Artigos

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11802

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Autoavaliação em uma instituição federal de ensino superior: resultados e implicações
    (Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 2010-11) Reis, Cisne Zélia Teixeira; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Ferreira, Marco Aurélio Marques
    Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados da autoavaliação institucional aplicada em uma Instituição Federal de Ensino Superior, a fim de identificar como os segmentos da comunidade universitária avaliaram cada dimensão abordada. A partir dos resultados obtidos da aplicação de questionário eletrônico estruturado, composto por 39 questões comuns aos sujeitos pesquisados, procedeu-se ao agrupamento das questões em sete dimensões: 1- Política para ensino, pesquisa e extensão, 2- Responsabilidade Social, 3- Comunicação com a sociedade, 4- Organização e Gestão, 5- Infraestrutura física e didática, 6- Atendimento ao discente e 7- Sustentabilidade Financeira, sendo as consistências das variáveis agrupadas, testadas pelo Alpha de Cronbach. Posteriormente, a fim de reduzir as variáveis a apenas uma, em cada dimensão, utilizou-se da técnica de escala somada e realizou-se o teste da Análise de Variância (Anova). Por fim, a Análise de Cluster permitiu agrupar os sujeitos conforme avaliação que fizeram da Instituição. Os resultados indicaram que os discentes e docentes, em sua maioria, avaliaram bem a Instituição. Já os técnicos administrativos, em sua maioria, avaliaram pior a Instituição. As dimensões foram avaliadas pelos Clusters de "Melhor Avaliação" como boas e pelos Clusters de "Pior Avaliação" como regulares.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Programa lares habitação popular: transformações na vida das mulheres beneficiadas
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica,, 2017) Mello, Myriam Marta Soares de; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Ferreira, Marco Aurélio Marques
    Neste artigo, analisou-se o Programa Lares – Habitação Popular (PLHP), programa estadual para redução do déficit habitacional, o qual contribui para o empoderamento feminino, no caso das mulheres beneficiadas na Zona da Mata mineira. Embora não seja um programa direcionado para as mulheres, aquelas que são chefes de família têm prioridade para o recebimento da casa. Nesta análise foram entrevistadas 236 beneficiárias do PLHP em 17 municípios, utilizando-se a Estatística Descritiva e o teste de confiabilidade Alfa de Cronbach, para validação do constructo Empoderamento. Com o intuito de verificar se existe diferença entre o nível médio de empoderamento do grupo de mulheres mutuárias e o de beneficiárias, foi realizado o teste não paramétrico U de Mann-Whitney, para amostras independentes. Os resultados indicaram que o empoderamento das mulheres em seu sentido transformador foi expressivo, podendo-se sugerir que o PLHP, ao proporcionar condição de moradia digna, contribui para o processo de empoderamento feminino.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estágio de desenvolvimento socioeconômico dos principais Municípios que recebem royalties de mineração no Estado de Minas Gerais
    (Revista de Ciências Humanas, 2014-05-07) Silva, Carla Cristina da; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Silveira, Suely de Fátima Ramos
    O quadro teórico centrou-se em discussões sobre mineração, compensação financeira pela exploração de recursos minerais e desenvolvimento regional. Foram abordados grupos estratégicos de municípios, utilizando como modelo analítico a abordagem multivariada de dados. Os resultados possibilitaram construir quatro grupos estratégicos relacionados à geração de riquezas, saúde, educação e às características urbanas e rurais, identificando a ocorrência de disparidades entre os municípios. Inferiu-se a necessidade de formulação de políticas públicas de desenvolvimento regional que contribuam para amenizar as desigualdades entre os municípios.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Reforma do PIS e da COFINS avaliação dos impactos no desempenho das empresas de capital aberto no setor de siderurgia e metalurgia
    (Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Costa, Danielle Martins Duarte; Abrantes, Luiz Antonio; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Silveira, Suely de Fátima Ramos
    O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto das Leis 10.637/2002 e 10.833/2003 sobre a formação do custo de produção, sobre a alavancagem operacional e financeira e sobre o recolhimento das contribuições PIS e Cofins das empresas brasileiras de capital aberto do setor de siderurgia e metalurgia. Para isto foram analisadas 16 empresas com ações negociadas na Bovespa cujos dados foram obtidos na Economática e compreenderam os trimestres de 1997 a 2007. Foi utilizada a análise de dados em painel com as variáveis dependentes, Custo de Produção, Alavancagem Operacional e Financeira e recolhimento do PIS e Cofins a fim de verificar o grau de dependência dessas variáveis sobre o desempenho das empresas. De modo geral, os resultados mostraram que as mudanças na legislação do PIS e da Cofins afetaram o desempenho operacional e financeiro das empresas analisadas, com aumento significativo do Custo de Produção e consequente diminuição do Lucro Operacional. Quanto ao impacto das mu- danças sobre a estrutura financeira, pode- se dizer que as mesmas não afetaram de forma significativa este setor. A comparação entre os valores previstos e reais do recolhimento de Pis e Cofins foram diferenciados com percentuais acima de 12% e o crescimento real do recolhimento total do Pis e da Cofins, desde 1997, foi de 26% após a mudança das legislações. Assim, pode-se dizer que o desempenho do resultado final do setor é extremamente sensível às políticas tributárias.