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    Os conflitos de papéis vivenciados por docentes universitários atuantes como empreendedores acadêmicos em universidades federais brasileiras
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-27) Lauriano, Nayara Gonçalves; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/7573151815768248
    O objetivo geral do presente estudo foi identificar e caracterizar os conflitos de papéis vivenciados pelo docente universitário ao assumir o papel de empreendedor acadêmico dentro do contexto da universidade pública federal no Brasil. O conflito de papel foi abordado como objeto de pesquisa, investigado pelo presente estudo a partir do esforço em realizar a interseção entre o campo de pesquisa sobre empreendedorismo acadêmico e o arcabouço teórico baseado na teoria de papel, sob sua perspectiva organizacional. O conflito de papel então foi analisado no contexto de atuação do docente universitário partindo da assunção do papel de empreendedor acadêmico. Investigou-se a vivência deste conflito junto a docentes associados a universidades federais do Brasil, onde se realizaram entrevistas com 29 acadêmicos associados a 17 universidades brasileiras. O contexto empírico da universidade federal brasileira mostrou-se propício, uma vez que suas diretrizes reconhecem que o avanço aos incentivos para a comercialização da pesquisa pública é uma das tendências recentes mais fortes nas políticas de ciência, tecnologia e inovação. Ademais, em economias menos avançadas, como o Brasil, as universidades vêm se apresentando como agentes essenciais na geração de oportunidades para inovação, diante uma capacidade reconhecida como insuficiente para gerir e gerar inovações significativas em nível de empresas, indústrias e na economia. Propôs-se aqui a definição de que o conflito de papel no âmbito do Empreendedorismo Acadêmico pode ser entendido como a vivência de expectativas, responsabilidades ou demandas contraditórias ou incompatíveis em relação aos papéis de acadêmico e empreendedor pelo docente universitário em diferentes contextos ou situações, especialmente quando se envolvem processos de transferência de conhecimento e tecnologia a partir de sua universidade. Os conflitos experienciados pelos sujeitos de pesquisa foram identificados entre diferentes tipos: o conflito entre os padrões ou valores internos da pessoa focal e os comportamentos definidos para os papéis acadêmico e empreendedor; a manifestação de expectativas e demandas conflitantes na forma de critérios e diretrizes incompatíveis; e o conflito entre prioridades, recursos e habilidades da pessoa focal e o comportamento demandado para o papel empreendedor. Estes foram orientados por diferentes fatores, o que permitiu concluir que dado o envolvimento do docente universitário em iniciativas características do empreendedorismo acadêmico, conflitos de papel podem emergir, quando conflitos interpapéis, intraempreendedor e/ou intra-acadêmico são evidenciados, pois, muitas vezes, exigirá que expectativas comportamentais, responsabilidades e demandas contraditórias ou incompatíveis sejam satisfeitas, tanto no exercício dos papéis de acadêmico, quanto de empreendedor dentro da universidade. Entre as contribuições da presente tese, firma-se a noção de que tratar a universidade sem considerar a realidade daquele que assume o papel de empreendedor acadêmico em si tende a não capturar totalmente a complexidade do empreendedorismo acadêmico, tornando a relação universidade-empresa menos profícua quanto se manifestam as expectativas. Palavras-chave: empreendedorismo acadêmico; conflito de papéis; docentes universitários; universidade federal
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    Evidências do comportamento empreendedor no setor público: uma análise dos servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Amazonas-UEA
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-30) Sales, Mary Helem Costa de; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/5611556457356153
