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    Política pública de habilitação e desenvolvimento socioeconômico no contexto do turismo
    (Revista Turismo Visão e Ação, 2019-01) Zambrano-Pontón, María Belén; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Abrantes, Luiz Antônio
    Este artigo buscou analisar a evolução da política tributária de distribuição do imposto com critério turístico e suas implicações nos indicadores socioeconômicos para os Municípios. Esta política é tratada como de habilitação e desenvolvimento socioeconômico no turismo, conhecida como o ICMS Turístico. Metodologicamente, este estudo concentrou sua análise em 853 Municípios no Estado de Minas Gerais, Brasil, durante o período de 2011 a 2015, identificando 237 Municípios, que durante esse período passaram a receber o repasse financeiro do ICMS turístico. Foram utilizados dados secundários para a análise estatística descritiva. Como resultados, observou-se que os municípios habilitados demonstraram estar mais desenvolvidos socioeconomicamente do que os que não se habilitaram no período analisado. Por outro lado, o aumento do número de municípios habilitados tem reduzido o valor de recursos captados por município, tornando a política menos atrativa para sua habilitação ao longo do tempo. A contribuição deste artigo reside em demonstrar que a distribuição de recursos de um imposto com critério turístico pode atender determinados objetivos governamentais e ser um novo tipo de instrumento de política pública de turismo que possibilita desenvolvimento socioeconômico, mas que requer acompanhamento, revisões e melhoria contínua por parte das organizações públicas competentes para sua maior efetividade.
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    Os discursos do empreendedorismo na administração pública brasileira: análise crítica de uma experiência contemporânea
    (Revista de Administração da UFSM, 2017) Valadares, Josiel Lopes; Alcântara, Valderí de Castro; Boas, Ana Alice Vilas; Emmendoerfer, Magnus Luiz
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar os elementos da prática social presentes no discurso de incorporação do empreendedorismo na recente experiência do setor público de Minas Gerais, denominada Choque de Gestão. Para isso, selecionou-se um corpus oriundo de dados bibliográficos e documentais, o qual foi analisado mediante o enfoque teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os resultados destacam o Choque de Gestão como elemento ideológico de legitimação da cultura do management no setor público por meio do discurso hegemônico neoliberal. Ao utilizar essa estratégia, a Administração Pública passa a ser permeada pela lógica do mercado (like a business), que a transforma em um ambiente de concorrência e busca por resultados, acarretando problemas típicos do modus operandi capitalista. Nesse sentido, por meio do choque, difunde-se a cultura do management, naturalizando os valores e as práticas do mundo dos negócios e legitimando discursivamente este modelo como opção necessária e viável (os ditos), ao mesmo tempo em que apaga as inconsistências, limitações e mazelas do processo (os silêncios). Neste artigo, questionamos esses caminhos e ressaltamos a importância dos processos de democratização pautados na cidadania, na participação e na deliberação.
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    Dilema orçamentário: a busca pela estabilidade no contexto de retração
    (Revista de Administração Contemporânea, 2018-12) Paula, Camila Henriques de; Silva, Wânia Candida; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Abrantes, Luiz Antonio
    A UniCaso é uma universidade federal brasileira, localizada no interior, que participou do programa de expansão organizacional promovido pelo governo de seu país, em que a Educação é constitucionalmente reconhecida como um direito de todos e dever do Estado e da família. Entretanto, após dez anos, o programa não se encontra consolidado e o governo apresenta dificuldades em manter e criar novas condições de repasses financeiros para sua sustentação, ocasionando retração nos investimentos para a educação superior. Diante disso, os dirigentes da UniCaso defrontaram-se com a necessidade de decidirem sobre a readequação orçamentária e financeira da universidade de modo a minimizar o impacto negativo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão em andamento. Assim, este caso apresenta o dilema na perspectiva do Reitor da universidade: qual o melhor caminho para conduzir a UniCaso à condição de estabilidade financeira em um contexto de retração de investimentos públicos? O caso possibilita a discussão sobre gestão orçamentária e planejamento em disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação de gestão universitária, administração pública e ciências contábeis.
