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    Sobrecarga de papéis, empreendedorismo acadêmico e gênero: uma análise de perfil latente
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-24) Moreira, Luíza Melo Fernandes; Azevedo, Ana Claudia; http://lattes.cnpq.br/2479024996284800
    A Intenção empreendedora é reconhecida como um fator crucial para o comportamento empreendedor, refletindo o nível de preparo e comprometimento dos indivíduos nessa trajetória. Contudo, obstáculos institucionais e individuais podem dificultar a transição da intenção em ação, como, por exemplo, a sobrecarga de papéis — que ocorre quando as exigências de múltiplas funções superam os recursos disponíveis. Nesse sentido, buscou-se aprofundar a relação entre a intenção empreendedora e a sobrecarga de papéis no contexto do empreendedorismo acadêmico, ampliando a análise ao incorporar a perspectiva de gênero e do comportamento empreendedor. Partindo da premissa de que a sobrecarga de papéis é um entrave para a transição da intenção em comportamento — efeito especialmente pronunciado entre as mulheres, que enfrentam demandas institucionais e responsabilidades sociais adicionais – a pesquisa teve como objetivo compreender como essas variáveis influenciam diferentes perfis de docentes. Para tanto, o objetivo geral dessa dissertação foi compreender como a Sobrecarga de papéis e a Intenção empreendedora influenciam os perfis latentes de docentes no contexto do empreendedorismo acadêmico, analisando suas diferenças em relação ao gênero e ao comportamento empreendedor. A Intenção empreendedora foi analisada à luz da Teoria do Comportamento Planejado, de Ajzen (1991), enquanto a Sobrecarga de papéis foi explorada com base na Teoria dos Papéis, com a incorporação do gênero discutida pela Teoria dos Papéis Sociais, de Eagly (1987). A abordagem metodológica adotada foi quantitativa, com a aplicação de questionários a 310 docentes de 26 universidades públicas que depositaram patentes nos últimos 10 anos. Os dados foram submetidos à Análise de Perfis Latentes (Latent Profile Analysis — LPA) — técnica que possibilita identificar subgrupos com padrões semelhantes. A comparação entre os perfis foi realizada por meio da one-way ANOVA e o teste qui-quadrado foi empregado para avaliar as associações com gênero e comportamento empreendedor. Em síntese, os resultados demonstram a existência de perfis latentes distintos de docentes em relação à sobrecarga de papéis e à intenção empreendedora (H1a e H1b), bem como uma associação significativa entre esses perfis, o comportamento empreendedor e o gênero (H2a e H3a). Observou-se, em particular, que o perfil caracterizado por alta sobrecarga de papéis e baixa intenção empreendedora concentra uma maior representação de mulheres e docentes que não se engajam em atividades empreendedoras (H2b e H3b), reforçando a premissa de que, em contextos nos quais os docentes precisam equilibrar múltiplas funções, a sobrecarga de papéis pode dificultar a efetivação do comportamento empreendedor — efeito esse mais pronunciado entre as mulheres, em virtude das expectativas de gênero frequentemente atribuídas a elas. Esta dissertação contribui para o avanço do conhecimento sobre as dinâmicas do empreendedorismo acadêmico ao esclarecer como a sobrecarga de papéis, a intenção e o comportamento empreendedor se inter-relacionam, bem como os papéis desempenhados pelos acadêmicos e a perspectiva de gênero influenciam essas relações. Ao identificar perfis latentes diferenciados e evidenciar disparidades — especialmente a maior incidência de alta sobrecarga e baixa intenção empreendedora entre as mulheres —, o estudo fornece subsídios teóricos e empíricos que podem orientar a formulação de políticas e ações institucionais voltadas para reduzir barreiras e apoiar a atuação empreendedora das mulheres na academia. Dessa forma, a pesquisa amplia as possibilidades de promover a inovação e a transferência de tecnologia, contribuindo para o debate sobre a disparidade de gênero no empreendedorismo acadêmico. Palavras-chave: Empreendedorismo acadêmico; Gênero; Teoria dos Papéis; Teoria dos Papéis Sociais; Intenção empreendedora; Sobrecarga de papéis
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    Penal policy analysis through the perspective of the prison staff in Minas Gerais - Brazil and Bergen – Norway
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-24) Málaga, Davi Mendes; Silveira, Suely de Fatima Ramos; http://lattes.cnpq.br/0613864300411625
