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Item Credibilidade produtiva e observacional das informações contábeis patrimoniais de Belo Horizonte, MG(Universidade Federal de Viçosa, 2025-01-28) Cirino, Andreia Lopes; Brunozi Junior, Antonio Carlos; http://lattes.cnpq.br/6602448681469916O setor público possui o dever o comunicar informações capazes de proporcionar aos seus stakeholders conhecimento acerca de seus atos. A informação contábil é um mecanismo capaz de auxiliar a defesa de princípios constitucionais, proporcionando compreensão acerca da criação de valor público e da situação patrimonial dos entes federativos. Para tanto, é necessário que as informações contábeis sejam elaboradas e percebidas como credíveis. A credibilidade no setor público sofre com uma ausência de consenso, já que diferente do setor privado ela não pode ser mensurada por meio do valor monetário que gera. Assim, neste estudo, propõe-se que a credibilidade das informações contábeis seja mensurada por meio da percepção de que há credibilidade nos três elementos que compõem a comunicação da informação contábil (fonte, mídia e mensagem). A credibilidade da informação contábil comunicada é um mecanismo de obtenção de legitimidade para o setor público, conforme a Teoria da Legitimidade. Deste modo especial, o setor público municipal, por ser o ente federativo mais próximo da sociedade civil, está cada vez mais sendo solicitado no que tange a satisfazer a necessidade de haver uma a comunicação de informações, seja por meio de relatórios anuais, informações publicadas em sites ou até mesmo em redes sociais. Assim, conforme a Teoria da Comunicação, cabe a dimensão produtiva das informações contábeis elabora-las e comunica-las de forma que possam ser decodificadas e compreendidas pela dimensão observacional, proporcionando aos usuários das informações mecanismos que tornem possível a percepção de haver credibilidade nas informações contábeis comunicadas. Desta forma, o presente teve como objetivo geral analisar a percepção de stakeholders sobre a existência de credibilidade das informações contábeis patrimoniais comunicadas pelo poder público no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para tanto, foi realizada a coleta de das percepções dos usuários no X (anteriormente denominado de Twitter), Youtube e Facebook e de em plataformas digitais do tipo site de jornal ou jornais eletrônicos (Agência Minas, BH 24 horas, Estado de Minas e G1) entre o período de 2010 a 2023. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, possuindo como participantes da pesquisa os produtores das informações contábeis do município. Por fim, foram aplicados questionários para os stakeholders municipais. Os dados obtidos foram analisados, respectivamente, por meio da análise de Processamento de Linguagem Natural; Análise Descritiva e Análise de Conteúdo; Análise Descritiva; Análise de Conteúdo; Alpha Cronbach e teste ANOVA. Os resultados deste estudo confirmaram a tese de que a informação contábil patrimonial é percebida como credível quando existe confiança (alcançada por meio da boa-fé, competência técnica e honestidade), credibilidade da mensagem (obtida pela qualidade e utilidade da informação), credibilidade da mídia (adquirida por meio da estrutura, precisão, cobertura da informação, afinidade e atratividade) e credibilidade da fonte (autoridade, racionalização, normalização, moralização e sentimento). Todavia, quando a informação contábil é dotada de tecnicidade, como é algo inerente à Contabilidade patrimonial, e mediante contextos de desinformação, há uma dificuldade de se perceber uma informação como de credibilidade, dificultando o processo de legitimação do setor público. Além disso, identificou-se que os produtores de informações contábeis a percebem a informação contábil comunicada pelo setor público municipal como credível, enquanto os stakeholders possuem a percepção contrária. Palavras-chave: credibilidade. ; contabilidade patrimonial.; municípios.Item Mulheres, home office e pandemia em retrospectiva: relatos de servidoras de uma instituição de ensino superior no interior da Amazônia(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-22) Valente, Priscila Fonseca; Tavares, Bruno; http://lattes.cnpq.br/1408506046301422Este estudo se concentra especialmente na experiência do trabalho remoto (home office) adotado por mulheres do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas, ação adotada como medida para conter a propagação da Covid-19. Especificamente, objetivou-se compreender como as experiências de trabalho em home office durante a pandemia da COVID-19 impactaram a vida profissional e pessoal das servidoras técnico administrativas do CESP/UEA. De modo específico, pretendeu-se: (i) identificar estereótipos e estigmas a respeito de gênero, sob a perspectiva das servidoras do CESP/UEA; (ii) descrever a experiência das