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Item Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho(Educação em Revista, 2012-03) Santana, Luiza Lúcia e Silva; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Moura, Luiz Rodrigo CunhaO objetivo deste trabalho foi investigar a presença ou ausência de satisfação no trabalho dos diretores/gestores da educação básica pública, bem como sua interferência na gestão escolar. Tomou-se como referencial as categorias de Qualidade de Vida no Trabalho sugeridas por Walton. A pesquisa é descritiva, numa abordagem qual-iquantitativa, usando um questionário semiestruturado. A amostra consistiu de 124 casos distribuídos em 52 cidades de Minas Gerais. Os resultados indicam que há sentimento de satisfação por parte dos diretores/gestores com relação aos fatores relevância do trabalho, integração social na organização, uso e desenvolvimento de capacidades, constitucionalismo e oportunidade de crescimento profissional, o que propicia interferência considerada positiva na gestão escolar. Todavia, existe um sentimento de ausência de satisfação com relação aos fatores associados à remuneração; e um sentimento de indiferença, considerando os fatores associados às condições de trabalho e ao equilíbrio trabalho e vida.Item Eficiência produtiva das empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto nas cidades paulistas(Revista de Estudos Sociais, 2015-06) Melo, Ivan da Silva; Procópio, Diego Pierotti; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Silveira, Suely de Fátima RamosO presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência produtiva das empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto nos municípios de São Paulo, devido à delimitação do problema de pesquisa e à disponibilidade de informações da base de dados do Sistema Nacional sobre Informações de Saneamento (SNIS). Para a realização do estudo foi utilizada a metodologia do DEA (Análise Envoltória de Dados), com modelo de retornos variáveis à escala e orientação produto. Os resultados apontaram para a necessidade de investimento tanto em infraestrutura quanto em modernização do setor produtivo das empresas que atuam no setor. Além disso, destaca-se a importância da entrada da iniciativa privada no setor, seja por meio de Parcerias Públicos - Privadas (PPP) ou de modo individual.Item Institucionalização da política de desenvolvimento de pessoas em instituições federais de ensino de Minas Gerais(Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 2012-10-12) Freitas, Áurea Maria Resende de; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Cunha, Nina Rosa da SilveiraVerificar o estágio de institucionalização da política de desenvolvimento de servidores das Instituições Federais de Ensino (IFEs), na percepção de gestores de pessoas, foi o objetivo deste estudo de caso de 13 IFEs localizadas em Minas Gerais. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada e documentos das instituições pesquisadas, tratadas por meio da análise de conteúdo. Utilizando a Teoria Institucional, tendo como contraponto as características da administração pública brasileira, possibilitou a compreensão sobre o processo de institucionalização dos cinco instrumentos gerenciais especificados na legislação de gestão de pessoas: Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal; Política de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira; Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento; Programa de Avaliação de Desempenho; e Dimensionamento das Necessidades Institucionais. Verificou-se que tais instrumentos encontravam-se em estágios de pré e semi-institucionalização, evidenciando que houve avanços em direção à profissionalização da força de trabalho nas IFEs. Entretanto, estas ainda carecem de ações efetivas para enfrentarem os novos temas da agenda de gestão de pessoas do setor público, ou seja, a integração da arquitetura de recursos humanos estratégicos nos processos institucionais, a vinculação da política de desenvolvimento ao planejamento institucional, a questão da democratização das relações de trabalho e a gestão por competência.Item Aspectos impactantes no dimensionamento da força de trabalho em uma instituição de ensino superior(Revista Gestão Universitária na América Latina, 2015-03-26) Reis, Cisne Zélia Teixeira; Freitas, Áurea Maria Resende de; Martins, Simone; Oliveira, Adriel Rodrigues deO dimensionamento dos recursos humanos em uma instituição merece amplo estudo, em virtude de sua complexidade. Nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com o advento da Lei no 11.091/05, que instituiu o Plano de Carreira, este se tornou essencial e obrigatório no planejamento estratégico, como forma de identificação, análise e quantificação da