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    Planejamento governamental e comunicação organizacional para a política pública de Economia Criativa no Brasil
    (Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI, 2016-03-28) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Fioravante, Alexandre Sette Abrantes; Cezar, Layon Carlos
    O planejamento da Economia Criativa (EC) como política pública no Brasil trouxe à tona, além dos aspectos culturais, a comunicação organizacional como eixo central nos planos e ações propostos. A articulação entre organizações revela a necessidade de mecanismos de comunicação e de espaços dialógicos em diferentes escalas territoriais no federalismo brasileiro. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar o planejamento governamental e a comunicação organizacional para o desenvolvimento da EC no Brasil. O referencial teórico de base deste estudo foram trabalhos sobre economia criativa, desenvolvimento e comunicação nas organizações, os quais foram empregados de modo dialético a fim de alcançar o objetivo. Assim, em termos metodológicos é um estudo teórico centrado em bibliografias e documentos de acesso público, cuja análise interpretativa compuseram os temas que estruturam os resultados deste trabalho. Neste sentido, o Planejamento Governamental para a Economia Criativa (PGEC) no Brasil foram descritos e discutidos com base nas comunicações internas e interorganizacionais delineadas para o período 2011-2014. Como conclusão, a contribuição deste estudo centra-se na discussão do contexto do planejamento e da comunicação da EC no Brasil a partir da esfera do governo federal em termos das relações e dos desafios para com os atores organizacionais envolvidos.
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    Estado, políticas públicas e os desafios para a descentralização: a experiência da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
    (Administração Pública e Gestão Social, 2015-11-12) Vitória, José Ricardo; Martins, Barbara Calçado Lopes; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Fioravante, Alexandre Sette Abrantes
    O objetivo principal deste artigo é compreender as principais políticas públicas de cultura implementadas no estado de Minas Gerais – Brasil, a partir da análise da atuação da Secretaria de Estado de Cultura. Enquanto referencial teórico foram apresentadas as discussões sobre políticas públicas de cultura, e, sobre os aspectos da descentralização de políticas culturais sob a ótica do fluxo decisório. Em termos metodológicos este artigo foi desenvolvido com base em revisão bibliográfica e pesquisa documental. Busca-se com este estudo compreender e refletir sobre o papel estratégico do Estado em relação à institucionalização de políticas de descentralização e democratização dos bens e serviços culturais. Com isso concluiu-se que as políticas culturais no estado ainda estão em processo de descentralização. O avanço deste processo depende do avanço substancial de questões como a comunicação e cultura, da economia da cultura, e a relação entre os setores público/privado e sociedade civil na formulação das políticas públicas no estado.