Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania
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Item A face sombria dos usos da memória pelo Poder Legislativo: um estudo da iniciativa parlamentar para reconhecer o Projeto Rondon como patrimônio cultural imaterial do Brasil (2019 a 2024)(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-28) Araujo, Monica Cristina Varizzi; Dorella, Priscila Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/7287795613079173O presente trabalho propõe uma investigação abrangente sobre a proposta de patrimonialização do Projeto Rondon, durante o período de 2019 a 2024, tendo como foco a análise do Projeto de Lei (PL) nº 4.613/2019 apresentado no Senado Federal. O objetivo central é compreender, por meio de análise documental, bibliográfica e de recursos da história oral, as motivações e implicações inerentes à transformação do Projeto Rondon em bem imaterial do patrimônio cultural brasileiro pela via legislativa, em um contexto político nacional de desmonte cultural e educacional em que esse PL emergiu. O Projeto Rondon teve início durante o período da Ditadura Militar, em julho de 1967, com a Operação Zero, tendo sido institucionalizado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 62.927, de 28 de junho de 1968, e permanecendo em vigência até 1989. Em 2005, ele foi reativado a partir da proposta encaminhada à Presidência da República pela União Nacional dos Estudantes (UNE) de novembro de 2003. Embora o senso comum frequentemente reconheça méritos nesse tipo de iniciativa, há a necessidade de examinar criticamente a prática recorrente de patrimonialização - especialmente de natureza imaterial - por meio de ações do Poder Legislativo, considerando possíveis desconexões com a história, com os objetivos de preservação e valores das comunidades detentoras dos bens culturais que se pretende patrimonializar. Este estudo visa contribuir para a compreensão das dinâmicas entre história, política e preservação do patrimônio cultural, utilizando o Projeto Rondon como estudo de caso para abordar questões problemáticas sobre a política de patrimônio cultural no Brasil. Parte-se da hipótese de que as declarações legislativas de bens como patrimônio cultural vêm se avolumando nos últimos anos, frequentemente motivadas por interesses individuais e desvinculadas dos princípios que orientam as políticas de patrimonialização. Nesse contexto, a pesquisa evidencia o patrimônio cultural como um campo de disputa, onde o Poder Legislativo Federal busca afirmar-se como agente definidor das referências culturais nacionais, apropriando-se de uma função tradicionalmente atribuída ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Palavras-chave: patrimônio cultural imaterial; projeto rondon; projeto de lei de patrimonialização; poder legislativo.Item Consumo e memória de souvenir turístico na cidade de Tiradentes - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-15) Rodrigues, Gabriela Oliveira; Faria, Andre Luiz Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8380383517469218O presente trabalho teve como objetivo compreender/analisar a relação do souvenir turístico com a memória do turista/consumidor na cidade de Tiradentes – MG. A metodologia adotada para dar resposta aos objetivos da investigação teve por base inicialmente, uma pesquisa bibliográfica, a fim de delimitar do entendimento do conceito de souvenir, de memória, e consumo a fim de adquirir uma base teórica apropriada para posteriormente interpretar os dados obtidos. Foi utilizada uma abordagem mista de pesquisa, tratou-se ainda de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo e como técnica de coleta de dados, foi adotado a aplicação de questionários. A população da amostral foi de 253, a aplicação dos questionários ocorreu de forma remota via formulário do google forms e o método de coleta de dados foi bola de neve virtual. Os resultados obtidos através da análise das respostas a esses questionários, permitiram identificar os aspectos que mais influenciam o consumo de souvenir turístico, o perfil do consumidor que adquire os souvenirs como recurso de memória, a relação do souvenir com