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Item Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho(Educação em Revista, 2012-03) Santana, Luiza Lúcia e Silva; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Moura, Luiz Rodrigo CunhaO objetivo deste trabalho foi investigar a presença ou ausência de satisfação no trabalho dos diretores/gestores da educação básica pública, bem como sua interferência na gestão escolar. Tomou-se como referencial as categorias de Qualidade de Vida no Trabalho sugeridas por Walton. A pesquisa é descritiva, numa abordagem qual-iquantitativa, usando um questionário semiestruturado. A amostra consistiu de 124 casos distribuídos em 52 cidades de Minas Gerais. Os resultados indicam que há sentimento de satisfação por parte dos diretores/gestores com relação aos fatores relevância do trabalho, integração social na organização, uso e desenvolvimento de capacidades, constitucionalismo e oportunidade de crescimento profissional, o que propicia interferência considerada positiva na gestão escolar. Todavia, existe um sentimento de ausência de satisfação com relação aos fatores associados à remuneração; e um sentimento de indiferença, considerando os fatores associados às condições de trabalho e ao equilíbrio trabalho e vida.Item Receita pública e bem-estar social nos municípios mineiros emancipados no período de 1988 a 1997(REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 2013-01) Reis, Paulo Ricardo da Costa; Costa, Thiago de Melo Teixeira da; Silveira, Suely de Fátima RamosO movimento de descentralizações política, administrativa e fiscal intensificado a partir de 1988 tinha como objetivo promover a transferência de poder, recursos e atribuições para os governos locais. Além disso, esse fenômeno impulsionou o processo de emancipação municipal com o intuito de aproximar o poder público da sociedade, promovendo a melhoria da prestação de serviços. Este estudo apresenta a análise das receitas públicas e do bem-estar social dos municípios mineiros emancipados no período de 1988 a 1997. Para tanto, utilizaram-se testes de médias no intuito de comparar o desempenho dos municípios emancipados com o desempenho de seus municípios de origem. Como conclusão, verificou-se que os novos municípios são beneficiados com as transferências governamentais e possuem a mesma capacidade de arrecadação tributária dos seus municípios de origem. Não obstante, isso não permitiu que os citados municípios apresentassem nível de bem-estar superior em relação aos municípios de origem, assim como maior eficiência na gestão desses recursos, uma vez que estão mais próximos dos usuários.Item Autoavaliação em uma instituição federal de ensino superior: resultados e implicações(Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 2010-11) Reis, Cisne Zélia Teixeira; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Ferreira, Marco Aurélio MarquesEste trabalho tem como objetivo analisar os resultados da autoavaliação institucional aplicada em uma Instituição Federal de Ensino Superior, a fim de identificar como os segmentos da comunidade universitária avaliaram cada dimensão abordada. A partir dos resultados obtidos da aplicação de questionário eletrônico estruturado, composto por 39 questões comuns aos sujeitos pesquisados, procedeu-se ao agrupamento das questões em sete dimensões: 1- Política para ensino, pesquisa e extensão, 2- Responsabilidade Social, 3- Comunicação com a sociedade, 4- Organização e Gestão, 5- Infraestrutura física e didática, 6- Atendimento ao discente e 7- Sustentabilidade Financeira, sendo as consistências das variáveis agrupadas, testadas pelo Alpha de Cronbach. Posteriormente, a fim de reduzir as variáveis a apenas uma, em cada dimensão, utilizou-se da técnica de escala somada e realizou-se o teste da Análise de Variância (Anova). Por fim, a Análise de Cluster permitiu agrupar os sujeitos conforme avaliação que fizeram da Instituição. Os resultados indicaram que os discentes e docentes, em sua maioria, avaliaram bem a Instituição. Já os técnicos administrativos, em sua maioria, avaliaram pior a Instituição. As dimensões foram avaliadas pelos Clusters de "Melhor Avaliação" como boas e pelos Clusters de "Pior Avaliação" como regulares.Item A agenda do Legislativo Federal para as políticas curriculares no Brasil (1995-2007)(Educação e Pesquisa, 2009-09) Oliveira, Rosimar de FátimaConsiderando a organização do Congresso Nacional instituída a partir da Constituição Federal de 1988, este trabalho tem o objetivo de investigar o papel do Poder Legislativo na formulação das políticas curriculares no Brasil, destacando e discutindo a agenda proposta no âmbito desse Poder para as matérias sobre esse tema. Para consecução desse objetivo, foram identificadas todas as proposições sobre educação apresentadas e concluídas no processo legislativo durante as 50ª, 51ª e 52ª legislaturas (1995-2007), analisando-se, entre estas, aquelas que tomam como objeto o currículo escolar. Dessa maneira, o trabalho analisa o processo legislativo de 29 proposições sobre currículo escolar, 3 das quais transformadas em norma jurídica. Conclui-se que o Poder Legislativo apresenta um fraco poder de agenda em relação às políticas curriculares, limitando suas propostas à criação ou à modificação de disciplinas escolares. Na concepção de política curricular expressa por meio das proposições apresentadas, é como se o currículo escolar se