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Item Educação superior e mercado de trabalho: uma análise sobre a formação de professores no Estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-02) Paula, Michele Costa de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/5463451784269570A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituição pública de Educação Superior, desempenha um papel relevante em termos regionais, com uma política educacional voltada para a interiorização e para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Essa abordagem impacta significativamente o mercado de trabalho, contribuindo para a formação e para a inserção de novos profissionais, especialmente na área de licenciatura. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da UEA para a formação e preparação de professores para o mercado de trabalho no estado do Amazonas. Os objetivos específicos incluem: a) identificar o perfil dos professores da rede pública estadual do Amazonas; b) examinar a contribuição da formação oferecida pela UEA para o exercício de suas atividades profissionais; c) avaliar a importância de políticas públicas e programas de assistência estudantil na formação desses professores; e, d) averiguar a contribuição da formação de professores da UEA e o impacto no mercado de trabalho, especialmente nos campi do interior do Amazonas. Para tanto, foram coletados dados e informações por meio de questionários online, com uma amostra de 304 participantes, e entrevistas semiestruturadas com 11 professores da Rede Pública de Ensino do estado do Amazonas formados pela UEA. A análise dos dados questionários foi feita por meio de técnicas de estatísticas descritivas, análises tabulares e gráficas. Para as informações das entrevistas, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que os professores licenciados pela UEA são altamente satisfeitos com a formação recebida, embora tenham sido identificadas dificuldades em áreas como diversidade e inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de aprimorar as políticas públicas de assistência estudantil e reforçar a formação contínua para educadores, promovendo oportunidades práticas que reflitam a realidade do ambiente escolar. Palavras-chave: formação docente; mercado de trabalho; políticas públicas; universidade do estado do amazonasItem Assistência estudantil, permanência e conclusão no ensino superior: análise da Universidade do Estado do Amazonas, Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-30) Souza, Flávia Roberta Ferreira de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/2150837861448324A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a importância do Programa de Assistência Estudantil da Universidade do Estado do Amazonas (PAE-UEA) para a permanência e a conclusão do ensino superior, a partir das percepções de alunos beneficiários e de egressos. Especificamente, buscou-se: a) Descrever, por meio de modelo lógico, como ocorre o PAE-UAE; b) Verificar como os alunos beneficiários e egressos avaliam a assistência estudantil recebida durante a graduação; e, c) Avaliar a contribuição do PAE-UEA para a permanência e conclusão dos alunos e egressos da UEA. A base teórica utilizada foram o modelo de Modelo de Tinto (1975), que aborda os fatores que influenciam na permanência dos estudantes no ensino superior, e o de Hettler (1980), que contextualiza em dimensões de bem- estar que, no contexto deste estudo, também favorecem a referida permanência. Quanto à metodologia, empregou-se uma abordagem mista, que combinou análises quantitativas e qualitativas para explorar de forma abrangente a eficácia do programa sob as percepções dos alunos atuais e egressos do PAE-UEA das Unidades da capital e interior do Amazonas. Sendo assim, para a descrição de como ocorre o programa utilizou-se da técnica de análise documental, com ênfase nos materiais institucionais da UEA para a elaboração de Modelo Lógico Básico. Para avaliar como os beneficiários e egressos percebem a assistência estudantil recebida durante a graduação e a sua importância para a permanência acadêmica, foram coletados dados e informações por meio de questionários considerando a amostra de 143 atuais beneficiários e 52 egressos, bem como a aplicação de 10 entrevistas semiestruturadas com os egressos. Essas ferramentas visaram identificar o perfil dos participantes, de forma a obter uma visão detalhada sobre como o programa atende às necessidades dos alunos em termos