Administração

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/201

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 348
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Placemaking para fomento da economia criativa em uma administração pública municipal: um estudo de caso a partir do Festival Folclórico de Parintins - AM
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-11-28) Silva, Rainner dos Santos; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/5760503279717889
    Ao longo da presente dissertação procurou-se investigar a aplicação do processo de placemaking como um instrumento de fomento à economia criativa em uma administração pública municipal. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir de ações realizadas pelo poder público em prol da realização do Festival Folclórico de Parintins. O trabalho consistiu em duas etapas, sendo a primeira, uma revisão sistemática de literatura sobre os termos ‘placemaking’ e ‘economia criativa’ onde debruçou-se sobre 30 artigos acadêmicos que abordam o tema, adotando-se uma análise de conteúdo destas pesquisas e que serviram de base teórica para este trabalho. A segunda etapa procurou identificar evidências de aplicação do placemaking no município de Parintins relacionadas ao festival folclórico, assim, identificou-se 23 espaços públicos, que em seguida foram agrupados em 07 complexos turísticos, de acordo com a localização destes espaços. Por fim, foi de interesse desta pesquisa criar um diagnóstico de aplicação do placemaking para fomento da economia criativa em Parintins, baseado nas literaturas relacionadas e nas evidências encontradas. Palavras-chave: Economia Criativa; Estudo de Caso; Administração Municipal; Festival Folclórico de Parintins.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Enfrentamento da evasão escolar e fortalecimento da promoção à educação no âmbito da Assistência Socioeducacional no Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-04) Lima, Ketillem da Silva; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/0159077701064803
    A presente pesquisa objetiva analisar o ensino básico no estado do Amazonas, na perspectiva de enfrentamento à evasão escolar e do fortalecimento da promoção à educação. Especificamente, objetiva: a) realizar uma análise descritiva sobre o perfil da educação básica do Estado do Amazonas; b) analisar, sob a perspectiva de seus colaboradores, a atuação de um caso de uma Associação Filantrópica que trabalha no contexto da assistência socioeducacional no Amazonas para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem e da evasão escolar. Quanto à metodologia, utilizou abordagem quantitativa e qualitativa. Dados de IBGE e MEC foram analisados com o software Jamovi para avaliar o perfil educacional e a evasão escolar no Amazonas. O estudo do caso da Associação Casa de Samuel, em Iranduba, usou análise de conteúdo de Bardin, com entrevistas semiestruturadas e documentos da ONG. A análise do perfil da educação básica no Amazonas mostrou que, dos 62 municípios, 16 carecem de atendimento complementar, e 72% das escolas não possuem bibliotecas. Em 29% das escolas, falta energia elétrica, dificultando o acesso a tecnologias e materiais educativos. O IDEB médio é de 4,7 para os anos iniciais e 3,2 para o ensino médio, ambos abaixo da média nacional. Fora de Manaus, a queda nas matrículas do ensino médio é acentuada, especialmente em municípios como Juruá e Tapauá. No combate à evasão escolar, a atuação de organizações do terceiro setor, como a Associação Casa de Samuel, mostra-se positiva, seja por meio do reforço escolar, oficinas e suporte psicossocial, melhorando o desempenho dos alunos. Apesar do oportuno e salutar trabalho no enfrentamento à evasão escolar, desafios permanecem, como a falta de acompanhamento parental. Ainda, municípios como Amaturá, Apuí e Juruá enfrentam sérias barreiras geográficas e socioeconômicas que contribuem para o abandono escolar. Para superar esses obstáculos, é necessário o fortalecimento de políticas públicas e infraestrutura educacional, além de estudos mais amplos e comparativos sobre iniciativas filantrópicas. Expansão de projetos e investimentos em políticas públicas inovadoras na educação. Palavras-chave: Evasão Escolar. Educação. Ensino. Escola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efetividade, limites e oportunidades na execução orçamentária da Universidade do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-12-06) Lima, Ana Karoline Lourenço; Silveira, Suely de Fatima Ramos; http://lattes.cnpq.br/8628777302611116
