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Item Eficiência dos gastos públicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos municípios amazonenses(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-13) Coelho, Lucilene Maciel; Santos, Nalbia de Araujo; http://lattes.cnpq.br/7214847803228299A educação é a base fundamental para o avanço da sociedade. Nesse cenário, torna-se crucial analisar se os recursos públicos destinados a área educacional estão sendo empregados de maneira eficiente. A maneira que esses investimentos são aplicados influencia diretamente a qualidade da educação, o que pode, por sua vez, promove o desenvolvimento econômico e social da população. Com o objetivo principal de analisar a eficiência técnica dos gastos públicos em educação nos municípios do estado do Amazonas, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo mensurou o índice de eficiência técnica educacional dos municípios amazonenses com base na Análise Envoltória de Dados (DEA), tendo como variáveis os gastos públicos com educação no ensino fundamental, as notas do IDEB dos anos de 2015, 2017 e 2019 e a relação aluno/professor. A análise referenciou os anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 com o objetivo de analisar o comportamento educacional dos municípios por um período de 4 anos. Os resultados indicaram que os municípios com maior capital de investimento nem sempre apresentam maiores índices de eficiência em relação aos outros municípios com menor capital de investimento, com isso evidenciou-se que não é a quantidade de recursos que estipula o desempenho educacional, e sim a forma como esses recursos são aplicados. Palavras-chave: educação;; gastos públicos;; eficiência;; análise envoltória de dados.Item Práticas didático-pedagógicas no ensino do empreendedorismo na universidade do estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-10) Roberto, Ana Paula Alves; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3560890964510794Objetivou-se analisar a implementação do ensino de empreendedorismo na Universidade do Estado do Amazonas, elucidando as práticas didático-pedagógicas adotadas nos diferentes cursos de graduação e investigando a trajetória de inserção do ensino de empreendedorismo na UEA. Especificamente, foram considerados dois aspectos principais: identificar os cursos que possuem disciplinas voltadas para o empreendedorismo e suas práticas didático-pedagógicas, e identificar a percepção de docentes e discentes sobre a importância do ensino de empreendedorismo no contexto da UEA para o desenvolvimento da educação empreendedora. Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória, com análise documental e pesquisa de campo, para a qual foi realizada a aplicação de um questionário semiestruturado online aos docentes e discentes. Esses dados foram tratados através de uma análise quali-quantitativa. Os resultados e as discussões indicam a avaliação do ensino do empreendedorismo na universidade, suas ementas e a sua importância na visão tanto dos docentes quanto dos discentes. A perspectiva teórica reforça que as disciplinas de empreendedorismo podem ser um importante instrumento na construção de uma universidade e de um país mais empreendedor. No entanto, não basta apenas ensinar conceitos teóricos, é necessário combiná-los à prática empreendedora, despertando nos discentes a capacidade reflexiva e comportamentos empreendedores. Palavras-chave: emprendedorismo; práticas didático-pedagógicas;; ensino do empreendedorismo.Item Inserção curricular da extensão na Universidade do Estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-09) Souza, Mauro Teixeira de; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8018357816134654Este estudo aborda a institucionalização das práticas de extensão na Universidade Estadual do Amazonas e seus impactos na formação dos estudantes. A extensão faz parte do tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo fundamental para o papel social da universidade. A curricularização da extensão, estabelecida em 2018, destina pelo menos 10% da carga horária curricular dos cursos de graduação para a extensão. Estudos recentes demonstram que a curricularização da extensão contribui para o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e conceituais, melhorando o desempenho acadêmico e a interação social dos estudantes. A corrente pesquisa pretende analisar o processo de institucionalização das práticas de extensão no currículo do curso de engenharia de produção e os impactos da inserção curricular da extensão para a formação de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas. A metodologia deste estudo foi delineada seguindo uma abordagem descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevistas como instrumentos de coleta de dados, juntamente com pesquisas bibliográficas, investigação documental e observações. A pesquisa documental foi realizada a partir de documentos oficiais da Universidade do Estado do Amazonas, analisando leis, decretos e resoluções relacionadas à extensão universitária. A análise de conteúdo foi aplicada para interpretar o que os documentos revelam sobre o tema. Um estudo de caso foi realizado no Curso de Engenharia de Produção da UEA para examinar a inserção curricular da extensão. Os documentos analisados evidenciam o compromisso institucional da UEA com a promoção do ensino