Artigos
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11802
Navegar
13 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Focalização e cobertura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): avaliação de sua eficácia nas regiões brasileiras(Revista de Economia e Sociologia Rural, 2017-10) Salgado, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; Silva, Edson Arlindo; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Cunha, Wellington Alvim; Santos, Luana Ferreira dosA formulação e a implementação de políticas públicas e programas governamentais têm ganhado destaque no cenário da administração pública brasileira; porém, ainda são escassas e incipientes as iniciativas voltadas à avaliação de políticas. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a eficácia do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), classificando os municípios brasileiros em relação ao nível de propensão à execução desta política pública. Para isso, foram elaborados dois indicadores compostos por sete variáveis que englobassem tanto a propensão de insegurança alimentar da população local quanto a necessidade de acesso ao mercado por parte da agricultura familiar local. Posteriormente, foi estimado o nível de cobertura do programa nas regiões brasileiras. Foram utilizadas as técnicas estatísticas multivariada Análise de Cluster para identificar agrupamentos e Análise de Discriminante para validá-los. Foi possível identificar quatro grupos de demanda do programa com características distintas significativamente validados pela Análise Discriminante. O grupo com maior demanda das ações do programa é formado por municípios com expressiva presença de agricultores familiares, baixo dinamismo econômico e alto risco de segurança alimentar, e estão localizados majoritariamente nas regiões Nordeste e Norte. Constatou-se que o PAA tem concentrado suas ações nestes municípios; porém, o nível de cobertura do programa ainda é incipiente. Demonstrou-se, também, que a taxa de cobertura por regiões ainda é desigual, indicando que algumas regiões têm sido preteridas, com destaque para o Norte e o Nordeste.Item Conselho Municipal de Saúde sob a ótica de seus conselheiros: estudo realizado em uma capital brasileira(Interações, 2016-04) Lopes, Bruno de Jesus; Silva, Edson Arlindo; Martins, SimoneOs conselhos de saúde no Brasil são instituições híbridas que permitem a inserção da sociedade nas discussões políticas. Assim, neste artigo, buscou-se compreender o funcionamento e as contribuições do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte para a inserção da sociedade nos processos políticos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e apresentados a partir de uma análise descritiva e interpretativa. Como resultados, foram observadas limitações no conselho que prejudicam seu funcionamento.Item Conselhos gestores de políticas públicas: relações entre estado e sociedade civil no contexto local(Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 2016-01) Pereira, Rafael Morais; Roberto, Rúbia Fonseca; Gava, Rodrigo; Silva, Edson ArlindoO preceito descentralizador da Constituição Federal de 1988 impulsionou a participação social, que foi viabilizada, dentre outras ferramentas, pelos conselhos gestores de políticas públicas. Eles se destacam, pois permitem a gestão pública compartilhada entre poder público e sociedade localmente, na maioria dos municípios brasileiros e em diversas áreas de interesse coletivo. Pressupõe-se que os conselhos de saúde, assistência social e tutelar são determinantes para proteger os direitos dos cidadãos, além disso, a análise integrada deles torna-se relevante em municípios que têm sido estudados, por revelar os conselhos como instrumento importante e crescente de participação no contexto local. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar as relações entre Sociedade Civil e Estado com vistas à promoção social no município de Viçosa-MG. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa, com coleta de dados primários, por meio de entrevistas com membros dos conselhos supracitados, e secundários, a partir do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir de análise documental e de conteúdo, os resultados demonstraram que o município tem acompanhado a dinâmica da participação cidadã, dado o número de conselhos atuantes e os diversos desafios relacionados à efetividade dos mesmos elucidados pela literatura. Os conflitos entre representantes do governo e da sociedade, a dependência da infraestrutura municipal e a falta de reconhecimento dos conselhos por parte do governo e da própria sociedade foram as dificuldades identificadas. Contudo, referendou-se que a legitimação da gestão social é um processo em curso e que o cidadão, a partir dos conselhos, deve ser protagonista nesse movimento