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    Mulheres, home office e pandemia em retrospectiva: relatos de servidoras de uma instituição de ensino superior no interior da Amazônia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-22) Valente, Priscila Fonseca; Tavares, Bruno; http://lattes.cnpq.br/1408506046301422
    Este estudo se concentra especialmente na experiência do trabalho remoto (home office) adotado por mulheres do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas, ação adotada como medida para conter a propagação da Covid-19. Especificamente, objetivou-se compreender como as experiências de trabalho em home office durante a pandemia da COVID-19 impactaram a vida profissional e pessoal das servidoras técnico administrativas do CESP/UEA. De modo específico, pretendeu-se: (i) identificar estereótipos e estigmas a respeito de gênero, sob a perspectiva das servidoras do CESP/UEA; (ii) descrever a experiência das participantes na vivência de home office ao longo da pandemia; (iii) compreender a relação entre vida pessoal e profissional das servidoras do CESP/UEA durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de entrevistas com roteiro semi-estruturado, utilizando também a técnica de análise e interpretação de dados a Análise de Conteúdo Categorial. No qual evidenciou-se a partir dos resultados, que a experiência de trabalho remoto durante a pandemia foi multifacetada, com servidoras enfrentando uma série de desafios, tais como: Desafios relacionados a estereótipos de gênero: Carga desigual de trabalho, pressões sociais. Experiência do home office: Desafios em estabelecer limites, pressão por resultados, falta de valorização do trabalho remoto. Impactos na relação entre vida pessoal e profissional: Sobrecarga e estresse, impacto na saúde mental. Esses fatores influenciaram diretamente no desenvolvimento de suas atividades profissionais, reforçando a problemática da desigualdade de gênero no mercado de trabalho enraizada em nossa sociedade. Palavras-chave: palavras-chave: mulheres; home office; trabalho remoto; pandemia da covid-19.
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    Avaliação dos efeitos da política de assistência estudantil na Universidade do Estado do Amazonas-UEA
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-01) Pereira, Ana Lúcia dos Prazeres; Ferreira, Marco Aurelio Marques; http://lattes.cnpq.br/7324432353023263
    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas (ONU) ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Entre esses objetivos estão a burca, por assegurar educação de qualidade, inclusiva e equitativa, que venha promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nessa configuração se insere a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Reconhecendo sua relevância no estado do Amazonas, neste estudo o objetivo foi avaliar os efeitos da Política Pública de Assistência Estudantil na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para essa finalidade, foram desenvolvidos três trabalhos inéditos, que consistem nos artigos desta dissertação. No primeiro estudo, objetivou-se avaliar os efeitos do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na percepção da equipe coordenadora desse Programa e dos gestores das unidades acadêmicas da UEA. Como abordagem, optou-se pela realização da pesquisa qualitativa (entrevistas e análises documental e bibliográfica). Foi identificado que os efeitos produzidos pelas modalidades e ações do Programa influenciam, positivamente, a permanência e desempenho acadêmicos dos discentes. No entanto, apresentou algumas lacunas nos interiores, devido às particularidades da região e a outros fatores apresentados no decorrer deste trabalho. No segundo artigo, buscou-se analisar os elementos normativos, perceptivos e contextuais que caracterizam o PROAES/UEA, como forma de expressar a Teoria do Programa. Como técnicas de análise foi utilizada a pesquisa qualitativa (análises documentais e bibliográficas e entrevistas). É relevante explicitar que a proposta deste artigo foi agregar informações legais sobre o PROAES/UEA e organizá-las em torno de uma estrutura causal como demanda a teoria. Dessa forma, o estudo trouxe um instrumento para avaliação direcionada para as ações específicas do Programa, a partir da reunião e análise dos instrumentos e linhas de ações que aqui foram compilados e organizados a partir da abordagem do Modelo Lógico, concluindo-se que não basta apenas criar uma política pública, pois é necessário avaliá-la, analisar os resultados das ações e, a partir desses elementos, obter uma visão mais abrangente sobre o processo e desempenho da política. No último artigo, teve-se como propósito avaliar os efeitos do Programa de Assistência Estudantil na percepção dos acadêmicos de graduação da Universidade do Estado do Amazonas, para o que se utilizaram, como objeto central de análise, os constructos “permanência no curso”, “desempenho acadêmico” e “satisfação”. Como técnicas de análise de dados foram utilizados o Alfa de Cronbach, os testes Mann-Whitey e a análise de Cluster e Kruskal-Wallis. Os resultados da influência das ações, dos auxílios e dos serviços oferecidos pelo PROAES/UEA na permanência e desempenho acadêmico dos discentes geraram efeitos positivos no combate à evasão escolar, favorecendo a conclusão do curso. Constatou-se a relevância da Universidade para o desenvolvimento sustentável, econômico e profissional e o enfretamento das desigualdades sociais da região. Palavras-chave: políticas públicas; assistência estudantil; ensino superior; amazonas.
