Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
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Item Arquivo vivo: o patrimônio documental da Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa sob um olhar histórico e cultural (2007- 2023)(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-27) Guilherme, Renata das Dores Freitas; Assis, Angelo Adriano Faria de; http://lattes.cnpq.br/2288482069184912O presente trabalho reflete acerca dos documentos como parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, trazendo luz ao patrimônio documental da Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa, situada no campus da cidade de Viçosa, em busca de conhecer as histórias e memórias construídas ao longo de sua existência. O recorte cronológico abrange dois marcos históricos e sociais que refletiram diretamente no funcionamento das Instituições de Ensino, inicia-se em 2007, ano em que o governo federal instituiu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, e finaliza-se em 2023, ano em que foi decretado o fim da Pandemia de covid-19, fato que disseminou medo e insegurança à população em geral mundialmente, interferiu no planejamento acadêmico das instituições de ensino por mais de três anos e representou um desafio à Divisão de Saúde que se manteve em todo tempo na linha de frente do combate ao Coronavírus, acolhendo a comunidade universitária em suas necessidades e apoiando os serviços de saúde do município e região. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer o percurso histórico e as memórias da Divisão de Saúde a partir do seu Patrimônio documental e compreender o comportamento dos atendimentos no órgão no período do recorte temporal. Como produto final a pesquisa contribui com uma proposta de intervenção e boas práticas na gestão e organização do acervo arquivístico do órgão. Espera-se que este estudo colabore para a adequação do arquivo e adoção de práticas apropriadas para a preservação do acervo documental da Divisão de Saúde, bem como influencie novas pesquisas em torno da sua história e memórias. Palavras-chave: patrimônio documental; acervos públicos; divisão de saúdeItem A proteção à natureza no Brasil: entre a patrimonialização e a legislação ambiental (1934/1988)(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-21) Santana, Camila Stofeles Cecon; Capanema, Carolina MarottaNeste trabalho, buscou-se analisar a proteção conferida à natureza no Brasil, tanto pela legislação patrimonial quanto pela legislação jurídica ligada à defesa ambiental, analisando, para tanto, os valores atribuídos à natureza por cada uma dessas esferas, a fim de entender se há dicotomia no tratamento da pauta entre cada uma dessas instâncias. A análise dos valores atribuídos à natureza teve como base a pesquisa dos processos de tombamento dos bens naturais patrimonializados cadastrados no IPHAN e o exame de algumas das legislações ambientais no período de 1934 a 1988. O marco temporal inicial tem como fundamento a instituição das primeiras leis ambientais em âmbito nacional e da primeira legislação patrimonial que constituiu o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) nos anos de 1930, e o marco final tem como data a promulgação da última Constituição brasileira, em 1988. Por meio da análise dos documentos e da legislação, verificou-se que não existe dicotomia de valores entre as duas instâncias, mas, sim, uma divisão de tratamento na competência de atribuições quanto à proteção dos bens naturais. Ao final da análise, gerou-se um produto, requisito obrigatório do mestrado profissional, que constitui uma proposta de adequação da legislação do IPHAN para a proteção dos bens naturais. Palavras-chave: Natureza; Patrimônio Natural; Legislação Ambiental; Legislação patrimonial.Item Memória coletiva e educação patrimonial em uma escola do campo no município de Viçosa, MG(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-26) Dias, Suely Maria Rodrigues; Assis, Angelo Adriano Faria deEste trabalho constitui uma pesquisa que teve como objetivo apresentar a memória coletiva da Escola Municipal Professor Paulo Mário Del Giudice, na perspectiva da Educação Patrimonial (EP). Conhecer e valorizar o patrimônio cultural é uma das importantes tarefas do sistema educativo. A presente pesquisa, desenvolvida entre 2023 e 2025, teve como finalidade conhecer a trajetória de pessoas que fizeram e ainda fazem parte da escola e desenvolver práticas pedagógicas que envolvessem a metodologia Educação Patrimonial, possibilitando a valorização cultural e o sentimento de pertencimento dos estudantes. Além disso, objetivou possibilitar aos professores conhecimentos sobre esta prática dentro do processo pedagógico, analisando o modo pelo qual as competências e habilidades necessárias à compreensão do patrimônio cultural são abordadas nos conteúdos e disciplinas trabalhados na escola. O trabalho abordou a EP por meio de entrevistas com gestores, professores, familiares dos alunos, ex-alunos da escola e representantes das Secretarias de Educação, Patrimônio e Cultura do município. Buscou-se, ainda, através de