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    O programa de formação científico-tecnológica e o arranjo produtivo local nas áreas protegidas do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-06) Ferreira, Ruth Trindade; Abrantes, Luiz Antonio; http://lattes.cnpq.br/5630115292331432
    O trabalho tratou sobre os efeitos do Programa de Formação Científico-Tecnológico, instituído pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no ano 2008, o qual ofertou os primeiros cursos de graduação em nível tecnológico para o interior do estado do Amazonas. Os esforços foram o meio utilizado pela UEA para desenvolver e expandir a política de interiorização da educação superior. Utilizou-se a base de dados de arquivos primários, caracterizando-se a pesquisa como documental, a partir do levantamento de informações para procedimentos analíticos, cujos documentos foram: homepage do governo do estado do Amazonas, Relatórios de Conclusão de Curso, Relatório da Plataforma do Sistema Acadêmico Lyceum, Projetos Pedagógicos dos Cursos Tecnológicos ofertados pela UEA e Publicação do Diário Oficial do Estado do Amazonas e normativas da Instituição. Dessa forma, foi possível levantar e analisar a efetividade dos cursos de graduação tecnológicos como mecanismo de desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento dos arranjos produtivos locais. Palavras-chave: Programa de Formação Científico-Tecnológico; Desenvolvimento Econômico; Arranjos Produtivos Locais; Política de Interiorização
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    Estruturação da Universidade do Estado do Amazonas para a interiorização do ensino superior
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-05) Verçosa, Luiz Antonio de; Santos, Luana Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/2013117303207918
    Este estudo tem como objetivo analisar como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está estruturada física, administrativa, e academicamente para realizar a interiorização do ensino superior no estado do Amazonas, considerando desde as unidades de ensino, a estrutura de gestão aos cursos de graduação por demanda, ou, de oferta especial. Para obter as informações que permitissem a compreensão destes aspectos, foram realizadas, além de entrevistas, pesquisa documental, aproveitando a experiência obtida após vários anos de atuação junto à gestão voltada ao interior. A análise dos resultados permitiu a compreensão de como se dá a estratégia de interiorização da UEA, a configuração das estruturas de ensino nos municípios, a metodologia dos cursos de graduação, a tecnologia utilizada para a realização destes cursos, e como se está configurada a gestão para isso, através de uma Pró Reitoria inteiramente dedicada ao interior. Quanto à relação da interiorização do ensino superior com o desenvolvimento socioeconômico, foi possível perceber que, a quantidade de cursos ofertados alcança muitos municípios, particularmente os cursos da modalidade mediada por tecnologia, com um número pequeno de cursos, oito, mas alcançando muitas turmas, setenta e sete. Mesmo assim, este estudo mostrou que deverá haver maior foco da Instituição no atendimento das necessidades de desenvolvimento nas áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde, com base no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal- FIRJAN. Para este último fator, verificou-se que, atualmente, somete 20% dos municípios que possuem os 10 piores índices tem algum curso ligado à área. Estruturalmente e administrativamente, a UEA realizou um sólido trabalho. A metodologia e estrutura dos cursos de graduação mediados por tecnologia mostra- se o grande diferencial acadêmico para alcançar uma grande quantidade de municípios, aliando tecnologia e ensino. O desenvolvimento, pela Instituição, de uma metodologia que, tendo como referência, um índice de desenvolvimento socioeconômico, como o IFDM -FIRJAN, poderá se constituir em uma base assertiva, ao sinalizar a necessidade de desenvolvimento dos municípios do interior do estado abrindo assim uma janela grande oportunidade para a Universidade ajustar o foco decisório sobre a oferta dos cursos mais adequados para estas necessidades de desenvolvimento Palavras-chave: interiorização do ensino superior; cursos de oferta especial da uea ; desenvolvimento socioeconômico ; amazonas/am