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    Educação superior e mercado de trabalho: uma análise sobre a formação de professores no Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-02) Paula, Michele Costa de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/5463451784269570
    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituição pública de Educação Superior, desempenha um papel relevante em termos regionais, com uma política educacional voltada para a interiorização e para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Essa abordagem impacta significativamente o mercado de trabalho, contribuindo para a formação e para a inserção de novos profissionais, especialmente na área de licenciatura. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da UEA para a formação e preparação de professores para o mercado de trabalho no estado do Amazonas. Os objetivos específicos incluem: a) identificar o perfil dos professores da rede pública estadual do Amazonas; b) examinar a contribuição da formação oferecida pela UEA para o exercício de suas atividades profissionais; c) avaliar a importância de políticas públicas e programas de assistência estudantil na formação desses professores; e, d) averiguar a contribuição da formação de professores da UEA e o impacto no mercado de trabalho, especialmente nos campi do interior do Amazonas. Para tanto, foram coletados dados e informações por meio de questionários online, com uma amostra de 304 participantes, e entrevistas semiestruturadas com 11 professores da Rede Pública de Ensino do estado do Amazonas formados pela UEA. A análise dos dados questionários foi feita por meio de técnicas de estatísticas descritivas, análises tabulares e gráficas. Para as informações das entrevistas, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que os professores licenciados pela UEA são altamente satisfeitos com a formação recebida, embora tenham sido identificadas dificuldades em áreas como diversidade e inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de aprimorar as políticas públicas de assistência estudantil e reforçar a formação contínua para educadores, promovendo oportunidades práticas que reflitam a realidade do ambiente escolar. Palavras-chave: formação docente; mercado de trabalho; políticas públicas; universidade do estado do amazonas
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    Assistência estudantil, permanência e conclusão no ensino superior: análise da Universidade do Estado do Amazonas, Brasil
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-30) Souza, Flávia Roberta Ferreira de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/2150837861448324
    A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a importância do Programa de Assistência Estudantil da Universidade do Estado do Amazonas (PAE-UEA) para a permanência e a conclusão do ensino superior, a partir das percepções de alunos beneficiários e de egressos. Especificamente, buscou-se: a) Descrever, por meio de modelo lógico, como ocorre o PAE-UAE; b) Verificar como os alunos beneficiários e egressos avaliam a assistência estudantil recebida durante a graduação; e, c) Avaliar a contribuição do PAE-UEA para a permanência e conclusão dos alunos e egressos da UEA. A base teórica utilizada foram o modelo de Modelo de Tinto (1975), que aborda os fatores que influenciam na permanência dos estudantes no ensino superior, e o de Hettler (1980), que contextualiza em dimensões de bem- estar que, no contexto deste estudo, também favorecem a referida permanência. Quanto à metodologia, empregou-se uma abordagem mista, que combinou análises quantitativas e qualitativas para explorar de forma abrangente a eficácia do programa sob as percepções dos alunos atuais e egressos do PAE-UEA das Unidades da capital e interior do Amazonas. Sendo assim, para a descrição de como ocorre o programa utilizou-se da técnica de análise documental, com ênfase nos materiais institucionais da UEA para a elaboração de Modelo Lógico Básico. Para avaliar como os beneficiários e egressos percebem a assistência estudantil recebida durante a graduação e a sua importância para a permanência acadêmica, foram coletados dados e informações por meio de questionários considerando a amostra de 143 atuais beneficiários e 52 egressos, bem como a aplicação de 10 entrevistas semiestruturadas com os egressos. Essas ferramentas visaram identificar o perfil dos participantes, de forma a obter uma visão detalhada sobre como o programa atende às necessidades dos alunos em termos de apoio financeiro, moradia, alimentação, transporte, além de suporte psicossocial e pedagógico. Com isso, os resultados da análise indicam que, apesar do impacto positivo significativo do