Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
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Item Memórias, histórias e saberes de benzedeiras(os), rezadeiras(os), raizeiras(os) e ialorixás de Viçosa e Ponte Nova - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-28) Ferreira, Teresinha de Jesus; Lima, Raquel dos Santos SousaEste trabalho constitui uma pesquisa que teve como objetivo apresentar “como mulheres negras e brancas benzedeiras, rezadeiras, Ialorixás e raizeiras e homens negros e brancos benzedeiros, rezadeiros e raizeiros, moradores de Viçosa-MG e de Ponte Nova MG, capacitaram-se em tal “ofício”. Pretendeu-se compreender como as benzedeiras(os), as rezadeiras, ialorixás e raizeiros adquiriu-se essa habilidade da prática de benzer, rezar e entender como esses ensinamentos são passados para as futuras gerações de acordo com suas próprias “memórias”, “histórias” e “saberes ancestrais”.” Metodologicamente”, foi feita uma pesquisa de caráter histórico oral, mediante a realização de entrevistas, observações in loco e revisão bibliográfica sobre a temática. Nesse sentido realizou-se um mapeamento das localizações das benzedeiras(os), rezadeiras(os), raizeiras(os), ialorixás, os terreiros de umbandas e a roça de candomblé, evidenciando-se as riquezas culturais que compõem os terreiros e as roças, bem como os seus costumes,”, as comidas dos orixás, suas roupas e visão de mundo dessas práticas sociais que permanecem até hoje. A atenção voltada para as “mulheres negras” está associada a importância de entender a ligação entre “raça e gênero”, as desigualdades enfrentadas pelas mulheres negras por serem mulheres e negras e praticantes de religiões de matrizes afro-brasileiras. Paralelamente aos avanços científicos, traz-se ainda uma discussão sobre a farmácia viva e sobre a importância da sua implementação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também para que as pessoas possam escolher fazer uso de medicamentos alopáticos ou das plantas medicinais. Além disso, este trabalho apresenta a busca pelo reconhecimento das benzedeiras(os), rezadeiras(os), ialorixás e raizeiras(os) como agentes de saúde popular, através da realização de uma Audiência Pública. Para melhor compreensão do tema, discorre-se sobre o evento “Troca de Saberes”, buscando ressaltar a importância da integração entre o saber “científico’ e o” saber popular”. Foi possível constatar o modo como, no campo da saúde, essas mulheres e homens têm funções relevantes “em suas comunidades, tanto nos processos de cura quanto na preservação de um conhecimento tradicional sobre plantas medicinais e, principalmente, na afirmação de aspectos da cultura e identidade afro-brasileiras” (FERREIRA; SIQUEIRA,2021, p. 1). Palavras-chave: Memórias. Histórias de benzedeiras. Rezadeiras. Práticas religiosas afro- brasileiras.Item Memória, identidade e currículo escolar: a inserção da história e da cultura afrodescendente no ensino de uma escola pública de Viçosa-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2022-07-19) Rodrigues, Vânia Machado Bento; Queiroz, Jonas Marçal de; http://lattes.cnpq.br/0873565307139832A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania da Universidade Federal de Viçosa e teve como objeto de estudo uma escola pública da rede municipal de Viçosa-MG. Buscou-se investigar, discutir e conhecer a questão da inserção da história e da cultura afrodescendente no currículo escolar, analisando o ensino de História e de disciplinas afins nas séries finais do Ensino Fundamental. Propôs-se, ainda, verificar a aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003, que introduziu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. Ademais, analisou-se o uso do livro didático como veículo/instrumento utilizado nas aulas da disciplina de História. Ainda na tentativa de “superar” a história oficialmente contada, foi feito o levantamento da Memória que envolve a História e a Cultura pertencentes às raízes afrodescendentes num contexto nacional, regional e local. E, por último, porém não menos importante, almejou-se compreender como se dá a participação dos estudantes da escola em questão quanto à inserção da cultura afrodescendente no currículo escolar, procurando evidenciar as práticas educativas positivas e o protagonismo estudantil. Palavras-chave: Memória. Identidade. Currículo escolar. História. Afrodescendente.