superior de qualidade, a produção de conhecimento relevante e o engajamento com a comunidade. As pesquisas demostram a participação dos professores e a assimilação dos alunos quanto à importância da extensão e sua creditação curricular. Palavras-chave: extensão universitária. ; curricularização. ; universidade.Item Inovação no ensino jurídico: o design thinking como metodologia ativa de ensino do Direito na Universidade do Estado do Amazonas – UEA(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-13) Cruz, Franklin Carioca; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6069459008052675O Design Thinking (DT) é uma ferramenta que apresenta potencial de aplicabilidade e pode servir como metodologia pedagógica inovadora no ensino do Direito. Essa dissertação (a) analisou como o DT vem sendo aplicado na educação como metodologia ativa de ensino e identificou casos de aplicação no ensino jurídico; (b) percebeu o perfil metodológico dos docentes de Direito, e; (c) Propôs um modelo conceitual e aplicou na Escola de Direito da UEA para perceber a sua eficácia. O modelo conceitual proposto toma como base os fundamentos do DT e nos modelos de aquisição de conhecimento. Na prática, o modelo se propõe a contribuir com a descoberta da melhor solução para um caso jurídico de forma empática, colaborativa e experimental e que esta possa se materializar com um documento a ser demandado em qualquer órgão do judiciário ou estruturar uma estratégia de defensa, ou acusação no tribunal de júri simulado. O modelo prático foi aplicado a três turmas dos 7º e 9º períodos. O resultado evidencia a avaliação positiva em relação à retenção do foco de atenção durante a aplicação da atividade. Além disso, na opinião dos participantes o modelo metodológico tem grande potencial e aderência para ser aplicado em outras disciplinas do Direito, inclusive como uma forma de avaliação e, foi considerado uma inovação pedagógica e sua aplicação no ensino de graduação em Direito foi eficaz e contribuiu de forma efetiva com o processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: design thinking no direito; inovação no ensino do direito; metodologia de ensino; metodologias ativas; design thinkingItem Educação superior e mercado de trabalho: uma análise sobre a formação de professores no Estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-02) Paula, Michele Costa de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/5463451784269570A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituição pública de Educação Superior, desempenha um papel relevante em termos regionais, com uma política educacional voltada para a interiorização e para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Essa abordagem impacta significativamente o mercado de trabalho, contribuindo para a formação e para a inserção de novos profissionais, especialmente na área de licenciatura. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da UEA para a formação e preparação de professores para o mercado de trabalho no estado do Amazonas. Os objetivos específicos incluem: a) identificar o perfil dos professores da rede pública estadual do Amazonas; b) examinar a contribuição da formação oferecida pela UEA para o exercício de suas atividades profissionais; c) avaliar a importância de políticas públicas e programas de assistência estudantil na formação desses professores; e, d) averiguar a contribuição da formação de professores da UEA e o impacto no mercado de trabalho, especialmente nos campi do interior do Amazonas. Para tanto, foram coletados dados e informações por meio de questionários online, com uma amostra de 304 participantes, e entrevistas semiestruturadas com 11 professores da Rede Pública de Ensino do estado do Amazonas formados pela UEA. A análise dos dados questionários foi feita por meio de técnicas de estatísticas descritivas, análises tabulares e gráficas. Para as informações das entrevistas, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que os professores licenciados pela UEA são altamente satisfeitos com a formação recebida, embora tenham sido identificadas dificuldades em áreas como diversidade e inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de aprimorar as políticas públicas de assistência estudantil e reforçar a formação contínua para educadores, promovendo oportunidades práticas que reflitam a realidade do ambiente escolar. Palavras-chave: formação docente; mercado de trabalho; políticas públicas; universidade do estado do amazonasItem Assistência estudantil, permanência e conclusão no ensino superior: análise da Universidade do Estado do Amazonas, Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-30) Souza, Flávia Roberta Ferreira de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/2150837861448324A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a importância do Programa de Assistência Estudantil da Universidade do Estado do Amazonas (PAE-UEA) para a permanência e a conclusão do ensino superior, a partir das percepções de alunos beneficiários e de egressos. Especificamente, buscou-se: a) Descrever, por meio de modelo lógico, como ocorre o PAE-UAE; b) Verificar como os alunos beneficiários e egressos avaliam a assistência estudantil recebida durante a graduação; e, c) Avaliar a contribuição do PAE-UEA para a permanência e conclusão dos alunos e egressos da UEA. A base teórica utilizada foram o