Educação Física
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Item Análise do processo de treinamento dos esportes coletivos em equipes escolares(Universidade Federal de Viçosa, 2013-06-17) Silva, Adriana Bitencourt Reis da; Salles, José Geraldo do Carmo; http://lattes.cnpq.br/9840214095117786; http://lattes.cnpq.br/5331150375939640; Baía, Anderson da Cunha; http://lattes.cnpq.br/4790819454267242; Paixão, Jairo Antônio da; http://lattes.cnpq.br/2974745504874619O esporte é um fenômeno presente em vários setores da sociedade e que, portanto, se relaciona também com as instituições de ensino. A Lei Federal 9.615 reconhece o esporte em três manifestações: o desporto educacional, o desporto de participação e o desporto de rendimento. Dentre esses, o desporto educacional compreende as práticas nos sistemas de ensino, com a intenção contribuir na formação integral do indivíduo, evitando-se a seletividade e a hipercompetitividade. Uma das ações desenvolvidas no Brasil, considerando-se a prática esportiva educacional, é a competição que envolve equipes escolares. Os Jogos Escolares são eventos consolidados que ocorrem em âmbito nacional desde 1969. Portanto, o objetivo geral desta investigação foi verificar o processo de treinamento de equipes escolares das modalidades coletivas: handebol, futsal, basquetebol e voleibol, participantes dos Jogos Escolares em níveis municipal, estadual e nacional, nas competições de 2011. Os objetivos específicos foram: realizar um levantamento da produção literária sobre o esporte escolar em periódicos nacionais da área da Educação Física e Esportes entre 1990 e 2011; mapear o processo de treinamento das equipes escolares das modalidades de esportes coletivos em níveis municipal, estadual e nacional; e comparar as condições de treinamento dos esportes coletivos entre as escolas públicas e privadas participantes desses Jogos. Os métodos utilizados foram a revisão sistemática, em que a busca de dados foi realizada nos periódicos dos extratos B1, B2, B3 e B4 da CAPES; e a aplicação de questionários a 195 treinadores participantes dos seguintes eventos: Olimpíadas Escolares Brasileiras, Jogos Escolares de Minas Gerais, Jogos Escolares de Belo Horizonte, Jogos Internos de Juiz de Fora e Seletiva de Viçosa. Diante dos textos analisados entre 1990 e 2011, foram selecionados 57 artigos, em que foram avaliadas as propriedades das publicações, a temática, os métodos, as técnicas, as modalidades esportivas, a descrição e a fundamentação teórica dos estudos. Observou-se que a produção científica acerca da relação entre o esporte e ambiente escolar, em geral, carece de melhor aprofundamento teórico e metodológico. Observou-se ainda que para as equipes se classificarem para o nível nacional dos Jogos Escolares, algumas características foram determinantes. O estudo evidenciou que os Jogos relacionaram-se predominantemente com o esporte de rendimento, bem como identificou uma defasagem no conceito de esporte educacional, diante da realidade dos Jogos e das proposições governamentais nos dispositivos das Leis. Foram reveladas ainda algumas diferenças em detrimento das instituições privadas e públicas, nas características que permeiam a condição de treinamento; tanto os recursos humanos, no que diz respeito à capacitação profissional, quanto os materiais e físicos apontaram a superioridade da rede privada.Item Os caminhos da memória: trajetórias de mulheres no esporte universitário viçosense na década de 1970(Universidade Federal de Viçosa, 2010-12-13) Zeferino, Jaqueline Cardoso; Pereira, Eveline Torres; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797481T0; Barletto, Marisa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763744U6; Salles, José Geraldo do Carmo; http://lattes.cnpq.br/9840214095117786; http://lattes.cnpq.br/5585472929311467; Ferreira, Maria Elisa Caputo; http://lattes.cnpq.br/5946302960721307; Bevilacqua, Paula Dias; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727999P6Este trabalho tematiza a participação feminina no esporte universitário viçosense na década de 1970. O objetivo central desta pesquisa é analisar a participação de mulheres no espaço esportivo universitário a partir da memória construída nas narrativas de nove mulheres sobre suas trajetórias esportivas. Mais especificamente buscamos compreender os processos de iniciação, inserção e atuação nos esportes universitários; identificar os fatores que possibilitaram ou dificultaram estes processos; registrar trajetórias particulares que construíram a história do esporte universitário na cidade de Viçosa; identificar os contextos apresentados nas narrativas, identificar e analisar como o gênero marca o discurso, as experiências e a memória das mulheres entrevistadas. Para tanto, nos apoiamos no método da história oral e nos estudos de gênero. Constituem-se fontes primárias as narrativas obtidas por meio de entrevistas em torno de três eixos temáticos: iniciação às práticas esportivas; inserção e atuação nas práticas esportivas