PAE- UEA na promoção da inclusão e permanência estudantil, existem áreas que requerem melhorias no que se refere à expansão dos serviços para melhorar o bem- estar dos alunos, de forma a fortalecer o engajamento e reduzir a evasão, especialmente entre os estudantes do interior do Amazonas. Ainda, foram identificadas barreiras burocráticas na obtenção dos benefícios. Como conclusões, recomenda-se que o PAE-UEA seja oferecido a todos os alunos que precisam do suporte, inclusive aqueles que cursam a graduação nas modalidades presencial modular e mediado por tecnologia. Adicionalmente, aponta-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e avaliação do PAE-UEA, bem como a expansão dos serviços de apoio psicológico e de desenvolvimento acadêmico com atenção maior aos alunos do interior do Amazonas. Palavras-chave: política pública; assistência estudantil; ensino superior; amazonas
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    Percepção dos usuários de transporte escolar em comunidades rurais do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-23) Alves, Jhonatas Gomes; Santos, Luana Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/2665092364676675
    A presente dissertação tem como objetivo compreender como as condições do transporte escolar rural são avaliadas por alunos e por professores de escolas de comunidades rurais do município de Careiro da Várzea, Amazonas. Dado o vasto território do Amazonas e suas áreas longínquas, essas condições tornam-se ainda mais críticas, dificultando o acesso aos direitos sociais, como a educação. Dessa forma, o PNATE desempenha um papel crucial ao garantir o acesso à educação básica pública e fornecer transporte para alunos de áreas rurais, minimizando os desafios enfrentados durante o deslocamento. A avaliação foi realizada a partir de uma pesquisa de campo no Careiro da Várzea-AM, a qual incluiu aplicação dos questionários, grupos focais e observação não participante, visando avaliar o transporte escolar rural. Os dados quantitativos foram analisados com o software SPSS, enquanto os qualitativos passaram por análise de conteúdo, organizados em categorias como avaliação do transporte pelos alunos, professores, e observação não participante, garantindo uma compreensão ampla e detalhada das condições do transporte escolar. Os resultados revelaram que, embora o PNATE atenda às necessidades básicas dos alunos e professores, há necessidade de melhorias para garantir um atendimento mais eficaz e seguro aos beneficiários. Palavras-chave: transporte escolar rural; políticas públicas; amazonas, brasil
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    Governança pública e participação social em Maués: um estudo sobre o papel da sociedade civil na Amazônia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-06) Oliveira, Carlos Alessandro Lima de; Valadares, Josiel Lopes
    Esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel desempenhado pela sociedade civil organizada no Município de Maués/AM, por meio de diferentes organizações e espaços de participação social, na promoção da governança pública local. O estudo se baseou em uma análise empírica que refletiu sobre a atuação de entidades da sociedade civil organizada e seu relacionamento com as instituições governamentais nas discussões de políticas públicas locais.Operacionalmente, o trabalho se desenvolveu em três artigos científicos e propôs-se a realizar uma análise reflexiva sobre os aspectos da sociedade civil organizada, descrevendo a atuação de algumas organizações sociais de alguns espaços de debate de políticas públicas no Município de Maués/AM. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e a análise de entrevistas semiestruturadas, além de observações de campo. A análise dos dados foi conduzida através da técnica de análise de conteúdo e triangulação de dados, organizada em torno de grupos de instituições e eixos temáticos de políticas públicas. Os resultados dos artigos científicos que compõem esta dissertação corroboram a relevância da Constituição Federal de 1988, que abriu espaço para a inserção de mecanismos de participação cidadã e a consolidação da democracia participativa. No entanto, a pesquisa revela que, embora esses mecanismos tenham sido implementados, ainda há desafios significativos a serem superados para que a participação social alcance seu pleno potencial. A pesquisa revelou ainda as dinâmicas e desafios dessa atuação, destacando a importância da participação social na construção de uma governança pública mais inclusiva e coerente com as peculiaridades do contexto amazônico. Palavras-chave: governo. organizações da sociedade civil organizada. participação social. políticas públicas. governança pública local.
