Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

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    A face sombria dos usos da memória pelo Poder Legislativo: um estudo da iniciativa parlamentar para reconhecer o Projeto Rondon como patrimônio cultural imaterial do Brasil (2019 a 2024)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-28) Araujo, Monica Cristina Varizzi; Dorella, Priscila Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/7287795613079173
    O presente trabalho propõe uma investigação abrangente sobre a proposta de patrimonialização do Projeto Rondon, durante o período de 2019 a 2024, tendo como foco a análise do Projeto de Lei (PL) nº 4.613/2019 apresentado no Senado Federal. O objetivo central é compreender, por meio de análise documental, bibliográfica e de recursos da história oral, as motivações e implicações inerentes à transformação do Projeto Rondon em bem imaterial do patrimônio cultural brasileiro pela via legislativa, em um contexto político nacional de desmonte cultural e educacional em que esse PL emergiu. O Projeto Rondon teve início durante o período da Ditadura Militar, em julho de 1967, com a Operação Zero, tendo sido institucionalizado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 62.927, de 28 de junho de 1968, e permanecendo em vigência até 1989. Em 2005, ele foi reativado a partir da proposta encaminhada à Presidência da República pela União Nacional dos Estudantes (UNE) de novembro de 2003. Embora o senso comum frequentemente reconheça méritos nesse tipo de iniciativa, há a necessidade de examinar criticamente a prática recorrente de patrimonialização - especialmente de natureza imaterial - por meio de ações do Poder Legislativo, considerando possíveis desconexões com a história, com os objetivos de preservação e valores das comunidades detentoras dos bens culturais que se pretende patrimonializar. Este estudo visa contribuir para a compreensão das dinâmicas entre história, política e preservação do patrimônio cultural, utilizando o Projeto Rondon como estudo de caso para abordar questões problemáticas sobre a política de patrimônio cultural no Brasil. Parte-se da hipótese de que as declarações legislativas de bens como patrimônio cultural vêm se avolumando nos últimos anos, frequentemente motivadas por interesses individuais e desvinculadas dos princípios que orientam as políticas de patrimonialização. Nesse contexto, a pesquisa evidencia o patrimônio cultural como um campo de disputa, onde o Poder Legislativo Federal busca afirmar-se como agente definidor das referências culturais nacionais, apropriando-se de uma função tradicionalmente atribuída ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Palavras-chave: patrimônio cultural imaterial; projeto rondon; projeto de lei de patrimonialização; poder legislativo.
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    Um Passado Contemporâneo: as memórias do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) – 1895 – 2024
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-07-01) Simão, Laís Pessanha; Vailati, Luiz Lima; 1502187080034870
    O presente trabalho se propôs a analisar o processo de reenquadramento da memória vinculada ao Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), localizado no município de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, e o modo como este adiciona as décadas de existência da antiga Escola Normal de Campos à narrativa oficial atual sobre sua história, no que diz respeito aos acontecimentos situados entre os anos de 1895 e 2024. Para tal objetivo, analisou-se o período de modificação do que chamamos neste trabalho de memória oficial, levando em conta os fatores contextuais e as fontes disponíveis, que se dividem em fontes orais, escritas documentais, visuais e materiais, obtidas através de entrevistas, do arquivo histórico do Instituto ou de mídias digitais. O texto inicia com a contextualização da história da formação de professores primários, a trajetória das escolas normais e dos institutos de educação, passando para a apresentação dos referenciais teóricos utilizados para refletir sobre passado, memória e identidade, e finaliza com a análise das múltiplas fontes utilizadas e como estas revelam variadas narrativas sobre o Instituto. O produto da dissertação propõe a criação de um acervo digital dos registros históricos salvaguardados pelo Centro de Memória do Instituto, impulsionando seu conhecimento pelo grande público e facilitando o acesso de pesquisadores e demais interessados a esse material. A partir das observações e estudos, foi possível concluir que houve alguns elementos que impulsionaram a reinterpretação e reescrita da memória do Instituto: a demanda pela abertura de um Centro de Memória na instituição; uma série de pesquisas acadêmicas que se debruçaram sobre o passado do Instituto e da Escola Normal; e o momento de crise identitária sentido pela instituição nas décadas de 2000 e 2010