universitárias viçosenses; ser mulher esportista universitária. As narrativas foram transcritas, textualizadas e agrupadas em categorias de análise. Entrevistei mulheres que tinham em comum um espaço social dominante em suas trajetórias de vida: o esporte universitário. Desta maneira, identificamos fios condutores das narrativas e importantes pontos de referência que estruturaram a memória pessoal das entrevistadas, inserindo-a na memória do grupo. As brincadeiras de rua, a figura paterna, a prática do voleibol na escola e a opção pelo esporte são alguns elementos que compõem o mapa de memória das entrevistadas. As lembranças da antiga Praça de Esportes, da Liga Universitária Viçosense de Esportes/LUVE e dos Jogos Universitários constituem-se verdadeiros lugares de memória que sinalizam e demarcam os caminhos percorridos, tanto para a estruturação das narrativas quanto para a conquista do espaço esportivo nos anos de 1970. Foi possível identificar que a participação de mulheres no esporte universitário viçosense se fez por um processo lento de infiltração, disputas e negociações.Item Fair play: instrumentos para avaliação e as orientações desses valores no comportamento de jovens atletas(Universidade Federal de Viçosa, 2012-05-24) Andaki Junior, Roberto; Salles, José Geraldo do Carmo; http://lattes.cnpq.br/9840214095117786; http://lattes.cnpq.br/5555178187796938; Costa, Israel Teoldo da; http://lattes.cnpq.br/8364970814095329; Silva, Otávio Guimarães Tavares da; http://lattes.cnpq.br/4980823856727892No Brasil, as competições de crianças e jovens têm sido realizadas no formato original do esporte de rendimento. Em geral são fomentadas e incentivadas pelas instituições educacionais e formadoras do desporto nacional sem adaptações ou alterações de cunho pedagógico, permanecendo a essência do alto rendimento. Dentro do contexto destas competições, o fair play (desportivismo, deportividad ou Sportspersonship) costuma ser associado e utilizado como um dos pilares de sustentação de tal atividade. A presente dissertação foi organizada na forma de três artigos, com o objetivo de apresentar, traduzir, adaptar transculturalmente e aplicar o instrumento The Multidimensional Sportspersonship Orientations Scale (MSOS- 25) na avaliação das orientações para o fair play nos escolares pan-americanos. Todos os procedimentos metodológicos foram aprovados pelo comitê de ética e pesquisa em seres humanos da Universidade Federal de Viçosa (parecer 123/2010). No primeiro artigo foi realizada uma revisão sistemática com a finalidade de identificar os principais instrumentos utilizados em pesquisas quantitativas acerca do fair play entre jovens com idade entre 11 a 17 anos. O segundo artigo objetivou descrever o processo de tradução e adaptação transcultural do MSOS-25 para a língua portuguesa. Todos os itens no questionário foram interpretados como de fácil compreensão, tanto por especialistas quanto pela população alvo. Os valores de consistência interna foram aceitáveis para as cinco dimensões, com coeficientes alfa Cronbach entre 0,5 e 0,8, com evidências de boa compreensão e consistência interna. O terceiro teve como objetivo identificar as orientações sobre o fair play nos participantes do 1º Pan-americano Escolar, bem como analisar se houve diferenças em função da nacionalidade, sexo, tipo da escola e modalidade esportiva. A amostra foi composta por 215 alunos-atletas com idades entre 15 a 17 anos, de três nacionalidades (Brasil, Paraguai e Guatemala), participantes das modalidades coletivas de handebol (n = 92), basquetebol (n = 36), voleibol ( n = 48) e futebol de campo (n = 39). Os resultados apontaram diferenças significativas (p > 0,05) nas categorias sexo, nacionalidade, modalidade esportiva e tipo de instituição escolar (pública ou privada), apesar do grupo apresentar características comuns quanto ao nível de treinamento e faixa etária. Este resultado reafirma que as orientações dos alunos-atletas para o fair play estão ligadas diretamente a padrões culturais e valores morais presentes em sua sociedade e comunidade escolar. É válido ressaltar que conceitos e valores do fair play no esporte podem ser desenvolvidos no ambiente escolar desde que a prática seja pedagogicamente direcionada para esse objetivo. É necessária a discussão, reflexão e ressignificação deste conceito dentro do ambiente.Item O percurso de mulheres como técnicas esportivas no Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2012-04-24) Ferreira, Heidi Jancer; Mourão, Ludmila Nunes; http://lattes.cnpq.br/7405033216117712; Salles, José Geraldo do Carmo; http://lattes.cnpq.br/9840214095117786; http://lattes.cnpq.br/6761598693208781; Moreno, Andrea; http://lattes.cnpq.br/4983945900663400No cargo de técnica esportiva, o campo de atuação ainda se encontra muito limitado para o público feminino. Inserido nesse contexto, este estudo teve como objetivo geral analisar a atuação de mulheres como técnicas esportivas no Brasil. A pesquisa se propôs a identificar quais são as razões