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Item A agenda do Legislativo Federal para as políticas curriculares no Brasil (1995-2007)(Educação e Pesquisa, 2009-09) Oliveira, Rosimar de FátimaConsiderando a organização do Congresso Nacional instituída a partir da Constituição Federal de 1988, este trabalho tem o objetivo de investigar o papel do Poder Legislativo na formulação das políticas curriculares no Brasil, destacando e discutindo a agenda proposta no âmbito desse Poder para as matérias sobre esse tema. Para consecução desse objetivo, foram identificadas todas as proposições sobre educação apresentadas e concluídas no processo legislativo durante as 50ª, 51ª e 52ª legislaturas (1995-2007), analisando-se, entre estas, aquelas que tomam como objeto o currículo escolar. Dessa maneira, o trabalho analisa o processo legislativo de 29 proposições sobre currículo escolar, 3 das quais transformadas em norma jurídica. Conclui-se que o Poder Legislativo apresenta um fraco poder de agenda em relação às políticas curriculares, limitando suas propostas à criação ou à modificação de disciplinas escolares. Na concepção de política curricular expressa por meio das proposições apresentadas, é como se o currículo escolar se instituísse de fora para dentro das escolas, pelo somatório desarticulado de disciplinas pretensamente importantes para a minimização das mazelas sociais. Não são preocupações de tais projetos os objetivos precípuos da instituição escolar, mas as próprias problemáticas sociais que os inspiraram. Desconsideram o contexto da prática, revelando procedimentos para os quais o texto da política curricular parece fazer sentido em si mesmo, fora dos processos de recontextualização e hibridismo fundamentais para o entendimento das políticas curriculares como políticas culturais.Item A eficiência da atenção primária à saúde: Avaliando discrepâncias(Administração Pública e Gestão Social, 2015-04-01) Braga, Gustavo Bastos; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Braga, Beatriz BastosO Estado como provedor do bem público busca disseminar a saúde entre seus habitantes, sendo uma das principais formas de realizar isso é através da Atenção Primária à Saúde. Esse contexto contribuiu para o escopo deste artigo, cujo objetivo é verificar a eficiência técnica da Atenção Primária à Saúde no âmbito do sudeste brasileiro. Com uma abordagem teórica, tomou-se como base a literatura nacional e internacional sobre o tema, com autores como Mendes, Starfield, Ozcan e Salinas-Jiménez. Para o cumprimento de tal objetivo, utilizou-se uma abordagem quantitativa, através do modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados apontaram para escores de eficiência técnica baixos, considerando os inputs e outputs selecionados para a região. O que oferece indícios de eficiência relativa baixa e por consequência, são importantes intervenções e ações pró-ativas na gestão da atenção primária à saúde.Item A elaboração de projetos de desenvolvimento territorial na Serra do Brigadeiro, Brasil(Mundo Agrario, 2016) Freitas, Alan Ferreira de; Freitas, Alair Ferreira de; Dias, Marcelo MináO objetivo deste artigo é analisar os projetos territoriais elaborados no Território Serra do Brigadeiro, Minas Gerais, no período de 2003 a 2010, buscando identificar as características e contribuições dos mesmos para inovações nas concepções de desenvolvimento rural. Foram identificados os tipos de investimento e a percepção dos atores territoriais acerca dos projetos e das concepções de desenvolvimento que os fundamenta. Conclui-se que a noção de ruralidade, antes fortemente vinculada a um viés setorial, foi influenciada pela institucionalidade criada pela política, fato demonstrado pela elaboração de projetos educacionais, cooperativistas e culturais, transcendendo o sentido predominante de desenvolvimento econômico. Este contexto indica a existência de uma dinâmica social influenciada por novas referências à promoção do desenvolvimento rural.Item A face oculta do Leviatã: transparência fiscal nos municípios brasileiros e suas determinantes socioeconômicas e fiscais(Enfoque: Reflexão Contábil, 2013-07-18) Ribeiro, Clarice Pereira de Paiva; Zuccolotto, RobsonEste trabalho buscou identificar quais fatores influenciam o nível de transparência eletrônica dos municípios brasileiros. Para tanto foi realizada a avaliação do nível de transparência dos municípios