de apoio financeiro, moradia, alimentação, transporte, além de suporte psicossocial e pedagógico. Com isso, os resultados da análise indicam que, apesar do impacto positivo significativo do PAE- UEA na promoção da inclusão e permanência estudantil, existem áreas que requerem melhorias no que se refere à expansão dos serviços para melhorar o bem- estar dos alunos, de forma a fortalecer o engajamento e reduzir a evasão, especialmente entre os estudantes do interior do Amazonas. Ainda, foram identificadas barreiras burocráticas na obtenção dos benefícios. Como conclusões, recomenda-se que o PAE-UEA seja oferecido a todos os alunos que precisam do suporte, inclusive aqueles que cursam a graduação nas modalidades presencial modular e mediado por tecnologia. Adicionalmente, aponta-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e avaliação do PAE-UEA, bem como a expansão dos serviços de apoio psicológico e de desenvolvimento acadêmico com atenção maior aos alunos do interior do Amazonas. Palavras-chave: política pública; assistência estudantil; ensino superior; amazonasItem Percepção dos usuários de transporte escolar em comunidades rurais do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-23) Alves, Jhonatas Gomes; Santos, Luana Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/2665092364676675A presente dissertação tem como objetivo compreender como as condições do transporte escolar rural são avaliadas por alunos e por professores de escolas de comunidades rurais do município de Careiro da Várzea, Amazonas. Dado o vasto território do Amazonas e suas áreas longínquas, essas condições tornam-se ainda mais críticas, dificultando o acesso aos direitos sociais, como a educação. Dessa forma, o PNATE desempenha um papel crucial ao garantir o acesso à educação básica pública e fornecer transporte para alunos de áreas rurais, minimizando os desafios enfrentados durante o deslocamento. A avaliação foi realizada a partir de uma pesquisa de campo no Careiro da Várzea-AM, a qual incluiu aplicação dos questionários, grupos focais e observação não participante, visando avaliar o transporte escolar rural. Os dados quantitativos foram analisados com o software SPSS, enquanto os qualitativos passaram por análise de conteúdo, organizados em categorias como avaliação do transporte pelos alunos, professores, e observação não participante, garantindo uma compreensão ampla e detalhada das condições do transporte escolar. Os resultados revelaram que, embora o PNATE atenda às necessidades básicas dos alunos e professores, há necessidade de melhorias para garantir um atendimento mais eficaz e seguro aos beneficiários. Palavras-chave: transporte escolar rural; políticas públicas; amazonas, brasilItem Governança pública e participação social em Maués: um estudo sobre o papel da sociedade civil na Amazônia(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-06) Oliveira, Carlos Alessandro Lima de; Valadares, Josiel LopesEsta pesquisa teve como objetivo compreender o papel desempenhado pela sociedade civil organizada no Município de Maués/AM, por meio de diferentes organizações e espaços de participação social, na promoção da governança pública local. O estudo se baseou em uma análise empírica que refletiu sobre a atuação de entidades da sociedade civil organizada e seu relacionamento com as instituições governamentais nas discussões de políticas públicas locais.Operacionalmente, o trabalho se desenvolveu em três artigos científicos e propôs-se a realizar uma análise reflexiva sobre os aspectos da sociedade civil organizada, descrevendo a atuação de algumas organizações sociais de alguns espaços de debate de políticas públicas no Município de Maués/AM. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e a análise de entrevistas semiestruturadas, além de observações de campo. A análise dos dados foi conduzida através da técnica de análise de conteúdo e triangulação de dados, organizada em torno de grupos de instituições e eixos temáticos de políticas públicas. Os resultados dos artigos científicos que compõem esta dissertação corroboram a relevância da Constituição Federal de 1988, que abriu espaço para a inserção de mecanismos de participação cidadã e a consolidação da democracia participativa. No entanto, a pesquisa revela que, embora esses mecanismos tenham sido implementados, ainda há desafios significativos a serem superados para que a participação social alcance seu pleno potencial. A pesquisa revelou ainda as