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    Dinâmica espacial da olimpíada brasileira de matemática (OBMEP) na região norte
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-08-28) Ferreira, Mirian Kelly Pinheiro dos Santos; Brunozi Junior, Antonio Carlos; http://lattes.cnpq.br/4208032933583631
    Como uma alternativa para melhorar e incentivar o aprendizado da matemática, no Brasil, houve a criação da OBMEP. Esta Olimpíada é uma iniciativa científica de caráter multidimensional que busca contribuir para a qualidade da educação básica, a identificação de jovens talentos, o aperfeiçoamento dos professores, alunos e das escolas, e a promoção da inclusão social. Na literatura está em avanço o interesse sobre esse assunto, com demonstrações de que a OBMEP, apesar de sua intenção de melhorias na educação, ainda apresentou resultados divergentes e restritos no território nacional. A OBMEP é desigual quanto a sua abrangência e atingimento de resultados. Nesta pesquisa a preocupação esteve em analisar esta desigualdade, sobretudo sob a ótica da dinâmica espacial do desempenho na OBMEP. A indagação está se os territórios vizinhos podem (ou não) ter algum tipo de influência para um dado local. Com isso, objetivou-se analisar a dinâmica espacial das premiações entre os municípios da região Norte. A região Norte é o território mais desigual quanto a OBMEP, e é ainda carente de estruturas educacionais suficientes para políticas públicas. Para o alcance do objetivo, houve a utilização de dados secundários e complementares para as operacionalizações, com dados coletados no Portal da OBMEP, num recorte temporal que foi de 2005 a 2022, IBGE, FIRJAN, FINBRA e IDEB. Para o método da análise espacial foi utilizada a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), para a identificação do alastramento ou heterogeneidade espacial. Os resultados elucidaram o caráter da necessidade da existência de condições prévias educacionais nos locais para que a OBMEP atinja seus objetivos. Não houve a identificação de alastramento espacial em aspectos globais, mas, somente, em efeitos “ilha” – em pequenos aglomerados municipais ou em um município. A estrutura física, os docentes, os discentes, dentre outros aspectos, parecem importantes para a evidenciação de que a dinâmica espacial do desempenho na OBMEP é heterogênea. Palavras-chave: dinâmica espacial; obmep; região norte
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    Qualidade da educação e desempenho das escolas públicas na OBMEP em municípios de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-08-03) Almeida, Andréa Cristina de; Brunozi Júnior, Antônio Carlos; http://lattes.cnpq.br/6409138672786881
    O presente trabalho buscou analisar a relação entre a qualidade da educação e o desempenho das escolas públicas de municípios mineiros na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sob a perspectiva da qualidade social da educação. Para tanto, primeiramente, realizou-se uma análise descritiva detalhada dos dados nacionais das premiações da OBMEP, evidenciando sua dimensão e, também, as realidades locais e regionais do País. Em seguida, por meio da análise fatorial, obteve-se um fator constituído por variáveis que correspondem à estrutura física das escolas da amostra, a regional MG06 da OBMEP. Na sequência, aplicou-se um modelo de regressão de Poisson, associando-se o desempenho na OBMEP com o fator criado e demais variáveis pertinentes à qualidade da educação. Em âmbito nacional, constatou-se que as escolas públicas apresentam variabilidade no seu desempenho na OBMEP de acordo com sua localização, sendo influenciadas pelas condições socioeconômicas e culturais dos estados e regiões brasileiras. Em relação à regional MG06, percebeu-se que, para apresentar um desempenho satisfatório, ou seja, obter sucesso na OBMEP, alcançando-se premiações (medalhas de ouro, prata ou bronze), é necessário que as escolas públicas tenham infraestrutura adequada, com estruturas física e pedagógica apropriadas, boas condições para o exercício do trabalho docente, estudantes em situações favoráveis de acesso e permanência no ensino regular, além da atuação permanente do Estado mediante o desenvolvimento de políticas públicas educacionais que visem a melhoria da qualidade da educação pública básica, considerando o seu papel social e político. Ademais, a presente investigação apresenta sua diferenciação, na utilização de uma abordagem quantitativa, demonstrando que a OBMEP é relacional, baseada na qualidade da educação e na ótica não equânime das escolas públicas, o que pode afetar o desempenho na olimpíada. Por fim, espera-se, que este trabalho contribua para esclarecer e sanar a preocupante situação educacional no Brasil, sinalizando para a urgente necessidade de maior comprometimento das esferas políticas e sociais para a melhoria da qualidade da educação pública básica. Também, pretende-se que ocorra maior divulgação do potencial da OBMEP como política pública de inclusão social, priorizando sua elaboração e aplicação como um processo qualitativo para a educação adequada e não só para a busca de resultados ou premiações.Palavras-chave: Educação Pública. Qualidade da Educação. OBMEP.