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Item A agenda do Legislativo Federal para as políticas curriculares no Brasil (1995-2007)(Educação e Pesquisa, 2009-09) Oliveira, Rosimar de FátimaConsiderando a organização do Congresso Nacional instituída a partir da Constituição Federal de 1988, este trabalho tem o objetivo de investigar o papel do Poder Legislativo na formulação das políticas curriculares no Brasil, destacando e discutindo a agenda proposta no âmbito desse Poder para as matérias sobre esse tema. Para consecução desse objetivo, foram identificadas todas as proposições sobre educação apresentadas e concluídas no processo legislativo durante as 50ª, 51ª e 52ª legislaturas (1995-2007), analisando-se, entre estas, aquelas que tomam como objeto o currículo escolar. Dessa maneira, o trabalho analisa o processo legislativo de 29 proposições sobre currículo escolar, 3 das quais transformadas em norma jurídica. Conclui-se que o Poder Legislativo apresenta um fraco poder de agenda em relação às políticas curriculares, limitando suas propostas à criação ou à modificação de disciplinas escolares. Na concepção de política curricular expressa por meio das proposições apresentadas, é como se o currículo escolar se instituísse de fora para dentro das escolas, pelo somatório desarticulado de disciplinas pretensamente importantes para a minimização das mazelas sociais. Não são preocupações de tais projetos os objetivos precípuos da instituição escolar, mas as próprias problemáticas sociais que os inspiraram. Desconsideram o contexto da prática, revelando procedimentos para os quais o texto da política curricular parece fazer sentido em si mesmo, fora dos processos de recontextualização e hibridismo fundamentais para o entendimento das políticas curriculares como políticas culturais.Item Determinantes da gestão do Programa Bolsa Família: análise do índice de gestão descentralizada em Minas Gerais(Saúde e Sociedade, 2009-04) Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Teixeira, Karla Maria DamianoEste trabalho analisa os fatores que determinam a gestão do Programa Bolsa Família em Minas Gerais. O trabalho toma como referência o Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD), criado pelo Governo Federal no intuito de regulamentar, normatizar e incentivar a qualidade de gestão do programa, em nível municipal. Como incentivo direto, destaca-se o fato de a disponibilidade de recursos estar associada ao escore de pontuação do município, nesse índice. / Foram utilizadas diversas abordagens teóricas, baseando-se na gestão e descentralização de políticas públicas para a contextualização do Programa Bolsa Família na região de estudo. O trabalho segue uma abordagem quanti-quali, em que foram utilizadas, como técnicas de investigação, análise de informativos do Programa Bolsa Família e estatisticamente realizou-se Análise Exploratória dos Dados (AED) e Testes de Correlação de Pearson. Dentre os principais resultados destacam-se a existência, em Minas Gerais, de municípios com baixos escores nos itens que compõem o IGD, demonstrando deficiências em diversos aspectos, tais como informações do CadÚnico e gestão das condicionalidades "saúde" e "educação". Esses fatores expõem a fragilidade da gestão pública social municipal e comprometem a eficiência do programa no Estado. Outros fatores, como o aumento da população e das famílias beneficiadas, também influenciam de forma negativa a gestão do programa, pois municípios maiores apresentaram menores escores de IGD.Item The balanced scorecard as a performance management tool for third sector organizations: the case of the Arthur Bernardes Foundation, Brazil(BAR - Brazilian Administration Review, 2009-10) Gomes, Ricardo Correa; Liddle, JoyceThe aim of this paper is to contribute to the theory of public management by presenting empirical evidence of using the Balanced Scorecard for third sector organizations. The research was conducted within an interpretive paradigm using an action research strategy. Data was collected through focus group and individual interviews and analyzed using interpretation and content analysis. The main limitation of this study lies in its application to a very singular type of organization that operates as a driver to improve the efficiency and nimbleness of other public organizations, although the methods employed here are very likely to be applicable to other kinds of organizations without adversely affecting