participantes na vivência de home office ao longo da pandemia; (iii) compreender a relação entre vida pessoal e profissional das servidoras do CESP/UEA durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de entrevistas com roteiro semi-estruturado, utilizando também a técnica de análise e interpretação de dados a Análise de Conteúdo Categorial. No qual evidenciou-se a partir dos resultados, que a experiência de trabalho remoto durante a pandemia foi multifacetada, com servidoras enfrentando uma série de desafios, tais como: Desafios relacionados a estereótipos de gênero: Carga desigual de trabalho, pressões sociais. Experiência do home office: Desafios em estabelecer limites, pressão por resultados, falta de valorização do trabalho remoto. Impactos na relação entre vida pessoal e profissional: Sobrecarga e estresse, impacto na saúde mental. Esses fatores influenciaram diretamente no desenvolvimento de suas atividades profissionais, reforçando a problemática da desigualdade de gênero no mercado de trabalho enraizada em nossa sociedade. Palavras-chave: palavras-chave: mulheres; home office; trabalho remoto; pandemia da covid-19.Item Critérios para alocação de recursos orçamentários para o fomento dos Núcleos de Ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas - UEA(Universidade Federal de Viçosa, 2024-11-08) Pinto, Tony Alves; Faria, Evandro Rodrigues deO presente trabalho tem como objetivo avaliar os valores e periodicidades dos envios monetários para o custeio dos núcleos de ensino da UEA nos últimos anos, visando fomentar melhorias no gerenciamento financeiro aplicado. De forma específica, busca-se como objetivo específico descrever o atual modelo de alocação de recursos da UEA, avaliar se, na percepção da Comunidade Universitária, os recursos descentralizados são suficientes para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos Núcleos, avaliar a percepção dos coordenadores dos Núcleos, sobre a alocação de recursos na UEA; e propor melhorias no processo de alocação de recursos da UEA. O total geral dos dados consolida uma visão mais ampla sobre a satisfação na UEA, com Infraestrutura sendo o ponto mais forte 50,66% e Assistência Estudantil 32,07% o mais fraco. Esses resultados destacam áreas prioritárias para a alocação de recursos orçamentários, onde é evidente a necessidade de investimentos maiores na assistência estudantil e na pesquisa. As entrevistas abordaram os critérios utilizados para dividir os recursos entre os diferentes eixos (ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e infraestrutura). A recomendação final é que os critérios de alocação de recursos orçamentários na UEA sejam revistos de forma a priorizar áreas que ainda apresentam deficiências e que são fundamentais para a sustentabilidade e o desenvolvimento da universidade. Fomentar a pesquisa e melhorar a assistência estudantil não só beneficiará diretamente os principais atores institucionais, como também contribuirá para a reputação e o impacto social da UEA. Palavras-chave: uea; alocação de recursos; orçamento público.Item Avaliação dos efeitos da política de assistência estudantil na Universidade do Estado do Amazonas-UEA(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-01) Pereira, Ana Lúcia dos Prazeres; Ferreira, Marco Aurelio Marques; http://lattes.cnpq.br/7324432353023263Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas (ONU) ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Entre esses objetivos estão a burca, por assegurar educação de qualidade, inclusiva e equitativa, que venha promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nessa configuração se insere a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Reconhecendo sua relevância no estado do Amazonas, neste estudo o objetivo foi avaliar os efeitos da Política Pública de Assistência Estudantil na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para essa finalidade, foram desenvolvidos três trabalhos inéditos, que consistem nos artigos desta dissertação. No primeiro estudo, objetivou-se avaliar os efeitos do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na percepção da equipe coordenadora desse Programa e dos gestores das unidades acadêmicas da UEA. Como abordagem, optou-se pela realização da pesquisa qualitativa (entrevistas e análises documental e bibliográfica). Foi identificado que os efeitos produzidos pelas modalidades e ações do Programa influenciam, positivamente, a permanência e desempenho acadêmicos dos discentes. No entanto, apresentou algumas lacunas nos interiores, devido às particularidades da região e a outros fatores apresentados no decorrer deste trabalho. No segundo artigo, buscou-se analisar os elementos normativos, perceptivos e contextuais que caracterizam o PROAES/UEA, como forma de expressar a Teoria do Programa. Como técnicas de análise foi utilizada a pesquisa qualitativa (análises documentais