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    Ensino de química em espaços não formais de educação: em foco a Estação de Tratamento de Água da UFV como um local para favorecer a formação cidadã
    (Revista Ponto de Vista, 2022) Abrantes, Layssa Aparecida; Souza, Vinícius Catão de Assis
    O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa (ETA-UFV) na divulgação do conhecimento científico e na formação cidadã dos estudantes universitários e da Educação Básica. Para isso, foram aplicados dois questionários, um para os servidores da ETA-UFV responsáveis pelas visitas e outro para professores que já levaram os alunos para conhecerem o local, sendo obtidas nove respostas no primeiro e quatro no segundo. Por meio da análise de conteúdos proposta por Laurence Bardin, foi possível verificar nas discussões da técnica de coleta de dados escolhida a potencialidade da ETA-UFV como um espaço não formal de educação, tendo o potencial para auxiliar no processo de contextualização do conhecimento científico, na educação socioambiental, na alfabetização científica, no desenvolvimento do pensamento crítico e formação cidadã.
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    Motivação para aprender nas aulas de química: uma análise baseada na teoria da autodeterminação e no processo de mediação do conhecimento científico em sala de aula
    (Revista Ponto de Vista, 2025) Magiole, Bruna Rezende; Silva, Victória Lessa da; Souza, Vinicius Catão de Assis
    Este trabalho buscou identificar alguns dos padrões motivacionais relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da Química na Educação Básica. Para tanto, assumimos que um dos principais objetivos da escolarização se volta ao desenvolvimento da autonomia dos alunos, pautando-se na formação integral, crítica e cidadã de todos/as. Para que isso se efetive, acreditamos ser essencial que os professores de Química compreendam a importância da motivação na construção de novos saberes, muitos deles pautados em práticas sociais articuladas às questões contextuais de diferentes ordens. Dessa forma, ao compreender alguns dos padrões motivacionais, seria possível ao professor articular uma mediação do conhecimento nas aulas de Química que o permitisse propor atividades formativas desafiadoras e voltadas ao desenvolvimento do pensamento crítico e do protagonismo dos alunos. Considerando a relevância educacional dessa discussão, aplicamos um questionário eletrônico para 100 alunos da 3ª Série do Ensino Médio de uma Escola Pública de Viçosa, Minas Gerais. Para isso, utilizamos a escala Likert. Na análise dos dados, construímos gráficos baseados nas respostas dadas aos questionários. Com base nos resultados, verificamos que a desmotivação de uma parcela dos alunos, apesar de ter sido baixa nesta pesquisa, é algoa ser considerado no contexto educacional por demandar intervenções pontuais do professor, de modo a favorecer a motivação para aprender, com um efetivo envolvimento nas aulas de Química. Assim, a pesquisa nos levou a expor algumas estratégias que podem estimular a motivação intrínseca dos alunos, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem da Química.
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    Uso da contextualização socioambiental para abordar a chuva ácida no ensino de química por meio de uma sequência didática
    (Revista Ponto de Vista, 2022) Silva, Fábio Domingos da; Souza, Vinícius Catão de Assis; Silva, Deusanilde de Jesus
    Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), no polo da Universidade Federal de Viçosa, com objetivo de elaborar e analisar uma Sequência Didática (SD) abordando o conteúdo de Chuva Ácida e os efeitos socioambientais dela decorrentes. O público-alvo foi alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Bom Despacho (MG). Procuramos com o trabalho promover a alfabetização científica a partir de uma contextualização socioambiental, além de avaliar algumas das possíveis diferenças na aprendizagem entre as modalidades presencial e remota. No decorrer da SD a contextualização foi articulada por meio de experimentos, vídeos do YouTube, imagens relacionadas à temática em estudo e reportagens que descreviam os danos ambientais provocados pela Chuva Ácida. Como o trabalho foi desenvolvido no período da pandemia da Covid-19, a pesquisa ocorreu em formato híbrido, sendo que a transmissão para os alunos remotos se deu pela plataforma Google Meet. Para avaliar o processo de aprendizagem, aplicou-se uma atividade com questões relacionadas ao conteúdo, nos permitindo verificar que os índices de acertos entre os alunos remotos e os presenciais não tiveram diferenças significativas. Na última etapa da SD, todos os alunos responderam a um questionário aberto, buscando avaliar a metodologia utilizada. Os resultados indicaram o apreço deles pela metodologia utilizada, com destaque para o dinamismo das aulas e a possibilidade de vivenciarem uma experiência de aplicação prática dos conteúdos de Química. Diante dos dados levantados, consideramos que a SD favoreceu a aprendizagem dos alunos que acompanharam as aulas de forma remota e presencial, além de promover a alfabetização científica e o desenvolvimento do pensamento crítico para atuarem na sociedade.
