Artigos

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11802

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho
    (Educação em Revista, 2012-03) Santana, Luiza Lúcia e Silva; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Moura, Luiz Rodrigo Cunha
    O objetivo deste trabalho foi investigar a presença ou ausência de satisfação no trabalho dos diretores/gestores da educação básica pública, bem como sua interferência na gestão escolar. Tomou-se como referencial as categorias de Qualidade de Vida no Trabalho sugeridas por Walton. A pesquisa é descritiva, numa abordagem qual-iquantitativa, usando um questionário semiestruturado. A amostra consistiu de 124 casos distribuídos em 52 cidades de Minas Gerais. Os resultados indicam que há sentimento de satisfação por parte dos diretores/gestores com relação aos fatores relevância do trabalho, integração social na organização, uso e desenvolvimento de capacidades, constitucionalismo e oportunidade de crescimento profissional, o que propicia interferência considerada positiva na gestão escolar. Todavia, existe um sentimento de ausência de satisfação com relação aos fatores associados à remuneração; e um sentimento de indiferença, considerando os fatores associados às condições de trabalho e ao equilíbrio trabalho e vida.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de desempenho e percepção das chefi as avaliadoras na Universidade Federal de Viçosa (MG)
    (Revista de Ciências Humanas, 2010-01) Reis, Maria Cecília Teixeira; Rodrigues, Michele; Reis, Cisne Zélia Teixeira; Cunha, Nina Rosa da Silveira
    O presente artigo aborda a temática do processo de avaliação de desempenho em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Foi realizada uma revisão bibliográfica para contextualizar a relevância do tema, os métodos de avaliação, as distorções no processo e a importância do feedback. Posteriormente, aplicou-se um questionário às chefias, que assumiram posição de avaliadoras do processo, no ano de 2007, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Buscou-se entender a percepção destas chefias com relação ao processo, ao instrumento e aos benefícios que norteiam a avaliação de desempenho, no caso específico, do modelo 360º. A pesquisa utilizou estatística descritiva para a análise dos dados, buscando traçar o perfil dos ocupantes de cargo de chefia na UFV e sua percepção sobre a importância da avaliação de desempenho na Instituição.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Institucionalização da política de desenvolvimento de pessoas em instituições federais de ensino de Minas Gerais
    (Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 2012-10-12) Freitas, Áurea Maria Resende de; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Cunha, Nina Rosa da Silveira
    Verificar o estágio de institucionalização da política de desenvolvimento de servidores das Instituições Federais de Ensino (IFEs), na percepção de gestores de pessoas, foi o objetivo deste estudo de caso de 13 IFEs localizadas em Minas Gerais. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada e documentos das instituições pesquisadas, tratadas por meio da análise de conteúdo. Utilizando a Teoria Institucional, tendo como contraponto as características da administração pública brasileira, possibilitou a compreensão sobre o processo de institucionalização dos cinco instrumentos gerenciais especificados na legislação de gestão de pessoas: Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal; Política de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira; Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento; Programa de Avaliação de Desempenho; e Dimensionamento das Necessidades Institucionais. Verificou-se que tais instrumentos encontravam-se em estágios de pré e semi-institucionalização, evidenciando que houve avanços em direção à profissionalização da força de trabalho nas IFEs. Entretanto, estas ainda carecem de ações efetivas para enfrentarem os novos temas da agenda de gestão de pessoas do setor público, ou seja, a integração da arquitetura de recursos humanos estratégicos nos processos institucionais, a vinculação da política de desenvolvimento ao planejamento institucional, a questão da democratização das relações de trabalho e a gestão por competência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de desempenho e percepção das che fi as avaliadoras na Universidade Federal de Viçosa (MG)
    (Revista de Ciência Humanas, 2010-01) Reis, Maria Cecília Teixeira; Rodrigues, Michele; Reis, Cisne Zélia Teixeira; Cunha, Nina Rosa da Silveira
    Universidade Federal de Viçosa (UFV). Buscou-se entender a percepção destas chefias com relação ao processo, ao instrumento e aos benefícios que norteiam a avaliação de desempenho, no caso específico, do modelo 360º. A pesquisa utilizou estatística descritiva para a análise dos dados, buscando traçar o perfil dos ocupantes de cargo de chefia na UFV e sua percepção sobre a importância da avaliação de desempenho na Instituição.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação do processo de implementação do Programa Nacional de Microcrédito produtivo orientado (PNMPO), em Minas Gerais, na percepção dos dirigentes das instituições habilitadas
    (Administração Pública e Gestão Social, 2009-12-14) Zancanella, Jânia Cosme; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto T. F. C. de
    Neste trabalho, objetivou-se avaliar o atual funcionamento do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) nas instituições e conhecer as percepções dos sujeitos sociais sobre os progressos e as suas perspectivas futuras. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e questionário aberto. Efetuou-se a análise qualitativa dos dados, através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram o seguinte: que o programa não gerou mudanças significativas no funcionamento das instituições; ainda existem muitas dificuldades a serem superadas para que o programa venha a melhorar o desempenho das instituições de microcrédito, e que, mesmo assim, as expectativas dos dirigentes para o futuro, são que o programa venha a consolidar o seu objetivo de fomentar e capacitar as instituições.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição
    (Revista de Administração Pública, 2009-03) Magalhães, Elenice Maria de; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; Campos, Daniela Cristina da Silveira
    Desde a década de 1990, o setor público brasileiro tem buscado modificar sua atuação perante a sociedade. Em um contexto de reformas, a área de recursos humanos tornase essencial, pois são as pessoas que colocam em prática tais mudanças. Uma política de recursos humanos imprescindível para o êxito das reformas é o treinamento, que possibilita a capacitação do funcionário para um melhor desempenho na prestação de serviços aos cidadãos. Este artigo identifica o modo como o treinamento dos servidores técnico-administrativos (STAs) influencia a realização das atividades na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. As informações foram obtidas por meio de uma revisão da literatura, de visita à diretoria de recursos humanos da UFV, e de entrevistas com alguns treinados e dirigentes da instituição. De acordo com os resultados, existem diversos fatores que interferem positiva e negativamente no processo de treinamento. A falta de uma política de aperfeiçoamento formalizada e a legislação contribuem para essa realidade. Como o processo não é bem estruturado, não existe um planejamento para as atividades de treinamento, nem mesmo uma avaliação do STA que o fez.