Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
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Item Memória coletiva e educação patrimonial em uma escola do campo no município de Viçosa, MG(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-26) Dias, Suely Maria Rodrigues; Assis, Angelo Adriano Faria deEste trabalho constitui uma pesquisa que teve como objetivo apresentar a memória coletiva da Escola Municipal Professor Paulo Mário Del Giudice, na perspectiva da Educação Patrimonial (EP). Conhecer e valorizar o patrimônio cultural é uma das importantes tarefas do sistema educativo. A presente pesquisa, desenvolvida entre 2023 e 2025, teve como finalidade conhecer a trajetória de pessoas que fizeram e ainda fazem parte da escola e desenvolver práticas pedagógicas que envolvessem a metodologia Educação Patrimonial, possibilitando a valorização cultural e o sentimento de pertencimento dos estudantes. Além disso, objetivou possibilitar aos professores conhecimentos sobre esta prática dentro do processo pedagógico, analisando o modo pelo qual as competências e habilidades necessárias à compreensão do patrimônio cultural são abordadas nos conteúdos e disciplinas trabalhados na escola. O trabalho abordou a EP por meio de entrevistas com gestores, professores, familiares dos alunos, ex-alunos da escola e representantes das Secretarias de Educação, Patrimônio e Cultura do município. Buscou-se, ainda, através de documentos textuais relacionados ao processo histórico da escola, assim como fotografias, conhecer a trajetória da escola desde a fundação até os dias atuais. Essas abordagens tiveram o intuito de entender quais são as noções de patrimônio cultural e patrimonial desses sujeitos e como a prática pedagógica está relacionada ao exercício da cidadania dentro e fora do espaço escolar. O trabalho apresenta como produtos a construção de um livro que recebeu o nome ABC Patrimonial: Memórias Compartilhadas, um curso de capacitação para educadores, e a criação de um Instagram educacional, a fim de conectar e apresentar as atividades desenvolvidas na escola para toda a comunidade escolar. Foi possível constatar que a escola e a rede de educação municipal carecem de formação sobre a EP, pois a escola é um espaço privilegiado para a formação cultural das crianças, sobretudo no desenvolvimento da consciência e de práticas que culminem na preservação cultural. Enfim, a realização deste trabalho demonstrou como as famílias e os alunos se sentem valorizados quando a escola leva em conta a memória e os conhecimentos produzidos pelos seus antepassados e pela comunidade. Palavras-chave: patrimônio ; memória; identidade; educação patrimonial.Item Casa do povo e guardião da memória: o arquivo da Câmara Municipal de Viçosa e seu patrimônio documental(Universidade Federal de Viçosa, 2025-01-20) Coutinho, Daniela da Silveira Toledo; Martins, Walkíria Maria de Freitas; http://lattes.cnpq.br/4015728335106425A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa, denominado Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania e analisa o papel dos arquivos públicos municipais como espaços fundamentais na preservação da memória e na implantação de políticas de gestão documental. A pesquisa discute os desafios enfrentados pelos arquivos municipais, num contexto de negligenciamento dessas instituições, especialmente no contexto dos municípios brasileiros, caracterizados pela ausência de políticas públicas adequadas, escassez de recursos e infraestrutura precária. Também, investiga-se a relação entre história, memória e patrimônio, com especial atenção ao processo de patrimonialização de documentos, incluindo a análise crítica do tombamento de registros históricos, como o livro de Atas da Câmara, e suas implicações na construção da memória coletiva. Além disso, esse estudo propõe compreender os arquivos como agentes ativos na preservação da memória institucional e na promoção de políticas arquivísticas, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, transparente e comprometida com o acesso ao patrimônio documental. Por fim, com base no estudo de caso do Arquivo da Câmara Municipal de Viçosa (CMV), essa pesquisa se concentra na formação e institucionalização do arquivo que resultou na aprovação da Resolução 006/2022. Para isso, analisa-se os processos de organização e gestão documental ao longo de sua formação, onde são abordadas as ações pela consolidação de políticas de gestão documental e de preservação do patrimônio documental camarário. Palavras-chave: Arquivo. Memória. Patrimônio Documental.Item A face sombria dos usos da memória pelo Poder Legislativo: um estudo da iniciativa parlamentar para reconhecer o Projeto Rondon como patrimônio cultural imaterial do Brasil (2019 a 2024)(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-28) Araujo, Monica Cristina Varizzi; Dorella, Priscila Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/7287795613079173O presente trabalho propõe uma investigação abrangente sobre a proposta de patrimonialização do Projeto Rondon, durante o período de 2019 a 2024, tendo como foco a análise do Projeto de Lei (PL) nº 4.613/2019 apresentado no Senado Federal. O objetivo central é compreender, por meio de análise