documentos textuais relacionados ao processo histórico da escola, assim como fotografias, conhecer a trajetória da escola desde a fundação até os dias atuais. Essas abordagens tiveram o intuito de entender quais são as noções de patrimônio cultural e patrimonial desses sujeitos e como a prática pedagógica está relacionada ao exercício da cidadania dentro e fora do espaço escolar. O trabalho apresenta como produtos a construção de um livro que recebeu o nome ABC Patrimonial: Memórias Compartilhadas, um curso de capacitação para educadores, e a criação de um Instagram educacional, a fim de conectar e apresentar as atividades desenvolvidas na escola para toda a comunidade escolar. Foi possível constatar que a escola e a rede de educação municipal carecem de formação sobre a EP, pois a escola é um espaço privilegiado para a formação cultural das crianças, sobretudo no desenvolvimento da consciência e de práticas que culminem na preservação cultural. Enfim, a realização deste trabalho demonstrou como as famílias e os alunos se sentem valorizados quando a escola leva em conta a memória e os conhecimentos produzidos pelos seus antepassados e pela comunidade. Palavras-chave: patrimônio ; memória; identidade; educação patrimonial.Item Casa do povo e guardião da memória: o arquivo da Câmara Municipal de Viçosa e seu patrimônio documental(Universidade Federal de Viçosa, 2025-01-20) Coutinho, Daniela da Silveira Toledo; Martins, Walkíria Maria de Freitas; http://lattes.cnpq.br/4015728335106425A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa, denominado Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania e analisa o papel dos arquivos públicos municipais como espaços fundamentais na preservação da memória e na implantação de políticas de gestão documental. A pesquisa discute os desafios enfrentados pelos arquivos municipais, num contexto de negligenciamento dessas instituições, especialmente no contexto dos municípios brasileiros, caracterizados pela ausência de políticas públicas adequadas, escassez de recursos e infraestrutura precária. Também, investiga-se a relação entre história, memória e patrimônio, com especial atenção ao processo de patrimonialização de documentos, incluindo a análise crítica do tombamento de registros históricos, como o livro de Atas da Câmara, e suas implicações na construção da memória coletiva. Além disso, esse estudo propõe compreender os arquivos como agentes ativos na preservação da memória institucional e na promoção de políticas arquivísticas, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, transparente e comprometida com o acesso ao patrimônio documental. Por fim, com base no estudo de caso do Arquivo da Câmara Municipal de Viçosa (CMV), essa pesquisa se concentra na formação e institucionalização do arquivo que resultou na aprovação da Resolução 006/2022. Para isso, analisa-se os processos de organização e gestão documental ao longo de sua formação, onde são abordadas as ações pela consolidação de políticas de gestão documental e de preservação do patrimônio documental camarário. Palavras-chave: Arquivo. Memória. Patrimônio Documental.Item A face sombria dos usos da memória pelo Poder Legislativo: um estudo da iniciativa parlamentar para reconhecer o Projeto Rondon como patrimônio cultural imaterial do Brasil (2019 a 2024)(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-28) Araujo, Monica Cristina Varizzi; Dorella, Priscila Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/7287795613079173O presente trabalho propõe uma investigação abrangente sobre a proposta de patrimonialização do Projeto Rondon, durante o período de 2019 a 2024, tendo como foco a análise do Projeto de Lei (PL) nº 4.613/2019 apresentado no Senado Federal. O objetivo central é compreender, por meio de análise documental, bibliográfica e de recursos da história oral, as motivações e implicações inerentes à transformação do Projeto Rondon em bem imaterial do patrimônio cultural brasileiro pela via legislativa, em um contexto político nacional de desmonte cultural e educacional em que esse PL emergiu. O Projeto Rondon teve início durante o período da Ditadura Militar, em julho de 1967, com a Operação Zero, tendo sido institucionalizado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 62.927, de 28 de junho de 1968, e permanecendo em vigência até 1989. Em 2005, ele foi reativado a partir da proposta encaminhada à Presidência da República pela União Nacional dos Estudantes (UNE) de novembro de 2003. Embora o senso comum frequentemente reconheça méritos nesse tipo de iniciativa, há a necessidade de examinar criticamente a prática recorrente de patrimonialização - especialmente de natureza imaterial - por meio de ações do Poder Legislativo, considerando possíveis desconexões com a história, com os objetivos de preservação e valores das comunidades detentoras dos bens culturais que se pretende patrimonializar. Este estudo visa contribuir para a compreensão das dinâmicas entre história, política e preservação do patrimônio cultural, utilizando o Projeto Rondon como estudo de caso para abordar questões