instituísse de fora para dentro das escolas, pelo somatório desarticulado de disciplinas pretensamente importantes para a minimização das mazelas sociais. Não são preocupações de tais projetos os objetivos precípuos da instituição escolar, mas as próprias problemáticas sociais que os inspiraram. Desconsideram o contexto da prática, revelando procedimentos para os quais o texto da política curricular parece fazer sentido em si mesmo, fora dos processos de recontextualização e hibridismo fundamentais para o entendimento das políticas curriculares como políticas culturais.Item Determinantes da gestão do Programa Bolsa Família: análise do índice de gestão descentralizada em Minas Gerais(Saúde e Sociedade, 2009-04) Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Teixeira, Karla Maria DamianoEste trabalho analisa os fatores que determinam a gestão do Programa Bolsa Família em Minas Gerais. O trabalho toma como referência o Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD), criado pelo Governo Federal no intuito de regulamentar, normatizar e incentivar a qualidade de gestão do programa, em nível municipal. Como incentivo direto, destaca-se o fato de a disponibilidade de recursos estar associada ao escore de pontuação do município, nesse índice. / Foram utilizadas diversas abordagens teóricas, baseando-se na gestão e descentralização de políticas públicas para a contextualização do Programa Bolsa Família na região de estudo. O trabalho segue uma abordagem quanti-quali, em que foram utilizadas, como técnicas de investigação, análise de informativos do Programa Bolsa Família e estatisticamente realizou-se Análise Exploratória dos Dados (AED) e Testes de Correlação de Pearson. Dentre os principais resultados destacam-se a existência, em Minas Gerais, de municípios com baixos escores nos itens que compõem o IGD, demonstrando deficiências em diversos aspectos, tais como informações do CadÚnico e gestão das condicionalidades "saúde" e "educação". Esses fatores expõem a fragilidade da gestão pública social municipal e comprometem a eficiência do programa no Estado. Outros fatores, como o aumento da população e das famílias beneficiadas, também influenciam de forma negativa a gestão do programa, pois municípios maiores apresentaram menores escores de IGD.Item Uma análise da implementação do Programa Minas PCH: o caso da PCH Cachoeirão(Contabilidade, Gestão e Governança, 2012-01) Silveira, Suely de Fátima Ramos; Oliveira, Ana Claudia Pedrosa de; Martins, SimoneA fase de implementação de programas governamentais tem sido considerada como uma das dimensões cruciais para a explicação do insucesso dos governos em atingir os objetivos estabelecidos no desenho das políticas públicas. Neste aspecto, o presente trabalho propõe investigar e apresentar os resultados da implementação do Programa Minas PCH, mais especificamente a PCH Cachoeirão, localizada entre os municípios de Alvarenga e Pocrane, leste de Minas Gerais, para verificar se o programa implementado alcançou os objetivos traçados em sua formulação. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica envolvendo o ciclo das políticas públicas e, em seguida, a implementação, fase do ciclo de políticas públicas em que o objetivo maior é instituir ações para colocar em prática a política formulada. A análise da implementação tem sido considerada estratégica para o aperfeiçoamento e a institucionalização das ações governamentais, uma vez que ela influencia consideravelmente os resultados obtidos. Para a análise da implementação são comumente utilizados dois modelos: o modelo top down, que tem suas raízes no modelo de estágios e aconselha uma distinção clara entre a formulação e a implementação de politicas. Já o modelo botton up enfatiza o papel relevante que a participação dos atores envolvidos e o ambiente onde estão inseridos tem na definição de como as políticas serão postas em ação. A metodologia empregada foi eminentemente qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com os responsáveis pela gestão do programa e analisados com base na técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o grande número de agentes financiadores atrasou a aprovação do financiamento e prejudicou a disponibilidade dos recursos no momento certo. Ademais, a gestão da PCH Cachoeirão por duas empresas sócias fez com que surgissem pequenos conflitos. Entretanto, de forma geral, a análise dos dados deixa claro que o processo de implementação atendeu à política formulada.Item Gestão da propriedade intelectual como suporte à inovação tecnológica: o caso do núcleo de inovação tecnológica da Universidade Federal de Viçosa(Revista de Design, Inovação e Gestão Estratégica, 2012-12) Garcia, Marcelo de Oliveira; Gava, RodrigoO artigo procurou investigar como a Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem gerido a sua propriedade intelectual (PI) por meio da atuação da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Neste sentido, dois objetivos foram definidos: (i) caracterizar a formalização e a gestão da PI da UFV, realizada pela CPPI, e (ii) evidenciar a atuação da CPPI em prol da gestão da PI. O estudo demonstrou que a UFV possui um NIT consolidado e que é referência em Minas Gerais, devido às suas competências e à coordenação da Rede Mineira de Propriedade Intelectual.Item Relações entre instituições públicas e privadas na geração de desenvolvimento sustentável: potencialidades e limitações da região