documental, bibliográfica e de recursos da história oral, as motivações e implicações inerentes à transformação do Projeto Rondon em bem imaterial do patrimônio cultural brasileiro pela via legislativa, em um contexto político nacional de desmonte cultural e educacional em que esse PL emergiu. O Projeto Rondon teve início durante o período da Ditadura Militar, em julho de 1967, com a Operação Zero, tendo sido institucionalizado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 62.927, de 28 de junho de 1968, e permanecendo em vigência até 1989. Em 2005, ele foi reativado a partir da proposta encaminhada à Presidência da República pela União Nacional dos Estudantes (UNE) de novembro de 2003. Embora o senso comum frequentemente reconheça méritos nesse tipo de iniciativa, há a necessidade de examinar criticamente a prática recorrente de patrimonialização - especialmente de natureza imaterial - por meio de ações do Poder Legislativo, considerando possíveis desconexões com a história, com os objetivos de preservação e valores das comunidades detentoras dos bens culturais que se pretende patrimonializar. Este estudo visa contribuir para a compreensão das dinâmicas entre história, política e preservação do patrimônio cultural, utilizando o Projeto Rondon como estudo de caso para abordar questões problemáticas sobre a política de patrimônio cultural no Brasil. Parte-se da hipótese de que as declarações legislativas de bens como patrimônio cultural vêm se avolumando nos últimos anos, frequentemente motivadas por interesses individuais e desvinculadas dos princípios que orientam as políticas de patrimonialização. Nesse contexto, a pesquisa evidencia o patrimônio cultural como um campo de disputa, onde o Poder Legislativo Federal busca afirmar-se como agente definidor das referências culturais nacionais, apropriando-se de uma função tradicionalmente atribuída ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Palavras-chave: patrimônio cultural imaterial; projeto rondon; projeto de lei de patrimonialização; poder legislativo.Item Modos de habitar e transformações na paisagem na região de Juiz de Fora: um olhar para os séculos XVII e XVIII(Universidade Federal de Viçosa, 2024-07-11) Buscoff, Mab Leonetti; Araújo, Patricia Vargas Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8328279410239372A dissertação que ora se apresenta investiga as mudanças dos modos de habitar na região de Juiz de Fora ao longo dos séculos XVII e XVIII, analisando as interações entre os habitantes, o meio ambiente e a organização social. O estudo busca entender quais eram os habitantes dessa região nesse período e a relação entre localização das moradias e modos de subsistência, além da arquitetura predominante. Foram propostas hipóteses sobre as alterações das habitações e dos locais de moradia, considerando a disponibilidade de recursos locais, avanços tecnológicos e o poder aquisitivo dos moradores. À pesquisa envolveu análises dos sítios arqueológicos Teixeira Lopes e Emílio Barão, de origem Tupinambá, bem como as habitações coloniais do século XVIII em Juiz de Fora, visando compreender as transformações ocorridas na região. O estudo abrangeu ainda a criação do Caminho Novo e sua relação com os indígenas. Há ênfase na importância de reconhecer e preservar as raízes históricas, confrontar narrativas dominantes e promover um futuro mais inclusivo e consciente. O trabalho contribui para a reflexão sobre a história da região de Juiz de Fora, destacando a necessidade de compreender as complexidades sociais e as transformações ao longo do tempo. Ao final, o estudo arquitetônico dos tipos de habitação gerou um produto, que são imagens tridimensionais computadorizadas compiladas em figuras e um vídeo, que poderão ser utilizados como ferramentas didáticas. Palavras-chave: Habitar, Arquitetura, Tupinambá, Colonial, Indígena.Item O inventário das obras modernistas projetadas por Oscar Niemeyer em Minas Gerais: uma análise da patrimonialização realizada pelo IEPHA/IPAC (MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2024-04-10) Fioravante, Bruno Batista; Lana, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/8874892335950876O objetivo deste trabalho é analisar o processo de patrimonialização de escolas modernistas mineiras projetadas pelo arquiteto, Oscar Niemeyer. Tem como fonte principal, o Inventário de Proteção produzido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) no ano de 2018. Além disso, busca debater o sentido ideológico da patrimonialização das escolas, envolvendo a produção modernista no Estado, em especial, na arquitetura escolar, indicada para tombamento, produzida por Oscar Niemeyer. As escolas em questão são: Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, em Cataguases, denominado Colégio Cataguases, Escola Estadual Júlia Kubitschek, em Diamantina. Para isso, foi realizada uma pesquisa sobre a patrimonialização das escolas, tendo como foco, o Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais (IPAC-MG). Para esta análise se fez importante compreender aspectos que nortearam o campo da salvaguarda do patrimônio cultural, procurando trabalhar conceitos que são caros a esta dissertação envolvendo a patrimonialização, como também, dissertar