    This work proposes a critical analysis of the imprisonment model adopted in Brazil, which has been consensually considered as perenially under crisis. Between the current unconstitutional state of things and systemic issues with overincarceration, Brazilian prisons require immediate change, else the already escalating issues may spiral out of control. In this thesis, we performed two case studies to identify policy characteristics through the analysis of its organization by speaking with its main implementing actors, the member of the prison staff as a street-level bureaucracy. This study also examines an alternative policy model on incarceration, the one implemented by the Norwegian Prison Service (Criminal Care Service). We accomplished this goal through a few partial goals: i) Examine the legal, institutional, organizational and practical aspects of the current Norwegian prison policy model, to comprehend an alternative model to mass imprisonment; and ii) Examine the legal, institutional, organizational and practical aspects of the Brazilian prison system to understand roots and dimensions of the proposed research problem through the point of view of its main implementing actors, the Prison Staff. The data collection techniques used in the methodology were: i) semi-structured interviews; ii) Systematic social observation; iii) documentary research; iv) bibliographic review. For the data analysis, this research used categorial content analysis. As results, we find a series of resource limitations and limiting factors within the career of the prison officers that affected negatively the performance of the prison units and eroded the results of the policy in Brazil. As contributions, we suggested an array of proposed changes that may contribute to the addressing of the unconstitutional state of things in Brazilian prisons and help refute the mass incarceration prison model that is into place in Brazil today. Keywords: Prison Policy; Mass Incareration; Street-Level Bureaucracy; Prison staff; Case Study
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    Governança em ecossistemas de conhecimento: um estudo sobre os institutos nacionais de ciência e tecnologia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-25) Martins, Karen Marcella de Souza; Azevedo, Ana Cláudia; http://lattes.cnpq.br/9656907973930180
    Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) ocupam um lugar estratégico no Sistema Nacional de Inovação, impulsionando a produção científica, o avanço tecnológico e a inovação no país. Esta pesquisa qualitativa, ancorada em um estudo de casos múltiplos, buscou compreender como os coordenadores desses institutos desenvolvem e aplicam mecanismos de governança para alcançar os objetivos do ecossistema de conhecimento. A análise envolveu 59 INCTs aprovados na chamada CNPq nº 15/2014, sediados em universidades federais e estaduais, com seis deles selecionados para uma investigação aprofundada. Os resultados revelam que os coordenadores exercem um papel-chave na articulação de atores, recursos e metas, utilizando diversos mecanismos de governança para fomentar a colaboração, alinhar interesses e otimizar a gestão. Contudo, o estudo também evidencia desafios relevantes, como a sobrecarga de responsabilidades nas coordenações e a instabilidade no financiamento. Em contrapartida, oportunidades promissoras foram identificadas, como a possibilidade de consolidação dos INCTs como políticas permanentes e o fortalecimento de parcerias internacionais. Além disso, o estudo fornece diretrizes para aprimorar a governança dos INCTs e reforça sua relevância no avanço científico e tecnológico, alinhando-se aos objetivos do desenvolvimento sustentável e contribuindo para o fortalecimento das redes de pesquisa no Brasil. Palavras-chave: ecossistemas de conhecimento; institutos nacionais de ciência e tecnologia; governança; coordenação
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    Judicialização da saúde e a responsabilidade solidária no contexto federativo
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-27) Paes, Poliana de Souza; Abrantes, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/2884870396428430
    Esta dissertação analisa as consequências da judicialização da saúde no Brasil, com foco na responsabilidade solidária dos entes federados – União, Estados, Municípios e Distrito Federal – no fornecimento de medicamentos. A pesquisa se baseia na Teoria Geral do Federalismo e na Teoria da Justiça, abordando a repartição constitucional de competências e o impacto socioeconômico das decisões judiciais que obrigam o poder público a custear tratamentos. O estudo avalia 210 acórdãos do Supremo Tribunal Federal (STF), julgados entre 2020 e 2023, período marcado pela pandemia de COVID-19 e as implicações no sistema de saúde. Os resultados apontam que a maioria das demandas decorre da ausência de medicamentos na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) e da disputa entre os entes federativos sobre a responsabilidade pelo custeio. O trabalho destaca os desafios da descentralização federativa e do federalismo cooperativo, evidenciando a sobrecarga dos Estados e Municípios e os impactos financeiros sobre o orçamento público. Conclui-se que, embora a judicialização seja um instrumento importante para garantir o direito à saúde, ela também revela fragilidades na gestão pública e na formulação de políticas de saúde, afetando a equidade no acesso aos serviços e medicamentos. Palavras-chave: judicialização da Saúde; medicamentos; Supremo Tribunal Federal.
