Administração

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/201

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Dinâmica de transferência de conhecimento da indústria para a universidade: um estudo de caso na Universidade do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-15) Silva, Katy Any Lopes da; Azevedo, Ana Cláudia; http://lattes.cnpq.br/5950634094366707
    O empreendedorismo acadêmico está se consolidando como um importante motor de avanço tecnológico e crescimento econômico, influenciando tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. A literatura destaca a transferência de conhecimento da universidade para a indústria, mas a transferência inversa, da indústria para a universidade, ainda é pouco explorada. As universidades empreendedoras têm um papel importante nesse cenário, fortalecendo a relação universidade-empresa e impulsionando inovação. Este estudo de caso realizado na Universidade do Estado do Amazonas, focado no HUB – Inovação e Tecnologia, investiga como empreendedores acadêmicos acessam e utilizam conhecimento industrial para comercializar tecnologias de projetos de PD&I. A pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas, análise documental e observação, revela que a interação contínua entre universidade e parceiros industriais é essencial para que esses empreendedores desenvolvam habilidades necessárias à comercialização das tecnologias. Palavras-chave: relação universidade-empresa; universidade empreendedora; empreendedorismo acadêmico; transferência de conhecimento; pd&i
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evidências do comportamento empreendedor no setor público: uma análise dos servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Amazonas-UEA
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-30) Sales, Mary Helem Costa de; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/5611556457356153
    Esta pesquisa analisa a manifestação do comportamento empreendedor dos servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Amazonas – UEA e está estruturada em dois artigos: no primeiro, foi feita uma Revisão Sistemática de Literatura buscando analisar a produção científica sobre empreendedorismo e orientação empreendedora em universidades públicas no contexto dos servidores técnico-administrativos, utilizando dados secundários das publicações na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para o estudo, levou-se em consideração as características das produções; as informações sobre procedimentos metodológicos e os resultados da pesquisa. Os resultados revelaram que a produção científica sobre o assunto tem evoluído em outros sujeitos, mas quanto aos servidores técnico-administrativos de universidades públicas é um tema que se mostra restrito e com poucos estudos sobre o assunto. O segundo artigo, buscou identificar a manifestação de comportamentos empreendedores, assim como, mapear condicionantes e barreiras que influenciam o comportamento empreendedor nas atividades laborais dos servidores técnico-administrativos da UEA. Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualiquantitativa, de natureza descritiva. Os dados foram coletados a partir de fontes primárias (questionário com 126 respostas) e secundárias (documentais e bibliográficas). Para análise dos dados, foi usado o Indicador de Comportamento Intraempreendedor no Setor Público (ICISP), obteve-se um percentual de 72,97%, sendo considerado um grau alto de comportamento intraempreendedor nos servidores técnico-administrativos da UEA. Dentre as barreiras que mais impactaram o desempenho dos servidores foram: a Autonomia Gerencial Limitada (68%), a Restrição Orçamentária (66%), a Burocratização dos Processos (60%) e a Resistência à Mudança (60%). Palavras-chave: empreendedorismo; universidade pública; servidores públicos