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    Atuação de empreendedores públicos na formulação de um programa de apoio ao desenvolvimento juvenil
    (Revista de Administração da UFSM, 2017) Resende, Tamiris Cristhina; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Valadares, Josiel Lopes; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho
    O objetivo principal é compreender a atuação de empreendedores públicos na fase de formulação da política pública que resultou em um Centro de Formação e Experimentação Digital em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. O contexto da criação de tal centro é o da implementação do Programa Estado para Resultados (EPR) que deu origem aos cargos de Empreendedores Públicos (EPs), profissionais de alto nível técnico e gerencial, contratados para apoiar os projetos e programas do governo. Aplicou-se a técnica de Análise de Conteúdo a partir de dados coletados em bibliografias, documentos e entrevistas com EPs que participaram da fase de formulação dessa política pública na cidade de Belo Horizonte. Como resultados, evidenciou-se que embora os Empreendedores Públicos sejam bons executores da política pública, eles não são necessariamente bons formuladores. A despeito disso, creditam-se os resultados da política pública à capacidade de formação de redes, inovação e foco nos resultados desses profissionais.
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    Projeto SuperAção Júnior III: Rede de cooperação e de apoio à governança do movimento júnior na Universidade Federal de Viçosa
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2013-07) Gomes, Osmailda da Fonseca; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Souza, Karoline Moreira
    Este trabalho tem como intuito apresentar as principais práticas vivenciadas com o Projeto SuperAção Júnior III, demonstrando como o apoio institucional pode auxiliar e desenvolver o Movimento Empresa Júnior (MEJ) em nível local, no período de 2006 a 2011. Ao longo do relato será mostrado a evolução e conquistas do Projeto “SuperAção Júnior” no MEJ da Universidade Federal de Viçosa.
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    Institucionalização da política de desenvolvimento de pessoas em instituições federais de ensino de Minas Gerais
    (Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 2012-10-12) Freitas, Áurea Maria Resende de; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Cunha, Nina Rosa da Silveira
    Verificar o estágio de institucionalização da política de desenvolvimento de servidores das Instituições Federais de Ensino (IFEs), na percepção de gestores de pessoas, foi o objetivo deste estudo de caso de 13 IFEs localizadas em Minas Gerais. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada e documentos das instituições pesquisadas, tratadas por meio da análise de conteúdo. Utilizando a Teoria Institucional, tendo como contraponto as características da administração pública brasileira, possibilitou a compreensão sobre o processo de institucionalização dos cinco instrumentos gerenciais especificados na legislação de gestão de pessoas: Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal; Política de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira; Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento; Programa de Avaliação de Desempenho; e Dimensionamento das Necessidades Institucionais. Verificou-se que tais instrumentos encontravam-se em estágios de pré e semi-institucionalização, evidenciando que houve avanços em direção à profissionalização da força de trabalho nas IFEs. Entretanto, estas ainda carecem de ações efetivas para enfrentarem os novos temas da agenda de gestão de pessoas do setor público, ou seja, a integração da arquitetura de recursos humanos estratégicos nos processos institucionais, a vinculação da política de desenvolvimento ao planejamento institucional, a questão da democratização das relações de trabalho e a gestão por competência.
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    Reflexões e perspectivas acerca da construção do conhecimento sobre empreendedorismo interno
    (Revista de Ciências da Administração, 2011-05) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Valadares, Josiel Lopes
    Resultado de uma pesquisa no Brasil sobre “a construção do conhecimento em empreendedorismo: um levantamento teórico-reflexivo”, este meta estudo tem como enfoque o empreendedorismo interno. O objetivo do trabalho é levantar a produção científica sobre empreendedorismo interno nas organizações em eventos especializados no Brasil na área de administração, no período de 1997 a 2007, a fim de identificar a construção do conhecimento e as perspectivas emergentes de pesquisa sobre esse enfoqueno campo. Como objetivo complementar procurou-se também identificar, na produção científica mencionada e selecionada, as características do comportamento empreendedor interno.Fez-se uso de princípios de meta-análise e da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados principais, percebe-se,como reflexões necessárias no campo, a necessidade de clarificação dos elementos que distinguem os empreendedores corporativos dos intraempreendedores nas organizações. Como perspectivas futuras de investigação, há um vasto campo para explorar em termos teóricos e empíricos as singularidades da manifestação nas organizações contemporâneas do empreendedorismo interno no Brasil e em perspectiva comparada.
