Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/8662
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Item Paisagem, memória e esquecimento na Zona da Mata: uma análise de “O verão tardio”, de Luiz Ruffato(Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-22) Rosa, Leda do Nascimento; Civale, Leonardo; ttp://lattes.cnpq.br/7621212469326577Este trabalho trata do estudo da paisagem da Zona da Mata Mineira, especificamente, das cidades de Cataguases e Rodeiro, a qual é aplicada ao romance O verão tardio, de Luiz Ruffato. O objetivo principal é analisar a experiência paisagística do personagem Oséias, observando a relação do homem com o espaço, a partir das discussões do geógrafo Jean Besse. O estudo apresenta como objetivos específicos discutir sobre a paisagem da cidade moderna e sobre a necessidade de educar o olhar para o desenvolvimento da alteridade. Como o protagonista enfrenta uma doença em fase terminal, a pesquisa discute sobre a morte na modernidade, a memória e o esquecimento. Além dos estudos concernentes à paisagem, serão abordados os conceitos que envolvem a obra, o sujeito na função autor e a recepção crítica do leitor. Este trabalho interdisciplinar contribui para ilustrar, por meio da ficção literária, conceitos da história que abarquem discussões de temas urgentes às demandas da contemporaniedade. Palavras-chave: Zona da Mata. Modernidade. Paisagem. Memória. EsquecimentoItem Um Passado Contemporâneo: as memórias do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) – 1895 – 2024(Universidade Federal de Viçosa, 2024-07-01) Simão, Laís Pessanha; Vailati, Luiz Lima; 1502187080034870O presente trabalho se propôs a analisar o processo de reenquadramento da memória vinculada ao Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), localizado no município de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, e o modo como este adiciona as décadas de existência da antiga Escola Normal de Campos à narrativa oficial atual sobre sua história, no que diz respeito aos acontecimentos situados entre os anos de 1895 e 2024. Para tal objetivo, analisou-se o período de modificação do que chamamos neste trabalho de memória oficial, levando em conta os fatores contextuais e as fontes disponíveis, que se dividem em fontes orais, escritas documentais, visuais e materiais, obtidas através de entrevistas, do arquivo histórico do Instituto ou de mídias digitais. O texto inicia com a contextualização da história da formação de professores primários, a trajetória das escolas normais e dos institutos de educação, passando para a apresentação dos referenciais teóricos utilizados para refletir sobre passado, memória e identidade, e finaliza com a análise das múltiplas fontes utilizadas e como estas revelam variadas narrativas sobre o Instituto. O produto da dissertação propõe a criação de um acervo digital dos registros históricos salvaguardados pelo Centro de Memória do Instituto, impulsionando seu conhecimento pelo grande público e facilitando o acesso de pesquisadores e demais interessados a esse material. A partir das observações e estudos, foi possível concluir que houve alguns elementos que impulsionaram a reinterpretação e reescrita da memória do Instituto: a demanda pela abertura de um Centro de Memória na instituição; uma série de pesquisas acadêmicas que se debruçaram sobre o passado do Instituto e da Escola Normal; e o momento de crise identitária sentido pela instituição nas décadas de 2000 e 2010