problemáticas sobre a política de patrimônio cultural no Brasil. Parte-se da hipótese de que as declarações legislativas de bens como patrimônio cultural vêm se avolumando nos últimos anos, frequentemente motivadas por interesses individuais e desvinculadas dos princípios que orientam as políticas de patrimonialização. Nesse contexto, a pesquisa evidencia o patrimônio cultural como um campo de disputa, onde o Poder Legislativo Federal busca afirmar-se como agente definidor das referências culturais nacionais, apropriando-se de uma função tradicionalmente atribuída ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Palavras-chave: patrimônio cultural imaterial; projeto rondon; projeto de lei de patrimonialização; poder legislativo.Item Modos de habitar e transformações na paisagem na região de Juiz de Fora: um olhar para os séculos XVII e XVIII(Universidade Federal de Viçosa, 2024-07-11) Buscoff, Mab Leonetti; Araújo, Patricia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8328279410239372A dissertação que ora se apresenta investiga as mudanças dos modos de habitar na região de Juiz de Fora ao longo dos séculos XVII e XVIII, analisando as interações entre os habitantes, o meio ambiente e a organização social. O estudo busca entender quais eram os habitantes dessa região nesse período e a relação entre localização das moradias e modos de subsistência, além da arquitetura predominante. Foram propostas hipóteses sobre as alterações das habitações e dos locais de moradia, considerando a disponibilidade de recursos locais, avanços tecnológicos e o poder aquisitivo dos moradores. À pesquisa envolveu análises dos sítios arqueológicos Teixeira Lopes e Emílio Barão, de origem Tupinambá, bem como as habitações coloniais do século XVIII em Juiz de Fora, visando compreender as transformações ocorridas na região. O estudo abrangeu ainda a criação do Caminho Novo e sua relação com os indígenas. Há ênfase na importância de reconhecer e preservar as raízes históricas, confrontar narrativas dominantes e promover um futuro mais inclusivo e consciente. O trabalho contribui para a reflexão sobre a história da região de Juiz de Fora, destacando a necessidade de compreender as complexidades sociais e as transformações ao longo do tempo. Ao final, o estudo arquitetônico dos tipos de habitação gerou um produto, que são imagens tridimensionais computadorizadas compiladas em figuras e um vídeo, que poderão ser utilizados como ferramentas didáticas. Palavras-chave: Habitar, Arquitetura, Tupinambá, Colonial, Indígena.Item O inventário das obras modernistas projetadas por Oscar Niemeyer em Minas Gerais: uma análise da patrimonialização realizada pelo IEPHA/IPAC (MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2024-04-10) Fioravante, Bruno Batista; Lana, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/8874892335950876O objetivo deste trabalho é analisar o processo de patrimonialização de escolas modernistas mineiras projetadas pelo arquiteto, Oscar Niemeyer. Tem como fonte principal, o Inventário de Proteção produzido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) no ano de 2018. Além disso, busca debater o sentido ideológico da patrimonialização das escolas, envolvendo a produção modernista no Estado, em especial, na arquitetura escolar, indicada para tombamento, produzida por Oscar Niemeyer. As escolas em questão são: Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, em Cataguases, denominado Colégio Cataguases, Escola Estadual Júlia Kubitschek, em Diamantina. Para isso, foi realizada uma pesquisa sobre a patrimonialização das escolas, tendo como foco, o Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais (IPAC-MG). Para esta análise se fez importante compreender aspectos que nortearam o campo da salvaguarda do patrimônio cultural, procurando trabalhar conceitos que são caros a esta dissertação envolvendo a patrimonialização, como também, dissertar sobre o histórico de cada escola aqui estudada. Por fim, buscou-se trabalhar os inventários que culminaram na indicação para o tombamento das escolas supracitadas. Para atingir os objetivos almejados na investigação foram consultadas fontes, como: artigos acadêmicos, periódicos, livros, teses e dissertações. Além de uma análise de fontes primárias, como: decretos, leis e o inventário produzido pelo Instituto Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). Esta dissertação apresenta como produto final um pequeno livro sobre as escolas modernistas abordadas na pesquisa. Nele irá conter a descrição de todo processo de patrimonialização das edificações e as histórias das construções, que será entregue ao IEPHA. Também ficará disponível em plataformas digitais, a partir da busca de parcerias com universidades e programas de fomento à cultura. Palavras-chave: patrimonialização; IEPHA-MG; IPAC-MG.Item Paisagem, memória e esquecimento na Zona da Mata: uma análise de “O verão tardio”, de Luiz Ruffato(Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-22) Rosa, Leda do Nascimento; Civale, Leonardo; ttp://lattes.cnpq.br/7621212469326577Este trabalho trata do estudo da paisagem