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    Evidências do empreendedorismo interno em organizações no contexto da inovação
    (Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RECADM, 2010-07-22) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Valadares, Josiel Lopes; Hashimoto, Marcos
    Este trabalho é um ensaio teórico resultante de uma pesquisa no Brasil sobre a construção do conhecimento em empreendedorismo. Tem como objetivo identificar e discutir as evidências do empreendedorismo interno, tomando como base dois elementos empíricos, o “Intraempreendedorismo” e o “Empreendedorismo Corporativo” em organizações no contexto da inovação. Em termos metodológicos, as fontes de dados foram essencialmente secundárias, tomando como base principal a produção técnica-científica sobre o objeto em estudo. Fez-se uso de princípios de meta-análise e da técnica de análise de conteúdo que permitiram observar diferenças entre o Intraempreendedorismo e o Empreendedorismo Corporativo em termos organizacionais e comportamentais. Dentre os resultados principais, percebe-se enquanto reflexões necessárias no campo, a necessidade de clarificação dos elementos que distinguem os empreendedores corporativos dos intraempreendedores nas organizações, bem como compreender os elementos que estimulam comportamentos voltados ao empreendedorismo interno. Dentre os comportamentos mais evidenciados em organizações inovadoras destacam-se: busca de oportunidades e iniciativa, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e redes de contatos, independência e autoconfiança. Como perspectivas futuras de investigação, têm-se um vasto campo para explorar em as singularidades da manifestação do empreendedorismo interno nas organizações contemporâneas e em perspectiva comparada, especialmente naquelas inseridas no contexto da inovação.
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    Centro histórico como território turístico criativo: um estudo em um destino turístico internacional no Brasil
    (Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, 2016-06-06) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Mendes, Júlio da Costa; Araújo, Joaquim Filipe Ferraz Esteves de; Mata, Gilberto Maurício Frade da
    O objetivo é analisar os elementos que possibilitam qualificar um centro histórico como um Território Turístico Criativo (TTC). Para realizar esta investigação, a cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, foi escolhida por ser um destino turístico internacional e por ser reconhecida mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO como patrimônio cultural. Em termos metodológicos, esta análise foi realizada com base em dados documentais e bibliográficos. Como resultados, foram apresentadas características para qualificar um centro histórico como um território turístico e criativo. Também observou-se níveis distintos de territórios criativos no contexto do turismo que podem (co)existirem na cidade investigada. Ao mesmo tempo, observou-se limitadas conexões justamente onde há expressões de criatividade e cultura. Portanto, esta investigação demonstrou que o processo de qualificação de territórios turísticos criativos é algo importante na contemporaneidade para a gestão do turismo e de destinos de forma sustentável.
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    Planejamento governamental e comunicação organizacional para a política pública de Economia Criativa no Brasil
    (Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI, 2016-03-28) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Fioravante, Alexandre Sette Abrantes; Cezar, Layon Carlos
    O planejamento da Economia Criativa (EC) como política pública no Brasil trouxe à tona, além dos aspectos culturais, a comunicação organizacional como eixo central nos planos e ações propostos. A articulação entre organizações revela a necessidade de mecanismos de comunicação e de espaços dialógicos em diferentes escalas territoriais no federalismo brasileiro. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar o planejamento governamental e a comunicação organizacional para o desenvolvimento da EC no Brasil. O referencial teórico de base deste estudo foram trabalhos sobre economia criativa, desenvolvimento e comunicação nas organizações, os quais foram empregados de modo dialético a fim de alcançar o objetivo. Assim, em termos metodológicos é um estudo teórico centrado em bibliografias e documentos de acesso público, cuja análise interpretativa compuseram os temas que estruturam os resultados deste trabalho. Neste sentido, o Planejamento Governamental para a Economia Criativa (PGEC) no Brasil foram descritos e discutidos com base nas comunicações internas e interorganizacionais delineadas para o período 2011-2014. Como conclusão, a contribuição deste estudo centra-se na discussão do contexto do planejamento e da comunicação da EC no Brasil a partir da esfera do governo federal em termos das relações e dos desafios para com os atores organizacionais envolvidos.