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Item Precisamos de novos espaços para a ciência? Uma investigação dos efeitos sistêmicos do crescimento da população doutora em um mercado de trabalho centrado na academia(Universidade Federal de Viçosa, 2022-02-25) Morais, Mateus Cerqueira Anício; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/4557703110206485O objetivo principal desta pesquisa é ampliar a compreensão de como a expansão da pós- graduação por meio de políticas públicas pode afetar a dinâmica de crescimento da população de doutores, em um mercado de trabalho centrado na academia. Essa pesquisa se insere em um contexto em que o doutorado se torna objeto de políticas públicas em vários países. A ampliação dos investimentos públicos em cursos de doutorado está entre as estratégias de formação do Capital Humano para o desenvolvimento das nações, e seus efeitos podem ser evidenciados pelo crescimento expressivo do número de titulados nas últimas décadas. A literatura, porém, alerta para possíveis problemas envolvendo a oferta de mão de obra doutorada sem a respectiva contrapartida de demanda no mercado de trabalho. Diversas economias têm sofrido com o problema do excesso de oferta de doutores. Nesse contexto, ampliam-se as taxas de desemprego entre indivíduos com doutorado, e crescem o número de doutores em posições para as quais são sobrequalificados. O Brasil é um caso emblemático de construção tardia de sua comunidade pós-graduada. Por meio de políticas públicas, o país estabeleceu sua população doutorada a partir de um intenso processo de expansão da oferta de Programas de Pós-graduação (PPGs). Tal feito se deu em um contexto de baixa demanda por essa mão de obra fora do setor acadêmico. A tese defendida nesse trabalho é a de que o Brasil estabeleceu um sistema próprio de promoção do crescimento sustentado de sua população doutorada, o qual se baseou na contínua ampliação tanto da oferta, quanto da demanda por essa mão de obra dentro do setor público. Essa proposta teórica é sustentada pela sequência argumentativa dos três capítulos elencados nesse trabalho. Primeiramente, demonstra-se as tendências de crescimento da população doutorada no Brasil, bem como o contínuo excesso de oferta de doutores no país em detrimento da ampliação de vagas acadêmicas. Em seguida, propõe-se um modelo teórico de base sistêmica para se entender o caso brasileiro. Defende-se que o crescimento dos doutores no Brasil é propiciado por uma relação endógena existente entre os Mercados de Educação Doutoral e o Mercado de Trabalho para Doutores. Também são descritos os principais mecanismos de atuação do Estado no processo de sustentação do crescimento da população doutorada. Por fim, busca-se detalhar as estruturas sistêmicas do caso brasileiro por meio de um Diagrama Causal, da abordagem Dinâmica de Sistemas. O modelo proposto oferece uma interpretação para os principais padrões de eventos ocorridos na história da pós-graduação brasileira. Lança-se luz sobre potenciais efeitos de políticas públicas que visam a ampliação de Programas de Doutorado, tanto sobre o almejado crescimento da população doutorada, quanto sobre possíveis efeitos colaterais não planejados. Essa tese oferece uma análise detalhada sobre os principais fatores estruturais envolvidos no processo de consolidação da comunidade doutorada do Brasil. Insights sobre o futuro do doutorado brasileiro são apresentados, e apresenta-se uma ferramenta útil para a tomada de decisão em políticas públicas de pós- graduação. Palavras-Chave: Doutorado. Desemprego. Mercado de Trabalho. Política Pública de Educação. Política Pública de Ciência e Tecnologia. Dinâmica de Sistemas.