    Esta pesquisa analisa a manifestação do comportamento empreendedor dos servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Amazonas – UEA e está estruturada em dois artigos: no primeiro, foi feita uma Revisão Sistemática de Literatura buscando analisar a produção científica sobre empreendedorismo e orientação empreendedora em universidades públicas no contexto dos servidores técnico-administrativos, utilizando dados secundários das publicações na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para o estudo, levou-se em consideração as características das produções; as informações sobre procedimentos metodológicos e os resultados da pesquisa. Os resultados revelaram que a produção científica sobre o assunto tem evoluído em outros sujeitos, mas quanto aos servidores técnico-administrativos de universidades públicas é um tema que se mostra restrito e com poucos estudos sobre o assunto. O segundo artigo, buscou identificar a manifestação de comportamentos empreendedores, assim como, mapear condicionantes e barreiras que influenciam o comportamento empreendedor nas atividades laborais dos servidores técnico-administrativos da UEA. Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualiquantitativa, de natureza descritiva. Os dados foram coletados a partir de fontes primárias (questionário com 126 respostas) e secundárias (documentais e bibliográficas). Para análise dos dados, foi usado o Indicador de Comportamento Intraempreendedor no Setor Público (ICISP), obteve-se um percentual de 72,97%, sendo considerado um grau alto de comportamento intraempreendedor nos servidores técnico-administrativos da UEA. Dentre as barreiras que mais impactaram o desempenho dos servidores foram: a Autonomia Gerencial Limitada (68%), a Restrição Orçamentária (66%), a Burocratização dos Processos (60%) e a Resistência à Mudança (60%). Palavras-chave: empreendedorismo; universidade pública; servidores públicos
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    Reforma tributária no Brasil: uma análise da agenda setting
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-20) Silva, Tiago Rios Borges da; Costa, Thiago de Melo Teixeira da; http://lattes.cnpq.br/4373352213189722
    Esta dissertação está inserida no contexto que reconhece o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo, onde a política tributária, em alinhamento com os objetivos e princípios constitucionais, deveria promover a redistribuição de riquezas. No entanto, a estrutura regressiva do sistema tributário contribui para o agravamento das desigualdades sociais. A pesquisa busca analisar o processo de formação da agenda governamental que culminou na reforma tributária de 2023, com base na Teoria dos Múltiplos Fluxos de Kingdon (2003). O objetivo é compreender como a reforma tributária ganhou destaque e ascendeu à agenda do governo. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, com procedimentos descritivos centrados no fenômeno estudado, utilizando predominantemente fontes documentais e bibliográficas. A análise de conteúdo é conduzida com categorização de grade fechada, estruturada a partir das categorias e subcategorias do Modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon. O referencial teórico sobre a análise de políticas públicas e formação de agenda sugere adaptações do modelo original para o contexto político brasileiro, evidenciando a necessidade de incluir a categoria "influências do ambiente internacional", como observado em outros estudos. A análise evidencia que, ao longo das últimas quatro décadas, a reforma tributária figurou repetidamente nas agendas simbólica e governamental, com um longínquo reconhecimento dos problemas do sistema tributário por parte de atores políticos e acadêmicos. No entanto, a dinâmica política não possibilitou a aprovação de uma grande reforma, e o amadurecimento das alternativas era necessário. As crises da década de 2010, incluindo o baixo crescimento econômico, criaram um cenário favorável para grandes reformas, abrindo uma janela de oportunidades na dinâmica dos problemas. Relatórios internacionais de organizações como OCDE e Banco Mundial intensificaram o reconhecimento dos problemas e apontaram diretrizes para mudanças. A proposta da reforma tributária amadureceu com o trabalho de especialistas do CCiF, que desenvolveram uma alternativa que se somou às discussões na Câmara dos Deputados desde 2015, resultando na PEC 45, de 2019, amplamente debatida nos anos seguintes, mas sem prioridade no governo Bolsonaro, permanecendo estagnada em 2022. Com a eleição de Lula em 2023, a reforma tributária tornou-se prioridade. O economista Bernard Appy, principal articulador da proposta e nomeado Secretário da Reforma Tributária, foi fundamental para a organização das forças políticas e a união dos fluxos. A janela de oportunidade na dinâmica política permitiu a retomada da tramitação da PEC 45, e a aprovação foi facilitada pelas alianças e concessões feitas pelo governo, além do engajamento ativo de Appy em assembleias públicas. A reforma tributária foi, assim, aprovada ainda em 2023. Os documentos e referências analisados sob a ótica da Teoria dos Múltiplos Fluxos permitem compreender a ascensão da reforma tributária à agenda governamental, evidenciando como diferentes fatores se alinharam para viabilizar a mudança. Palavras-chave: Reforma Tributária; Política Pública; Formação de Agenda; Múltiplos Fluxos.
