Navegando por Autor "Souza, Sandro Ferreira de"
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Item A contribuição da automação residencial na solução de problemas de acessibilidade no cotidiano do idoso(Universidade Federal de Viçosa, 2015-03-10) Souza, Sandro Ferreira de; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/5997104404829976A legislação brasileira contém leis e regulamentos que determinam critérios básicos para a promoção da acessibilidade e benefícios aos idosos. O fenômeno de envelhecimento populacional que ocorre no Brasil indica um aumento da população de idosos em poucas décadas. Outro fenômeno que se observa é o constante avanço da tecnologia destinada à automação residencial. Dentro desse cenário, esta pesquisa tem objetivo de investigar se as tecnologias atuais usadas para automação residencial contribuem para solução de problemas do cotidiano vividos pelos idosos em suas residências, no que tange à acessibilidade. A revisão de literatura fundamentou a pesquisa, permitindo entendimento dos problemas do cotidiano dos idosos quanto à acessibilidade e automação residencial e identificar tecnologias utilizadas por eles. Foram realizados estudos de casos, usando o mapa comportamental; survey com aplicação de questionários a uma amostra da população idosa e mapeamento de tecnologias existentes no mercado, através de pesquisa eletrônica. Os estudos de caso permitiram identificar problemas de acessibilidade vividos pelos idosos em seu cotidiano. Fundamentado na Psicologia Ambiental, o mapeamento comportamental foi usado para registrar as atividades e problemas dos idosos em suas residências, as barreiras físicas, os dispositivos tecnológicos relacionados com a acessibilidade e a mobilidade no local. Concluiu-se que os idosos vivenciam diversas situações que envolvem problemas de acessibilidade e segurança em seu cotidiano e que a tecnologia para automação residencial representa importante ferramenta na busca de soluções nestes campos. Identificou-se que o foco dado ao conforto e ao status, pelas empresas fornecedoras destas tecnologias, culmina em atendimento parcial aos problemas citados, deixando lacunas relacionadas à segurança, às atividades da vida diária e ao mobiliário. Conclui-se ainda que estas lacunas identificadas representam um potencial de crescimento no setor de tecnologias de automação residencial com foco nos idosos e suas atividades do cotidiano.Item Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK(Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-29) Souza, Sandro Ferreira de; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/5997104404829976Considerando a realidade da inserção da tecnologia no contexto do ensino, a pesquisa buscou investigar como os professores de Design avaliam o ambiente de aprendizagem por meio do Modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). O objetivo geral é compreender a aplicação do TPACK em cursos de graduação em Design, visando aprimorar a inserção de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para fundamentação e discussão do tema. A metodologia para desenvolvimento do trabalho inclui pesquisa de campo que envolveu a aplicação de questionários a professores e a coordenadores de cursos de Design, grupos focais, estudos de caso e entrevistas com professores de Design. Foi também realizado um experimento empírico que consistiu na preparação de atividades e na avaliação do ambiente de aprendizagem com um grupo de professores da área em uma Instituição. Os resultados destacam a importância da utilização do TPACK como modelo para análise do ambiente de aprendizagem, evidenciando a necessidade de os professores possuírem conhecimento e habilidades para avaliar de forma eficaz o ambiente educacional. A pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a inserção de novas tecnologias no ensino de Design, fornecendo insights para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nesse contexto específico. Palavras-chave: Technological Pedagogical Content Knowledge;TPACK; Tecnologias Digitais; Design; Arquitetura.Item O uso do mapa comportamental na identificação de problemas de acessibilidade de idosos(Universidade Federal de Viçosa, 2015) Souza, Sandro Ferreira de; Tibúrcio, Túlio Márcio de SallesO presente artigo discute o uso do mapa comportamental como método de coleta de dados para estudo de acessibilidade de idosos em ambientes domésticos. Este foi um dos métodos aplicados em pesquisa original, que utilizou, além deste, questionários e a pesquisa eletrônica. A pesquisa se classifica como exploratória-descritiva e utilizou os estudos de casos com o objetivo de identificar os problemas cotidianos enfrentados pelos idosos em suas residências e identificar as tecnologias de automação residencial utilizadas por eles. Os idosos foram observados em suas residências quanto à movimentação e suas dificuldades durante a realização de tarefas diárias. Com base na psicologia ambiental, os estudos de casos foram realizados utilizando o mapa comportamental para registro das informações. Como resultados, detectou-se que a maior frequência de permanência num determinado espaço, dentre os idosos observados, foi no setor de serviços, seguido pelo setor íntimo e o social. Através das anotações de observações foram identificados problemas do cotidiano dos idosos, envolvendo a acessibilidade arquitetônica e a instrumental, a mobilidade e a segurança. Estes problemas são relacionados ao layout, aos desníveis, a dificuldade ao guardar utensílios, a dificuldade em manusear alguns objetos e à iluminação. Conclui-se que, para estudar os problemas vivenciados pelo idoso durante as realizações de tarefas cotidianas, o mapa comportamental foi considerado ferramenta adequada de coleta de dados, mas recomenda-se que deve ser trabalhado junto a outro método para confirmação de dados, devido a seu caráter intrusivo.