sobre o histórico de cada escola aqui estudada. Por fim, buscou-se trabalhar os inventários que culminaram na indicação para o tombamento das escolas supracitadas. Para atingir os objetivos almejados na investigação foram consultadas fontes, como: artigos acadêmicos, periódicos, livros, teses e dissertações. Além de uma análise de fontes primárias, como: decretos, leis e o inventário produzido pelo Instituto Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). Esta dissertação apresenta como produto final um pequeno livro sobre as escolas modernistas abordadas na pesquisa. Nele irá conter a descrição de todo processo de patrimonialização das edificações e as histórias das construções, que será entregue ao IEPHA. Também ficará disponível em plataformas digitais, a partir da busca de parcerias com universidades e programas de fomento à cultura. Palavras-chave: patrimonialização; IEPHA-MG; IPAC-MG.Item Paisagem, memória e esquecimento na Zona da Mata: uma análise de “O verão tardio”, de Luiz Ruffato(Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-22) Rosa, Leda do Nascimento; Civale, Leonardo; ttp://lattes.cnpq.br/7621212469326577Este trabalho trata do estudo da paisagem da Zona da Mata Mineira, especificamente, das cidades de Cataguases e Rodeiro, a qual é aplicada ao romance O verão tardio, de Luiz Ruffato. O objetivo principal é analisar a experiência paisagística do personagem Oséias, observando a relação do homem com o espaço, a partir das discussões do geógrafo Jean Besse. O estudo apresenta como objetivos específicos discutir sobre a paisagem da cidade moderna e sobre a necessidade de educar o olhar para o desenvolvimento da alteridade. Como o protagonista enfrenta uma doença em fase terminal, a pesquisa discute sobre a morte na modernidade, a memória e o esquecimento. Além dos estudos concernentes à paisagem, serão abordados os conceitos que envolvem a obra, o sujeito na função autor e a recepção crítica do leitor. Este trabalho interdisciplinar contribui para ilustrar, por meio da ficção literária, conceitos da história que abarquem discussões de temas urgentes às demandas da contemporaniedade. Palavras-chave: Zona da Mata. Modernidade. Paisagem. Memória. EsquecimentoItem Acervos em agonia: conservação preventiva e a preservação da memória em acervos paroquiais mineiros(Universidade Federal de Viçosa, 2024-02-27) Gurgel, Williene Fátima Nascimento; Assis, Angelo Adriano Faria de; 8814518383687622Esta pesquisa teve como objetivo analisar o estado de conservação dos documentos e a identificação dos problemas que afetam a conservação dos acervos eclesiásticos, visando à elaboração de recomendações referentes aos cuidados básicos com os livros e documentos manuscritos, a fim de contribuir para a preservação dos acervos paroquiais. Essa preocupação se dá pelos 18 anos de experiência da autora na área de conservação e restauro de obras eclesiásticas em papel. Os acervos paroquiais das Minas Gerais surgiram com o povoamento dos arraiais, a partir do final do século XVII e início do XVIII, estando atualmente parte dessa documentação reunida no Arquivo Eclesiástico Dom Oscar de Oliveira. Contudo, o acervo é ainda maior, uma vez que muitas igrejas mineiras possuem livros e documentos que cabem a elas a responsabilidade de preservá-los. No entanto, observam-se muitos problemas na preservação desses acervos documentais. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi identificar os motivos pelos quais os acervos documentais das igrejas estão se degradando e desenvolver um debate crítico sobre a importância da adoção das ações indiretas sobre o bem da área da conservação preventiva para a conservação desses documentos. Como um dos resultados desta pesquisa, elaborou um e-book com recomendações e orientações preventivas para os acervos paroquiais. O desenvolvimento desta dissertação teve como metodologia dois estudos de caso. O primeiro foi a análise dos relatórios de restauração de papel do Arquivo da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), em Minas Gerais; e o segundo estudo de caso foi uma visita técnica ao Arquivo Histórico Eclesiástico de Diamantina-MG. Em ambos os arquivos foram observados os principais danos que vêm comprometendo a integridade física dos documentos. Após a identificação desses danos serão elaboradas recomendações dentro da área da conservação preventiva, indicando os cuidados básicos necessários com os livros e documentos eclesiásticos, para evitar que cheguem ao ruim estado de conservação. Entre as principais recomendações se encontra a necessidade de implantar uma política de preservação, destacando-se as atividades de inspeções rotineiras e as manutenções preventivas pelos gestores desses acervos, além da necessidade de treinamento dos funcionários sobre os cuidados básicos com o uso e manuseio dos documentos e também de orientações aos consulentes a respeito desses mesmos cuidados. Palavras-chave: Livros e documentos eclesiásticos, Memória, degradação e deterioração, Ações de conservação preventivaItem Um Caldeirão de Histórias e Memórias: Política, Cultura, Educação e Trabalho nos gramados de São Januário (1920-1957)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-18) Ferreira, Iglia Thiciani