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    Orientação empreendedora nos programas de pós-graduação stricto sensu em administração no Brasil: um estudo multicaso
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-11) Oliveira, Keila Pierre; Valadares, Josiel Lopes; http://lattes.cnpq.br/1886337181805223
    Ao longo da história, as universidades passaram por transformações significativas para se adaptarem às novas demandas externas e legitimarem seu papel na sociedade, resultando no surgimento da universidade empreendedora. A Orientação Empreendedora (OE), nesse contexto, promove o desenvolvimento de ideias que se convertem em iniciativas empreendedoras, abrangendo tanto o âmbito social quanto o econômico. Este estudo teve como objetivo avaliar a incidência da OE nos programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos em administração (PPGAs), estruturando-se em três artigos que exploram diferentes aspectos desse fenômeno. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores e professores de quatro PPGAs brasileiros: Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O primeiro artigo investigou a presença de elementos de OE nos currículos e práticas de ensino dos PPGAs. Os resultados revelam uma crescente integração da inovação com os métodos de ensino. As práticas de ensino nos PPGAs têm dado ênfase ao desenvolvimento de habilidades transferíveis e à aplicação prática dos conceitos por meio de metodologias ativas e atividades práticas. O segundo artigo analisou as estratégias e métodos empregados na implementação da OE nos PPGAs. As entrevistas revelaram que a colaboração docente e a interação com o mercado são essenciais para a inovação. Contudo, desafios estruturais, como a pressão por publicações acadêmicas e a escassez de financiamento, limitam o avanço dessas práticas. O terceiro artigo avaliou a adaptação dos PPGAs às novas demandas do mercado e a influência dos critérios de avaliação da CAPES sobre suas atividades e estratégias. Os resultados indicam que, apesar dos programas estarem se ajustando para oferecer suporte além da carreira acadêmica tradicional, as iniciativas de apoio e direcionamento profissional ainda são incipientes. A análise geral dos artigos demonstra que, embora haja um crescente alinhamento entre os programas de pós-graduação e a orientação empreendedora, ainda existem desafios substanciais a serem enfrentados. Palavras-chave: Orientação Empreendedora; Programas de Pós-Graduação; Formação Profissional.
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    Pesquisa, desenvolvimento e inovação e o desenvolvimento sustentável: o caso da Universidade do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-03) Lobo, Felipe de Oliveira; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/6618186416873751
    Este trabalho buscou contribuir nas discussões sobre o desenvolvimento brasileiro diante das interações entre universidades e empresas, que intensificam a complexidade de produtos e processos industriais a partir do conhecimento científico e tecnológico produzidos nas primeiras. Para tanto, e considerando o imperativo da sustentabilidade ambiental, o objetivo foi analisar os impactos dos recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em projetos que possam influenciar o desenvolvimento sustentável. O foco empírico da análise são os projetos desenvolvidos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com base no quadro normativo que incentiva essas interações no estado, contribuindo para enfrentar os desafios impostos pelo trade-off entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável Diante das expectativas geradas pela interação entre as organizações mencionadas e a singularidade da região, questiona-se a aderência e a contribuição dos projetos de PD&I desenvolvidos pela UEA, com os incentivos dados pela Lei nº 8.387/1991 e suas alterações, para o desenvolvimento sustentável da região, à luz do quadro teórico do Triple Bottom Line. Foram analisados os projetos e ações segundo as variáveis da dimensão econômica, ambiental e social, considerando a necessidade de implementar e avaliar medidas que visem a diminuição dos impactos causados pelos problemas ambientais e sociais. Como conclusão, foi identificado que muitos dos projetos analisados apresentam baixa aderência à dimensão ambiental, com uma priorização evidente da dimensão econômica, apontando para a necessidade de maior equilíbrio entre essas dimensões para se alcançar um desenvolvimento verdadeiramente sustentável na região. Palavras-Chave: Desenvolvimento sustentável; PD&I; Zona Franca de Manaus.