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    Conflito trabalho-família: um olhar sobre o cotidiano das servidoras de uma instituição pública de ensino superior
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-03-12) Macêdo, Luana Cachuite Mendes; Pereira, Luiz Ismael; http://lattes.cnpq.br/5731944730283549
    Este estudo analisa a percepção das servidoras públicas sobre o conflito trabalho- família, com ênfase no cotidiano dessas mulheres. Como mulher e servidora da instituição, essas questões despertaram e motivaram a pesquisadora a explorar essas dinâmicas, que se tornaram objeto desse estudo. A pesquisa combinou abordagens quantitativas e qualitativas. Na fase quantitativa foi aplicado um questionário com a Escala de Conflito Trabalho-Família (ECTF) adaptada por Aguiar (2016), avaliando as interferências entre trabalho e família. Foram coletadas 247 respostas válidas. A fase qualitativa adotou o estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas, análise documental e autoetnografia. Foram entrevistadas nove servidoras com diferentes perfis profissionais e pessoais. Além disso, foram analisados documentos institucionais da UFV para compreender a postura organizacional sobre a relação trabalho-família. Os resultados indicam que as mulheres percebem mais conflitos quando o trabalho afeta a família, com foco na dimensão tempo. Docentes e TAEs percebem as incompatibilidades de formas distintas, e quanto mais funções acumulam maior a percepção de conflito e menor o tempo disponível. Quanto às correlações críticas, os dados mostram que: o trabalho interfere na vida familiar considerando fatores como religião, continuidade dos estudos, função na UFV, carga semanal, jornada de trabalho e satisfação profissional. Já a família interfere no trabalho em relação à presença de filhos, outros dependentes, religião e satisfação. As estratégias de enfrentamento mais usadas por elas envolvem a organização da agenda e rede de apoio. Os achados reforçam a necessidade de políticas institucionais mais flexíveis e inclusivas para reduzir os efeitos desse conflito. Assim, a pesquisa contribui para o entendimento das dificuldades enfrentadas pelas servidoras diante do conflito trabalho-família e destaca a importância de mais estudos a respeito do tema na administração pública, visando dar visibilidade às fronteiras entre os espaços pessoais e profissionais, além de promover o bem-estar dos servidores(as) e a qualidade dos serviços prestados. Palavras-chave: conflito trabalho-família; interferência do trabalho na família; interferência da família no trabalho; mulheres; serviço público
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    O programa de formação científico-tecnológica e o arranjo produtivo local nas áreas protegidas do Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-06) Ferreira, Ruth Trindade; Abrantes, Luiz Antonio; http://lattes.cnpq.br/5630115292331432
    O trabalho tratou sobre os efeitos do Programa de Formação Científico-Tecnológico, instituído pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no ano 2008, o qual ofertou os primeiros cursos de graduação em nível tecnológico para o interior do estado do Amazonas. Os esforços foram o meio utilizado pela UEA para desenvolver e expandir a política de interiorização da educação superior. Utilizou-se a base de dados de arquivos primários, caracterizando-se a pesquisa como documental, a partir do levantamento de informações para procedimentos analíticos, cujos documentos foram: homepage do governo do estado do Amazonas, Relatórios de Conclusão de Curso, Relatório da Plataforma do Sistema Acadêmico Lyceum, Projetos Pedagógicos dos Cursos Tecnológicos ofertados pela UEA e Publicação do Diário Oficial do Estado do Amazonas e normativas da Instituição. Dessa forma, foi possível levantar e analisar a efetividade dos cursos de graduação tecnológicos como mecanismo de desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento dos arranjos produtivos locais. Palavras-chave: Programa de Formação Científico-Tecnológico; Desenvolvimento Econômico; Arranjos Produtivos Locais; Política de Interiorização
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    Mulheres, home office e pandemia em retrospectiva: relatos de servidoras de uma instituição de ensino superior no interior da Amazônia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-22) Valente, Priscila Fonseca; Tavares, Bruno; http://lattes.cnpq.br/1408506046301422
    Este estudo se concentra especialmente na experiência do trabalho remoto (home office) adotado por mulheres do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas, ação adotada como medida para conter a propagação da Covid-19. Especificamente, objetivou-se compreender como as experiências de trabalho em home office durante a pandemia da COVID-19 impactaram a vida profissional e pessoal das servidoras técnico administrativas do CESP/UEA. De modo específico, pretendeu-se: (i) identificar estereótipos e estigmas a respeito de gênero, sob a perspectiva das servidoras do CESP/UEA; (ii) descrever a experiência das participantes na vivência de home office ao longo da pandemia; (iii) compreender a relação entre vida pessoal e profissional das servidoras do CESP/UEA durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de entrevistas com roteiro semi-estruturado, utilizando também a técnica de análise e interpretação de dados a Análise de Conteúdo Categorial. No qual evidenciou-se a partir dos resultados, que a experiência de trabalho remoto durante a pandemia foi multifacetada, com servidoras enfrentando uma série de desafios, tais como: Desafios relacionados a estereótipos de gênero: Carga desigual de trabalho, pressões sociais. Experiência do home office: Desafios em estabelecer limites, pressão por resultados, falta de valorização do trabalho remoto. Impactos na relação entre vida pessoal e profissional: Sobrecarga e estresse, impacto na saúde mental. Esses fatores influenciaram diretamente no desenvolvimento de suas atividades profissionais, reforçando a problemática da desigualdade de gênero no mercado de trabalho enraizada em nossa sociedade. Palavras-chave: palavras-chave: mulheres; home office; trabalho remoto; pandemia da covid-19.