para em seguida identificar, por meio da análise discriminante, os fatores socioeconômicos e fiscais que influenciam o Índice de Transparência Fiscal dos Municípios. Verificou-se que a transparência fiscal ainda é incipiente na administração pública e confirmou-se que a transparência está associada a melhores indicadores de desenvolvimento socioeconômico e fiscal, conforme proposto por Bellver e Kalfinann (2005). Indiretamente, pode-se constatar que melhor gestão dos recursos destinados à saúde, educação e geração de emprego e renda são mais relevantes que a quantidade de dinheiro investido nesses itens para discriminação dos municípios analisados, indicando que não importa a quantidade de recurso investido, mas a qualidade do gasto efetuado.Item A formação do sistema previdenciário brasileiro: 90 anos de história(Administração Pública e Gestão Social, 2016-07) Costa, Thiago de Melo Teixeira da; Silva, Lara Lúcia daO trabalho objetivou traçar a evolução da Previdência Social brasileira nos 90 anos de história, para identificar obstáculos e entraves em seu percurso para a efetivação dos direitos sociais e entender quais fatores contribuíram para a formação da atual situação financeira. Optou por dividir os 90 anos que marcam o cenário previdenciário em cinco momentos distintos, conforme suas peculiaridades, baseando-se em estudos como os de Malloy (1979), Oliveira e Teixeira (1989), Vianna (1998) e Santos (2009), em que foram analisadas as questões financeiras e políticas e a influência dos modelos da administração pública na formação das políticas previdenciárias. Percebeu-se que as políticas previdenciárias têm se caracterizado por um papel pouco redistributivo, baixa legitimidade democrática das coalizões dos trabalhadores, falta de uma autonomia burocrática e profissionalização das classes sociais e a pequena capacidade de mobilização, dificultando a condução de políticas previdenciárias voltadas para atender as necessidades de bem-estar social da população.Item A incorporação do empreendedorismo no Setor Público: reflexões baseadas no contexto brasileiro(Revista de Ciências da Administração, 2015-01-22) Valadares, Josiel Lopes; Emmendoerfer, Magnus LuizEste ensaio visa ampliar o debate sobre a incorporação do tema Empreendedorismo no Setor Público (ESP) por meio da revisão de literatura sobre o caráter reflexivo que se deve ter ao transpor conceitos do setor privado para o público. Compreendeu-se que é necessária uma discussão crítica acerca do processo de apropriação desse tema no Brasil para que seja adequadamente coerente e contextualizado. Observou-se que a Administração Pública brasileira é marcada por um modelo híbrido de gestão, no qual práticas patrimonialistas, burocráticas e gerenciais coexistem, tornando a adaptação do empreendedorismo complexa. Portanto, é preciso ter cautela com as expectativas exageradas em relação a esse tema na administração pública brasileira, pois, há inúmeras limitações que vão de encontro à sustentabilidade de governos democráticos.Item A influência da capacidade econômica e da formação de receitas públicas no desenvolvimento humano(Revista de Administração Pública, 2018-09) Mendes, Wesley de Almeida; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Abrantes, Luiz Antônio; Faria, Evandro Rodrigues deA promoção do desenvolvimento humano, relacionada com a melhoria de diversas dimensões socioeconômicas, sofre influência do financiamento público e da circulação econômica. Nesse contexto, e considerando a importância do crescimento econômico para o desenvolvimento humano, o presente estudo tem por objetivo identificar as relações estruturais entre capacidade e perfil econômicos, arrecadação própria, transferências financeiras e desenvolvimento humano. Foram utilizados dados em painel logístico binomial. Os resultados apontaram a importância do PIB dos setores industrial e agropecuário e o volume das transferências intergovernamentais como influenciadores do desenvolvimento humano. Por outro lado, o setor de serviços apresentou efeito negativo, embora não se possa desconsiderar sua importância. O fato pode ser explicado pela sua presença em todos os municípios brasileiros, principalmente naqueles de pequeno porte, que na maioria das vezes apresentam baixa infraestrutura urbana, social e econômica e, consequentemente, concentram baixo valor agregado nesse setor econômico.Item A influência do