    Este trabalho avaliou os produtos gerados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e sua gestão no modelo multicampi, considerando seu papel social e alcance regional. Foram analisados a efetividade na execução dos recursos, a autonomia da instituição e a relação custo-efetividade de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para as fontes de arrecadação, especialmente os recursos oriundos do Polo Industrial de Manaus (PIM). Utilizando um estudo de caso baseado em análise documental, o trabalho examinou as atividades voltadas à promoção da educação, à interiorização e ao atendimento de regiões isoladas, bem como a execução orçamentária entre 2015 e 2023, levando em consideração os dados corrigidos, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ano de 2023. Constatou-se que a fonte nº 116, proveniente do PIM, é essencial no financiamento das atividades da UEA, embora apenas parte dos recursos arrecadados tenha sido incorporada ao orçamento, gerando discrepâncias significativas entre arrecadação e execução. Além disso, verificaram-se desequilíbrios entre os valores previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e os efetivamente executados, apontando a necessidade de maior alinhamento entre o planejamento e a execução orçamentária para otimizar os recursos disponíveis e fortalecer o papel da UEA no desenvolvimento regional. Como sugestão para estudos futuros, destaca-se a importância de problematizar e avaliar a política adotada pelo Poder Executivo Estadual na destinação de recursos para a UEA. Palavras-chave: Autonomia Universitária; Gestão; Orçamento; Ensino Superior; Amazonas
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O programa de formação científico-tecnológica e o arranjo produtivo local nas áreas protegidas do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-06) Ferreira, Ruth Trindade; Abrantes, Luiz Antonio; http://lattes.cnpq.br/5630115292331432
    O trabalho tratou sobre os efeitos do Programa de Formação Científico-Tecnológico, instituído pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no ano 2008, o qual ofertou os primeiros cursos de graduação em nível tecnológico para o interior do estado do Amazonas. Os esforços foram o meio utilizado pela UEA para desenvolver e expandir a política de interiorização da educação superior. Utilizou-se a base de dados de arquivos primários, caracterizando-se a pesquisa como documental, a partir do levantamento de informações para procedimentos analíticos, cujos documentos foram: homepage do governo do estado do Amazonas, Relatórios de Conclusão de Curso, Relatório da Plataforma do Sistema Acadêmico Lyceum, Projetos Pedagógicos dos Cursos Tecnológicos ofertados pela UEA e Publicação do Diário Oficial do Estado do Amazonas e normativas da Instituição. Dessa forma, foi possível levantar e analisar a efetividade dos cursos de graduação tecnológicos como mecanismo de desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento dos arranjos produtivos locais. Palavras-chave: Programa de Formação Científico-Tecnológico; Desenvolvimento Econômico; Arranjos Produtivos Locais; Política de Interiorização
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mulheres, home office e pandemia em retrospectiva: relatos de servidoras de uma instituição de ensino superior no interior da Amazônia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-22) Valente, Priscila Fonseca; Tavares, Bruno; http://lattes.cnpq.br/1408506046301422
    Este estudo se concentra especialmente na experiência do trabalho remoto (home office) adotado por mulheres do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas, ação adotada como medida para conter a propagação da Covid-19. Especificamente, objetivou-se compreender como as experiências de trabalho em home office durante a pandemia da COVID-19 impactaram a vida profissional e pessoal das servidoras técnico administrativas do CESP/UEA. De modo específico, pretendeu-se: (i) identificar estereótipos e estigmas a respeito de gênero, sob a perspectiva das servidoras do CESP/UEA; (ii) descrever a experiência das participantes na vivência de home office ao longo da pandemia; (iii) compreender a relação entre vida pessoal e profissional das servidoras do CESP/UEA durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de entrevistas com roteiro semi-estruturado, utilizando também a técnica de análise e interpretação de dados a Análise de Conteúdo Categorial. No qual evidenciou-se a partir dos resultados, que a experiência de trabalho remoto durante a pandemia foi multifacetada, com servidoras enfrentando uma série de desafios, tais como: Desafios relacionados a estereótipos de gênero: Carga desigual de trabalho, pressões sociais. Experiência do home office: Desafios em estabelecer limites, pressão por resultados, falta de valorização do trabalho remoto. Impactos na relação entre vida pessoal e profissional: Sobrecarga e estresse, impacto na saúde mental. Esses fatores influenciaram diretamente no desenvolvimento de suas atividades profissionais, reforçando a problemática da desigualdade de gênero no mercado de trabalho enraizada em nossa sociedade. Palavras-chave: palavras-chave: mulheres; home office; trabalho remoto; pandemia da covid-19.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Critérios para alocação de recursos orçamentários para o fomento dos Núcleos de Ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas - UEA
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-11-08) Pinto, Tony Alves; Faria, Evandro Rodrigues de
