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    Pesquisa, desenvolvimento e inovação e o desenvolvimento sustentável: o caso da Universidade do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-03) Lobo, Felipe de Oliveira; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/6618186416873751
    Este trabalho buscou contribuir nas discussões sobre o desenvolvimento brasileiro diante das interações entre universidades e empresas, que intensificam a complexidade de produtos e processos industriais a partir do conhecimento científico e tecnológico produzidos nas primeiras. Para tanto, e considerando o imperativo da sustentabilidade ambiental, o objetivo foi analisar os impactos dos recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em projetos que possam influenciar o desenvolvimento sustentável. O foco empírico da análise são os projetos desenvolvidos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com base no quadro normativo que incentiva essas interações no estado, contribuindo para enfrentar os desafios impostos pelo trade-off entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável Diante das expectativas geradas pela interação entre as organizações mencionadas e a singularidade da região, questiona-se a aderência e a contribuição dos projetos de PD&I desenvolvidos pela UEA, com os incentivos dados pela Lei nº 8.387/1991 e suas alterações, para o desenvolvimento sustentável da região, à luz do quadro teórico do Triple Bottom Line. Foram analisados os projetos e ações segundo as variáveis da dimensão econômica, ambiental e social, considerando a necessidade de implementar e avaliar medidas que visem a diminuição dos impactos causados pelos problemas ambientais e sociais. Como conclusão, foi identificado que muitos dos projetos analisados apresentam baixa aderência à dimensão ambiental, com uma priorização evidente da dimensão econômica, apontando para a necessidade de maior equilíbrio entre essas dimensões para se alcançar um desenvolvimento verdadeiramente sustentável na região. Palavras-Chave: Desenvolvimento sustentável; PD&I; Zona Franca de Manaus.