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    Memórias, histórias e saberes de benzedeiras(os), rezadeiras(os), raizeiras(os) e ialorixás de Viçosa e Ponte Nova - MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-28) Ferreira, Teresinha de Jesus; Lima, Raquel dos Santos Sousa
    Este trabalho constitui uma pesquisa que teve como objetivo apresentar “como mulheres negras e brancas benzedeiras, rezadeiras, Ialorixás e raizeiras e homens negros e brancos benzedeiros, rezadeiros e raizeiros, moradores de Viçosa-MG e de Ponte Nova MG, capacitaram-se em tal “ofício”. Pretendeu-se compreender como as benzedeiras(os), as rezadeiras, ialorixás e raizeiros adquiriu-se essa habilidade da prática de benzer, rezar e entender como esses ensinamentos são passados para as futuras gerações de acordo com suas próprias “memórias”, “histórias” e “saberes ancestrais”.” Metodologicamente”, foi feita uma pesquisa de caráter histórico oral, mediante a realização de entrevistas, observações in loco e revisão bibliográfica sobre a temática. Nesse sentido realizou-se um mapeamento das localizações das benzedeiras(os), rezadeiras(os), raizeiras(os), ialorixás, os terreiros de umbandas e a roça de candomblé, evidenciando-se as riquezas culturais que compõem os terreiros e as roças, bem como os seus costumes,”, as comidas dos orixás, suas roupas e visão de mundo dessas práticas sociais que permanecem até hoje. A atenção voltada para as “mulheres negras” está associada a importância de entender a ligação entre “raça e gênero”, as desigualdades enfrentadas pelas mulheres negras por serem mulheres e negras e praticantes de religiões de matrizes afro-brasileiras. Paralelamente aos avanços científicos, traz-se ainda uma discussão sobre a farmácia viva e sobre a importância da sua implementação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também para que as pessoas possam escolher fazer uso de medicamentos alopáticos ou das plantas medicinais. Além disso, este trabalho apresenta a busca pelo reconhecimento das benzedeiras(os), rezadeiras(os), ialorixás e raizeiras(os) como agentes de saúde popular, através da realização de uma Audiência Pública. Para melhor compreensão do tema, discorre-se sobre o evento “Troca de Saberes”, buscando ressaltar a importância da integração entre o saber “científico’ e o” saber popular”. Foi possível constatar o modo como, no campo da saúde, essas mulheres e homens têm funções relevantes “em suas comunidades, tanto nos processos de cura quanto na preservação de um conhecimento tradicional sobre plantas medicinais e, principalmente, na afirmação de aspectos da cultura e identidade afro-brasileiras” (FERREIRA; SIQUEIRA,2021, p. 1). Palavras-chave: Memórias. Histórias de benzedeiras. Rezadeiras. Práticas religiosas afro- brasileiras.
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    Memórias, esquecimentos e dispersão: trajetórias de servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Viçosa (1990-2020)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-27) Fialho, Fabiana Barbosa; Freitas, Ana Paula Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6647679719705949
    Este estudo investigou as histórias e memórias dos servidores técnico-administrativos em educação na trajetória da Universidade Federal de Viçosa, o modo como estes sujeitos aparecem na história oficial da instituição e a percepção que a categoria tem de si em relação ao seu lugar na instituição ao longo dos últimos 30 anos. Para tanto, foram analisados documentos que narram a sua história oficial desde a sua origem até a atualidade, intercalando a versão preservada oficialmente pelo grupo detentor do poder universitário com a realidade sobre uma categoria intermediária e de base, que são os servidores técnico-administrativos em educação. Ao empreender este esforço inicial, constatou-se uma perda das memórias sobre o grupo nesta academia, o que evidenciou a urgência em incluir e/ou elencar e valorizar o papel dos demais agentes da ciência que compõem a universidade. Após apurar que a atuação deste grupo passou despercebida pelos estudos acadêmicos, a pesquisa se concentrou em desnudar características atinentes à categoria técnica, ao traçar um perfil deste grupo nos últimos 30 anos, relacionando- o com marcos legais fundamentais para a consolidação e aprimoramento das suas relações laborais. Em seguida, fomentou-se um espaço onde os técnicos puderam expressar a percepção que têm de si e do seu trabalho na história institucional, possibilitando o registro, visibilidade e divulgação do patrimônio humano da UFV, na ótica deste grupo. Concomitantemente, a pesquisa suscitou a carência de estudos sobre este segmento e a ausência de políticas públicas institucionais de gerenciamento das memórias destes atores invisibilizados na história oficial. Palavras-chave: História. Patrimônio Humano. Técnico-Administrativo em Educação. Universidade.