a memória do turista no momento de rememoração da experiência vivenciada na viagem e os significados mais atribuídos pelos turistas/consumidores aos souvenirs. A pesquisa revelou também, algo que outros autores compartilham: o mundo dos souvenirs é repleto de possibilidades de pesquisa e ainda há muito a explorar. Palavras-chave: souvenir; consumo; memóriaItem Desvelando histórias, identidades e memórias: (re)existência do Povo Puri no sudeste da Mata Atlântica(Universidade Federal de Viçosa, 2024-06-27) Cornélio, Sabrina Ramos; Dorella, Priscila Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/7765403995214640Essa dissertação analisa o processo de apagamento/silenciamento historiográfico sobre a identidade indígena Puri a partir de meados do século XIX na região sudeste da Mata Atlântica e a sua reemergência pública na virada do século XXI, acompanhado do crescimento da autodeclaração indígena da etnia Puri. Debruçamos, assim, sobre as atividades desenvolvidas pelos movimentos e coletivos de revalorização da História e Cultura Puri, bem como da luta por reconhecimento e acesso a políticas públicas. Para isso, utilizamos pressupostos teóricos da Nova História Indígena e da História Oral, e fontes como relatos de viajantes, jornais, redes sociais, trabalhos de memorialistas e entrevistas. O direito à autodeterminação indígena esteve em debate tanto na legislação Estado colonial quanto independente. E o imaginário social seguiu no Brasil arraigado às representações coloniais que ignoram a diversidade de povos e a sua presença nos centros urbanos. Diante dessa realidade, refletimos sobre as experiências de luta por direitos do Povo Puri e reafirmação de sua identidade histórica no Tempo Presente. Palavras-chave: Historiografia, indígenas Puri, memória, oralidade e etnogênese.Item Um Passado Contemporâneo: as memórias do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) – 1895 – 2024(Universidade Federal de Viçosa, 2024-07-01) Simão, Laís Pessanha; Vailati, Luiz Lima; 1502187080034870O presente trabalho se propôs a analisar o processo de reenquadramento da memória vinculada ao Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), localizado no município de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, e o modo como este adiciona as décadas de existência da antiga Escola Normal de Campos à narrativa oficial atual sobre sua história, no que diz respeito aos acontecimentos situados entre os anos de 1895 e 2024. Para tal objetivo, analisou-se o período de modificação do que chamamos neste trabalho de memória oficial, levando em conta os fatores contextuais e as fontes disponíveis, que se dividem em fontes orais, escritas documentais, visuais e materiais, obtidas através de entrevistas, do arquivo histórico do Instituto ou de mídias digitais. O texto inicia com a contextualização da história da formação de professores primários, a trajetória das escolas normais e dos institutos de educação, passando para a apresentação dos referenciais teóricos utilizados para refletir sobre passado, memória e identidade, e finaliza com a análise das múltiplas fontes utilizadas e como estas revelam variadas narrativas sobre o Instituto. O produto da dissertação propõe a criação de um acervo digital dos registros históricos salvaguardados pelo Centro de Memória do Instituto, impulsionando seu conhecimento pelo grande público e facilitando o acesso de pesquisadores e demais interessados a esse material. A partir das observações e estudos, foi possível concluir que houve alguns elementos que impulsionaram a reinterpretação e reescrita da memória do Instituto: a demanda pela abertura de um Centro de Memória na instituição; uma série de pesquisas acadêmicas que se debruçaram sobre o passado do Instituto e da Escola Normal; e o momento de crise identitária sentido pela instituição nas décadas de 2000 e 2010Item Memórias, histórias e saberes de benzedeiras(os), rezadeiras(os), raizeiras(os) e ialorixás de Viçosa e Ponte Nova - MG(Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-28) Ferreira, Teresinha de Jesus; Lima, Raquel dos Santos SousaEste trabalho constitui uma pesquisa que teve como objetivo apresentar “como mulheres negras e brancas benzedeiras, rezadeiras, Ialorixás e raizeiras e homens negros e brancos benzedeiros, rezadeiros e raizeiros, moradores de Viçosa-MG e de Ponte Nova MG, capacitaram-se em tal “ofício”. Pretendeu-se compreender como as benzedeiras(os), as rezadeiras, ialorixás e raizeiros adquiriu-se essa habilidade da prática de benzer, rezar e entender como esses ensinamentos são passados para as futuras gerações de acordo com suas próprias “memórias”, “histórias” e “saberes ancestrais”.” Metodologicamente”, foi feita uma pesquisa de caráter histórico oral, mediante a realização de entrevistas, observações in loco e revisão bibliográfica sobre a temática. Nesse sentido realizou-se um mapeamento das localizações das benzedeiras(os), rezadeiras(os), raizeiras(os), ialorixás, os terreiros de umbandas e a roça de candomblé, evidenciando-se as riquezas culturais que compõem os terreiros e as roças, bem como os seus costumes,”, as comidas dos orixás, suas roupas e visão de mundo dessas práticas sociais que permanecem até hoje. A atenção voltada para as “mulheres negras” está associada a importância de entender a ligação entre “raça e gênero”, as desigualdades enfrentadas pelas mulheres negras por serem mulheres e negras e praticantes de religiões de matrizes afro-brasileiras. Paralelamente aos avanços científicos, traz-se ainda uma discussão sobre a farmácia viva e sobre a importância da sua implementação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também para que as pessoas possam escolher fazer uso de medicamentos alopáticos ou das plantas medicinais. Além disso, este trabalho apresenta a busca pelo reconhecimento das benzedeiras(os), rezadeiras(os), ialorixás e raizeiras(os) como agentes de saúde popular, através da realização de uma Audiência Pública. Para melhor compreensão do tema, discorre-se sobre o evento “Troca de Saberes”, buscando ressaltar a importância da integração entre o saber “científico’ e o” saber popular”. Foi possível constatar o modo como, no campo da saúde, essas mulheres e homens têm funções relevantes “em suas comunidades, tanto nos processos de cura quanto na preservação de um conhecimento tradicional sobre plantas medicinais e, principalmente, na afirmação de aspectos da cultura e identidade afro-brasileiras” (FERREIRA; SIQUEIRA,2021, p. 1). Palavras-chave: Memórias. Histórias de benzedeiras. Rezadeiras. Práticas religiosas afro- brasileiras.Item Memórias, esquecimentos e dispersão: trajetórias de servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Viçosa (1990-2020)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-27) Fialho, Fabiana Barbosa; Freitas, Ana Paula Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6647679719705949Este estudo investigou as histórias e memórias dos servidores técnico-administrativos em educação na trajetória da Universidade Federal de Viçosa, o modo como estes sujeitos aparecem na história oficial da instituição e a percepção que a categoria tem de si em relação ao seu lugar na instituição ao longo dos últimos 30 anos. Para tanto, foram analisados documentos que narram a sua história oficial desde a sua origem até a atualidade, intercalando a versão preservada oficialmente pelo grupo detentor do poder universitário com a realidade sobre uma categoria intermediária e de base, que são os servidores técnico-administrativos em educação. Ao empreender este esforço inicial, constatou-se uma perda das memórias sobre o grupo nesta academia, o que evidenciou a urgência em incluir e/ou elencar e valorizar o papel dos demais agentes da ciência que compõem a universidade. Após apurar que a atuação deste grupo passou despercebida pelos estudos acadêmicos, a pesquisa se concentrou em desnudar características atinentes à categoria técnica, ao traçar um perfil deste grupo nos últimos 30 anos, relacionando- o com marcos legais fundamentais para a consolidação e aprimoramento das suas relações laborais. Em seguida, fomentou-se um espaço onde os técnicos puderam expressar a percepção que têm de si e do seu trabalho na história institucional, possibilitando o registro, visibilidade e divulgação do patrimônio humano da UFV, na ótica