ainda em consolidação.Item Metodologia de pesquisa em administração e Ciências Contábeis – relato de prática pedagógica(Revista Ponto de Vista, 2011-01) Souza, Lúcia Helena Gazolla Reis de; Gava, Rodrigo; Silva, Edson Arlindo; Emmendoerfer, Mgnus LuizA importância da prática no processo de ensino-aprendizagem compôs o objetivo central desta pesquisa que foi o de relatar experiências obtidas na realização da disciplina de Metodologia de Pesquisa em cursos de graduação de Administração e de Ciências Contábeis, numa Universidade Pública Federal de Minas Gerais. Foi realizado um projeto de ensino com caráter de intervenção pedagógica junto aos estudantes de graduação regularmente matriculados na disciplina no primeiro semestre de 2011. Esta pesquisa revelou que deve se promover e valorizar formas alternativas de ensino que complementem a abordagem expositiva tradicional de aula. Observou-se envolvimento e interesse pela aprendizagem, o que a tornou muito significativa. Os resultados alcançados contribuíram para aumentar o grau de satisfação dos agentes envolvidos no processo e para o esclarecimento transmitido pelo professor sobre a disciplina, que foi significativamente compreendida pelos estudantes na medida em que o seu conteúdo foi adequadamente contextualizado no curso.Item Interfaces epistemológicas sobre administração pública, institucionalismo e capital social(Cadernos EBAPE.BR, 2011-07-19) Silva, Edson Arlindo; Pereira, José Roberto; Alcântara, Valderí de CastroA sociedade contemporânea é marcada pela presença de instituições que organizam, normatizam e regulamentam as relações sociais de trabalho. Ao mesmo tempo que as instituições podem ser pensadas individualmente, também possuem a capacidade de se organizar em redes objetivando o fortalecimento de laços intra e interinstitucionais. Diante deste contexto, procura-se, aqui, realizar uma incursão teórica entre administração pública, institucionalismo e capital social, mostrando as possíveis interfaces conceituais, com o intuito de elucidar as contribuições do institucionalismo e do capital social para melhor compreender a administração pública contemporânea. Por um lado, a teoria do capital social favorece o entendido sobre o conjunto de investimentos que são canalizados em ações socioeconômicas e culturais para atender demandas sociais específicas advindas de grupos organizados da sociedade civil. Assim, segundo as premissas do capital social os indivíduos se relacionam uns com os outros para ter acesso aos recursos públicos coletivos almejando a consecução de diversos interesses comuns. Já no institucionalismo parte-se da premissa de que qualquer instituição, formalmente constituída e legitimamente reconhecida pelos atributos legais da sociedade, perde a razão de ser quando sua lógica de constituição não consegue ser mais eficiente do que qualquer ação individual isolada. Por fim, as discussões em torno das temáticas do capital social, institucionalismo e modelos de administração pública nos convidam a refletir sobre as mudanças ocorridas nas sociedades modernas, principalmente no que se refere às formas de governo e às tendências das relações entre Estado e sociedade que vêm ocorrendo no mundo globalizado.Item A reforma do poder judiciário no Brasil: uma análise a partir do modelo gerencial(Revista de Ciência da Adiministração, 2012-04-04) Sena, Gabriel Astoni; Silva, Edson Arlindo; Luquini, Roberto de AlmeidaEste artigo tem como objetivo identificar o perfil da reforma no Poder Judiciário brasileiro, por meio da análise do processo de reforma do Estado. Nesse sentido, o foco do estudo foi identificar o processo de substituição do modelo burocrático para o gerencial, implantado na administração pública brasileira a partir de 1995, tentando transplantá-lo para a gestão judiciária. Além disso, foi observado o papel que o Conselho Nacional de Justiça exerceu neste processo e a lógica do plano de metas da instituição, buscando descrever o viés dessa reforma. Como resultados observou-se que as metas implantadas buscaram implantar uma gestão mais eficaz neste núcleo estratégico do Estado, com ênfase na celeridade processual. Dessa forma, a lógica gerencial exerceu grande influência no novo modelo de gestão adotado tendo em vista que as diretrizes dessa reforma focaram nos objetivos estratégicos do poder e não na lógica fiscal, predominantemente economicistas. Deve-se ressaltar que não se pretende esgotar a temática, porém, é necessário suscitar um campo de debate para que sejam discutidas as consequências da adoção deste modelo na gestão do Poder Judiciário e seus reflexos para a sociedade brasileira.Item Grau de cobertura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto aos agricultores familiares do estado de Minas Gerais(Revista de Economia e Sociologia Rural, 