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    Dinâmica de transferência de conhecimento da indústria para a universidade: um estudo de caso na Universidade do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-15) Silva, Katy Any Lopes da; Azevedo, Ana Cláudia; http://lattes.cnpq.br/5950634094366707
    O empreendedorismo acadêmico está se consolidando como um importante motor de avanço tecnológico e crescimento econômico, influenciando tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. A literatura destaca a transferência de conhecimento da universidade para a indústria, mas a transferência inversa, da indústria para a universidade, ainda é pouco explorada. As universidades empreendedoras têm um papel importante nesse cenário, fortalecendo a relação universidade-empresa e impulsionando inovação. Este estudo de caso realizado na Universidade do Estado do Amazonas, focado no HUB – Inovação e Tecnologia, investiga como empreendedores acadêmicos acessam e utilizam conhecimento industrial para comercializar tecnologias de projetos de PD&I. A pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas, análise documental e observação, revela que a interação contínua entre universidade e parceiros industriais é essencial para que esses empreendedores desenvolvam habilidades necessárias à comercialização das tecnologias. Palavras-chave: relação universidade-empresa; universidade empreendedora; empreendedorismo acadêmico; transferência de conhecimento; pd&i
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    Governança pública do serviço de saúde mental do Estado do Amazonas na perspectiva dos profissionais de saúde
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-30) Martins Júnior, José Osmar; Costa, Thiago de Melo Teixeira da; http://lattes.cnpq.br/2589322119698227
    Introdução – A saúde mental é amplamente afetada pelos ambientes em que as pessoas vivem, e sua promoção exige ações integradas em diversos setores, incluindo do governo. Objetivos – Analisar o funcionamento da governança multinível na Rede de Política de Saúde Mental do Estado do Amazonas sob a perspectiva dos trabalhadores de saúde, aprofundando a compreensão desse modelo de governança. Metodologia – Neste estudo, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva para investigar a governança multinível na política de saúde mental do Amazonas. Utilizando técnicas como questionários e observações sistemáticas, a análise foi fundamentada, permitindo compreender os arranjos institucionais e identificar lacunas nas redes de saúde. A pesquisa foi realizada nas Unidades de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de 24 municípios. Resultados – A análise revelou desafios significativos na coordenação e implementação dos serviços de saúde mental no Amazonas. A colaboração entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil é fundamental para superar barreiras históricas que comprometem a eficácia das políticas. É crucial fortalecer a articulação interinstitucional e investir na capacitação dos profissionais, adaptando as políticas às realidades locais. O financiamento adequado e a implementação de sistemas de monitoramento contínuo são essenciais para expandir e melhorar a qualidade dos serviços. Conclusão – Na análise da governança multinível na política de saúde mental no Amazonas, destacaram-se desafios significativos na coordenação e implementação dos serviços. Recomenda-se reforçar a articulação interinstitucional, investir na capacitação de profissionais e assegurar o financiamento adequado. A abordagem deve ser adaptada às particularidades regionais, com monitoramento contínuo das políticas. Estudos futuros sobre tecnologias digitais e a geografia do Amazonas são essenciais para melhorar o acesso aos serviços de áreas remotas. Palavras-chave: saúde mental; governança multinível; coordenação; capacitação; monitoramento
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    Estruturação da Universidade do Estado do Amazonas para a interiorização do ensino superior
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-05) Verçosa, Luiz Antonio de; Santos, Luana Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/2013117303207918