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise dos indicadores socioeconômicos dos municípios mineradores e não-mineradores do estado de Minas Gerais
    (Revista de Ciências Humanas, 2008-06) Rodrigues, Ana Cristina Miranda; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Abrantes, Luiz Antônio; Ferreira, Marco Aurélio Marques
    Considerando a compensação financeira pela exploração mineral (CFEM) arrecadada pelos municípios mineradores, este estudo analisou a performance dos in- dicadores socioeconômicos destes municípios em relação aos municípios não-mineradores do Estado de Minas Gerais, conforme as regiões de planejamento. Para proceder à análise, selecionaram-se indicadores relacionados à renda e emprego, saúde, educação, habitação e meio ambi- ente e segurança pública, durante os anos de 2000, 2002 e 2004, efetuando-se análises comparativas entre as regiões. Como metodologia, utilizou-se o teste de médias para populações independentes. Os resultados evidenciaram, estatisticamente, diferenciação dos municípios mineradores nos indicadores das seguintes variáveis: renda/emprego, em 80% das regiões analisadas; saúde, em 50%; e habitação/meio ambiente, em 40%. Em relação à educação e à segurança pública, as igualdades das médias foram significativas. Constatou- se, portanto, que os recursos da CFEM contribuíram, até 2004, significativamente, para a diferenciação dos indicadores eco- nômicos de renda e emprego nos municípios mineradores. No entanto, os objetivos da compensação financeira pela exploração de recursos minerais não foram ampla- mente atendidos, ao discriminarem que estas receitas deverão ser aplicadas em projetos que revertam em prol da comunidade local, na forma de melhoria da infraestrutura, da qualidade ambiental, da saúde e educação. Assim, os municípios mineradores do Estado de Minas Gerais, por arrecadarem mais recursos financeiros, deveriam direcionar esse excedente ao atendimento das necessidades sociais de sua população.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa
    (Revista de Administração Pública, 2009-11) Magalhães, Elizete Aparecida de; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Abrantes, Luiz Antônio; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Wakim, Vasconcelos Reis
    Apesar de a educação ser fator-chave no desenvolvimento social e econômico do país, os recursos públicos aplicados para tal fim são escassos para atender à demanda da sociedade. Esta, responsável por parte de seu provimento, também tem o direito de exigir eficiência na aplicação dos recursos. Este artigo apura o custo por aluno no ensino de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os dados foram obtidos por meio da análise de documentos, relatórios contábeis e relatórios gerados pela central de processamento de dados da instituição. O custo médio por aluno, apurado para o ano de 2004, foi de R$ 8.965,91. O custo por aluno dos departamentos variou de R$ 3.948,59 (curso de matemática) a R$ 17.022,79 (curso de zootecnia). As variáveis que mais influenciaram o custo por aluno foram os números de matrículas, de bens móveis, de docentes e de servidores técnico-administrativos. A mensuração de custo por aluno da UFV fornece orientação quanto ao modo de a instituição se expandir sem se onerar, bem como a melhor forma de aproveitar sua estrutura física.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Fatores determinantes na variação dos preços dos produtos contratados por pregão eletrônico
    (Revista de Administração Pública, 2010-06) Faria, Evandro Rodrigues de; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Santos, Lucas Maia dos; Silveira, Suely de Fátima Ramos
    A pesquisa buscou avaliar quais os fatores determinantes na variação dos preços dos produtos comprados através de pregão eletrônico. Para atingir os objetivos, testou-se a relação da variação dos preços com as variáveis: número de fornecedores, especificidade dos ativos, frequência das transações, quantidade, oportunismo dos agentes, tempo de existência e faturamento da empresa ganhadora e número de lances da disputa. Foram realizadas correlação de Pearson e regressão linear múltipla, com o intuito de explorar as relações entre as variáveis e construir um modelo para medir a variação dos preços. As variáveis número de fornecedores, especificidade dos ativos, quantidade e frequência das transações apresentaram um poder de explicação conjunta de 67,4% das variações dos preços. Assim, os órgãos públicos devem desenvolver ações que busquem maximizar o efeito destas variáveis com o objetivo de reduzir os preços pagos.