força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais. Numa abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório, buscou-se investigar juntamente aos dirigentes da Universidade Federal de Viçosa as variáveis impactantes no planejamento da Gestão de Pessoas relacionadas à necessidade de ampliação ou de redução da força de trabalho. Embora os resultados apontem para a existência de eficiência na gestão de pessoas, a recomposição do quadro atual de servidores, dissociado de políticas de gerenciamento de pessoas, pode não ser uma forma eficiente para atender às demandas e ao processo de expansão das universidades federais.Item Avaliação dos consórcios intermunicipais de saúde da Zona da Mata Mineira: uma análise sob a ótica dos gestores de saúde(Holos, 2015-06) Oliveira, Adriel Rodrigues de; Freitas, Bruna RodriguesO pacto federativo estabelecido na Constituição Federal fixa que as três esferas do Estado são responsáveis pela prestação do serviço público, por meio da implementação das políticas setoriais. Cada nível do Estado (União, estados e municípios) tem responsabilidades próprias e a atuação deve se dar de forma harmônica, para que se possa conseguir maior eficiência e eficácia no uso dos recursos públicos. A prestação de serviço de saúde eficiente à população é um desafio enfrentado por todos os envolvidos com a área. Os municípios encontram dificuldades advindas da limitação de recursos financeiros, de limitadas capacidades técnicas, de problemas administrativos, dentre outros. Uma das formas das pequenas cidades lidar racionalmente com os problemas apontados acima tem sido por meio das associações dos municípios para implementação de políticas públicas. Iniciativa esta já prevista na legislação e na própria Constituição por meio dos assim chamados consórcios intermunicipais. Os consórcios intermunicipais de saúde funcionam como instrumentos de cooperação entre municípios visando proporcionar a ambos os que individualmente teriam menos possibilidade de realizar. Esta pesquisa buscou relatar a avaliação dos secretários municipais de saúde da Zona da Mata Mineira quanto ao consórcio em que está associado. O objetivo dos consórcios intermunicipais de saúde é fazer com que os municípios desempenham com maior eficiência e eficácia os serviços vitais à sua população, tendo como pressuposto os princípios do SUS. Desta forma, este trabalho poderá contribuir para o aperfeiçoamento da implementação das políticas de saúde, por meio da gestão mais racional dos recursos na associação de municípios em consórcios locais de saúde.Item Uma análise do processo de mudança organizacional e da capacidade de adaptação de uma entidade fechada de previdência complementar, patrocinada pela Universidade Federal de Viçosa(Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 2014-07-07) Pazzin, Humberto Santiago; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Carmo, Maria Inês doNo campo da Teoria das Organizações, a discussão a respeito da importância dos objetivos é frequente, atingindo não somente aspectos relacionados ao planejamento, mas atingindo questões ligadas à própria existência da organização. Sendo os fins que se procura alcançar, ou os resultados finais em direção aos quais as atividades são dirigidas, os objetivos orientam as ações organizacionais. Neste trabalho investigaram-se a dimensão e as implicações da mudança de objetivos em entidade fechada de previdência privada. Estudou-se o caso do AGROS, Instituto UFV de Seguridade Social, criado pela Universidade Federal de Viçosa, para suplementar os benefícios da previdência oficial dos servidores. Com o advento da Lei do Regime Jurídico Único, que modificou o sistema de aposentadoria dos servidores federais, a existência da instituição passou a ser questionada. Na pesquisa, utilizou-se o método do estudo de caso, sendo a coleta de dados feita através de entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram uma significativa mudança de objetivos. Concluiu-se que a adaptação da organização exigiu ajustes na estrutura e nos objetivos, impactando a tecnologia, a cultura e o clima organizacional.Item Avaliação do processo de implementação do Programa Nacional de Microcrédito produtivo orientado (PNMPO), em Minas Gerais, na percepção dos dirigentes das instituições habilitadas(Administração Pública e Gestão Social, 2009-12-14) Zancanella, Jânia Cosme; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto T. F. C. deNeste trabalho, objetivou-se avaliar o atual funcionamento do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) nas instituições e conhecer as percepções dos sujeitos sociais sobre os progressos e as suas perspectivas futuras. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e questionário aberto. Efetuou-se a análise qualitativa dos dados, através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram o seguinte: que o programa não gerou mudanças significativas no funcionamento das instituições; ainda existem muitas dificuldades a serem superadas para que o programa venha a melhorar o desempenho das instituições de microcrédito, e que, mesmo assim, as expectativas dos dirigentes para o futuro, são que o programa venha a consolidar o seu objetivo de fomentar e capacitar as instituições.Item Microcrédito e desenvolvimento econômico regional: o caso do banco do povo de Juiz De Fora(Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Fernandes, Nirlene Aparecida Carneiro; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Oliveira, Adriel Rodrigues deA ampliação do acesso de financiamento às micro e pequenas empresas tem sido a motivação histórica do microcrédito. Sendo o microcrédito relativamente novo, a compreensão de seu impacto sobre o desenvolvimento regional está condicionada à investigação das experiências das organizações que trabalham em seu fomento, bem como à percepção dos empresários dos segmentos formal e informal acerca da sua efetiva contribuição. Neste sentido, este estudo abrange a realidade do microcrédito no Estado de Minas Gerais, pela análise das operações do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo Popular (Faep), conhecido popularmente por “Banco do Povo”. Neste contexto, buscou-se compreender as operações de microcrédito sob a ótica da oferta e da demanda e, de acordo com os resultados, pode- se perceber a efetiva atuação do Faep no fomento ao microcrédito no Estado. Como ponto relevante, destacam- se, além da aplicação dos recursos em capital de giro, a aquisição e a renovação de ativos imobilizados, contribuindo para o desenvolvimento regional com a geração de emprego e renda.Item Culturas e aprendizagem organizacional: Um estudo em municípios(Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Carmo, Maria Inês do; Quirino, Solange das Graças; Oliveira, Adriel Rodrigues deO objetivo deste artigo foi o de relatar os resultados de pesquisa que investigou os principais aspectos culturais que representam dificuldades ou limitações, para a mudança e a aprendizagem organizacional, em gestão municipal. A sustentação teórica foi embasada nos conceitos de cultura, de aprendizagem e em estudos que associam a resistência à mudança a aspectos culturais. Investigou- se a percepção de secretários municipais em seis prefeituras do Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizado um levantamento, utilizando-se de entrevistas e questionários. Os dados foram analisados, por intermédio de análise estatística e da análise de conteúdo por categorias. Os resultados indicaram que ainda persistem, entre os servidores municipais, formas de resistência à mudança e condutas que dificultam a implementação de inovações e de modelos de gestão mais efetivos. Concluiu-se que, mesmo nos tempos atuais, a mudança ainda é vista como ameaça pelas pessoas, sendo comuns comportamentos que prejudicam a capacidade de adaptação dos municípios aos seus novos papéis e atribuições. Portanto, não basta a criação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do processo de gestão pública municipal. É necessário também que os gestores estejam atentos ao processo de implementação de tais políticas, especialmente aqueles relacionados à gestão de pessoas e aos processos culturais nela envolvidos.Item A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição(Revista de Administração Pública, 2009-03) Magalhães, Elenice Maria de; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; Campos, Daniela Cristina da SilveiraDesde a década de 1990, o setor público brasileiro tem buscado modificar sua atuação perante a sociedade. Em um contexto de reformas, a área de recursos humanos tornase essencial, pois são as pessoas que colocam em prática tais mudanças. Uma política de recursos humanos imprescindível para o êxito das reformas é o treinamento, que possibilita a capacitação do funcionário para um melhor desempenho na prestação de serviços aos cidadãos. Este artigo identifica o modo como o treinamento dos servidores técnico-administrativos (STAs) influencia a realização das atividades na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. As informações foram obtidas por meio de uma revisão da literatura, de visita à diretoria de recursos humanos da UFV, e de entrevistas com alguns treinados e dirigentes da instituição. De acordo com os resultados, existem diversos fatores que interferem positiva e negativamente no processo de treinamento. A falta de uma política de aperfeiçoamento formalizada e a legislação contribuem para essa realidade. Como o processo não é bem estruturado, não existe um planejamento para as atividades de treinamento, nem mesmo uma avaliação do STA que o fez.