Martins; Assis, Angelo Adriano Faria de; 6929526088445956A presente pesquisa busca entender o Estádio Vasco da Gama como monumento detentor de histórias e memórias – individuais e coletivas - e a importância de seu uso para além da prática esportiva desde sua inauguração, em 1927, até a década de 1950. A monumentalidade do Estádio Vasco da Gama, o tornaria propício não apenas para competições esportivas, mas também para grandiosos eventos de grande repercussão no cenário político nacional, principalmente durante o Governo de Getúlio Vargas, exatamente por sua proximidade e ligação com a classe operária. Festividades, cerimônias cívicas, desfiles carnavalescos, manifestações políticas, comícios e pronunciamentos oficiais tiveram como palco o estádio que, ao decorrer de sua existência, se tornou lugar detentor de histórias e memórias que estão intrisecamente ligadas ao processo de construção da identidade brasileira. Palavras-chave: Vasco da Gama. História. Memória. Nacionalismo.Item Um Passado Contemporâneo: as memórias do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) – 1895 – 2024(Universidade Federal de Viçosa, 2024-07-01) Simão, Laís Pessanha; Vailati, Luiz Lima; 1502187080034870O presente trabalho se propôs a analisar o processo de reenquadramento da memória vinculada ao Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), localizado no município de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, e o modo como este adiciona as décadas de existência da antiga Escola Normal de Campos à narrativa oficial atual sobre sua história, no que diz respeito aos acontecimentos situados entre os anos de 1895 e 2024. Para tal objetivo, analisou-se o período de modificação do que chamamos neste trabalho de memória oficial, levando em conta os fatores contextuais e as fontes disponíveis, que se dividem em fontes orais, escritas documentais, visuais e materiais, obtidas através de entrevistas, do arquivo histórico do Instituto ou de mídias digitais. O texto inicia com a contextualização da história da formação de professores primários, a trajetória das escolas normais e dos institutos de educação, passando para a apresentação dos referenciais teóricos utilizados para refletir sobre passado, memória e identidade, e finaliza com a análise das múltiplas fontes utilizadas e como estas revelam variadas narrativas sobre o Instituto. O produto da dissertação propõe a criação de um acervo digital dos registros históricos salvaguardados pelo Centro de Memória do Instituto, impulsionando seu conhecimento pelo grande público e facilitando o acesso de pesquisadores e demais interessados a esse material. A partir das observações e estudos, foi possível concluir que houve alguns elementos que impulsionaram a reinterpretação e reescrita da memória do Instituto: a demanda pela abertura de um Centro de Memória na instituição; uma série de pesquisas acadêmicas que se debruçaram sobre o passado do Instituto e da Escola Normal; e o momento de crise identitária sentido pela instituição nas décadas de 2000 e 2010Item Calçadão Arthur Bernardes: centralidade e espaço público em Viçosa (MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-09-21) Pacheco, Luiza Oliveira; Lana, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/1254712541464925O objetivo do presente trabalho é analisar o Calçadão Arthur Bernardes como espaço público de Viçosa (MG), bem como sua importância para a constituição da centralidade urbana da cidade, tomando-o como objeto de estudo, a fim de identificar aspectos que estimulem a discussão de seu papel como espaço público e a relevância de sua construção para o reordenamento da região central da cidade, entre as décadas de 1970 e 1980. Para isso, empreendeu-se uma investigação sobre a formação do centro da cidade de Viçosa, focalizando seus aspectos espaciais e sua transformação ao longo da história, buscando compreender as circunstâncias que levaram à construção do Calçadão e qual o papel dessa obra na composição da trama locacional central urbana. Esta investigação tornou-se possível por meio da análise documental de edições do periódico UFV Informa, disponibilizadas em plataforma eletrônica da Universidade Federal de Viçosa (UFV); reportagens do Jornal Folha Integração; de atas das reuniões da Câmara Municipal de Viçosa; de leis e projetos de lei relacionados à execução de obras e demais posturas municipais, bem como de croquis feitos por arquitetos da UFV a fim de orientar a execução da obra, e também por meio de entrevistas, utilizando metodologia da História Oral, realizadas com ex-membros do “Por uma Viçosa melhor”, grupo formado por profissionais ligados à UFV que desejavam realizar intervenções urbanas na cidade; ex-vereadores; comerciantes e ex-comerciantes instalados na rua Arthur Bernardes, além de moradores e ex-moradores desse logradouro. Este trabalho apresenta como produto a proposta de realização de chamada pública para a publicação de artigos e entrevistas no periódico eletrônico Revista de Ciências Humanas, publicação científica do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFV. Palavras-chave: Espaço público. Centralidade. Trama locacional. Ruas de pedestres.
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