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    Reconfiguração das relações de trabalho na uberização e suas implicações na organização coletiva
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-06) Bem, Adriele Aparecida Gomes de; Xavier, Wescley Silva; http://lattes.cnpq.br/5676125070532069
    Esta dissertação aborda o trabalho por aplicativos, conhecido como trabalho uberizado. Esse modelo de trabalho, presente no Brasil desde aproximadamente 2014 nas grandes cidades, tem se expandido para cidades menores, com o surgimento de aplicativos de pequeno porte que utilizam tecnologias similares a Uber, iFood e outros de maior abrangência. As relações laborais propostas pelas empresas de aplicativos são precárias em sua essência, caracterizadas por baixos salários, longas jornadas, exposição a riscos e informalidade. O objetivo da dissertação é compreender como os trabalhadores de Viçosa-MG estão se organizando e se mobilizando para enfrentar essas condições precárias. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa descritiva, baseada em entrevistas semiestruturadas com motoristas e entregadores da cidade, complementada pela análise da legislação municipal sobre o tema e atas de reuniões ordinárias da Câmara Municipal. A análise de dados segue a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados indicam que os trabalhadores estão inseridos em uma lógica neoliberal, com muitos considerando a liberdade e flexibilidade do trabalho por aplicativos como seu principal atrativo, principalmente em um mercado de trabalho restrito como o de Viçosa. No entanto, vários trabalhadores apontam a necessidade de reajustes salariais e maior segurança. Observa-se um sentimento de coletividade entre os trabalhadores, com uma solidariedade prática no cotidiano de trabalho, marcada pelo cuidado e apoio mútuo. Destaca-se o caso dos motoboys, com participação ativa em reuniões da Câmara Municipal, salientando uma organização crescente, ainda que informal. Conclui-se que o discurso neoliberal e de empreendedorismo tem se enraizado entre os trabalhadores de aplicativos, mascarando a precarização de suas condições laborais. Muitos trabalhadores rejeitam o vínculo empregatício, uma posição crítica, pois é esse vínculo que garante direitos à classe trabalhadora no Brasil. No entanto, surge uma ruptura latente, à medida que os trabalhadores começam a tomar consciência de sua realidade e a se organizar na luta por condições de trabalho mais dignas e humanas. Palavras-chave: Organização Coletiva; Mobilização; Uberização; Precarização do Trabalho.
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    Conflito trabalho-família e o papel da organização no suporte às servidoras públicas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-06-28) Nascimento, Ana Luíza Santos; Marra, Adriana Ventola; http://lattes.cnpq.br/1857167507089048
    Objetivo da pesquisa: o presente trabalho objetivou propor formas de suporte organizacional para auxiliar as servidoras da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Florestal (UFV- CAF) na conciliação das esferas familiar e laboral. Enquadramento teórico: desde os primórdios, as relações de poder e oportunidades concedidas a homens e mulheres têm estado atreladas às construções discursivas sobre masculinidades e feminilidades. Com o tempo, as mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho, enquanto os homens passaram a participar mais ativamente das tarefas domésticas. Contudo, as desigualdades persistem: as mulheres continuam a ser as principais responsáveis pelo cuidado da família, além de contribuírem para o sustento doméstico. Esse duplo encargo frequentemente resulta em sobrecarga e conflitos entre trabalho e família. Metodologia: A pesquisa adotou uma abordagem descritiva de cunho qualitativo, coletando dados por meio de entrevistas semiestruturadas