desempenho tributário e gestão fiscal no Índice Firjan de Desenvolvimento (IFDM) dos municípios de Minas Gerais(Revista de Ciências Humanas, 2013-06) Silva, Lara Lúcia da; Silveira, Suely de Fátima R.; Costa, Thiago Melo Teixeira da; Faroni, Walmer; Ferreira, Marco Aurélio M.Este trabalho objetiva avaliar as políticas públicas tributárias dos municípios de Minas Gerais em 2010, com base nos recursos provenientes da receita tributária e orçamentária utilizados em políticas públicas, juntamente com o desempenho da gestão fiscal, analisando a influência destes fatores no Índice Firjan de Desenvolvimento dos municípios mineiros. Com a análise de cluster verificou-se a relação dos municípios que possuem alto volume de receita tributária e orçamentária, além de alto índice de gestão fiscal com o índice de desenvolvimento social. Percebeu-se a importância dos impostos para os municípios mineiros, que constituem parte dos recursos disponíveis para o financiamento de áreas estratégicas para o desenvolvimento social.Item A Informatização de processos em instituições públicas: o caso da Universidade Federal de Viçosa(Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 2015-07-02) Pereira, Rafael Morais; Castro, Sabrina Olimpio Caldas de; Marques, Humberto Rodrigues; Botelho, Luciano Henrique Fialho; Silva, Thaís Santos; Freitas, Alan Ferreira deO grande volume de informações geradas, processadas e disseminadas pela evolução tecnológica resulta na necessidade de informatização de processos tanto em organizações privadas quanto públicas. Nas instituições públicas de ensino superior, barreiras burocráticas estão sendo rompidas e Sistemas de Informação (SI) têm sido implantados para facilitar e agilizar processos internos. Destaca-se neste trabalho, a experiência referente à adesão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) ao uso do ticket eletrônico para a utilização dos Restaurantes Universitários (RUs) por parte dos estudantes. Com este caso, objetivou-se analisar o processo de implantação deste sistema, considerando a tomada de decisão, as dimensões dos SI, a atuação do novo sistema e o papel do departamento de SI, nas perspectivas dos tomadores de decisão e dos usuários. Esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e caráter descritivo, sendo a coleta de dados primários realizada por meio de entrevistas com os agentes estratégicos e através de questionários aplicados aos usuários do sistema. Pôde- se concluir que o objetivo da implantação do SI consistiu na busca por transparência, controle, redução de custos e em função da necessidade de diminuir o número de pessoas envolvidas no processo. Verificou-se que para a efetiva implantação foram necessárias modificações na cultura da instituição, além da realização de treinamento e suporte técnico aos principais operadores do novo sistema, evidenciando-se a importância da dimensão humana.Item A interrelação entre a administração e o desperdício de alimentos: um cenário possível na cadeia produtiva(Revista de Engenharia Química e Química, 2016-11-02) Ferreira, Marco Aurélio Marques; Ribeiro Filho, Wander FernandesAnalisar os dados da fome e do desperdício em diferentes esferas sociais e administrativas, estabelecer uma correlação entre os mesmos e ainda identificar soluções, através do pensamento administrativo, para que sejam reduzidas as taxas de desperdício de alimento na cadeia produtiva, de maneira pontual ou geral, procurando atingir efetividade no processoItem A modernização dos tribunais de contas do Brasil: avaliação da implantação do PROMOEX nos tribunais de contas subnacionais(Enfoque: Reflexão Contábil, 2017-06-26) Rocha, Diones Gomes da; Zuccolotto, RobsonA partir da Constituição Federal brasileira de 1988, os Tribunais de Contas brasileiros tiveram suas competências ampliadas para realizar o controle da gestão das entidades públicas sobre diferentes perspectivas, tais como, operacional, contábil, orçamentária e financeira. As diferenças entre essas instituições em termos de recursos econômicos, tecnológicos e de recursos humanos eram fatores que dificultavam a adaptação dessas instituições às novas competências adquiridas. O Promoex surgiu então como uma solução para modernização dos TCs subnacionais brasileiros. Tal solução contou com recursos da ordem de em US$ 64,4 milhões de Dólares. O objetivo desta pesquisa, portanto, é avaliar a implementação desse programa