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    Reflexões e perspectivas acerca da construção do conhecimento sobre empreendedorismo interno
    (Revista de Ciências da Administração, 2011-05) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Valadares, Josiel Lopes
    Resultado de uma pesquisa no Brasil sobre “a construção do conhecimento em empreendedorismo: um levantamento teórico-reflexivo”, este meta estudo tem como enfoque o empreendedorismo interno. O objetivo do trabalho é levantar a produção científica sobre empreendedorismo interno nas organizações em eventos especializados no Brasil na área de administração, no período de 1997 a 2007, a fim de identificar a construção do conhecimento e as perspectivas emergentes de pesquisa sobre esse enfoqueno campo. Como objetivo complementar procurou-se também identificar, na produção científica mencionada e selecionada, as características do comportamento empreendedor interno.Fez-se uso de princípios de meta-análise e da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados principais, percebe-se,como reflexões necessárias no campo, a necessidade de clarificação dos elementos que distinguem os empreendedores corporativos dos intraempreendedores nas organizações. Como perspectivas futuras de investigação, há um vasto campo para explorar em termos teóricos e empíricos as singularidades da manifestação nas organizações contemporâneas do empreendedorismo interno no Brasil e em perspectiva comparada.
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    Análise da relação entre desejos turísticos e condições socioeconômicas de destinos no Brasil
    (Administração Pública e Gestão Social, 2011-07) Costa, Caio César de Medeiros; Soares, Érica Beranger Silva; Emmendoerfer, Magnus Luiz
    Com o objetivo de analisar a relação entre desejos turísticos e condições socioeconômicas de destinos no Brasil, este estudo se propõe a verificar se dados socioeconômicos, indicados no relatório PNUD (2000), podem interferir nas escolhas turísticas de curto prazo no nível doméstico. Para a realização da análise, foram considerados os destinos mais desejados do Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo em 2006. O referencial teórico abordou dois eixos temáticos: 1) a atividade turística e seus desdobramentos nas localidades; e 2) o marketing e imagem de destinos turísticos. Após a coleta de dados, criaram-se os constructos – educação, saúde, renda, habitação e demografia. Os seguintes testes foram utilizados para a análise da relação entre as variáveis: o teste de correlação de postos de Spearman e o teste Qui-Quadrado. Verificou-se que os testes apresentaram nível de dependência não significativa, demonstrando que nenhum dos constructos se correlaciona com o desejo dos turistas brasileiros. Assim, observou-se que as condições socioeconômicas dos destinos estudados não são suficientemente significantes para interferir no desejo da população de fazer turismo na esfera nacional em um curto prazo, fato este que abre oportunidades para a melhor compreensão desse fenômeno.