associadas à baixa representatividade feminina nesse cargo; conhecer as vias de acesso e estratégias utilizadas por técnicas para a inserção, ascensão e permanência no posto; conhecer as barreiras enfrentadas por elas; e fazer um levantamento quantitativo da atuação de técnicas no Brasil em nível nacional e estadual. O referencial teórico adotado foi a metáfora do teto de vidro e a teoria das estruturas determinantes (KANTER, 1993). Participaram do estudo treze técnicas atuantes em âmbito estadual, nacional e mundial, dos seguintes esportes: natação, saltos ornamentais, ginástica aeróbica, judô, futsal, futebol, handebol e basquetebol. O levantamento quantitativo da representatividade feminina no Brasil foi feito com todas as confederações e com uma amostra de 259 federações esportivas. O método de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com o suporte de formulário de elaboração própria. Também foram realizadas consultas via email e telefone com federações e confederações esportivas. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise categórica (BARDIN, 2008). Os resultados indicaram que as principais formas de inserção no cargo foram a condução e o convite. Verificou-se que a permanência das treinadoras é garantida principalmente pela credibilidade adquirida com a demonstração de resultados. As principais barreiras enfrentadas por elas foram o domínio masculino, o preconceito, a aceitação de pais e atletas, o conflito da vida pessoal versus vida profissional, a remuneração e o estereótipo de homossexualidade. Constatou-se que, no Brasil, as mulheres representam apenas 7% dos técnicos. Como motivos para a pequena atuação feminina no cargo emergiram as barreiras enfrentadas pelas técnicas; a dificuldade de ascensão; a aceitação feminina da exclusão; a falta de mulheres com perfil; e a desistência da carreira. Concluiu-se que a carreira de comando esportivo no Brasil ainda se encontra voltada para os homens.Item As representações coletivas na Política Nacional do Esporte(Universidade Federal de Viçosa, 2009-08-31) Silva, Ranah Manezenco; Fiúza, Ana Louise de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796571E6; Pereira, Eveline Torres; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797481T0; Salles, José Geraldo do Carmo; http://lattes.cnpq.br/9840214095117786; http://lattes.cnpq.br/1418930523779201; Juvêncio, José de Fátima; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791683Z9; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7O estudo teve como objetivo analisar as representações sobre o esporte na Política Nacional do Esporte (PNE) do Governo Lula e identificar as responsabilidades a ele atribuídas. As principais questões que nortearam o estudo foram: de que esporte se está falando na PNE do Governo Lula? Que Estado é esse que constrói uma PNE? Quais são os elementos constitutivos dessa PNE? Para atingir o objetivo pretendido, tratou-se o tema através da análise documental, traçando o seguinte percurso: apresentar o conceito de jogo, atividade popular que deu origem ao esporte; definir o conceito de esporte a partir das concepções de Norbert Elias; dialogar com diversos autores sobre o conceito de Estado e de governo, os tipos de Estado e o Estado do Brasil; dialogar sobre o conceito de políticas públicas; apresentar o conceito de representações coletivas como fundamento da análise realizada; apresentar a PNE; e, por fim, discutir e analisar as representações do esporte contidas no documento oficial da PNE. A análise da PNE apresentada pelo Governo Lula, em 2004, nos remete a um conjunto de representações do esporte construídas coletivamente no decorrer dos três últimos séculos. Tais representações nos remetem ao surgimento do Estado Moderno, como nova forma de organização social, onde as manifestações humanas de agressividade e emocionais tinham que ocupar outro espaço. Os jogos populares passaram a ser regulamentados, dando origem, na Inglaterra, ao Sport e sendo disseminado por todo o mundo. Sua principal representação coletiva foi a possibilidade de incentivar o habitus corporal, uma conduta civilizada. Agregada a essa surgiram também os conceitos de cidadania, saúde e inclusão – principais responsabilidades atribuídas ao esporte na PNE. Dadas às suas características, o esporte aparece como uma atividade cultural, historicamente construída, capaz de promover um comportamento civilizado, adequado às normas sociais aceitáveis de conduta e, sobretudo, ser o responsável pela “redenção” da sociedade, em que pese os aspectos positivos do esporte e os problemas sociais não se resolvem apenas com o incentivo a uma prática cultural corporal. São necessárias ações conscientes, orientadas por um projeto de nação, de formação humana, que articulem um conjunto de atividades mediadoras na relação de apropriação do conhecimento e construção da cultura esportiva e que atuem motivadas pela perspectiva de um projeto histórica que proponha a superação dos problemas e das contradições da nossa sociedade.