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    Monitoramento tecnológico: um estudo de uma patente da Universidade Federal de Viçosa
    (Revista Gestão & Tecnologia, 2016-09) Marques, Humberto Rodrigues; Pereira, Rafael Morais; Garcia, Marcelo de Oliveira; Gava, Rodrigo
    O objetivo deste estudo foi analisar o monitoramento tecnológico de uma invenção da Universidade Federal de Viçosa, por meio do estudo das Propriedades Intelectuais de seus concorrentes em nível internacional. Com abordagem qualitativa e de caráter descritivo, a pesquisa foi baseada em dados secundários coletados pelo banco de patentes Thomson Innovation. Para a análise, selecionou-se a tecnologia “Vacina Sintética para o controle de carrapatos” da referida instituição, uma vez que ela possui a proteção nacional e internacional. Como resultado, entre os 37 concorrentes encontrados, evidenciou-se uma oscilação no depósito destas no período analisado, com destaque para os Estados Unidos em número de depósitos. Ademais, os mapas de citação das tecnologias analisadas demonstraram que poucas patentes utilizam outras patentes como referências, assim como poucas vezes foram citadas por tecnologias posteriores. Concluiu-se que a tecnologia analisada atua num setor com potencial de geração de desenvolvimento, que é composto por empresas internacionalmente renomadas.
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    Gestão da propriedade intelectual como suporte à inovação tecnológica: o caso do núcleo de inovação tecnológica da Universidade Federal de Viçosa
    (Revista de Design, Inovação e Gestão Estratégica, 2012-12) Garcia, Marcelo de Oliveira; Gava, Rodrigo
    O artigo procurou investigar como a Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem gerido a sua propriedade intelectual (PI) por meio da atuação da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Neste sentido, dois objetivos foram definidos: (i) caracterizar a formalização e a gestão da PI da UFV, realizada pela CPPI, e (ii) evidenciar a atuação da CPPI em prol da gestão da PI. O estudo demonstrou que a UFV possui um NIT consolidado e que é referência em Minas Gerais, devido às suas competências e à coordenação da Rede Mineira de Propriedade Intelectual.
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    Monitoramento tecnológico: estudo de uma propriedade intelectual da Universidade Federal de Viçosa
    (Revista Cereus, 2014-01) Marques, Humberto Rodrigues; Garcia, Marcelo de Oliveira; Pereira, Rafael Morais; Gava, Rodrigo
    A inovação tecnológica promove o desenvolvimento de organizações, sociedades e países diante de ambientes instáveis e competitivos e, para tanto, necessita-se de ferramentas e métodos que corroborem o desenvolvimento de tecnologias passíveis de comercialização. Assim, o objetivo deste artigo foi realizar o monitoramento tecnológico de uma tecnologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da análise de patentes concorrentes, como forma de obter e analisar informações sobre a área estudada. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e descritiva, do tipo desk research e baseada em dados secundários coletados no banco de patentes Thomson Innovation. Para coletar os dados utilizou-se uma estratégia de busca formada por palavras combinadas, operadores de buscas e termos específicos relacionados à tecnologia da UFV sobre um kit de diagnóstico para detecção da leishmaniose. Como resultados identificaram- se 43 patentes concorrentes pertencentes a 29 detentores, além de uma instabilidade de depósitos por ano, sendo 2009 o ano de maior incidência com seis pedidos, sendo os Estados Unidos como o maior depositante, com 17 pedidos. 75,86% dos depositantes possuem caráter jurídico, sendo a maioria empresas e universidades de âmbito público. Referente aos depositantes brasileiros constatou-se o âmbito público como agente principal dessa área, pois dos 4 depositantes um é uma empresa de capital misto e três são universidades públicas. Viabiliza-se, assim, a utilização do monitoramento tecnológico como ferramenta que auxilie o gerenciamento de tecnologias, pois, por meio desta ferramenta é possível coletar, analisar e validar informações acerca da produção tecnológica do mercado pretendido.