pelos 33 TCs subnacionais. A avaliação foi realizada a partir de documentos coletados nos sítios na internet do MPOG, ATRICON, IRB e no Portal dos Tribunais de Contas do Brasil, além do Acordo de Empréstimo 1.628-OC/BR, do Relatório de Cumprimento de Objeto, do Relatório de Progresso do 1° e 2° semestres de 2013 (relatório final), das pesquisas realizadas pela FIA e FGV. Os resultados indicam que o Promoex ficou aquém do esperado; que as propostas de modernização estavam mais voltadas a resolver problemas do âmbito administrativo; e que o Promoex representou baixo impacto nas ações desenvolvidas pelos TCs.Item A negociação com clientes nas empresas juniores da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa (MG)(Revista de Administração da UNIMEP, 2012-12-13) Guimarães, Thais de Abreu; Moreira, Nathalia Carvalho; Baeta, Odemir VieiraEste trabalho teve como objetivo analisar a prática da negociação com clientes externos nas Empresas Juniores da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A Empresa Júnior (EJ) é um espaço para os acadêmicos exercerem as teorias estudadas e aprenderem conceitos e práticas cada vez mais atualizadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo, por meio de entrevistas com as cinco empresas juniores que desenvolveram mais projetos na gestão de 2010 e com as cinco que realizaram menos projetos, de acordo com os dados da Pesquisa de Necessidades de Desenvolvimento (PND), promovida pelo Núcleo de Empresas Juniores da UFV (CEEMPRE). Assim, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e, dentro dos discursos dos empresários juniores, as categorias foram elaboradas após a realização das entrevistas, a saber: Preparação dos Negociadores, Obstáculos e Gestão do Conhecimento. Dentre os principais resultados constatou-se que a maioria das empresas não possui treinamentos específicos nessa área e o conhecimento é repassado aos novos integrantes por meio do acompanhamento dos empresários mais experientes. O maior obstáculo enfrentado foi o preço, pois os clientes ainda esperam que a EJ ofereça um serviço por um preço menor ou não existente, mesmo estando este preço abaixo do mercado. Isso ocorre devido ao fato de a empresa ser constituída por acadêmicos. Quanto à Gestão do Conhecimento, constatou-se que os métodos mais utilizados são os relatórios dos projetos ou consultorias e as capacitações em áreas afins. Mesmo sendo um processo lento e gradativo, os empresários juniores têm a consciência de que o desenvolvimento dessa área é essencial para que haja excelência nos projetos e na imagem das empresas.Item A ouvidoria como mecanismo de participação social: o caso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa(Revista de Ciências Humanas, 2017-01) Miranda, Mariele de Fátima Soares; Martins, Simone; Pinto, Tainá Rodrigues Gomide Souza; Pereira, Jansen Cardosopesquisa classifica-se como qualitativa, tendo como principal fonte de dados os relatórios da ouvidoria da Anvisa. Como resultados, a ouvidoria estudada mostra por meio das estratégias de divulgação e de atendimento que reconhece a importância da participação cidadã na fiscalização dos serviços públicos e priva pela disponibilização de informações tempestivas e de qualidade, aumentando, assim, a confiabilidade. Entretanto, enfrenta desafios, para conscientizar e ampliar o uso deste mecanismo de participação, que passam pela ausência de estratégias mais populares.Item A política de cotas sociais para o acesso ao ensino superior: O caso das universidades federais mineiras(Revista Gestão Universitária na América Latina, 2016-11-18) Castro, Sabrina Olimpio Caldas de; Almeida, Fernanda Maria de; Pereira, Rafael Morais; Marques, Humberto Rodrigues; Braga, José Estevam ChavesO presente estudo objetivou verificar se há diferença no desempenho acadêmico entre alunos que tiveram e os que não tiveram acesso às Universidades Federais mineiras via política de cotas sociais. Para tanto, considerou-se todos os cursos dessas universidades que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes em 2013. Realizou-se uma análise descritiva para caracterizar o grupo de formandos, considerando como variáveis o tipo de escola e renda familiar. Posteriormente, realizou-se uma (i) análise para aferir se o rendimento no Enade dos alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas se difere daqueles advindos de escolas particulares e; (ii) se