2014-07) Simão, Gustavo Leonardo; Silva, Edson Arlindo; Silveira, Suely de Fátima RamosIndicadores são instrumentos úteis no escopo da gestão pública, haja vista sua capacidade de mensuração da cobertura dessas ações governamentais. O objetivo deste estudo foi elaborar um indicador para mensurar o nível de propensão à execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nos municípios de Minas Gerais, em 2011, que englobasse tanto a propensão de insegurança alimentar da população local quanto a necessidade de acesso ao mercado por parte da agricultura familiar local. O indicador, denominado Índice de Propensão à Execução do PAA (IPE-PAA), foi elaborado com a utilização de duas proxies compostas por cinco variáveis. Constatou-se que a maioria dos recursos foi repassada a agricultores dos municípios de maior demanda das ações do programa e que o nível de cobertura total ainda se mostra incipiente diante das necessidades das regiões demandantes. Há também uma taxa de cobertura mesorregional desigual das ações do programa, o que indica que algumas regiões têm sido preteridas, com destaque para a mesorregião da Zona da Mata do estado. O IPE-PAA foi útil, pois aponta como uma política pública inovadora no contexto da gestão pública brasileira tem sido implementada e desenvolvida.Item Brasil e Angola: convergências e divergências epistemológicas sobre os modelos de administração pública(Revista de Ciências da Administração, 2012-04-02) Valadares, Josiel Lopes; Costa, Kapeth Gaspar dos Santos da; Silva, Edson Arlindo; Luquini, Roberto de AlmeidaEste ensaio teórico tem como objetivo caracterizar as convergências e as divergências dos modelos de Administração Pública entre Brasil e Angola. Observa-se que, apesar de esses países terem peculiaridades no que tange à sua Gestão Pública, nota-se que os dois possuem raízes histórico-culturais herdadas da mesma Metrópole, Portugal. Nesse sentido, fez-se uma reflexão: se traços culturais marcantes encontrados no Brasil, como clientelismo, nepotismo, lobismo, corrupção e outros podem também ser identificados na Administração Pública em Angola. Apesar das características herdadas de Portugal, aferiu-se também que existem diferenças pontuais entre os dois países quanto às suas formações socioeconômicas. Contudo, este artigo não teve a pretensão de esgotar as congruências e as discrepâncias entre os modelos público-administrativos desses países, pois o objetivo foi levantar indagações e reflexões sobre a temática das relações entre as formas de Administração Pública de cada um deles.Item Predominância ou coexistência? Modelos de administração pública brasileira na Política Nacional de Habitação(Revista de Administração Pública, 2013-11-11) Drumond, Alexandre Matos; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Silva, Edson ArlindoNo Brasil, identifica-se que a administração pública tem sido conduzida ao longo dos anos por diferentes modelos de gestão: patrimonialista, burocrático, gerencial e societal, cada qual representando determinado contexto histórico, econômico e político. Este artigo verifica quais elementos desses modelos predominam na administração pública brasileira, tendo como objeto de análise a Política Nacional de Habitação e suas etapas no ciclo político. Constata-se que essa política pública é marcada pelo hibridismo de elementos característicos dos modelos de administração pública burocrático, gerencial e com predominância do modelo societal, por se tornar evidente em todas as etapas do ciclo político analisadas.Item Apontamentos sobre o processo participativo em cooperativas de Programas de Reativação Econômica: o caso da Coopescabraúna(Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2017-03-09) Aguiar, Cristina Caetano de; Santos, Riverson Moreira dos; Linhares, Daniele Pereira; Silva, Edson Arlindo; Fonseca, Bruno Costa daEste trabalho teve por escopo analisar o processo de participação na Cooperativa de Pescadores Atingidos pela Barra do Braúna (COOPESCABRAÚNA), localizada no município de Laranjal (MG), Brasil. Ligada ao Programa de Reativação Econômica, este tipo de cooperativa se destina a viabilizar projetos de geração de renda às famílias atingidas por barragens. Para a realização do estudo foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e pesquisa documental. Como resultados principais verificou-se uma divergência para com os princípios da participação social e econômica encontrados, mormente, em cooperativas tradicionais, fruto das especificidades da COOPESCABRAÚNA, dentre as quais: a produção dos peixes é feita de forma profissional em tanques-redes não havendo participação dos cooperados no processo; e, via regra, a comercialização de forma individual é mais viável não possibilitando o ganho em escala, uma das principais vantagens dos empreendimentos cooperativos.