da Zona da Mata Mineira, especificamente, das cidades de Cataguases e Rodeiro, a qual é aplicada ao romance O verão tardio, de Luiz Ruffato. O objetivo principal é analisar a experiência paisagística do personagem Oséias, observando a relação do homem com o espaço, a partir das discussões do geógrafo Jean Besse. O estudo apresenta como objetivos específicos discutir sobre a paisagem da cidade moderna e sobre a necessidade de educar o olhar para o desenvolvimento da alteridade. Como o protagonista enfrenta uma doença em fase terminal, a pesquisa discute sobre a morte na modernidade, a memória e o esquecimento. Além dos estudos concernentes à paisagem, serão abordados os conceitos que envolvem a obra, o sujeito na função autor e a recepção crítica do leitor. Este trabalho interdisciplinar contribui para ilustrar, por meio da ficção literária, conceitos da história que abarquem discussões de temas urgentes às demandas da contemporaniedade. Palavras-chave: Zona da Mata. Modernidade. Paisagem. Memória. EsquecimentoItem Acervos em agonia: conservação preventiva e a preservação da memória em acervos paroquiais mineiros(Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-27) Gurgel, Williene Fátima Nascimento; Assis, Angelo Adriano Faria de; 8814518383687622Esta pesquisa teve como objetivo analisar o estado de conservação dos documentos e a identificação dos problemas que afetam a conservação dos acervos eclesiásticos, visando à elaboração de recomendações referentes aos cuidados básicos com os livros e documentos manuscritos, a fim de contribuir para a preservação dos acervos paroquiais. Essa preocupação se dá pelos 18 anos de experiência da autora na área de conservação e restauro de obras eclesiásticas em papel. Os acervos paroquiais das Minas Gerais surgiram com o povoamento dos arraiais, a partir do final do século XVII e início do XVIII, estando atualmente parte dessa documentação reunida no Arquivo Eclesiástico Dom Oscar de Oliveira. Contudo, o acervo é ainda maior, uma vez que muitas igrejas mineiras possuem livros e documentos que cabem a elas a responsabilidade de preservá-los. No entanto, observam-se muitos problemas na preservação desses acervos documentais. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi identificar os motivos pelos quais os acervos documentais das igrejas estão se degradando e desenvolver um debate crítico sobre a importância da adoção das ações indiretas sobre o bem da área da conservação preventiva para a conservação desses documentos. Como um dos resultados desta pesquisa, elaborou um e-book com recomendações e orientações preventivas para os acervos paroquiais. O desenvolvimento desta dissertação teve como metodologia dois estudos de caso. O primeiro foi a análise dos relatórios de restauração de papel do Arquivo da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), em Minas Gerais; e o segundo estudo de caso foi uma visita técnica ao Arquivo Histórico Eclesiástico de Diamantina-MG. Em ambos os arquivos foram observados os principais danos que vêm comprometendo a integridade física dos documentos. Após a identificação desses danos serão elaboradas recomendações dentro da área da conservação preventiva, indicando os cuidados básicos necessários com os livros e documentos eclesiásticos, para evitar que cheguem ao ruim estado de conservação. Entre as principais recomendações se encontra a necessidade de implantar uma política de preservação, destacando-se as atividades de inspeções rotineiras e as manutenções preventivas pelos gestores desses acervos, além da necessidade de treinamento dos funcionários sobre os cuidados básicos com o uso e manuseio dos documentos e também de orientações aos consulentes a respeito desses mesmos cuidados. Palavras-chave: Livros e documentos eclesiásticos, Memória, degradação e deterioração, Ações de conservação preventivaItem Um Caldeirão de Histórias e Memórias: Política, Cultura, Educação e Trabalho nos gramados de São Januário (1920-1957)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-18) Ferreira, Iglia Thiciani Martins; Assis, Angelo Adriano Faria de; 6929526088445956A presente pesquisa busca entender o Estádio Vasco da Gama como monumento detentor de histórias e memórias – individuais e coletivas - e a importância de seu uso para além da prática esportiva desde sua inauguração, em 1927, até a década de 1950. A monumentalidade do Estádio Vasco da Gama, o tornaria propício não apenas para competições esportivas, mas também para grandiosos eventos de grande repercussão no cenário político nacional, principalmente durante o Governo de Getúlio Vargas, exatamente por sua proximidade e ligação com a classe operária. Festividades, cerimônias cívicas, desfiles carnavalescos, manifestações políticas, comícios e pronunciamentos oficiais tiveram como palco o estádio que, ao decorrer de sua existência, se tornou lugar detentor de histórias e memórias que estão intrisecamente ligadas ao processo de construção da identidade brasileira. Palavras-chave: Vasco da Gama. História. Memória. Nacionalismo.
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