dinâmicas e desafios dessa atuação, destacando a importância da participação social na construção de uma governança pública mais inclusiva e coerente com as peculiaridades do contexto amazônico. Palavras-chave: governo. organizações da sociedade civil organizada. participação social. políticas públicas. governança pública local.Item Dinâmica de transferência de conhecimento da indústria para a universidade: um estudo de caso na Universidade do Estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-15) Silva, Katy Any Lopes da; Azevedo, Ana Cláudia; http://lattes.cnpq.br/5950634094366707O empreendedorismo acadêmico está se consolidando como um importante motor de avanço tecnológico e crescimento econômico, influenciando tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. A literatura destaca a transferência de conhecimento da universidade para a indústria, mas a transferência inversa, da indústria para a universidade, ainda é pouco explorada. As universidades empreendedoras têm um papel importante nesse cenário, fortalecendo a relação universidade-empresa e impulsionando inovação. Este estudo de caso realizado na Universidade do Estado do Amazonas, focado no HUB – Inovação e Tecnologia, investiga como empreendedores acadêmicos acessam e utilizam conhecimento industrial para comercializar tecnologias de projetos de PD&I. A pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas, análise documental e observação, revela que a interação contínua entre universidade e parceiros industriais é essencial para que esses empreendedores desenvolvam habilidades necessárias à comercialização das tecnologias. Palavras-chave: relação universidade-empresa; universidade empreendedora; empreendedorismo acadêmico; transferência de conhecimento; pd&iItem Governança pública do serviço de saúde mental do Estado do Amazonas na perspectiva dos profissionais de saúde(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-30) Martins Júnior, José Osmar; Costa, Thiago de Melo Teixeira da; http://lattes.cnpq.br/2589322119698227Introdução – A saúde mental é amplamente afetada pelos ambientes em que as pessoas vivem, e sua promoção exige ações integradas em diversos setores, incluindo do governo. Objetivos – Analisar o funcionamento da governança multinível na Rede de Política de Saúde Mental do Estado do Amazonas sob a perspectiva dos trabalhadores de saúde, aprofundando a compreensão desse modelo de governança. Metodologia – Neste estudo, adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva para investigar a governança multinível na política de saúde mental do Amazonas. Utilizando técnicas como questionários e observações sistemáticas, a análise foi fundamentada, permitindo compreender os arranjos institucionais e identificar lacunas nas redes de saúde. A pesquisa foi realizada nas Unidades de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de 24 municípios. Resultados – A análise revelou desafios significativos na coordenação e implementação dos serviços de saúde mental no Amazonas. A colaboração entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil é fundamental para superar barreiras históricas que comprometem a eficácia das políticas. É crucial fortalecer a articulação interinstitucional e investir na capacitação dos profissionais, adaptando as políticas às realidades locais. O financiamento adequado e a implementação de sistemas de monitoramento contínuo são essenciais para expandir e melhorar a qualidade dos serviços. Conclusão – Na análise da governança multinível na política de saúde mental no Amazonas, destacaram-se desafios significativos na coordenação e implementação dos serviços. Recomenda-se reforçar a articulação interinstitucional, investir na capacitação de profissionais e assegurar o financiamento adequado. A abordagem deve ser adaptada às particularidades regionais, com monitoramento contínuo das políticas. Estudos futuros sobre tecnologias digitais e a geografia do Amazonas são essenciais para melhorar o acesso aos serviços de áreas remotas. Palavras-chave: saúde mental; governança multinível; coordenação; capacitação; monitoramentoItem Estruturação da Universidade do Estado do Amazonas para a interiorização do ensino superior(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-05) Verçosa, Luiz Antonio de; Santos, Luana Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/2013117303207918Este estudo tem como objetivo analisar como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está estruturada