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    Fortalecendo empreendimentos em TI: qual a contribuição das incubadoras?
    (Journal of Information Systems and Technology Management, 2008) Xavier, Wescley Silva; Martins, Guilherme Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho
    Este artigo tem como tema a análise da contribuição das incubadoras para o desenvolvimento de empreendimentos em TI, sendo então realizado um estudo em profundidade nas 3 incubadoras especializadas em TI do Estado de Minas Gerais. Gerentes das incubadoras e empresários incubados e já graduados foram entrevistados a respeito da estrutura e do apoio oferecidos pelas incubadoras, interação com universidades e centros de pesquisa, e sobre a capacitação gerencial oferecida aos empresários. Os resultados apontam para a necessidade de uma atuação mais profícua das incubadoras, fundamentalmente na prospecção de clientes, busca por recursos financeiros e relacionamento com universidades e centros de pesquisa, principalmente no que tange à transferência de tecnologia.
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    Capacitação Gerencial nas Incubadoras de Base Tecnológica: proposição de um modelo matricial de avaliação
    (Revista de Ciências da Administração, 2009-10-25) Xavier, Wescley Silva; Martins, Guilherme Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho
    Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ferramenta de avaliação de programas de capacitação gerencial de Incubadoras de Empresas. Tal ferramenta foi desenvolvida a partir de um estudo em 14 Incubadoras e 115 empreendimentos nascentes de base tecnológica. A avaliação é realizada nas tradicionais áreas funcionais da Administração (i.e. Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Operações) em duas dimensões: (a) uma compara o domínio que o empresário julga possuir dos fundamentos de cada disciplina da Administração e a importância que esses fundamentos têm para o seu negócio; (b) a outra dimensão compara essa importância atribuída pelo empresário com o quanto o fundamento foi contemplado no programa de capacitação gerencial oferecido pela incubadora. Com isso, é possível avaliar, respectivamente, as lacunas de conhecimento que os empresários julgam possuir e quais pontos podem ser mais bem explorados pela incubadora nos treinamentos gerenciais. O estudo de campo revelou que os fundamentos de Marketing e Finanças são vistos como mais importantes pelos empresários e mais contemplados nos programas de capacitação. Ademais, verificou-se a existência de lacunas entre importância atribuída pelos empresários e a efetividade da incubadora em alguns elementos, o que sugere a necessidade de reavaliar os programas de capacitação gerencial.
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    Políticas públicas de fomento à atividade turística: Resultados da implementação do circuito turístico parque nacional da serra do cipó – mg
    (Revista de Ciências Humanas, 2008-12) Silva, Fernanda Cristina da; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; Albino, Andréia Aparecida; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães
    O presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados da implementação da Política de Circuitos Turísticos de Minas Gerais nos municípios pertencentes ao Circuito Turístico Par- que Nacional da Serra do Cipó, apontando as principais mudanças ocorridas na região desde a sua criação, na percepção de atores locais e estaduais envolvidos. O estudo é exploratório e descritivo, com forma de estruturação qualitativa. Os da- dos foram coletados por meio de entre- vistas e questionários abertos e analisa- dos através da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as políticas públicas de turismo em MG têm se caracterizado pela descentralização e maior abertura do Estado à participação da iniciativa privada e do terceiro setor. Constata-se que o Governo Estadual vem incentivando a criação de Associações como a AMPASC, uma vez que estas possuem mais condições de conceber e ope- racionalizar estratégias direcionadas ao desenvolvimento de acordo com as especificidades de cada região. Embora, de forma geral, os resultados da Política tenham sido considerados positivos pelos atores locais, constatou-se que a ausência de um setor formal responsável pelas atividades turísticas, bem como pela elaboração e implementação de políticas públicas municipais, limita a atuação da Secretaria de Turismo de MG e da AMPASC. Nesse sentido, o desafio não é atuar em áreas onde o turismo já esteja consolida- do, mas sim nas localidades que, apesar de possuírem um grande potencial turístico, não conseguem se desenvolver de forma isolada.
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    A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição
    (Revista de Administração Pública, 2009-03) Magalhães, Elenice Maria de; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; Campos, Daniela Cristina da Silveira
    Desde a década de 1990, o setor público brasileiro tem buscado modificar sua atuação perante a sociedade. Em um contexto de reformas, a área de recursos humanos tornase essencial, pois são as pessoas que colocam em prática tais mudanças. Uma política de recursos humanos imprescindível para o êxito das reformas é o treinamento, que possibilita a capacitação do funcionário para um melhor desempenho na prestação de serviços aos cidadãos. Este artigo identifica o modo como o treinamento dos servidores técnico-administrativos (STAs) influencia a realização das atividades na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. As informações foram obtidas por meio de uma revisão da literatura, de visita à diretoria de recursos humanos da UFV, e de entrevistas com alguns treinados e dirigentes da instituição. De acordo com os resultados, existem diversos fatores que interferem positiva e negativamente no processo de treinamento. A falta de uma política de aperfeiçoamento formalizada e a legislação contribuem para essa realidade. Como o processo não é bem estruturado, não existe um planejamento para as atividades de treinamento, nem mesmo uma avaliação do STA que o fez.