com servidoras mães de filhos pequenos (até 5 anos de idade), fase crítica para conflitos entre trabalho e família, conforme a teoria. A análise foi realizada através da Análise do Discurso de corrente francesa. Resultados: os resultados indicaram que as servidoras enfrentam dificuldades para equilibrar trabalho e família devido à responsabilidade predominante pelas tarefas domésticas e à alta demanda de trabalho. Para equilibrar os múltiplos papéis, utilizam estratégias de conciliação como uso de medicamentos para ansiedade, prática de atividades físicas, apoio de familiares, creches, babás, chefia e colegas de trabalho. No entanto, essas estratégias são insuficientes, resultando em impactos negativos na saúde e produtividade das servidoras. Originalidade: esse estudo sugere que a UFV-CAF analise a viabilidade de implementar políticas específicas para mães de filhos pequenos, como uma jornada de trabalho mais flexível nos primeiros anos de maternidade, suporte psicológico e a criação de uma creche. Essas medidas podem auxiliar na promoção de um ambiente de trabalho mais equilibrado e saudável, reduzindo o conflito entre trabalho e família e melhorando o bem-estar das servidoras. Contribuições Práticas: a principal contribuição deste estudo é sugerir políticas institucionais para auxiliar as servidoras da UFV-CAF na conciliação entre trabalho e família. Além disso, também promove uma reflexão crítica entre gestores sobre a realidade das mulheres no ambiente de trabalho. Implementar ambientes mais saudáveis e inclusivos fortalece a realização pessoal e profissional das colaboradoras, contribuindo para o sucesso e sustentabilidade das organizações. Palavras-Chave: Gênero; Papéis Sociais Femininos; Divisão Sexual do Trabalho; Conflito Trabalho-Família; Estratégias de Conciliação; Mulheres no Mercado de Trabalho.
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    Cooperativismo na mineração artesanal e de pequena escala: o caso na cooperativa de garimpeiros de Pedro II no Piauí
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-29) Barroso, Liliane Moreira; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4258586729522649
    O modelo de funcionamento das cooperativas minerais ainda é uma incógnita na literatura sobre cooperativismo, sendo ainda um hiato entre a teoria e a prática organizacional. Por isso, o objetivo deste estudo foi compreender a dinâmica organizacional e de gestão da Cooperativa dos Garimpeiros de Pedro II (COOGP). Fez-se um resgate histórico do cooperativismo mineral brasileiro para demonstrar aspectos já revelados em estudos sobre o tema e lançou-se mão de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e método de estudo de caso. A coleta dos dados ocorreu por meio de levantamento documental, através de atas de assembleias e o estatuto, entrevistas com os atores sociais envolvidos e com observação direta. Para conseguir atingir o objetivo a análise de resultados foi dividida nas seguintes categorias: mineração de opala; constituição da cooperativa; funcionamento da cooperativa; caracterização do APL da Opala. Os resultados evidenciam que fatores externos influenciaram a constituição da cooperativa. Existe um bom relacionamento entre os atores, evidenciando o respeito entre as partes envolvidas e a legítima cooperação. A gestão administrativa é realizada pelos próprios garimpeiros cooperados e onde foram identificadas as maiores dificuldades para a cooperativa. O APL da Opala contribuiu para a expansão da cadeia produtiva no município, mas encontra- se inativo. Pode-se concluir que a organização e a gestão cooperativa analisada destoa de modelos já identificados em outros estudos e que, no caso da COOGP, é possuiu inferir que a cooperação pode ser a base de organização da mineração em pequena escala. Palavras-chave: Cooperativismo Mineral. Garimpo. COOGP.