física, administrativa, e academicamente para realizar a interiorização do ensino superior no estado do Amazonas, considerando desde as unidades de ensino, a estrutura de gestão aos cursos de graduação por demanda, ou, de oferta especial. Para obter as informações que permitissem a compreensão destes aspectos, foram realizadas, além de entrevistas, pesquisa documental, aproveitando a experiência obtida após vários anos de atuação junto à gestão voltada ao interior. A análise dos resultados permitiu a compreensão de como se dá a estratégia de interiorização da UEA, a configuração das estruturas de ensino nos municípios, a metodologia dos cursos de graduação, a tecnologia utilizada para a realização destes cursos, e como se está configurada a gestão para isso, através de uma Pró Reitoria inteiramente dedicada ao interior. Quanto à relação da interiorização do ensino superior com o desenvolvimento socioeconômico, foi possível perceber que, a quantidade de cursos ofertados alcança muitos municípios, particularmente os cursos da modalidade mediada por tecnologia, com um número pequeno de cursos, oito, mas alcançando muitas turmas, setenta e sete. Mesmo assim, este estudo mostrou que deverá haver maior foco da Instituição no atendimento das necessidades de desenvolvimento nas áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde, com base no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal- FIRJAN. Para este último fator, verificou-se que, atualmente, somete 20% dos municípios que possuem os 10 piores índices tem algum curso ligado à área. Estruturalmente e administrativamente, a UEA realizou um sólido trabalho. A metodologia e estrutura dos cursos de graduação mediados por tecnologia mostra- se o grande diferencial acadêmico para alcançar uma grande quantidade de municípios, aliando tecnologia e ensino. O desenvolvimento, pela Instituição, de uma metodologia que, tendo como referência, um índice de desenvolvimento socioeconômico, como o IFDM -FIRJAN, poderá se constituir em uma base assertiva, ao sinalizar a necessidade de desenvolvimento dos municípios do interior do estado abrindo assim uma janela grande oportunidade para a Universidade ajustar o foco decisório sobre a oferta dos cursos mais adequados para estas necessidades de desenvolvimento Palavras-chave: interiorização do ensino superior; cursos de oferta especial da uea ; desenvolvimento socioeconômico ; amazonas/amItem Sustentabilidade financeira de incubadoras de base tecnológica: um estudo no âmbito amazonense(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-17) Neves, Marcus Vinicius Viana; Azevedo, Ana Claudia; http://lattes.cnpq.br/7271186401678552Pesquisas recentes sobre incubadoras destacam uma preocupação constante em responder à questão: “como as incubadoras podem alcançar a sustentabilidade financeira de longo prazo sob a perspectiva operacional?”. Este estudo reforça essa análise, mas foca na sustentabilidade financeira das incubadoras no Estado do Amazonas por ser uma região marcada por desafios logísticos e econômicos específicos. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem interpretativista, utiliza um estudo de casos múltiplos, investigando oito incubadoras amazonenses por meio de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e análise documental. A análise dos dados revela as estratégias de gestão de recursos, diversificação de receitas e o papel fundamental das parcerias estratégicas na sustentabilidade financeira das incubadoras. Este estudo contribui para a literatura sobre sustentabilidade financeira de incubadoras e oferece recomendações práticas para gestores, visando à otimização da gestão de recursos e ao fortalecimento de parcerias estratégicas. As implicações sociais e econômicas reforçam o papel subexplorado das incubadoras no apoio ao empreendedorismo e à inovação, além de seu impacto na promoção da economia local e na melhoria da qualidade de vida das comunidades. Para cumprir essa missão, as incubadoras precisam assegurar, primeiramente, seu desempenho e sustentabilidade financeira. Palavras-chave: incubadoras de empresas; sustentabilidade financeira; desenvolvimento; amazonas; estudo de caso.Item Efeitos da interiorização do ensino superior da Universidade do Estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-13) Brasil, Daynir Perêa Muniz; Ferreira, Marco Aurelio Marques; http://lattes.cnpq.br/9787476610522136A política de interiorização visa democratizar o acesso à educação