deste grupo. Concomitantemente, a pesquisa suscitou a carência de estudos sobre este segmento e a ausência de políticas públicas institucionais de gerenciamento das memórias destes atores invisibilizados na história oficial. Palavras-chave: História. Patrimônio Humano. Técnico-Administrativo em Educação. Universidade.Item O Islã global em perspectiva africana: memórias da Senegâmbia e do Magrebe em processos inquisitoriais portugueses (1552 – 1567)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-01-30) Vicente, Lucas Emanuel Rocha; Silva, Thiago Henrique Mota; http://lattes.cnpq.br/2805231635545326Essa dissertação consiste na análise de 22 processos contra mouriscos e busca compreender as narrativas sobre memórias das práticas, ritos e orações da fé muçulmana entre os povos da África ocidental e do Norte, ademais das representações culturais, através do uso de documentação inquisitorial portuguesa. A inovação se apresenta em uma análise comparativa entre muçulmanos dessas duas regiões em África. Ao compararmos as regiões do Magrebe e da Senegâmbia percebemos semelhanças e diferenças nas orações, ritos e visões teológicas muçulmanas no contexto de mouriscos cativos, processados nas décadas de 1550 e 1560. Ao cruzarmos referências da inquisição sobre o Marrocos e a Senegâmbia, resgatamos essas experiências a partir da perspectiva africana. Concluímos que a hierarquização ideológica do Islã nas duas regiões no XVI não apresenta lastro na realidade, pois os pilares da religião são praticados por todas as pessoas estudadas e trazemos as formas africanas de pensar o Islã através dos cinco pilares. Sobre as diferenças, percebemos como para os africanos do norte, a refeição exercia contexto de expressão religiosa. Com isso avançamos na historiografia ao focalizarmos as experiências muçulmanas africanas dentro da documentação católica europeia demonstrando sua constituição global apesar das características locais. Palavras-chave: Islã. Inquisição Portuguesa. África Ocidental. Magrebe.Item Para além da sala de aula: A extensão na UFV e a Semana do Fazendeiro, entre memórias e transformações (2009-2019)(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-10) Santos, Carlos Pacheco dos; Faria, Angelo Adriano; http://lattes.cnpq.br/1376746540844502Este trabalho busca analisar o contexto histórico da criação da Semana do Fazendeiro, bem como sua relevância no sentido de promover treinamento para produtores rurais e seus familiares, perpassando as fases da ESAV, da UREMG e UFV. Busca ainda registrar o processo de organização do evento e o envolvimento de docentes, técnico administrativos e discentes na sua realização e organizar a memória das transformações ocorridas na organização deste evento quase centenário, notadamente no período compreendido entre os anos de 2009 (80a edição) e 2019 (90a edição). Reúne e analisa dados do Sistema de Controle da Semana do Fazendeiro sobre o envolvimento dos Centros de Ciências da UFV e demais parceiros no oferecimento de conteúdos, traça o perfil do público participante da Semana do Fazendeiro no período em análise, problematizando a questão do patrimônio científico que o evento representa para a UFV e finaliza com os resultados da pesquisa empreendida junto a dois grupos distintos de professores: Primeiro, os que ministraram cursos da Semana do Fazendeiro, na tentativa de compreender o que estes entendem por extensão e o que os motiva a cooperar com o evento, por meio da oferta de conteúdos. O segundo grupo compõe-se dos docentes que exerceram a função de gestores da extensão universitária, visando elencar os avanços e os obstáculos enfrentados nas diferentes gestões, para a realização da Semana do Fazendeiro. Para tanto, foram utilizados documentos da Secretaria Permanente da Semana do Fazendeiro, do Arquivo Histórico da UFV, livros, dissertações e teses sobre o tema da extensão na UFV, a legislação pertinente à extensão no âmbito Federal e as normativas estabelecidas pela Universidade. O trabalho apresenta como produto a proposta de compilação das informações mais importantes da história do evento e suas transformações mais recentes, além de estatísticas de