Teses e Dissertações - Externas

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    Melhoramento do homem, do animal e da semente - O Projeto Político Pedagógico da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (1920-1948): Organização e Funcionamento
    (Universidade de São Paulo, 2005-05-19) Azevedo, Denilson Santos de; Piletti, Nelson; http://lattes.cnpq.br/6269500390446677
    Trata-se de uma pesquisa histórica a respeito do trabalho pedagógico implementado durante O processo de constituição e consolidação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais, no período compreendido entre 1920 e 1948, cuja semeadura dará frutos que até hoje permanecem sendo cultivados, de modo tradicional ou inovado, na Universidade Federal de Viçosa, em diversas atividades e iniciativas criadas nos seus primeiros anos de fundação, e que irão forjar O ethos do esaviano, entendido como o conjunto de traços característicos pelos quais um grupo se individualiza e se diferencia dos outros, a partir de uma série de ações pedagógicas e disciplinares de inculcação de habitus. Com base na pesquisa de fontes primárias, secundárias e orais, será analisado os principais condicionantes sociais, econômicos, culturais e políticos que irão propiciar a criação desse estabelecimento de ensino. A adoção do modelo de ensino agrícola norte-americano, de caráter aplicado e utilitário, calcado no “aprender fazendo”, na articulação entre “ciência e prática” e com ênfase nas atividades e serviços de extensão, atesta a principal finalidade da escola, que era a de “melhorar o homem, O animal e a semente” com o intuito de contribuir para a reforma social no meio rural, através da difusão de conhecimentos e técnicas, para aumentar a produtividade e a diversidade da produção agropecuária. A consecução desse projeto apresentará algumas inovações no âmbito da gestão administrativa e pedagógica, que serão, de certo modo, afetados pela política estadual de contenção no repasse de verbas e pela padronização do ensino agrícola, empreendido pelo governo federal ao longo da “Era Vargas”. Não obstante esses reveses, a instituição manterá boa parte dos fundamentos de sua concepção original, uma vez que as bases e instâncias de organização do trabalho e de realização da ação pedagógica no estabelecimento não sofrerão alterações substanciais, sobretudo em virtude da permanência do regime de responsabilidade pessoal, com a essência do regime disciplinar e de inculcação de habitus instituídos junto aos diferentes sujeitos vinculados com a Escola e que deixaram marcas significativas na constituição do ethos institucional.
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    Imagens da revolução cubana . Os cartazes de propaganda política do Estado socialista (1960 – 1986)
    (Universidade Federal de Minas Gerais, 2006-11-10) Castro, Cláudia Gomes de; Baggio, Kátia Gerab; http://lattes.cnpq.br/4573404849930525
    Este trabalho tem o objetivo de analisar os cartazes de propaganda política cubanos das décadas de 1960, 1970 e 1980, buscando compreender a inserção dessas expressões imagéticas na cultura política socialista cubana constituída após da vitória do movimento revolucionário.