modelo de Modelo de Tinto (1975), que aborda os fatores que influenciam na permanência dos estudantes no ensino superior, e o de Hettler (1980), que contextualiza em dimensões de bem- estar que, no contexto deste estudo, também favorecem a referida permanência. Quanto à metodologia, empregou-se uma abordagem mista, que combinou análises quantitativas e qualitativas para explorar de forma abrangente a eficácia do programa sob as percepções dos alunos atuais e egressos do PAE-UEA das Unidades da capital e interior do Amazonas. Sendo assim, para a descrição de como ocorre o programa utilizou-se da técnica de análise documental, com ênfase nos materiais institucionais da UEA para a elaboração de Modelo Lógico Básico. Para avaliar como os beneficiários e egressos percebem a assistência estudantil recebida durante a graduação e a sua importância para a permanência acadêmica, foram coletados dados e informações por meio de questionários considerando a amostra de 143 atuais beneficiários e 52 egressos, bem como a aplicação de 10 entrevistas semiestruturadas com os egressos. Essas ferramentas visaram identificar o perfil dos participantes, de forma a obter uma visão detalhada sobre como o programa atende às necessidades dos alunos em termos de apoio financeiro, moradia, alimentação, transporte, além de suporte psicossocial e pedagógico. Com isso, os resultados da análise indicam que, apesar do impacto positivo significativo do PAE- UEA na promoção da inclusão e permanência estudantil, existem áreas que requerem melhorias no que se refere à expansão dos serviços para melhorar o bem- estar dos alunos, de forma a fortalecer o engajamento e reduzir a evasão, especialmente entre os estudantes do interior do Amazonas. Ainda, foram identificadas barreiras burocráticas na obtenção dos benefícios. Como conclusões, recomenda-se que o PAE-UEA seja oferecido a todos os alunos que precisam do suporte, inclusive aqueles que cursam a graduação nas modalidades presencial modular e mediado por tecnologia. Adicionalmente, aponta-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e avaliação do PAE-UEA, bem como a expansão dos serviços de apoio psicológico e de desenvolvimento acadêmico com atenção maior aos alunos do interior do Amazonas. Palavras-chave: política pública; assistência estudantil; ensino superior; amazonasItem Percepção dos usuários de transporte escolar em comunidades rurais do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-23) Alves, Jhonatas Gomes; Santos, Luana Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/2665092364676675A presente dissertação tem como objetivo compreender como as condições do transporte escolar rural são avaliadas por alunos e por professores de escolas de comunidades rurais do município de Careiro da Várzea, Amazonas. Dado o vasto território do Amazonas e suas áreas longínquas, essas condições tornam-se ainda mais críticas, dificultando o acesso aos direitos sociais, como a educação. Dessa forma, o PNATE desempenha um papel crucial ao garantir o acesso à educação básica pública e fornecer transporte para alunos de áreas rurais, minimizando os desafios enfrentados durante o deslocamento. A avaliação foi realizada a partir de uma pesquisa de campo no Careiro da Várzea-AM, a qual incluiu aplicação dos questionários, grupos focais e observação não participante, visando avaliar o transporte escolar rural. Os dados quantitativos foram analisados com o software SPSS, enquanto os qualitativos passaram por análise de conteúdo, organizados em categorias como avaliação do transporte pelos alunos, professores, e observação não participante, garantindo uma compreensão ampla e detalhada das condições do transporte escolar. Os resultados revelaram que, embora o PNATE atenda às necessidades básicas dos alunos e professores, há necessidade de melhorias para garantir um atendimento mais eficaz e seguro aos beneficiários. Palavras-chave: transporte escolar rural; políticas públicas; amazonas, brasilItem Representação institucional de cooperativas minerais da Amazônia Legal(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-04) Ramalho, Tamires Santos; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6219202630495678Diante da crescente demanda por formalização no setor de extração artesanal de minério e ouro no Brasil, o Estado priorizou o modelo cooperativo para autorizações de lavra garimpeira. Em busca de maior representatividade política e visibilidade para as atividades legalizadas, houve um movimento para criar estruturas mais verticalizadas nas cooperativas, representadas por Federações. Assim, essa dissertação analisa o processo de constituição e organização das Federações de cooperativas minerais, situadas na Amazônia Legal, compreendendo o seu papel representativo, além de descrever os ganhos e desafios que essas organizações apresentam. A metodologia caracteriza-se como teórico-empírica, do tipo exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, métodos documental e estudo de caso. As unidades de análise foram feitas com 10 entrevistas com oito diferentes instituições, compreendendo Federações, OCE, Secretaria Estadual de Mineração e OCEs. A coleta de dados ocorreu por meio do processo de triangulação: levantamento documental, como leis, regimentos, resoluções, relatórios, decretos, estatutos sociais das federações e relatórios técnicos, além de entrevistas com os