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    Análise das relações entre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a governança dos institutos federais mineiros
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-06-26) Silva, Welesson Flávio da; Pinto, Tainá Rodrigues Gomide de Souza; http://lattes.cnpq.br/2561946902786546
    Esta dissertação teve como objetivo analisar as principais relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a governança dos Institutos Federais (IFs) mineiros. O objetivo geral foi segmentado em quatro específicos: (a) examinar a existência de relação entre as TICs, estrutura de governança e as principais soluções utilizadas pelos IFs mineiros; (b) verificar a relação entre as TICs e os mecanismos de governança organizacional pública; (c) relacionar as TICs e a accountability como prática da governança universitária; e (d) elaborar um relatório técnico para destacar as principais relações entre as TICs e a governança universitária. Enquadramento teórico: o estudo sobre as relações das TICs e a governança dos IFs mineiros foi abordado à luz da teoria da governança pública universitária. Metodologia: a pesquisa classifica-se como documental, qualitativa e descritiva com recorte temporal que engloba o período de 2018 a 2022. A análise dos dados ocorreu em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A técnica utilizada foi a Análise de Conteúdo (AC), baseada na categorização temática conforme recomendações de Bardin (2011). Resultados: Os principais resultados mostram que as TICs estão integradas na governança dos IFs mineiros por meio de órgãos colegiados, influenciando a distribuição de recursos institucionais e sendo avaliadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por meio dos indicadores iGovTI e iGestTI. Constatou-se que os IFs mineiros não utilizam a expressão “governança universitária” e a expressão "Governança Pública" aparece (78 vezes), "Institucional" (41 vezes), "Organizacional" (5 vezes) e "Corporativa" (4 vezes). Observou-se que as práticas de governança universitária, como decisões colegiadas e participação social, são evidentes. Observou-se que as TICs apoiam a execução dos objetivos finalísticos presentes em documentos institucionais como PDI, PDTIC e Relatórios de Gestão, e possuem uma estrutura de governança própria. Originalidade: Em um contexto em que as instituições de ensino superior buscam incessantemente por inovação e eficiência na gestão, surge uma abordagem que explora a interseção entre as TICs e a governança dos Institutos Federais (IFs) mineiros. Este estudo revela a combinação entre a TICs e a governança universitária. As Tecnologias não apenas aprimoram os processos administrativos, mas também fortalecem a prestação de contas e a transparência. Contribuições práticas: os resultados sugerem várias iniciativas para aprimorar a governança universitária nas instituições federais mineiras. As principais são: a criação de uma plataforma de participação comunitária para alunos, professores e administradores, promovendo um ambiente democrático. A integração das TICs no planejamento estratégico (PDI e PDTIC) com softwares semelhantes ao Redmine e GLPI. Ações de capacitação contínua em TICs são essenciais para promover inovação e colaboração. A ampliação da participação da comunidade acadêmica no Conselho de Governança Digital e o aumento dos recursos financeiros para investimento em TICs são cruciais. O monitoramento contínuo dos indicadores permitirá ajustar as políticas para otimizar resultados. Palavras-chave: TICs. Governança Pública. Governança Universitária. Accountability. Institutos Federais.
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    Inclusão das pessoas com deficiência: resgatando estudos e políticas públicas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-13) Mingardi, Maria Eduarda Souza; Silveira, Suely de Fátima Ramos; http://lattes.cnpq.br/6245639124440596
    Esse estudo contemplou o problema público da falta de inclusão social da pessoa com deficiência (PcD) sob a perspectiva da agenda governamental, tendo como objetivo central compreender como essa questão entra para a agenda pública, bem como investigar como a PcD é reconhecida pela sociedade. A pesquisa exploratória e descritiva realizada destacou-se pela sua abordagem qualitativa, prevendo o levantamento de políticas públicas e estudos sobre o tema. Também foi realizada uma revisão sistemática de literatura, tendo como instrumento de análise do corpus textual o software IRAMUTEQ, pautando-se nos princípios da análise textual e de conteúdo. A partir dos resultados foi possível constatar um avanço, ao longo dos anos, tanto no que se refere ao reconhecimento da PcD em sociedade, quanto no que tange as políticas públicas nesse meio, concluindo-se, entretanto, que a pauta ainda demanda avanços para que haja a garantia efetiva da inclusão social desse público. Concomitante a isso, constatou-se também que o problema público continua na agenda governamental, já que a questão é pertinente socialmente e reflete as limitações no meio social ainda evidentes como barreira impedidoras do acesso a PcD nos diferentes meios. Foi possível inferir, com base nessas conclusões, que a questão da PcD na agenda pública toma forma de demandas por mecanismos de acessibilidade em vista de adaptar os espaços, concedendo acesso e, como consequência, contribuindo para o desenvolvimento de políticas de inclusão da pessoa com deficiência. Palavras-chave: Políticas públicas. Pessoa com deficiência. Agenda governamental. Inclusão social.