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    Para além da sala de aula: A extensão na UFV e a Semana do Fazendeiro, entre memórias e transformações (2009-2019)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-10) Santos, Carlos Pacheco dos; Faria, Angelo Adriano; http://lattes.cnpq.br/1376746540844502
    Este trabalho busca analisar o contexto histórico da criação da Semana do Fazendeiro, bem como sua relevância no sentido de promover treinamento para produtores rurais e seus familiares, perpassando as fases da ESAV, da UREMG e UFV. Busca ainda registrar o processo de organização do evento e o envolvimento de docentes, técnico administrativos e discentes na sua realização e organizar a memória das transformações ocorridas na organização deste evento quase centenário, notadamente no período compreendido entre os anos de 2009 (80a edição) e 2019 (90a edição). Reúne e analisa dados do Sistema de Controle da Semana do Fazendeiro sobre o envolvimento dos Centros de Ciências da UFV e demais parceiros no oferecimento de conteúdos, traça o perfil do público participante da Semana do Fazendeiro no período em análise, problematizando a questão do patrimônio científico que o evento representa para a UFV e finaliza com os resultados da pesquisa empreendida junto a dois grupos distintos de professores: Primeiro, os que ministraram cursos da Semana do Fazendeiro, na tentativa de compreender o que estes entendem por extensão e o que os motiva a cooperar com o evento, por meio da oferta de conteúdos. O segundo grupo compõe-se dos docentes que exerceram a função de gestores da extensão universitária, visando elencar os avanços e os obstáculos enfrentados nas diferentes gestões, para a realização da Semana do Fazendeiro. Para tanto, foram utilizados documentos da Secretaria Permanente da Semana do Fazendeiro, do Arquivo Histórico da UFV, livros, dissertações e teses sobre o tema da extensão na UFV, a legislação pertinente à extensão no âmbito Federal e as normativas estabelecidas pela Universidade. O trabalho apresenta como produto a proposta de compilação das informações mais importantes da história do evento e suas transformações mais recentes, além de estatísticas de contribuições dos parceiros internos e externos e trechos dos relatos dos ex-gestores da extensão, ilustrados com artes da divulgação do evento, como forma de preservação da memória da Semana do Fazendeiro. Palavras-chave: Semana do Fazendeiro. Extensão. Memória. Patrimônio.
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    Acesso, sistematização e preservação dos documentos referentes à trajetória da pesquisa e pós-graduação na Universidade Federal de Viçosa (1926-2020)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-21) Paula, Nanci Fernandes de; Queiroz, Jonas Marçal de; http://lattes.cnpq.br/3509361293898611
    Este trabalho tem como objeto de estudo o acervo documental da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Parte desta documentação encontrava-se em situação precária, acondicionada em uma sala de depósito da PPG, localizada no subsolo do Edifício Arthur Bernardes, sem os cuidados necessários para sua conservação e proteção. A dificuldade de levantamento de dados precisos e de documentação comprobatória de fatos referentes à trajetória da Pós-Graduação na UFV motivou a realização desta pesquisa com o intuito de estabelecer uma sistematização destes documentos e assim, promover a valorização desta massa documental e o acesso aos registros das memórias da PPG. A manutenção dos documentos que apontam o desenvolvimento da Pesquisa e Pós-Graduação na UFV tem uma importância histórica não só para a Universidade, mas também para a sociedade de modo geral, uma vez que a primeira tese de mestrado na aérea de Ciências Agrárias do Brasil foi defendida na UFV, no ano de 1961. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre memória, patrimônio, gestão de documentos e arquivos. Foi feito também um levantamento das informações referentes a Universidade Federal de Viçosa, sua estrutura e desenvolvimento, ao longo de suas três fases administravas, ESAV, UREMG e UFV. O mesmo procedimento foi adotado para se conhecer a história da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e seu acervo documental, além da realização de questionamentos direcionados a equipe da PPG a fim de verificar o envolvimento dos técnicos com a gestão de documentos e a preservação da memória e do patrimônio documental da instituição. A partir destes dados foram realizadas intervenções e um levantamento dos documentos que compõem a massa documental da PPG. Como resultado deste trabalho, foram elaborados um diagnóstico deste acervo, uma proposta de arranjo para o arquivo, um guia de boas práticas na gestão de documentos e o Projeto Memórias da PPG, que poderá ser acessado pelo site oficial da PPG. Palavras-chaves: Memória, Patrimônio Documental, Pós-Graduação
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    No front da memória: as batalhas pelos espólios da segunda guerra mundial em Belo Horizonte (1945-2020)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-02-05) Oliveira, Edilan Martins de; Vailati, Luiz Lima; http://lattes.cnpq.br/3314770826976452
    Este trabalho pretende analisar a constituição das narrativas dos veteranos da FEB, ex-combatentes do litoral e descendentes dos soldados que realizaram missões na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O escopo da pesquisa ficará restrito, em especial, às coletividades que formaram uma rede de sociabilidade em torno do simbolismo e da memória da participação do Brasil nesse conflito na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais). Pretende-se compreender os discursos memoriais que foram construídos em meio à fundação e consolidação das associações de ex-combatentes na capital mineira. Assim, também se buscará elucidar como a Associação de Ex-Combatentes do Brasil (AECB) e a Associação Nacional da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) construíram seus projetos institucionais, suas respectivas expressões públicas e as lutas pela memória que realizaram desde o fim do conflito. O trabalho estará ancorado na bibliografia sobre a reintegração social e a memória dos veteranos. Além disso, será baseado na análise de fontes escritas: periódicos; memórias publicadas; atas de reuniões de associações associativas; a legislação sobre os ex- combatentes; declarações orais. Palavras-chave: Memória. Segunda Guerra Mundial. Reintegração Social. Belo Horizonte