superior, promovendo o desenvolvimento regional, além da capital. Nesse sentido, esta dissertação teve como objetivo analisar a política de interiorização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e seus efeitos no desenvolvimento regional e municipal do Amazonas. Para responder aos objetivos propostos, foi utilizada uma abordagem mista, com técnica qualitativa e quantitativa, combinando dados secundários provenientes de banco de dados públicos de instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos, Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA); dados primários obtidos por meio de questionários aplicados junto à comunidade acadêmica e entrevistas com atores locais e funcionários da UEA do Centro de Tabatinga–AM. Para análise dos dados, foram utilizados testes não paramétricos de Mann-Whitney e Qui-quadrado (?2). Todos os procedimentos planejados, desde a coleta de dados até a análise e a divulgação dos resultados, foram realizados conforme as normas regulamentares estabelecidas pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com Certificado de Apresentação de Apreciação Ética – CAAE n.° 75885423.6.0000.5153, a fim de garantir a integridade e a ética do processo de pesquisa, assegurando a proteção dos direitos e o bem-estar dos participantes envolvidos. A pesquisa justifica-se pela relevância social e acadêmica do tema, especialmente em uma região com significativa vulnerabilidade socioeconômica como o Amazonas. Os dados da pesquisa sugerem uma relação entre a interiorização da UEA e o desenvolvimento socioeconômico e educacional dos municípios onde a instituição está presente. Embora outras variáveis possam ter contribuído para o progresso local, a presença da universidade se destaca como um fator relevante, oferecendo acesso à educação superior promovendo a capacitação profissional, contribuindo para a geração de empregos diretos e indiretos,fortalecendo o comércio local e o aumento de renda nas comunidades onde está inserida. Palavras-chave: interiorização da educação; desenvolvimento regional; desenvolvimento municipal; educação superior; universidade; amazonas; tabatinga–am.Item Dinâmica espacial da olimpíada brasileira de matemática (OBMEP) na região norte(Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-28) Ferreira, Mirian Kelly Pinheiro dos Santos; Brunozi Junior, Antonio Carlos; http://lattes.cnpq.br/4208032933583631Como uma alternativa para melhorar e incentivar o aprendizado da matemática, no Brasil, houve a criação da OBMEP. Esta Olimpíada é uma iniciativa científica de caráter multidimensional que busca contribuir para a qualidade da educação básica, a identificação de jovens talentos, o aperfeiçoamento dos professores, alunos e das escolas, e a promoção da inclusão social. Na literatura está em avanço o interesse sobre esse assunto, com demonstrações de que a OBMEP, apesar de sua intenção de melhorias na educação, ainda apresentou resultados divergentes e restritos no território nacional. A OBMEP é desigual quanto a sua abrangência e atingimento de resultados. Nesta pesquisa a preocupação esteve em analisar esta desigualdade, sobretudo sob a ótica da dinâmica espacial do desempenho na OBMEP. A indagação está se os territórios vizinhos podem (ou não) ter algum tipo de influência para um dado local. Com isso, objetivou-se analisar a dinâmica espacial das premiações entre os municípios da região Norte. A região Norte é o território mais desigual quanto a OBMEP, e é ainda carente de estruturas educacionais suficientes para políticas públicas. Para o alcance do objetivo, houve a utilização de dados secundários e complementares para as operacionalizações, com dados coletados no Portal da OBMEP, num recorte temporal que foi de 2005 a 2022, IBGE, FIRJAN, FINBRA e IDEB. Para o método da análise espacial foi utilizada a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), para a identificação do alastramento ou heterogeneidade espacial. Os resultados elucidaram o caráter da necessidade da existência de condições prévias educacionais nos locais para que a OBMEP atinja seus objetivos. Não houve a identificação de alastramento espacial em aspectos globais, mas, somente, em efeitos “ilha” – em pequenos aglomerados municipais ou em um município. A estrutura física, os docentes, os discentes, dentre outros aspectos, parecem importantes para a evidenciação de que a dinâmica espacial do desempenho na OBMEP é heterogênea. Palavras-chave: dinâmica espacial; obmep; região norte