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    Avaliação dos efeitos da política de assistência estudantil na Universidade do Estado do Amazonas-UEA
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-01) Pereira, Ana Lúcia dos Prazeres; Ferreira, Marco Aurelio Marques; http://lattes.cnpq.br/7324432353023263
    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas (ONU) ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Entre esses objetivos estão a burca, por assegurar educação de qualidade, inclusiva e equitativa, que venha promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nessa configuração se insere a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Reconhecendo sua relevância no estado do Amazonas, neste estudo o objetivo foi avaliar os efeitos da Política Pública de Assistência Estudantil na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para essa finalidade, foram desenvolvidos três trabalhos inéditos, que consistem nos artigos desta dissertação. No primeiro estudo, objetivou-se avaliar os efeitos do Programa de Assistência Estudantil (PROAES) na percepção da equipe coordenadora desse Programa e dos gestores das unidades acadêmicas da UEA. Como abordagem, optou-se pela realização da pesquisa qualitativa (entrevistas e análises documental e bibliográfica). Foi identificado que os efeitos produzidos pelas modalidades e ações do Programa influenciam, positivamente, a permanência e desempenho acadêmicos dos discentes. No entanto, apresentou algumas lacunas nos interiores, devido às particularidades da região e a outros fatores apresentados no decorrer deste trabalho. No segundo artigo, buscou-se analisar os elementos normativos, perceptivos e contextuais que caracterizam o PROAES/UEA, como forma de expressar a Teoria do Programa. Como técnicas de análise foi utilizada a pesquisa qualitativa (análises documentais e bibliográficas e entrevistas). É relevante explicitar que a proposta deste artigo foi agregar informações legais sobre o PROAES/UEA e organizá-las em torno de uma estrutura causal como demanda a teoria. Dessa forma, o estudo trouxe um instrumento para avaliação direcionada para as ações específicas do Programa, a partir da reunião e análise dos instrumentos e linhas de ações que aqui foram compilados e organizados a partir da abordagem do Modelo Lógico, concluindo-se que não basta apenas criar uma política pública, pois é necessário avaliá-la, analisar os resultados das ações e, a partir desses elementos, obter uma visão mais abrangente sobre o processo e desempenho da política. No último artigo, teve-se como propósito avaliar os efeitos do Programa de Assistência Estudantil na percepção dos acadêmicos de graduação da Universidade do Estado do Amazonas, para o que se utilizaram, como objeto central de análise, os constructos “permanência no curso”, “desempenho acadêmico” e “satisfação”. Como técnicas de análise de dados foram utilizados o Alfa de Cronbach, os testes Mann-Whitey e a análise de Cluster e Kruskal-Wallis. Os resultados da influência das ações, dos auxílios e dos serviços oferecidos pelo PROAES/UEA na permanência e desempenho acadêmico dos discentes geraram efeitos positivos no combate à evasão escolar, favorecendo a conclusão do curso. Constatou-se a relevância da Universidade para o desenvolvimento sustentável, econômico e profissional e o enfretamento das desigualdades sociais da região. Palavras-chave: políticas públicas; assistência estudantil; ensino superior; amazonas.