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    Uma proposta de um medidor de condutância baseada em diodos emissores de luz (LEDs) para uma abordagem didática de soluções
    (Revista Ponto de Vista, 2024) Oliveira, Ulisses Fernando de; Reis, Efraim Lázaro
    De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino deve ser pautado em uma abordagem interdisciplinar que busque uma conexão com as vivências diárias do aluno. A experimentação quando bem explorada pode-se mostrar como uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, pois proporciona um maior envolvimento dos alunos com a disciplina e o desenvolvimento de diversas habilidades por parte dos mesmos. Neste trabalho construiu-se um instrumento de medição de condutância (condutivímetro), utilizando como sinalizador de intensidade LEDs, aplicado a soluções aquosas. A construção do condutivímetro mostrou-se simples e também de baixo custo, sendo este em torno de quatorze reais. Essas características o enquadraram como um material alternativo e o torna uma alternativa muito grande para a experimentação em escolas que não disponibiliza de grandes recursos e laboratórios. O condutivímetro mostrou-se ser bem compacto podendo ser transportado e guardado com facilidade. A calibração do aparelho para encontrar os valores dos resistores foi realizada com soluções de ácido clorídrico nas concentrações de 1,0; 0,10; 0,01; 0,001 e 0,0001 molL-1, obtendo valores de 3,3; 2,8; 2,2; 1,8 e 1 kΩ. respectivamente. Foram construídas duas propostas de aula para aplicação do aparelho, uma envolvendo diferenciações entre soluções iônicas e covalentes e a outra o grau de ionização de ácidos fracos. Sendo assim, o aparelho construído constitui-se uma excelente ferramenta para o ensino do assunto soluções aquosas na disciplina de Química no Ensino Médio, permitindo uma abordagem do conteúdo de forma simples, rápida e investigativa, com pequeno consumo de reagentes.
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    Abordando a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de química por meio de uma proposta didática para discutir o conteúdo de polímeros no ensino médio
    (Revista Ponto de Vista, 2020) Arruda, Adriana Marmelo; Silva, Deusanilde de Jesus; Souza , Vinícius Catão de Assis
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a estruturação da proposta didática “Polímeros: os materiais que transformaram o mundo”, que foi articulada com discussões contextualizadas e interdisciplinar desse tema para o Ensino Médio. Sobre a metodologia, temos uma abordagem qualitativa, com o levantamento de informações em livros e artigos científicos que subsidiaram a produção do material. Isso foi feito por meio de buscas na internet e bibliotecas, em diálogo com as atuais demandas formativas para o ensino de Ciências/Química, destacando-se as competências discutidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como sendo norteadoras dessa proposta. Outros pontos que respaldaram a elaboração do material foi a importância da alfabetização científica e das discussões relacionadas a formação crítica e cidadã, ambas amplamente difundidas na Educação em Ciências. Isso pode favorecer o estabelecimento de diálogos com as diferentes culturas e experiências socioculturais presentes na Escola. Além disso, as ações propostas no material poderão favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, além de fomentar um maior interesse pelas Ciências em geral.
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    Consolidação do mestrado profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI): revisão de literatura e perspectivas na formação de professores
    (Revista Ponto de Vista, 2020) Machado Junior, Iterlandes
    A formação de professores é um campo de estudos em que seus profissionais, observam, analisam, modificam e ampliam os seus conhecimentos, competências e disposições capacitando-se para melhorar a qualidade da Educação. Nesse estudo, apresentamos uma pesquisa bibliográfica traçando um panorama atual da concepção sobre a formação de professores, bem como a constituição do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Acredita-se que essa nova modalidade de formação profissional representará a médio e longo prazo um salto na Educação Química do Brasil, o que possibilitará futura avaliação do seu impacto na melhoria da Educação Básica, bem como no Sistema de Universidade Aberta do Brasil (Sistema UAB).
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    Monitoramento da água do ribeirão Camarão/Lajes no município de Florestal, Minas Gerais
    (Revista Ponto de Vista, 2019) Amaral, Wagner J.; Silva, Débora G.; Rossoni, Hygor A. V.; Sousa, Giselle V.; Campos, Alexandre C. V.
    Os diversos usos que a água proporciona ao homem faz com que este recurso natural seja essencialpara sobrevivência, tornando-se indispensável sua proteção para a garantia de melhor qualidade. O presente trabalho trata do monitoramento físico-químico da qualidade da água do ribeirão Camarão/Lajes no município de Florestal, Minas Gerais, visando identificar possíveis alterações ocorridas e salientar a necessidade de preservação e monitoramento desse manancial. Foram utilizados os seguintes parâmetros de análises físicos: temperatura, turbidez e químicos: oxigênio dissolvido e pH. As medições foram realizadas por métodos eletrométricos, utilizando sonda multi-parâmetros Horiba®, turbidímetro e pHmêtro, ambos portáteis. Nas coletas amostradas após asanálises e resultados podemos perceber que ocorreram alterações na qualidade da água que ultrapassou o limite padrão dos parâmetros analisados em determinados pontos de coleta. O ribeirão está descaracterizado de acordo com o parâmetro físico (turbidez) e químico (pH e OD) analisados, não atendendo integralmente aos requisitos qualitativos, pois apresentou alguns pontos fora do seu limite padrão estabelecido pela Resolução CONAMA nº 357/05 previsto em Lei para o rio Classe 1. Outro fator importante é que dos pontos de monitoramento amostrados apresentaram diferenças e total desequilíbrio ambiental nas comparações afirmando a existência de degradação por efluentes, não havendo a recuperação até o encontro com o rio Paraopeba. Pode se afirmar que o ribeirão mudou de Classe nesses parâmetros analisados em específico, pois sugere-se que para trabalhos futuros sejam feitos mais parâmetros como ferramenta para uma melhor caracterização e conclusão definitiva da mudança de Classe do rio.