atores sociais envolvidos nas federações. Para analisar os dados, utilizou-se da técnica análise de conteúdo. Os resultados apresentados permitem compreender que a constituição de Federações é um processo recente. Foram identificadas até julho de 2024, cinco Federações distribuídas nos estados do Pará, Mato Grosso, Maranhão e Amapá. A constituição foi o resultado de uma articulação política entre as cooperativas minerais devido a criação acelerada de cooperativas durante o período de 2019 a 2021 sobretudo na região Norte do país, compreendendo os estados da Amazônia Legal. Ainda sendo um setor que carece de atenção sobre suas particularidades e enfrentando críticas da mídia, um dos maiores benefícios da constituição das federações minerais e para o setor é o fortalecimento da identidade e maior visibilidade e representação das singulares, que melhoraram seu relacionamento com possíveis investidores e comunidades. Conclui-se que o trabalho das Federações é uma importante alternativa de formalização da atividade garimpeira, além de garantir maior capacidade de negociação com organização de cooperativas e órgãos de representação do cooperativismo e de fiscalização da mineração. Palavras-chave: cooperativismo mineral; garimpo; federação; representatividade; amazônia legalItem Fatores explicativos da transparência nas Assembleias Legislativas estaduais(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-21) Magalhães, Cristiane da Conceição; Brunozi Junior, Antonio CarlosA vasta literatura sobre a transparência na gestão pública é proporcional à diversidade de perspectivas pelas quais pode ser analisada. A escolha da abordagem que será tomada para se estudar a transparência é medida inicial para o desenvolvimento da pesquisa. Diante desse pressuposto, neste estudo objetivou-se contribuir com a literatura sobre transparência da gestão pública, com a análise de fatores explicativos da transparência ativa nas assembleias legislativas dos estados brasileiros. Buscou-se com isso preencher uma lacuna de pesquisa existente para as instituições legislativas estaduais, valendo-se do arcabouço teórico e empírico, construído pela literatura nacional e internacional sobre o tema. Para tanto, houve a utilização de índices de transparência construídos e disponibilizados nas plataformas de bancos de dados das organizações Transparência Internacional e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), referentes aos anos de 2022 e 2023, como variáveis dependentes. Os fatores financeiro-orçamentário, de desenvolvimento e gestão, e político, e o número de seguidores nas redes sociais institucionais, foram as variáveis independentes. Houve a aplicação de técnicas estatísticas para a obtenção e interpretação dos resultados, que se deu por meio de análise descritiva, teste de correlações e regressão linear múltipla. Nos resultados, concluiu-se que os fatores políticos não foram indutores à transparência, enquanto os fatores financeiro-orçamentário, de desenvolvimento e gestão, e a quantidade de seguidores nas mídias sociais mostraram ter relação com uma maior divulgação de informações por parte das assembleias legislativas, considerando as variáveis que apresentaram significância estatística. Palavras-chave: transparência; fatores explicativos; assembleias legislativasItem Governança pública e participação social em Maués: um estudo sobre o papel da sociedade civil na Amazônia(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-06) Oliveira, Carlos Alessandro Lima de; Valadares, Josiel LopesEsta pesquisa teve como objetivo compreender o papel desempenhado pela sociedade civil organizada no Município de Maués/AM, por meio de diferentes organizações e espaços de participação social, na promoção da governança pública local. O estudo se baseou em uma análise empírica que refletiu sobre a atuação de entidades da sociedade civil organizada e seu relacionamento com as instituições governamentais nas discussões de políticas públicas locais.Operacionalmente, o trabalho se desenvolveu em três artigos científicos e propôs-se a realizar uma análise reflexiva sobre os aspectos da sociedade civil organizada, descrevendo a atuação de algumas organizações sociais de alguns espaços de debate de políticas públicas no Município de Maués/AM. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e a análise de entrevistas semiestruturadas, além de observações de campo. A análise dos dados foi conduzida através da técnica de análise de conteúdo e triangulação de dados, organizada em torno de grupos de instituições e eixos temáticos de políticas públicas. Os resultados dos artigos científicos que compõem esta dissertação corroboram a relevância da Constituição Federal de 1988, que abriu espaço para a inserção de mecanismos de participação cidadã e a consolidação da democracia participativa. No entanto, a pesquisa revela que, embora esses mecanismos tenham sido implementados, ainda há desafios significativos a serem superados para que a participação social alcance seu pleno potencial. A pesquisa revelou ainda as dinâmicas e desafios dessa atuação, destacando a importância da participação social na construção de uma governança pública mais inclusiva e coerente com as peculiaridades do contexto amazônico. Palavras-chave: governo. organizações da sociedade civil organizada. participação social. políticas públicas. governança pública local.