    O presente trabalho tem como objetivo avaliar os valores e periodicidades dos envios monetários para o custeio dos núcleos de ensino da UEA nos últimos anos, visando fomentar melhorias no gerenciamento financeiro aplicado. De forma específica, busca-se como objetivo específico descrever o atual modelo de alocação de recursos da UEA, avaliar se, na percepção da Comunidade Universitária, os recursos descentralizados são suficientes para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos Núcleos, avaliar a percepção dos coordenadores dos Núcleos, sobre a alocação de recursos na UEA; e propor melhorias no processo de alocação de recursos da UEA. O total geral dos dados consolida uma visão mais ampla sobre a satisfação na UEA, com Infraestrutura sendo o ponto mais forte 50,66% e Assistência Estudantil 32,07% o mais fraco. Esses resultados destacam áreas prioritárias para a alocação de recursos orçamentários, onde é evidente a necessidade de investimentos maiores na assistência estudantil e na pesquisa. As entrevistas abordaram os critérios utilizados para dividir os recursos entre os diferentes eixos (ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e infraestrutura). A recomendação final é que os critérios de alocação de recursos orçamentários na UEA sejam revistos de forma a priorizar áreas que ainda apresentam deficiências e que são fundamentais para a sustentabilidade e o desenvolvimento da universidade. Fomentar a pesquisa e melhorar a assistência estudantil não só beneficiará diretamente os principais atores institucionais, como também contribuirá para a reputação e o impacto social da UEA. Palavras-chave: uea; alocação de recursos; orçamento público.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação dos efeitos da política de assistência estudantil na Universidade do Estado do Amazonas-UEA
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-01) Pereira, Ana Lúcia dos Prazeres; Ferreira, Marco Aurelio Marques; http://lattes.cnpq.br/7324432353023263
    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas (ONU) ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Entre esses objetivos estão a burca, por assegurar educação de qualidade, inclusiva e equitativa, que venha promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nessa configuração se insere a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Reconhecendo sua relevância no estado do Amazonas, neste estudo o objetivo foi avaliar os efeitos da Política Pública de Assistência Estudantil na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para essa finalidade, foram desenvolvidos três trabalhos inéditos, que consistem nos artigos desta dissertação. No primeiro estudo, objetivou-se avaliar os efeitos do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na percepção da equipe coordenadora desse Programa e dos gestores das unidades acadêmicas da UEA. Como abordagem, optou-se pela realização da pesquisa qualitativa (entrevistas e análises documental e bibliográfica). Foi identificado que os efeitos produzidos pelas modalidades e ações do Programa influenciam, positivamente, a permanência e desempenho acadêmicos dos discentes. No entanto, apresentou algumas lacunas nos interiores, devido às particularidades da região e a outros fatores apresentados no decorrer deste trabalho. No segundo artigo, buscou-se analisar os elementos normativos, perceptivos e contextuais que caracterizam o PROAES/UEA, como forma de expressar a Teoria do Programa. Como técnicas de análise foi utilizada a pesquisa qualitativa (análises documentais e bibliográficas e entrevistas). É relevante explicitar que a proposta deste artigo foi agregar informações legais sobre o PROAES/UEA e organizá-las em torno de uma estrutura causal como demanda a teoria. Dessa forma, o estudo trouxe um instrumento para avaliação direcionada para as ações específicas do Programa, a partir da reunião e análise dos instrumentos e linhas de ações que aqui foram compilados e organizados a partir da abordagem do Modelo Lógico, concluindo-se que não basta apenas criar uma política pública, pois é necessário avaliá-la, analisar os resultados das ações e, a partir desses elementos, obter uma visão mais abrangente sobre o processo e desempenho da política. No último artigo, teve-se como propósito avaliar os efeitos do Programa de Assistência Estudantil na percepção dos acadêmicos de graduação da Universidade do Estado do Amazonas, para o que se utilizaram, como objeto central de análise, os constructos “permanência no curso”, “desempenho acadêmico” e “satisfação”. Como técnicas de análise de dados foram utilizados o Alfa de Cronbach, os testes Mann-Whitey e a análise de Cluster e Kruskal-Wallis. Os resultados da influência das ações, dos auxílios e dos serviços oferecidos pelo PROAES/UEA na permanência e desempenho acadêmico dos discentes geraram efeitos positivos no combate à evasão escolar, favorecendo a conclusão do curso. Constatou-se a relevância da Universidade para o desenvolvimento sustentável, econômico e profissional e o enfretamento das desigualdades sociais da região. Palavras-chave: políticas públicas; assistência estudantil; ensino superior; amazonas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Eficiência dos gastos públicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos municípios amazonenses
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-13) Coelho, Lucilene Maciel; Santos, Nalbia de Araujo; http://lattes.cnpq.br/7214847803228299