o rendimento dos alunos ingressantes na universidade por meio das cotas sociais é inferior ao rendimento dos demais alunos; por meio da representação gráfica, da análise da estatística descritiva dos dados e do teste de diferença entre médias independentes. Identificou-se que o número de alunos oriundos de escola pública e com baixa renda é inferior ao número de alunos provenientes de escolas privadas nos cursos analisados. Além disso, os resultados demonstraram que não há uma diferença estatisticamente significativa entre o desempenho das categorias consideradas.Item A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição(Revista de Administração Pública, 2009-03) Magalhães, Elenice Maria de; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; Campos, Daniela Cristina da SilveiraDesde a década de 1990, o setor público brasileiro tem buscado modificar sua atuação perante a sociedade. Em um contexto de reformas, a área de recursos humanos tornase essencial, pois são as pessoas que colocam em prática tais mudanças. Uma política de recursos humanos imprescindível para o êxito das reformas é o treinamento, que possibilita a capacitação do funcionário para um melhor desempenho na prestação de serviços aos cidadãos. Este artigo identifica o modo como o treinamento dos servidores técnico-administrativos (STAs) influencia a realização das atividades na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. As informações foram obtidas por meio de uma revisão da literatura, de visita à diretoria de recursos humanos da UFV, e de entrevistas com alguns treinados e dirigentes da instituição. De acordo com os resultados, existem diversos fatores que interferem positiva e negativamente no processo de treinamento. A falta de uma política de aperfeiçoamento formalizada e a legislação contribuem para essa realidade. Como o processo não é bem estruturado, não existe um planejamento para as atividades de treinamento, nem mesmo uma avaliação do STA que o fez.Item A reforma do poder judiciário no Brasil: uma análise a partir do modelo gerencial(Revista de Ciência da Adiministração, 2012-04-04) Sena, Gabriel Astoni; Silva, Edson Arlindo; Luquini, Roberto de AlmeidaEste artigo tem como objetivo identificar o perfil da reforma no Poder Judiciário brasileiro, por meio da análise do processo de reforma do Estado. Nesse sentido, o foco do estudo foi identificar o processo de substituição do modelo burocrático para o gerencial, implantado na administração pública brasileira a partir de 1995, tentando transplantá-lo para a gestão judiciária. Além disso, foi observado o papel que o Conselho Nacional de Justiça exerceu neste processo e a lógica do plano de metas da instituição, buscando descrever o viés dessa reforma. Como resultados observou-se que as metas implantadas buscaram implantar uma gestão mais eficaz neste núcleo estratégico do Estado, com ênfase na celeridade processual. Dessa forma, a lógica gerencial exerceu grande influência no novo modelo de gestão adotado tendo em vista que as diretrizes dessa reforma focaram nos objetivos estratégicos do poder e não na lógica fiscal, predominantemente economicistas. Deve-se ressaltar que não se pretende esgotar a temática, porém, é necessário suscitar um campo de debate para que sejam discutidas as consequências da adoção deste modelo na gestão do Poder Judiciário e seus reflexos para a sociedade brasileira.Item A relação entre a carreira do magistério superior, suporte familiar e estresse ocupacional dos docentes da Universidade Federal de Viçosa-MG(Textos & Contextos, 2018-08) Soares, Michelle Barbosa; Mafra, Simone Caldas Tavares; Faria, Evandro Rodrigues deA família compõe uma função importante na vida emocional das pessoas, pois é a base da constituição de um modelo relacional, desde as laborais, de amizade e de parentesco. O suporte familiar é uma manifestação de atenção, carinho e diálogo existente entre os integrantes da família. Dessa forma, esse estudo objetivou verificar a relação entre o suporte familiar e a carreira docente e compreender suas interferências no estresse ocupacional. O estudo foi realizado na cidade de Viçosa-MG, tendo como unidade de pesquisa a Universidade Federal de Viçosa, (UFV) Campus Viçosa. Os resultados revelaram que o suporte familiar está presente no cotidiano dos docentes da UFV, porém o excesso de trabalho, de produtividade, a vaidade e até mesmo o perfeccionismo geram