e bibliográficas e entrevistas). É relevante explicitar que a proposta deste artigo foi agregar informações legais sobre o PROAES/UEA e organizá-las em torno de uma estrutura causal como demanda a teoria. Dessa forma, o estudo trouxe um instrumento para avaliação direcionada para as ações específicas do Programa, a partir da reunião e análise dos instrumentos e linhas de ações que aqui foram compilados e organizados a partir da abordagem do Modelo Lógico, concluindo-se que não basta apenas criar uma política pública, pois é necessário avaliá-la, analisar os resultados das ações e, a partir desses elementos, obter uma visão mais abrangente sobre o processo e desempenho da política. No último artigo, teve-se como propósito avaliar os efeitos do Programa de Assistência Estudantil na percepção dos acadêmicos de graduação da Universidade do Estado do Amazonas, para o que se utilizaram, como objeto central de análise, os constructos “permanência no curso”, “desempenho acadêmico” e “satisfação”. Como técnicas de análise de dados foram utilizados o Alfa de Cronbach, os testes Mann-Whitey e a análise de Cluster e Kruskal-Wallis. Os resultados da influência das ações, dos auxílios e dos serviços oferecidos pelo PROAES/UEA na permanência e desempenho acadêmico dos discentes geraram efeitos positivos no combate à evasão escolar, favorecendo a conclusão do curso. Constatou-se a relevância da Universidade para o desenvolvimento sustentável, econômico e profissional e o enfretamento das desigualdades sociais da região. Palavras-chave: políticas públicas; assistência estudantil; ensino superior; amazonas.Item Eficiência dos gastos públicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos municípios amazonenses(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-13) Coelho, Lucilene Maciel; Santos, Nalbia de Araujo; http://lattes.cnpq.br/7214847803228299A educação é a base fundamental para o avanço da sociedade. Nesse cenário, torna-se crucial analisar se os recursos públicos destinados a área educacional estão sendo empregados de maneira eficiente. A maneira que esses investimentos são aplicados influencia diretamente a qualidade da educação, o que pode, por sua vez, promove o desenvolvimento econômico e social da população. Com o objetivo principal de analisar a eficiência técnica dos gastos públicos em educação nos municípios do estado do Amazonas, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo mensurou o índice de eficiência técnica educacional dos municípios amazonenses com base na Análise Envoltória de Dados (DEA), tendo como variáveis os gastos públicos com educação no ensino fundamental, as notas do IDEB dos anos de 2015, 2017 e 2019 e a relação aluno/professor. A análise referenciou os anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 com o objetivo de analisar o comportamento educacional dos municípios por um período de 4 anos. Os resultados indicaram que os municípios com maior capital de investimento nem sempre apresentam maiores índices de eficiência em relação aos outros municípios com menor capital de investimento, com isso evidenciou-se que não é a quantidade de recursos que estipula o desempenho educacional, e sim a forma como esses recursos são aplicados. Palavras-chave: educação;; gastos públicos;; eficiência;; análise envoltória de dados.Item Práticas didático-pedagógicas no ensino do empreendedorismo na universidade do estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-10) Roberto, Ana Paula Alves; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3560890964510794Objetivou-se analisar a implementação do ensino de empreendedorismo na Universidade do Estado do Amazonas, elucidando as práticas didático-pedagógicas adotadas nos diferentes cursos de graduação e investigando a trajetória de inserção do ensino de empreendedorismo na UEA. Especificamente, foram considerados dois aspectos principais: identificar os cursos que possuem disciplinas voltadas para o empreendedorismo e suas práticas didático-pedagógicas, e identificar a percepção de docentes e discentes sobre a importância do ensino de empreendedorismo no contexto da UEA para o desenvolvimento da educação empreendedora. Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória, com análise documental e pesquisa de campo, para a qual foi realizada a aplicação de um questionário semiestruturado online aos docentes e discentes. Esses dados foram tratados através de uma análise quali-quantitativa. Os resultados e as discussões indicam a avaliação do ensino do empreendedorismo na universidade, suas ementas e a sua importância na visão tanto dos docentes quanto dos discentes. A perspectiva teórica reforça que as disciplinas de empreendedorismo podem ser um importante instrumento na construção de uma universidade e de um país mais empreendedor. No entanto, não basta apenas ensinar conceitos teóricos, é necessário combiná-los à prática empreendedora, despertando nos discentes a capacidade reflexiva e comportamentos empreendedores. Palavras-chave: emprendedorismo; práticas didático-pedagógicas;; ensino do empreendedorismo.Item Inserção curricular da extensão na Universidade do Estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-09) Souza, Mauro Teixeira de; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8018357816134654Este estudo aborda a institucionalização das práticas de extensão na Universidade Estadual do Amazonas e seus impactos na formação dos estudantes. A extensão faz parte do tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo fundamental para o papel social da universidade. A curricularização da extensão, estabelecida em 2018, destina pelo menos 10% da carga horária curricular dos cursos de graduação para a extensão. Estudos recentes demonstram que a curricularização da extensão contribui para o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e conceituais, melhorando o desempenho acadêmico e a interação social dos estudantes. A corrente pesquisa pretende analisar o processo de institucionalização das práticas de extensão no currículo do curso de engenharia de produção e os impactos da inserção curricular da extensão para a formação de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas. A metodologia deste estudo foi delineada seguindo uma abordagem descritiva e qualitativa, utilizando-se de entrevistas como instrumentos de coleta de dados, juntamente com pesquisas bibliográficas, investigação documental e observações. A pesquisa documental foi realizada a partir de documentos oficiais da Universidade do Estado do Amazonas, analisando leis, decretos e resoluções relacionadas à extensão universitária. A análise de conteúdo foi aplicada para interpretar o que os documentos revelam sobre o tema. Um estudo de caso foi realizado no Curso de Engenharia de Produção da UEA para examinar a inserção curricular da extensão. Os documentos analisados evidenciam o compromisso institucional da UEA com a promoção do ensino superior de qualidade, a produção de conhecimento relevante e o engajamento com a comunidade. As pesquisas demostram a participação dos professores e a assimilação dos alunos quanto à importância da extensão e sua creditação curricular. Palavras-chave: extensão universitária. ; curricularização. ; universidade.Item Inovação no ensino jurídico: o design thinking como metodologia ativa de ensino do Direito na Universidade do Estado do Amazonas – UEA(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-13) Cruz, Franklin Carioca; Freitas, Alan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6069459008052675O Design Thinking (DT) é uma ferramenta que apresenta potencial de aplicabilidade e pode servir como metodologia pedagógica inovadora no ensino do Direito. Essa dissertação (a) analisou como o DT vem sendo aplicado na educação como metodologia ativa de ensino e identificou casos de aplicação no ensino jurídico; (b) percebeu o perfil metodológico dos docentes de Direito, e; (c) Propôs um modelo conceitual e aplicou na Escola de Direito da UEA para perceber a sua eficácia. O modelo conceitual proposto toma como base os fundamentos do DT e nos modelos de aquisição de conhecimento. Na prática, o modelo se propõe a contribuir com a descoberta da melhor solução para um caso jurídico de forma empática, colaborativa e experimental e que esta possa se materializar com um documento a ser demandado em qualquer órgão do judiciário ou estruturar uma estratégia de defensa, ou acusação no tribunal de júri simulado. O modelo prático foi aplicado a três turmas dos 7º e 9º períodos. O resultado evidencia a avaliação positiva em relação à retenção do foco de atenção durante a aplicação da atividade. Além disso, na opinião dos participantes o modelo metodológico tem grande potencial e aderência para ser aplicado em outras disciplinas do Direito, inclusive como uma forma de avaliação e, foi considerado uma inovação pedagógica e sua aplicação no ensino de graduação em Direito foi eficaz e contribuiu de forma efetiva com o processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: design thinking no direito; inovação no ensino do direito; metodologia de ensino; metodologias ativas; design thinkingItem Educação superior e mercado de trabalho: uma análise sobre a formação de professores no Estado do Amazonas(Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-02) Paula, Michele Costa de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/5463451784269570A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituição pública de Educação Superior, desempenha um papel relevante em termos regionais, com uma política educacional voltada para a interiorização e para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Essa abordagem impacta significativamente o mercado de trabalho, contribuindo para a formação e para a inserção de novos profissionais, especialmente na área de licenciatura. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da UEA para a formação e preparação de professores para o mercado de trabalho no estado do Amazonas. Os objetivos específicos incluem: a) identificar o perfil dos professores da rede pública estadual do Amazonas; b) examinar a contribuição da formação oferecida pela UEA para o exercício de suas atividades profissionais; c) avaliar a importância de políticas públicas e programas de assistência estudantil na formação desses professores; e, d) averiguar a contribuição da formação de professores da UEA e o impacto no mercado de trabalho, especialmente nos campi do interior do Amazonas. Para tanto, foram coletados dados e informações por meio de questionários online, com uma amostra de 304 participantes, e entrevistas semiestruturadas com 11 professores da Rede Pública de Ensino do estado do Amazonas formados pela UEA. A análise dos dados questionários foi feita por meio de técnicas de estatísticas descritivas, análises tabulares e gráficas. Para as informações das entrevistas, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que os professores licenciados pela UEA são altamente satisfeitos com a formação recebida, embora tenham sido identificadas dificuldades em áreas como diversidade e inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de aprimorar as políticas públicas de assistência estudantil e reforçar a formação contínua para educadores, promovendo oportunidades práticas que reflitam a realidade do ambiente escolar. Palavras-chave: formação docente; mercado de trabalho; políticas públicas; universidade do estado do amazonasItem Assistência estudantil, permanência e conclusão no ensino superior: análise da Universidade do Estado do Amazonas, Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-30) Souza, Flávia Roberta Ferreira de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/2150837861448324A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a importância do Programa de Assistência Estudantil da Universidade do Estado do Amazonas (PAE-UEA) para a permanência e a conclusão do ensino superior, a partir das percepções de alunos beneficiários e de egressos. Especificamente, buscou-se: a) Descrever, por meio de modelo lógico, como ocorre o PAE-UAE; b) Verificar como os alunos beneficiários e egressos avaliam a assistência estudantil recebida durante a graduação; e, c) Avaliar a contribuição do PAE-UEA para a permanência e conclusão dos alunos e egressos da UEA. A base teórica utilizada foram o modelo de Modelo de Tinto (1975), que aborda os fatores que influenciam na permanência dos estudantes no ensino superior, e o de Hettler (1980), que contextualiza em dimensões de bem- estar que, no contexto deste estudo, também favorecem a referida permanência. Quanto à metodologia, empregou-se uma abordagem mista, que combinou análises quantitativas e qualitativas para explorar de forma abrangente a eficácia do programa sob as percepções dos alunos atuais e egressos do PAE-UEA das Unidades da capital e interior do Amazonas. Sendo assim, para a descrição de como ocorre o programa utilizou-se da técnica de análise documental, com ênfase nos materiais institucionais da UEA para a elaboração de Modelo Lógico Básico. Para avaliar como os beneficiários e egressos percebem a assistência estudantil recebida durante a graduação e a sua importância para a permanência acadêmica, foram coletados dados e informações por meio de questionários considerando a amostra de 143 atuais beneficiários e 52 egressos, bem como a aplicação de 10 entrevistas semiestruturadas com os egressos. Essas ferramentas visaram identificar o perfil dos participantes, de forma a obter uma visão detalhada sobre como o programa atende às necessidades dos alunos em termos de apoio financeiro, moradia, alimentação, transporte, além de suporte psicossocial e pedagógico. Com isso, os resultados da análise indicam que, apesar do impacto positivo significativo do PAE- UEA na promoção da inclusão e permanência estudantil, existem áreas que requerem melhorias no que se refere à expansão dos serviços para melhorar o bem- estar dos alunos, de forma a fortalecer o engajamento e reduzir a evasão, especialmente entre os estudantes do interior do Amazonas. Ainda, foram identificadas barreiras burocráticas na obtenção dos benefícios. Como conclusões, recomenda-se que o PAE-UEA seja oferecido a todos os alunos que precisam do suporte, inclusive aqueles que cursam a graduação nas modalidades presencial modular e mediado por tecnologia. Adicionalmente, aponta-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e avaliação do PAE-UEA, bem como a expansão dos serviços de apoio psicológico e de desenvolvimento acadêmico com atenção maior aos alunos do interior do Amazonas. Palavras-chave: política pública; assistência estudantil; ensino superior; amazonas