundo objetivo, verificamos que em cada período avaliado (infância, início da adolescência e final da adolescência), as atletas com melhor tomada de decisão acumularam mais tempo percentual de sua participação em atividades de prática deliberada, em comparação com o grupo de baixa tomada de decisão e a trajetória de diversificação especializado caracterizou a participação no esporte durante a infância. Para o terceiro objetivo, verificamos que a prática deliberada no futebol e no futsal, especialmente durante a infância e início da adolescência, está relacionada a uma melhor qualidade da tomada de decisão, enquanto o jogo deliberado no futebol, principalmente na infância e no início da adolescência, está relacionado a uma capacidade de tomada de decisão mais rápida. Considerando o quarto objetivo, concluímos que 25 sessões de treinamento baseadas nos princípios táticos fundamentais e em jogos reduzidos e condicionados, melhoraram as habilidades perceptivo-cognitivas relacionadas ao tempo de tomada de decisão e às habilidades perceptivo-motoras de tomada de decisão. Em relação ao quinto objetivo, verificamos que os jogadores selecionados pelos clubes de futebol de elite no Brasil possuem melhores habilidades de tomada de decisão em relação ao tempo e a qualidade que decidem em comparação com os não selecionados. Por fim, para o sexto objetivo, verificamos que os jogadores de futebol masculino de elite sub-18 espanhóis e brasileiros foram diferenciados pela idade de início no envolvimento de diferentes atividades no futebol e pela participação em atividades de treinamento durante a infância e início da adolescência. A trajetória esportiva durante a infância dos jogadores de futebol masculino na Espanha foi caracterizada pela trajetória de engajamento precoce, enquanto no Brasil foi caracterizada pela diversificação especializada. Palavras-chave: Habilidades perceptivo-cognitivas. Leitura do jogo. Treinamento. Histórico esportivo. Identificação e desenvolvimento de talentos. Pedagogia do esporte. Prática deliberada. Jogo deliberado. Futsal. Futebol feminino.Item Development, validation and application of a declarative tactical knowledge test in soccer(Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-20) Machado, Guilherme Figueiredo; Costa, Israel Teoldo da; http://lattes.cnpq.br/6318801496662080The aim of this dissertation was to expand and advance the process of tactical knowledge assessment of soccer players through the development, validation and application of a declarative tactical knowledge test. The document comprises three studies. The first study was a systematic review with the purpose to systematically review the state of the art of the literature about tactical knowledge in soccer and to know the potentialities and limitations of tactical knowledge assessment in soccer. This study identified the most researched topics about tactical knowledge and discussed the results regarding the methodologies and tactical principles used for tactical knowledge assessment. It was concluded that complementary instruments in declarative tactical knowledge assessment must be developed in line with available procedural tactical knowledge instruments and we provide future directions for the study of tactical knowledge. The second study aimed to expand the process of tactical knowledge assessment of soccer players, through the development and validation of a declarative tactical knowledge test based on core tactical principles. It was developed a new test (TacticUP video test) that demonstrated adequate content, construct and face validity and was also an reliable measure of declarative tactical knowledge. The third study analyzed the amount of hours accumulated in distinct soccer activities by soccer players with different levels of declarative tactical knowledge. It demonstrated that the main activities that differentiated high and low declarative tactical knowledge groups were: i) team practice; ii) collective tactics activities; and iii) “high decision making opportunities” activities. Therefore, this project has expanded and advanced the process of tactical knowledge assessment in soccer through: i) the organization of the current available literature about this topic; ii) the development of a valid and reliable declarative tactical knowledge test in soccer (TacticUP video test); and iii) the application of this test to analyze which types of soccer activities may favor the development of declarative tactical knowledge in soccer. We also provided practical applications and future directions for research in tactical knowledge in soccer in each study