uma sobrecarga aos docentes universitários. Desse modo, a sobrecarga prejudica as relações familiares, diminui os momentos de lazer, causa sentimento de culpa, angústia, tristeza e de abandono à família, afetando, assim, o convívio familiar.Item A relevância da estrutura de capital no desempenho das firmas: uma análise multivariada das empresas brasileiras de capital aberto(Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 2015-12) Machado, Luiz Kennedy Cruz; Prado, José Willer do; Vieira, Kelly Carvalho; Antonialli, Luiz Marcelo; Santos, Antônio Carlos dosAs mudanças econômicas ocorridas nos últimos anos tornaram a dinâmica do mercado brasileiro mais complexo, o que impacta diretamente na administração de grandes organizações, principalmente em tarefas de cunho gerencial, como é o caso das decisões referentes à definição da estrutura de capital. Contudo, a literatura desse campo teórico está polarizada em dois trabalhos seminais: o primeiro, de Durand (1952, 1959), aborda a existência de uma estrutura ótima de capital que maximiza o valor da firma; e, no outro extremo, o trabalho de Modigliani e Miller (1958, 1963) considera que o modo como as firmas se financiam é irrelevante. Nesse sentido, o objetivo foi verificar a efetiva interferência da estrutura de capital no desempenho das firmas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA. A amostra se constituiu em dados de corte transversal (cross section) e foram selecionados dos últimos balanços de todas as empresas listadas na BM&FBOVESPA, disponíveis na base de dados Economática ® . As técnicas utilizadas foram a análise de variância (ANOVA) e a análise discriminante. Entre os indicadores utilizados, observou-se que apenas a liquidez geral, o grau de imobilização, a Q de Tobin, e a oportunidade de crescimento, foram significativas a 1%. Os resultados encontrados indicam que a estrutura de capital não está diretamente relacionada com o desempenho das firmas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA. Nesse ínterim, os resultados apontam para a consolidação das teorias financeiras expostas por Modigliani e Miller (1958, 1963) em oposição à corrente tradicionalista iniciada nos estudos de Durand (1952).Item A representação social na interpretação de um sonho de cidade coletivamente construído(Administração Pública e Gestão Social, 2013-02-06) Santana, Gislaine Aparecida da Silva; Reis, Anderson de Oliveira; Reis, Maria Cecília Teixeira; Tavares, BrunoO objetivo deste estudo consiste em revelar o ideal de cidade coletivamente construído por meio da expectativa de melhorias destacadas no exercício de um sonho. Recorreu-se à abordagem teórico-metodológica da representação social para resgatar as representações produzidas pelos diferentes atores sociais sobre o ideal de cidade que esperam ser construído no cotidiano da gestão pública municipal de uma cidade situada no interior de Minas Gerais. As análises evidenciaram elementos relevantes que podem ser priorizados pelos gestores públicos no processo de elaboração de projetos, investimentos e ações que proporcionem o desenvolvimento sustentável da cidade em quatro eixos: i) gestão pública; ii) políticas sociais; iii) aspectos físicos e territoriais e, iv) desenvolvimento econômico.Conclui-se que o sonho de uma cidade construído coletivamente oferece fortes indícios e contribuições aos agentes públicos locais na elaboração de ações e políticas públicas mais direcionadas às necessidades e anseios da sociedade viçosense.Item A utilização das dimensões da qualidade em serviços como estabelecedora de parâmetros de avaliação no curso piloto de bacharelado em Administração na modalidade EAD(Administração Pública e Gestão Social, 2011-04) Vieira, Marcelo Mendonca; Barbosa, Telma regina C. G.Este artigo é uma revisão bibliográfica que mostra a possibilidade da utilização das dimensões da qualidade de serviços para compor parâmetros de avaliação de curso a distância. O artigo se refere ao curso de Administração à distância, que é oferecido por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que participam de um projeto-piloto conveniado com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). As dimensões da qualidade em serviços, conforme os participantes do curso, são sugeridas no sentido de utilizar-se das experiências vividas, e percepções destacadas, para assinalar critérios reais para compor a avaliação do curso.