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Item Conselhos gestores de políticas públicas: relações entre estado e sociedade civil no contexto local(Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 2016-01) Pereira, Rafael Morais; Roberto, Rúbia Fonseca; Gava, Rodrigo; Silva, Edson ArlindoO preceito descentralizador da Constituição Federal de 1988 impulsionou a participação social, que foi viabilizada, dentre outras ferramentas, pelos conselhos gestores de políticas públicas. Eles se destacam, pois permitem a gestão pública compartilhada entre poder público e sociedade localmente, na maioria dos municípios brasileiros e em diversas áreas de interesse coletivo. Pressupõe-se que os conselhos de saúde, assistência social e tutelar são determinantes para proteger os direitos dos cidadãos, além disso, a análise integrada deles torna-se relevante em municípios que têm sido estudados, por revelar os conselhos como instrumento importante e crescente de participação no contexto local. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar as relações entre Sociedade Civil e Estado com vistas à promoção social no município de Viçosa-MG. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa, com coleta de dados primários, por meio de entrevistas com membros dos conselhos supracitados, e secundários, a partir do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir de análise documental e de conteúdo, os resultados demonstraram que o município tem acompanhado a dinâmica da participação cidadã, dado o número de conselhos atuantes e os diversos desafios relacionados à efetividade dos mesmos elucidados pela literatura. Os conflitos entre representantes do governo e da sociedade, a dependência da infraestrutura municipal e a falta de reconhecimento dos conselhos por parte do governo e da própria sociedade foram as dificuldades identificadas. Contudo, referendou-se que a legitimação da gestão social é um processo em curso e que o cidadão, a partir dos conselhos, deve ser protagonista nesse movimento ainda em consolidação.Item Metodologia de pesquisa em administração e Ciências Contábeis – relato de prática pedagógica(Revista Ponto de Vista, 2011-01) Souza, Lúcia Helena Gazolla Reis de; Gava, Rodrigo; Silva, Edson Arlindo; Emmendoerfer, Mgnus LuizA importância da prática no processo de ensino-aprendizagem compôs o objetivo central desta pesquisa que foi o de relatar experiências obtidas na realização da disciplina de Metodologia de Pesquisa em cursos de graduação de Administração e de Ciências Contábeis, numa Universidade Pública Federal de Minas Gerais. Foi realizado um projeto de ensino com caráter de intervenção pedagógica junto aos estudantes de graduação regularmente matriculados na disciplina no primeiro semestre de 2011. Esta pesquisa revelou que deve se promover e valorizar formas alternativas de ensino que complementem a abordagem expositiva tradicional de aula. Observou-se envolvimento e interesse pela aprendizagem, o que a tornou muito significativa. Os resultados alcançados contribuíram para aumentar o grau de satisfação dos agentes envolvidos no processo e para o esclarecimento transmitido pelo professor sobre a disciplina, que foi significativamente compreendida pelos estudantes na medida em que o seu conteúdo foi adequadamente contextualizado no curso.Item Entre o potencial de transformação local e os entraves do Programa de Aquisição de Alimentos na Cidade de Viçosa-MG(Administração Pública e Gestão Social, 2012-12-18) Silva, Tamiris Cristhina Resende da; Gava, Rodrigo; Cirino, Jader Fernandes; Silva, Edson ArlindoNeste trabalho, buscou-se explorar entraves que impedem que o agricultor familiar aumente sua renda pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vinculado ao Programa Fome Zero, do Governo Federal. Discute-se a importância da agricultura familiar e o fomento de políticas públicas para seu fortalecimento, pois com apenas um quarto da área produtiva do país produzem cerca de 40% do total dos alimentos (IBGE, 2009), valor essencial para manter os avanços que reduziram de 14,9% para 6,9%, de 1990 e 2012, o percentual de subnutridos no país (FAO, 2012). Baseando-se entrevistas, a abordagem qualitativa trouxe a percepção de que o maior entrave se refere à falta de apoio gerencial, em contraposição ao benéfico suporte técnico à produção feito pela EMATER. Também há duplicidade da oportunidade do PAA com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Espera-se contribuir à gestão do PAA e estimular políticas públicas de combate à realidade de miséria e fome.