Educação Física

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/187

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-19) Anon, Iago Cambre; Lopes, Mariana Calabria; http://lattes.cnpq.br/9037408103211809
    O objetivo geral da presente tese foi compreender a análise de jogo e o seu papel no futebol à luz da pedagogia do esporte, sendo que para isso foram escritos dois artigos científicos. O primeiro estudo teve como objetivo identificar o grau de explicação do saldo de gols para as diferentes equipes em uma competição, neste caso a Bundesliga. Os resultados apontaram que o conjunto de variáveis explicativas é específico para cada clube, indicando assim sua singularidade nas demandas do jogo enfrentadas pelas equipes. O segundo estudo teve como objetivos: i) analisar a associação da métrica de expectativas de gols obtida por meio do processo de Markov com o saldo de gols da partida; ii) e identificar o grau de explicação das variáveis com bola acerca da métrica de expectativa de gols em diferentes fases das competições, sendo elas Copa do Mundo Feminina 2019 e Copa do Mundo Masculina 2018. Observou-se que a expectativa de gols, obtida por meio do processo de Markov, é representativa do contexto do jogo e que as mudanças no grau de explicação e as variáveis significativas no modelo indicam o ineditismo do contexto. Pode-se concluir, no geral, que quando a análise de jogo é realizada com base na pedagogia do esporte, há uma sensibilidade maior aos contextos, o que permite melhor adequação de seu uso no cotidiano de equipes de futebol, direcionando assim aspectos pedagógicos e de treinamento. Palavras-Chave: Futebol; Análise de Jogo; Pedagogia; Performance; Análise explicativa; Demandas do jogo.