    A educação é a base fundamental para o avanço da sociedade. Nesse cenário, torna-se crucial analisar se os recursos públicos destinados a área educacional estão sendo empregados de maneira eficiente. A maneira que esses investimentos são aplicados influencia diretamente a qualidade da educação, o que pode, por sua vez, promove o desenvolvimento econômico e social da população. Com o objetivo principal de analisar a eficiência técnica dos gastos públicos em educação nos municípios do estado do Amazonas, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo mensurou o índice de eficiência técnica educacional dos municípios amazonenses com base na Análise Envoltória de Dados (DEA), tendo como variáveis os gastos públicos com educação no ensino fundamental, as notas do IDEB dos anos de 2015, 2017 e 2019 e a relação aluno/professor. A análise referenciou os anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 com o objetivo de analisar o comportamento educacional dos municípios por um período de 4 anos. Os resultados indicaram que os municípios com maior capital de investimento nem sempre apresentam maiores índices de eficiência em relação aos outros municípios com menor capital de investimento, com isso evidenciou-se que não é a quantidade de recursos que estipula o desempenho educacional, e sim a forma como esses recursos são aplicados. Palavras-chave: educação;; gastos públicos;; eficiência;; análise envoltória de dados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas didático-pedagógicas no ensino do empreendedorismo na universidade do estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-10) Roberto, Ana Paula Alves; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3560890964510794
    Objetivou-se analisar a implementação do ensino de empreendedorismo na Universidade do Estado do Amazonas, elucidando as práticas didático-pedagógicas adotadas nos diferentes cursos de graduação e investigando a trajetória de inserção do ensino de empreendedorismo na UEA. Especificamente, foram considerados dois aspectos principais: identificar os cursos que possuem disciplinas voltadas para o empreendedorismo e suas práticas didático-pedagógicas, e identificar a percepção de docentes e discentes sobre a importância do ensino de empreendedorismo no contexto da UEA para o desenvolvimento da educação empreendedora. Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória, com análise documental e pesquisa de campo, para a qual foi realizada a aplicação de um questionário semiestruturado online aos docentes e discentes. Esses dados foram tratados através de uma análise quali-quantitativa. Os resultados e as discussões indicam a avaliação do ensino do empreendedorismo na universidade, suas ementas e a sua importância na visão tanto dos docentes quanto dos discentes. A perspectiva teórica reforça que as disciplinas de empreendedorismo podem ser um importante instrumento na construção de uma universidade e de um país mais empreendedor. No entanto, não basta apenas ensinar conceitos teóricos, é necessário combiná-los à prática empreendedora, despertando nos discentes a capacidade reflexiva e comportamentos empreendedores. Palavras-chave: emprendedorismo; práticas didático-pedagógicas;; ensino do empreendedorismo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inserção curricular da extensão na Universidade do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-09) Souza, Mauro Teixeira de; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8018357816134654
    Este estudo aborda a institucionalização das práticas de extensão na Universidade Estadual do Amazonas e seus impactos na formação dos estudantes. A extensão faz parte do tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo fundamental para o papel social da universidade. A curricularização da extensão, estabelecida em 2018, destina pelo menos 10% da carga horária curricular dos cursos de graduação para a extensão. Estudos recentes demonstram que a curricularização da extensão contribui para o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e conceituais, melhorando o desempenho acadêmico e a interação social dos estudantes. A corrente pesquisa pretende analisar o processo de institucionalização das práticas de extensão no currículo do curso de engenharia de produção e os impactos da inserção curricular da extensão para a formação de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas. A metodologia deste estudo foi delineada seguindo uma abordagem descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevistas como instrumentos de coleta de dados, juntamente com pesquisas bibliográficas, investigação documental e observações. A pesquisa documental foi realizada a partir de documentos oficiais da Universidade do Estado do Amazonas, analisando leis, decretos e resoluções relacionadas à extensão universitária. A análise de conteúdo foi aplicada para interpretar o que os documentos revelam sobre o tema. Um estudo de caso foi realizado no Curso de Engenharia de Produção da UEA para examinar a inserção curricular da extensão. Os documentos analisados evidenciam o compromisso institucional da UEA com a promoção do ensino superior de qualidade, a produção de conhecimento relevante e o engajamento com a comunidade. As pesquisas demostram a participação dos professores e a assimilação dos alunos quanto à importância da extensão e sua creditação curricular. Palavras-chave: extensão universitária. ; curricularização. ; universidade.