    Este estudo tem como objetivo analisar como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está estruturada física, administrativa, e academicamente para realizar a interiorização do ensino superior no estado do Amazonas, considerando desde as unidades de ensino, a estrutura de gestão aos cursos de graduação por demanda, ou, de oferta especial. Para obter as informações que permitissem a compreensão destes aspectos, foram realizadas, além de entrevistas, pesquisa documental, aproveitando a experiência obtida após vários anos de atuação junto à gestão voltada ao interior. A análise dos resultados permitiu a compreensão de como se dá a estratégia de interiorização da UEA, a configuração das estruturas de ensino nos municípios, a metodologia dos cursos de graduação, a tecnologia utilizada para a realização destes cursos, e como se está configurada a gestão para isso, através de uma Pró Reitoria inteiramente dedicada ao interior. Quanto à relação da interiorização do ensino superior com o desenvolvimento socioeconômico, foi possível perceber que, a quantidade de cursos ofertados alcança muitos municípios, particularmente os cursos da modalidade mediada por tecnologia, com um número pequeno de cursos, oito, mas alcançando muitas turmas, setenta e sete. Mesmo assim, este estudo mostrou que deverá haver maior foco da Instituição no atendimento das necessidades de desenvolvimento nas áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde, com base no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal- FIRJAN. Para este último fator, verificou-se que, atualmente, somete 20% dos municípios que possuem os 10 piores índices tem algum curso ligado à área. Estruturalmente e administrativamente, a UEA realizou um sólido trabalho. A metodologia e estrutura dos cursos de graduação mediados por tecnologia mostra- se o grande diferencial acadêmico para alcançar uma grande quantidade de municípios, aliando tecnologia e ensino. O desenvolvimento, pela Instituição, de uma metodologia que, tendo como referência, um índice de desenvolvimento socioeconômico, como o IFDM -FIRJAN, poderá se constituir em uma base assertiva, ao sinalizar a necessidade de desenvolvimento dos municípios do interior do estado abrindo assim uma janela grande oportunidade para a Universidade ajustar o foco decisório sobre a oferta dos cursos mais adequados para estas necessidades de desenvolvimento Palavras-chave: interiorização do ensino superior; cursos de oferta especial da uea ; desenvolvimento socioeconômico ; amazonas/am
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    Sustentabilidade financeira de incubadoras de base tecnológica: um estudo no âmbito amazonense
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-17) Neves, Marcus Vinicius Viana; Azevedo, Ana Claudia; http://lattes.cnpq.br/7271186401678552
    Pesquisas recentes sobre incubadoras destacam uma preocupação constante em responder à questão: “como as incubadoras podem alcançar a sustentabilidade financeira de longo prazo sob a perspectiva operacional?”. Este estudo reforça essa análise, mas foca na sustentabilidade financeira das incubadoras no Estado do Amazonas por ser uma região marcada por desafios logísticos e econômicos específicos. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem interpretativista, utiliza um estudo de casos múltiplos, investigando oito incubadoras amazonenses por meio de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e análise documental. A análise dos dados revela as estratégias de gestão de recursos, diversificação de receitas e o papel fundamental das parcerias estratégicas na sustentabilidade financeira das incubadoras. Este estudo contribui para a literatura sobre sustentabilidade financeira de incubadoras e oferece recomendações práticas para gestores, visando à otimização da gestão de recursos e ao fortalecimento de parcerias estratégicas. As implicações sociais e econômicas reforçam o papel subexplorado das incubadoras no apoio ao empreendedorismo e à inovação, além de seu impacto na promoção da economia local e na melhoria da qualidade de vida das comunidades. Para cumprir essa missão, as incubadoras precisam assegurar, primeiramente, seu desempenho e sustentabilidade financeira. Palavras-chave: incubadoras de empresas; sustentabilidade financeira; desenvolvimento; amazonas; estudo de caso.