contribuições dos parceiros internos e externos e trechos dos relatos dos ex-gestores da extensão, ilustrados com artes da divulgação do evento, como forma de preservação da memória da Semana do Fazendeiro. Palavras-chave: Semana do Fazendeiro. Extensão. Memória. Patrimônio.Item Acesso, sistematização e preservação dos documentos referentes à trajetória da pesquisa e pós-graduação na Universidade Federal de Viçosa (1926-2020)(Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-21) Paula, Nanci Fernandes de; Queiroz, Jonas Marçal de; http://lattes.cnpq.br/3509361293898611Este trabalho tem como objeto de estudo o acervo documental da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Parte desta documentação encontrava-se em situação precária, acondicionada em uma sala de depósito da PPG, localizada no subsolo do Edifício Arthur Bernardes, sem os cuidados necessários para sua conservação e proteção. A dificuldade de levantamento de dados precisos e de documentação comprobatória de fatos referentes à trajetória da Pós-Graduação na UFV motivou a realização desta pesquisa com o intuito de estabelecer uma sistematização destes documentos e assim, promover a valorização desta massa documental e o acesso aos registros das memórias da PPG. A manutenção dos documentos que apontam o desenvolvimento da Pesquisa e Pós-Graduação na UFV tem uma importância histórica não só para a Universidade, mas também para a sociedade de modo geral, uma vez que a primeira tese de mestrado na aérea de Ciências Agrárias do Brasil foi defendida na UFV, no ano de 1961. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre memória, patrimônio, gestão de documentos e arquivos. Foi feito também um levantamento das informações referentes a Universidade Federal de Viçosa, sua estrutura e desenvolvimento, ao longo de suas três fases administravas, ESAV, UREMG e UFV. O mesmo procedimento foi adotado para se conhecer a história da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e seu acervo documental, além da realização de questionamentos direcionados a equipe da PPG a fim de verificar o envolvimento dos técnicos com a gestão de documentos e a preservação da memória e do patrimônio documental da instituição. A partir destes dados foram realizadas intervenções e um levantamento dos documentos que compõem a massa documental da PPG. Como resultado deste trabalho, foram elaborados um diagnóstico deste acervo, uma proposta de arranjo para o arquivo, um guia de boas práticas na gestão de documentos e o Projeto Memórias da PPG, que poderá ser acessado pelo site oficial da PPG. Palavras-chaves: Memória, Patrimônio Documental, Pós-GraduaçãoItem Identidade e memória afrodescendentes: desenhos de uma educação para relações étnico- raciais(Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-31) Morelli, Angela Barban; Silva, Thiago Henrique Mota; http://lattes.cnpq.br/3301383833657984A pesquisa traz os conceitos de identidade, memória e cidadania a partir do trabalho de educação para as relações raciais desenvolvido em uma escola do Ensino Médio estadual de Minas Gerais. Analisamos a formação da identidade nacional, patrimônio e da educação brasileira no que tange às estruturas hegemônicas que consolidam um projeto racista de poder e sociedade. Em contraponto à essa narrativa englobante observamos o histórico de lutas do Movimento Negro, sobretudo no campo da educação e investigamos os ecos dessas lutas localmente através de dois projetos de educação antirracista na escola. Buscamos a emergência das memórias negras através do trabalho pedagógico, colocando em jogo o sentido de identidade individual e do grupo e provocando uma ruptura com os regimes de representação hegemônicos. Por fim, a pesquisa se propõe a costurar saberes teóricos e práticos nos pressupostos da pedagogia engajada, produzindo um Caderno de Práticas de Educação Antirracista a fim de darmos nossa contribuição para a efetiva implementação do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, conforme previsto na Lei n. 10.639/2003, no Parecer CNE/CP n. 003/2004 e na Resolução CNE/CP n. 001/2004. Palavras-chave: Cidadania. Relações étnico-raciais. Educação. Identidade. Memória.