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    Educação superior e mercado de trabalho: uma análise sobre a formação de professores no Estado do Amazonas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-10-02) Paula, Michele Costa de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/5463451784269570
    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituição pública de Educação Superior, desempenha um papel relevante em termos regionais, com uma política educacional voltada para a interiorização e para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Essa abordagem impacta significativamente o mercado de trabalho, contribuindo para a formação e para a inserção de novos profissionais, especialmente na área de licenciatura. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da UEA para a formação e preparação de professores para o mercado de trabalho no estado do Amazonas. Os objetivos específicos incluem: a) identificar o perfil dos professores da rede pública estadual do Amazonas; b) examinar a contribuição da formação oferecida pela UEA para o exercício de suas atividades profissionais; c) avaliar a importância de políticas públicas e programas de assistência estudantil na formação desses professores; e, d) averiguar a contribuição da formação de professores da UEA e o impacto no mercado de trabalho, especialmente nos campi do interior do Amazonas. Para tanto, foram coletados dados e informações por meio de questionários online, com uma amostra de 304 participantes, e entrevistas semiestruturadas com 11 professores da Rede Pública de Ensino do estado do Amazonas formados pela UEA. A análise dos dados questionários foi feita por meio de técnicas de estatísticas descritivas, análises tabulares e gráficas. Para as informações das entrevistas, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que os professores licenciados pela UEA são altamente satisfeitos com a formação recebida, embora tenham sido identificadas dificuldades em áreas como diversidade e inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de aprimorar as políticas públicas de assistência estudantil e reforçar a formação contínua para educadores, promovendo oportunidades práticas que reflitam a realidade do ambiente escolar. Palavras-chave: formação docente; mercado de trabalho; políticas públicas; universidade do estado do amazonas
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    Assistência estudantil, permanência e conclusão no ensino superior: análise da Universidade do Estado do Amazonas, Brasil
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-30) Souza, Flávia Roberta Ferreira de; Almeida, Fernanda Maria de; http://lattes.cnpq.br/2150837861448324
    A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a importância do Programa de Assistência Estudantil da Universidade do Estado do Amazonas (PAE-UEA) para a permanência e a conclusão do ensino superior, a partir das percepções de alunos beneficiários e de egressos. Especificamente, buscou-se: a) Descrever, por meio de modelo lógico, como ocorre o PAE-UAE; b) Verificar como os alunos beneficiários e egressos avaliam a assistência estudantil recebida durante a graduação; e, c) Avaliar a contribuição do PAE-UEA para a permanência e conclusão dos alunos e egressos da UEA. A base teórica utilizada foram o modelo de Modelo de Tinto (1975), que aborda os fatores que influenciam na permanência dos estudantes no ensino superior, e o de Hettler (1980), que contextualiza em dimensões de bem- estar que, no contexto deste estudo, também favorecem a referida permanência. Quanto à metodologia, empregou-se uma abordagem mista, que combinou análises quantitativas e qualitativas para explorar de forma abrangente a eficácia do programa sob as percepções dos alunos atuais e egressos do PAE-UEA das Unidades da capital e interior do Amazonas. Sendo assim, para a descrição de como ocorre o programa utilizou-se da técnica de análise documental, com ênfase nos materiais institucionais da UEA para a elaboração de Modelo Lógico Básico. Para avaliar como os beneficiários e egressos percebem a assistência estudantil recebida durante a graduação e a sua importância para a permanência acadêmica, foram coletados dados e informações por meio de questionários considerando a amostra de 143 atuais beneficiários e 52 egressos, bem como a aplicação de 10 entrevistas semiestruturadas com os egressos. Essas ferramentas visaram identificar o perfil dos participantes, de forma a obter uma visão detalhada sobre como o programa atende às necessidades dos alunos em termos de apoio financeiro, moradia, alimentação, transporte, além de suporte psicossocial e pedagógico. Com isso, os resultados da análise indicam que, apesar do impacto positivo significativo do PAE- UEA na promoção da inclusão e permanência estudantil, existem áreas que requerem melhorias no que se refere à expansão dos serviços para melhorar o bem- estar dos alunos, de forma a fortalecer o engajamento e reduzir a evasão, especialmente entre os estudantes do interior do Amazonas. Ainda, foram identificadas barreiras burocráticas na obtenção dos benefícios. Como conclusões, recomenda-se que o PAE-UEA seja oferecido a todos os alunos que precisam do suporte, inclusive aqueles que cursam a graduação nas modalidades presencial modular e mediado por tecnologia. Adicionalmente, aponta-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e avaliação do PAE-UEA, bem como a expansão dos serviços de apoio psicológico e de desenvolvimento acadêmico com atenção maior aos alunos do interior do Amazonas. Palavras-chave: política pública; assistência estudantil; ensino superior; amazonas