Educação Física
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Item Fair play: instrumentos para avaliação e as orientações desses valores no comportamento de jovens atletas(Universidade Federal de Viçosa, 2012-05-24) Andaki Junior, Roberto; Salles, José Geraldo do Carmo; http://lattes.cnpq.br/9840214095117786; http://lattes.cnpq.br/5555178187796938; Costa, Israel Teoldo da; http://lattes.cnpq.br/8364970814095329; Silva, Otávio Guimarães Tavares da; http://lattes.cnpq.br/4980823856727892No Brasil, as competições de crianças e jovens têm sido realizadas no formato original do esporte de rendimento. Em geral são fomentadas e incentivadas pelas instituições educacionais e formadoras do desporto nacional sem adaptações ou alterações de cunho pedagógico, permanecendo a essência do alto rendimento. Dentro do contexto destas competições, o fair play (desportivismo, deportividad ou Sportspersonship) costuma ser associado e utilizado como um dos pilares de sustentação de tal atividade. A presente dissertação foi organizada na forma de três artigos, com o objetivo de apresentar, traduzir, adaptar transculturalmente e aplicar o instrumento The Multidimensional Sportspersonship Orientations Scale (MSOS- 25) na avaliação das orientações para o fair play nos escolares pan-americanos. Todos os procedimentos metodológicos foram aprovados pelo comitê de ética e pesquisa em seres humanos da Universidade Federal de Viçosa (parecer 123/2010). No primeiro artigo foi realizada uma revisão sistemática com a finalidade de identificar os principais instrumentos utilizados em pesquisas quantitativas acerca do fair play entre jovens com idade entre 11 a 17 anos. O segundo artigo objetivou descrever o processo de tradução e adaptação transcultural do MSOS-25 para a língua portuguesa. Todos os itens no questionário foram interpretados como de fácil compreensão, tanto por especialistas quanto pela população alvo. Os valores de consistência interna foram aceitáveis para as cinco dimensões, com coeficientes alfa Cronbach entre 0,5 e 0,8, com evidências de boa compreensão e consistência interna. O terceiro teve como objetivo identificar as orientações sobre o fair play nos participantes do 1º Pan-americano Escolar, bem como analisar se houve diferenças em função da nacionalidade, sexo, tipo da escola e modalidade esportiva. A amostra foi composta por 215 alunos-atletas com idades entre 15 a 17 anos, de três nacionalidades (Brasil, Paraguai e Guatemala), participantes das modalidades coletivas de handebol (n = 92), basquetebol (n = 36), voleibol ( n = 48) e futebol de campo (n = 39). Os resultados apontaram diferenças significativas (p > 0,05) nas categorias sexo, nacionalidade, modalidade esportiva e tipo de instituição escolar (pública ou privada), apesar do grupo apresentar características comuns quanto ao nível de treinamento e faixa etária. Este resultado reafirma que as orientações dos alunos-atletas para o fair play estão ligadas diretamente a padrões culturais e valores morais presentes em sua sociedade e comunidade escolar. É válido ressaltar que conceitos e valores do fair play no esporte podem ser desenvolvidos no ambiente escolar desde que a prática seja pedagogicamente direcionada para esse objetivo. É necessária a discussão, reflexão e ressignificação deste conceito dentro do ambiente.