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    DLLME-GC/ECD Method for the Residual Analysis of Parathion-Methyl and its Application in the Study of the UV-Photodegradation Process
    (Journal of the Brazilian Chemical Society, 2017-11) Pimenta, Gustavo G.; Queiroz, Maria E. L. R. de; Victor, Raquel P. D.; Noronha, Luiz M.; Neves, Antônio A.; Oliveira, André F. de; Heleno, Fernanda F.
    A new method has been developed to determine trace levels of organophosphorus pesticide parathion-methyl in water samples by using dispersive liquid-liquid microextraction (DLLME), followed by gas chromatograph coupled with electron capture detector (GC/ECD) analysis. The optimized and validated method showed high extraction recovery (101.1%), high enrichment factor (57.3), low limits of detection and quantification, 0.083 and 0.250 µg L-1, respectively. The established DLLME-GC/ECD method has been successfully applied for the evaluation of the photodegradation of the parathion-methyl by UV254nm radiation in different conditions of pH and temperature. The parathion-methyl photodegradation at pH 3 and 35 °C achieved > 99.5% after 120 min of exposition. For this condition, it was observed the kinetic rate of 0.0515 min-1, the quantum yield of 1.22 × 10-5 mol Einstein-1 and a half-life time of 13.46 min. All experimental conditions tested proved to be strongly influenced by pH and temperature. The application of the optimized process in distilled and drinking water spiked with parathion-methyl provided residues of this pesticide at levels below the maximum permitted by Brazilian legislation, which is 9.0 µg L-1.
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    Multivariate calibration to determine phorbol esters in seeds of Jatropha curcas l. Using near infrared and ultraviolet spectroscopies
    (Journal of the Brazilian Chemical Society, 2017-08) Roque, Jussara V.; Dias, Luiz A. S.; Teófilo, Reinaldo F.
    The building of partial least squares (PLS) regression models using near infrared (NIR) and ultraviolet (UV) spectroscopies to estimate the concentrations of phorbol esters (PEs) in Jatropha curcas L. is presented. The models were built using two algorithms for variable selection, ordered predictors selection (OPS) and genetic algorithm (GA). Chromatographic analyses were performed to determine the concentrations of PEs. Spectral data were obtained from seeds and oil extract. The results of PLS models were performed by analyzing statistical parameters of quality such as root mean square error of prediction (RMSEP) and correlation coefficient of external predictions (Rp). The parameters obtained for NIR-PLS and UV-PLS models with OPS were respectively: RMSEP 0.48 and 0.22 mg g-1 and Rp 0.49 and 0.96. For GA were obtained, respectively: RMSEP 0.52 and 0.28 mg g-1 and Rp 0.12 and 0.95. The models built from seeds and oil extracts can be used respectively for screening and to accurately predict the PEs content. The OPS method provided simpler and more predictive models compared to those obtained by the selection of variables using the GA. Thus, the UV-PLS-OPS model can be used as an alternative method to quantification of PEs.
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    Removal of beta-lactams antibiotics through zero-valent copper nanoparticles
    (Journal of the Brazilian Chemical Society, 2018) Oliveira, Lucas M. F.; Nascimento, Mayra A.; Guimarães, Yuri M.; Oliveira, André F.; Silva, Antônio A.; Lopes, Renata P.
    The removal of the beta-lactam antibiotics (ceftriaxone and cefadroxil) through zero-valent copper nanoparticle (nZVC) was studied in this work. Excellent removal degrees (> 85%) were obtained for both analytes in only 20 min of reaction. Studies were performed in both oxic and anoxic conditions, and in the presence of t-butyl alcohol (TBA), an inhibitor of radicals. The results did not show significant changes. Therefore, the hydroxyl radicals are not the main species responsible for the removal. Total organic carbon cefadroxil analysis indicated a removal of 57% after 180 min of reaction. Studies involving Cu+ indicated that probably these are the principal species responsible for the removal of antibiotics. Kinetic studies have shown that two-phase reaction occurred in the antibiotics removal process and both phases followed pseudo-first order kinetic model. The first mechanism is related to the antibiotics degradation by Cu+ species and the second mechanism is related to the antibiotics adsorption by hydroxides/oxides of Cu2+ species.