the results. The findings corroborate Kaplan and Norton's (2001) suggestion that non-profit organizations should put customers at the top of their strategic maps. They also indicate that sponsors should be considered a strong stakeholder in the strategic plan, and need to be satisfied in order to ensure legitimacy and sustainability. Although some authors have suggested that an overall framework should be devised for an entire organization, the evidence indicates that developing a single Balanced Scorecard for each department promotes cooperation rather than competition and leads to synergy rather than fragmentation.Item Capacitação Gerencial nas Incubadoras de Base Tecnológica: proposição de um modelo matricial de avaliação(Revista de Ciências da Administração, 2009-10-25) Xavier, Wescley Silva; Martins, Guilherme Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de CarvalhoEste trabalho tem como objetivo a proposição de uma ferramenta de avaliação de programas de capacitação gerencial de Incubadoras de Empresas. Tal ferramenta foi desenvolvida a partir de um estudo em 14 Incubadoras e 115 empreendimentos nascentes de base tecnológica. A avaliação é realizada nas tradicionais áreas funcionais da Administração (i.e. Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Operações) em duas dimensões: (a) uma compara o domínio que o empresário julga possuir dos fundamentos de cada disciplina da Administração e a importância que esses fundamentos têm para o seu negócio; (b) a outra dimensão compara essa importância atribuída pelo empresário com o quanto o fundamento foi contemplado no programa de capacitação gerencial oferecido pela incubadora. Com isso, é possível avaliar, respectivamente, as lacunas de conhecimento que os empresários julgam possuir e quais pontos podem ser mais bem explorados pela incubadora nos treinamentos gerenciais. O estudo de campo revelou que os fundamentos de Marketing e Finanças são vistos como mais importantes pelos empresários e mais contemplados nos programas de capacitação. Ademais, verificou-se a existência de lacunas entre importância atribuída pelos empresários e a efetividade da incubadora em alguns elementos, o que sugere a necessidade de reavaliar os programas de capacitação gerencial.Item Características e especificidades da demanda por operações microfinanceiras no Estado de Minas Gerais(Sinergia: Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, 2009) Ferreira, Marco Aurélio Marques; Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches; Campos, Rafaela SilvaEmbora haja grande número de instituições microfinanceiras no estado de Minas Gerais, nota-se uma baixa demanda por estes serviços em comparação a outras regiões e países. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar as características e especificidades da Demanda por Operações de Microfinanças na Microrregião de Viçosa-MG, frente às transações atualmente praticadas. As características das microfinanças e seus produtos constituíram as bases teóricas deste estudo, em que o microcrédito, microcrédito produtivo e a demanda por operações microfinanceiras foram as bases para o estudo. Dentre os principais resultados, destacam-se o fato de que a população de baixa renda demanda produtos financeiros, tendo a poupança como principal forma de investimento. Quanto ao crédito, é utilizado sob variadas formas, provenientes, de fontes informais e formais, destacando-se à frequente a utilização dos cartões de crédito, cartões de loja, fiado, crediário, empréstimos de amigos e parentes. Portanto, os meios de poupança utilizados enquadram-se no estilo de poupança tradicional.Item Avaliação do processo de implementação do Programa Nacional de Microcrédito produtivo orientado (PNMPO), em Minas Gerais, na percepção dos dirigentes das instituições habilitadas(Administração Pública e Gestão Social, 2009-12-14) Zancanella, Jânia Cosme; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto T. F. C. deNeste trabalho, objetivou-se avaliar o atual funcionamento do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) nas instituições e conhecer as percepções dos sujeitos sociais sobre os progressos e as suas perspectivas futuras. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e questionário aberto. Efetuou-se a análise qualitativa dos dados, através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram o seguinte: que o programa não gerou mudanças significativas no funcionamento das instituições; ainda existem muitas dificuldades a serem superadas para que o programa venha a melhorar o desempenho das instituições de microcrédito, e que, mesmo assim, as expectativas dos dirigentes para o futuro, são que o programa venha a consolidar o seu objetivo de fomentar e capacitar as instituições.Item O local e o global no contexto do desenvolvimento(Administração Pública e Gestão Social, 2009-08-10) Gava, RodrigoO objetivo proposto neste ensaio é o de articular uma breve contraposição ao pensamento hegemônico que ainda marca a temática do desenvolvimento. Sendo caracterizado por desenhos políticos tendenciosos no apoio a territórios e empresas já dinamizadas, as ações desenvolvimentistas persistem em adiar o esmorecimento das heterogeneidades do desenvolvimento nacional. Neste sentido, permanece presente o amparo dado pelos princípios da economia ortodoxa, qualificando-o e ao mesmo tempo restringindo o sentido de desenvolvimento à ideia de crescimento. Daí, costuma se esperar que seja formada a base para o progresso industrial e econômico-financeiro capazes de proporcionar o desenvolvimento social como uma variável resultante. A posição aqui assumida se contrapõe a essa, sugerindo que o modelo que prevalece nasce de bases comprometidas com retornos econômicos e não com a melhoria das condições humanas. Nesse sentido, são dispostos argumentos que ressaltem as capacidades locais e o estímulo à sua organização, sensíveis à formação e capacitação de arranjos de pequenas empresas para uma inserção proveitosa no mercado global. Na consideração da dinâmica local de desenvolvimento, contribuições sobre a geografia política do território são discutidas, especialmente as de Milton Santos.Item A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição(Revista de Administração Pública, 2009-03) Magalhães, Elenice Maria de; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; Campos, Daniela Cristina da SilveiraDesde a década de 1990, o setor público brasileiro tem buscado modificar sua atuação perante a sociedade. Em um contexto de reformas, a área de recursos humanos tornase essencial, pois são as pessoas que colocam em prática tais mudanças. Uma política de recursos humanos imprescindível para o êxito das reformas é o treinamento, que possibilita a capacitação do funcionário para um melhor desempenho na prestação de serviços aos cidadãos. Este artigo identifica o modo como o treinamento dos servidores técnico-administrativos (STAs) influencia a realização das atividades na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. As informações foram obtidas por meio de uma revisão da literatura, de visita à diretoria de recursos humanos da UFV, e de entrevistas com alguns treinados e dirigentes da instituição. De acordo com os resultados, existem diversos fatores que interferem positiva e negativamente no processo de treinamento. A falta de uma política de aperfeiçoamento formalizada e a legislação contribuem para essa realidade. Como o processo não é bem estruturado, não existe um planejamento para as atividades de treinamento, nem mesmo uma avaliação do STA que o fez.Item Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa(Revista de Administração Pública, 2009-11) Magalhães, Elizete Aparecida de; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Abrantes, Luiz Antônio; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Wakim, Vasconcelos ReisApesar de a educação ser fator-chave no desenvolvimento social e econômico do país, os recursos públicos aplicados para tal fim são escassos para atender à demanda da sociedade. Esta, responsável por parte de seu provimento, também tem o direito de exigir eficiência na aplicação dos recursos. Este artigo apura o custo por aluno no ensino de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os dados foram obtidos por meio da análise de documentos, relatórios contábeis e relatórios gerados pela central de processamento de dados da instituição. O custo médio por aluno, apurado para o ano de 2004, foi de R$ 8.965,91. O custo por aluno dos departamentos variou de R$ 3.948,59 (curso de matemática) a R$ 17.022,79 (curso de zootecnia). As variáveis que mais influenciaram o custo por aluno foram os números de matrículas, de bens móveis, de docentes e de servidores técnico-administrativos. A mensuração de custo por aluno da UFV fornece orientação quanto ao modo de a instituição se expandir sem se onerar, bem como a melhor forma de aproveitar sua estrutura física.