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Item Reflexões e perspectivas acerca da construção do conhecimento sobre empreendedorismo interno(Revista de Ciências da Administração, 2011-05) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Valadares, Josiel LopesResultado de uma pesquisa no Brasil sobre “a construção do conhecimento em empreendedorismo: um levantamento teórico-reflexivo”, este meta estudo tem como enfoque o empreendedorismo interno. O objetivo do trabalho é levantar a produção científica sobre empreendedorismo interno nas organizações em eventos especializados no Brasil na área de administração, no período de 1997 a 2007, a fim de identificar a construção do conhecimento e as perspectivas emergentes de pesquisa sobre esse enfoqueno campo. Como objetivo complementar procurou-se também identificar, na produção científica mencionada e selecionada, as características do comportamento empreendedor interno.Fez-se uso de princípios de meta-análise e da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados principais, percebe-se,como reflexões necessárias no campo, a necessidade de clarificação dos elementos que distinguem os empreendedores corporativos dos intraempreendedores nas organizações. Como perspectivas futuras de investigação, há um vasto campo para explorar em termos teóricos e empíricos as singularidades da manifestação nas organizações contemporâneas do empreendedorismo interno no Brasil e em perspectiva comparada.Item Evidências do empreendedorismo interno em organizações no contexto da inovação(Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RECADM, 2010-07-22) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Valadares, Josiel Lopes; Hashimoto, MarcosEste trabalho é um ensaio teórico resultante de uma pesquisa no Brasil sobre a construção do conhecimento em empreendedorismo. Tem como objetivo identificar e discutir as evidências do empreendedorismo interno, tomando como base dois elementos empíricos, o “Intraempreendedorismo” e o “Empreendedorismo Corporativo” em organizações no contexto da inovação. Em termos metodológicos, as fontes de dados foram essencialmente secundárias, tomando como base principal a produção técnica-científica sobre o objeto em estudo. Fez-se uso de princípios de meta-análise e da técnica de análise de conteúdo que permitiram observar diferenças entre o Intraempreendedorismo e o Empreendedorismo Corporativo em termos organizacionais e comportamentais. Dentre os resultados principais, percebe-se enquanto reflexões necessárias no campo, a necessidade de clarificação dos elementos que distinguem os empreendedores corporativos dos intraempreendedores nas organizações, bem como compreender os elementos que estimulam comportamentos voltados ao empreendedorismo interno. Dentre os comportamentos mais evidenciados em organizações inovadoras destacam-se: busca de oportunidades e iniciativa, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e redes de contatos, independência e autoconfiança. Como perspectivas futuras de investigação, têm-se um vasto campo para explorar em as singularidades da manifestação do empreendedorismo interno nas organizações contemporâneas e em perspectiva comparada, especialmente naquelas inseridas no contexto da inovação.Item Análise da relação entre desejos turísticos e condições socioeconômicas de destinos no Brasil(Administração Pública e Gestão Social, 2011-07) Costa, Caio César de Medeiros; Soares, Érica Beranger Silva; Emmendoerfer, Magnus LuizCom o objetivo de analisar a relação entre desejos turísticos e condições socioeconômicas de destinos no Brasil, este estudo se propõe a verificar se dados socioeconômicos, indicados no relatório PNUD (2000), podem interferir nas escolhas turísticas de curto prazo no nível doméstico. Para a realização da análise, foram considerados os destinos mais desejados do Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo em 2006. O referencial teórico abordou dois eixos temáticos: 1) a atividade turística e seus desdobramentos nas localidades; e 2) o marketing e imagem de destinos turísticos. Após a coleta de dados, criaram-se os constructos – educação, saúde, renda, habitação e demografia. Os seguintes testes foram utilizados para a análise da relação entre as variáveis: o teste de correlação de postos de Spearman e o teste Qui-Quadrado. Verificou-se que os testes apresentaram nível de dependência não significativa, demonstrando que nenhum dos constructos se correlaciona com o desejo dos turistas brasileiros. Assim, observou-se que as condições socioeconômicas dos destinos estudados não são suficientemente significantes para interferir no desejo da população de fazer turismo na esfera nacional em um curto prazo, fato este que abre oportunidades para a melhor compreensão desse fenômeno.