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Resultados da Pesquisa

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    Governança pública e participação social em Maués: um estudo sobre o papel da sociedade civil na Amazônia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-06) Oliveira, Carlos Alessandro Lima de; Valadares, Josiel Lopes
    Esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel desempenhado pela sociedade civil organizada no Município de Maués/AM, por meio de diferentes organizações e espaços de participação social, na promoção da governança pública local. O estudo se baseou em uma análise empírica que refletiu sobre a atuação de entidades da sociedade civil organizada e seu relacionamento com as instituições governamentais nas discussões de políticas públicas locais.Operacionalmente, o trabalho se desenvolveu em três artigos científicos e propôs-se a realizar uma análise reflexiva sobre os aspectos da sociedade civil organizada, descrevendo a atuação de algumas organizações sociais de alguns espaços de debate de políticas públicas no Município de Maués/AM. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e a análise de entrevistas semiestruturadas, além de observações de campo. A análise dos dados foi conduzida através da técnica de análise de conteúdo e triangulação de dados, organizada em torno de grupos de instituições e eixos temáticos de políticas públicas. Os resultados dos artigos científicos que compõem esta dissertação corroboram a relevância da Constituição Federal de 1988, que abriu espaço para a inserção de mecanismos de participação cidadã e a consolidação da democracia participativa. No entanto, a pesquisa revela que, embora esses mecanismos tenham sido implementados, ainda há desafios significativos a serem superados para que a participação social alcance seu pleno potencial. A pesquisa revelou ainda as dinâmicas e desafios dessa atuação, destacando a importância da participação social na construção de uma governança pública mais inclusiva e coerente com as peculiaridades do contexto amazônico. Palavras-chave: governo. organizações da sociedade civil organizada. participação social. políticas públicas. governança pública local.
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    Análise das relações entre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a governança dos institutos federais mineiros
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-06-26) Silva, Welesson Flávio da; Pinto, Tainá Rodrigues Gomide de Souza; http://lattes.cnpq.br/2561946902786546
    Esta dissertação teve como objetivo analisar as principais relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a governança dos Institutos Federais (IFs) mineiros. O objetivo geral foi segmentado em quatro específicos: (a) examinar a existência de relação entre as TICs, estrutura de governança e as principais soluções utilizadas pelos IFs mineiros; (b) verificar a relação entre as TICs e os mecanismos de governança organizacional pública; (c) relacionar as TICs e a accountability como prática da governança universitária; e (d) elaborar um relatório técnico para destacar as principais relações entre as TICs e a governança universitária. Enquadramento teórico: o estudo sobre as relações das TICs e a governança dos IFs mineiros foi abordado à luz da teoria da governança pública universitária. Metodologia: a pesquisa classifica-se como documental, qualitativa e descritiva com recorte temporal que engloba o período de 2018 a 2022. A análise dos dados ocorreu em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A técnica utilizada foi a Análise de Conteúdo (AC), baseada na categorização temática conforme recomendações de Bardin (2011). Resultados: Os principais resultados mostram que as TICs estão integradas na governança dos IFs mineiros por meio de órgãos colegiados, influenciando a distribuição de recursos institucionais e sendo avaliadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por meio dos indicadores iGovTI e iGestTI. Constatou-se que os IFs mineiros não utilizam a expressão “governança universitária” e a expressão "Governança Pública" aparece (78 vezes), "Institucional" (41 vezes), "Organizacional" (5 vezes) e "Corporativa" (4 vezes). Observou-se que as práticas de governança universitária, como decisões colegiadas e participação social, são evidentes. Observou-se que as TICs apoiam a execução dos objetivos finalísticos presentes em documentos institucionais como PDI, PDTIC e Relatórios de Gestão, e possuem uma estrutura de governança própria. Originalidade: Em um contexto em que as instituições de ensino superior buscam incessantemente por inovação e eficiência na gestão, surge uma abordagem que explora a interseção entre as TICs e a governança dos Institutos Federais (IFs) mineiros. Este estudo revela a combinação entre a TICs e a governança universitária. As Tecnologias não apenas aprimoram os processos administrativos, mas também fortalecem a prestação de contas e a transparência. Contribuições práticas: os resultados sugerem várias iniciativas para aprimorar a governança universitária nas instituições federais mineiras. As principais são: a criação de uma plataforma de participação comunitária para alunos, professores e administradores, promovendo um ambiente democrático. A integração das TICs no planejamento estratégico (PDI e PDTIC) com softwares semelhantes ao Redmine e GLPI. Ações de capacitação contínua em TICs são essenciais para promover inovação e colaboração. A ampliação da participação da comunidade acadêmica no Conselho de Governança Digital e o aumento dos recursos financeiros para investimento em TICs são cruciais. O monitoramento contínuo dos indicadores permitirá ajustar as políticas para otimizar resultados. Palavras-chave: TICs. Governança Pública. Governança Universitária. Accountability. Institutos Federais.