do Alto Paranaíba – MG(Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), 2008-05) Silva, Fabiana Ferreira; Alcântara, Valderí de Castro; Drumond, Luís César Dias; Silva, Edson Arlindo; Machado, Raiane Ribeiro; Souza, André Cezar deO estudo objetivou mostrar dentro do contexto atual as potencialidades e limitações que circundam as parcerias existentes entre as organizações públicas e privadas localizadas na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Foram incorporados à discussão elementos que possam caracterizar ações e iniciativas, entre o público e o privado, voltadas ao desenvolvimento sustentável da região pesquisada. Para isso, informações oriundas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG) contribuíram significativamente para análise dos dados e informações coletadas. Nesse contexto, foi possível identificar grande potencial para desenvolvimento do agronegócio, além da riqueza em recursos hídricos e da biodiversidade existente. Tais fatores propiciam o crescimento econômico da região, servindo de parâmetro para se pensar ao mesmo tempo em desenvolvimento sustentável. Sendo assim, vários foram os componentes institucionais pesquisados nos 31 municípios pertencentes ao Alto Paranaíba, podendo ser vistos como potenciais geradores de políticas públicas e parcerias voltadas para a sustentabilidade da região. Os resultados encontrados apontaram para cenários de potencialidades e limitações, desafios e expectativas, mas alertando para o contínuo e ininterrupto monitoramento do meio ambiente da região. As Considerações do estudo nos permitem em primeiro plano destacar a função social das organizações estudadas, principalmente em relações coletivas ou por meio de redes institucionais e segundo, algumas evidências encontradas até então, permitiram a incorporação de novas questões e objetivos específicos ao estudo, contribuindo atualmente para futuras questões ambientais.Item Monitoramento tecnológico: estudo de uma propriedade intelectual da Universidade Federal de Viçosa(Revista Cereus, 2014-01) Marques, Humberto Rodrigues; Garcia, Marcelo de Oliveira; Pereira, Rafael Morais; Gava, RodrigoA inovação tecnológica promove o desenvolvimento de organizações, sociedades e países diante de ambientes instáveis e competitivos e, para tanto, necessita-se de ferramentas e métodos que corroborem o desenvolvimento de tecnologias passíveis de comercialização. Assim, o objetivo deste artigo foi realizar o monitoramento tecnológico de uma tecnologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da análise de patentes concorrentes, como forma de obter e analisar informações sobre a área estudada. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e descritiva, do tipo desk research e baseada em dados secundários coletados no banco de patentes Thomson Innovation. Para coletar os dados utilizou-se uma estratégia de busca formada por palavras combinadas, operadores de buscas e termos específicos relacionados à tecnologia da UFV sobre um kit de diagnóstico para detecção da leishmaniose. Como resultados identificaram- se 43 patentes concorrentes pertencentes a 29 detentores, além de uma instabilidade de depósitos por ano, sendo 2009 o ano de maior incidência com seis pedidos, sendo os Estados Unidos como o maior depositante, com 17 pedidos. 75,86% dos depositantes possuem caráter jurídico, sendo a maioria empresas e universidades de âmbito público. Referente aos depositantes brasileiros constatou-se o âmbito público como agente principal dessa área, pois dos 4 depositantes um é uma empresa de capital misto e três são universidades públicas. Viabiliza-se, assim, a utilização do monitoramento tecnológico como ferramenta que auxilie o gerenciamento de tecnologias, pois, por meio desta ferramenta é possível coletar, analisar e validar informações acerca da produção tecnológica do mercado pretendido.Item The balanced scorecard as a performance management tool for third sector organizations: the case of the Arthur Bernardes Foundation, Brazil(BAR - Brazilian Administration Review, 2009-10) Gomes, Ricardo Correa; Liddle, JoyceThe aim of this paper is to contribute to the theory of public management by presenting empirical evidence of using the Balanced Scorecard for third sector organizations. The research was conducted within an interpretive paradigm using an action research strategy. Data was collected through focus group and individual interviews and analyzed using interpretation and content analysis. The main limitation of this study lies in its application to a very singular type of organization that operates as a driver to improve the efficiency and nimbleness of other public organizations, although the methods employed here are very likely to be applicable to other kinds of organizations without adversely affecting the results. The findings corroborate Kaplan and Norton's (2001) suggestion that non-profit organizations should put customers at the top of their strategic maps. They also indicate that sponsors should be considered a strong stakeholder in the strategic plan, and need to be satisfied in order to ensure legitimacy and sustainability. Although some authors have suggested that an overall framework should be devised for an entire organization, the evidence indicates that developing a single Balanced Scorecard for each department promotes cooperation rather than competition and leads to synergy rather than fragmentation.