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Navegando por Autor "Silva, Natalia Assunção Brasil"

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    Estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva: estudo de caso para Barreiras – Bahia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-12-18) Silva, Natalia Assunção Brasil; Pitanga, Heraldo Nunes; http://lattes.cnpq.br/4397553423882285
    O protagonismo das cidades de médio porte demográfico na economia e na dispersão populacional dos países em crescimento gera o desenvolvimento e a expansão acelerada das mesmas, evidenciando a necessidade de um eficiente planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Neste contexto, ao utilizar como cenário para estudo a realidade de Barreiras, município de médio porte demográfico situado no Estado da Bahia, o objetivo principal desta pesquisa é identificar técnicas e ferramentas que determinem estratégias de auxílio à promoção da sustentabilidade e da inclusão social no planejamento de mobilidade urbana. Inicialmente, identificou-se e quantificou-se o impacto das características inerentes à sociedade na escolha dos modos de transportes não motorizados e motorizado coletivo, através de um modelo de regressão logístico binário preditivo. Foi verificado se a análise por classe social do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) pode ser utilizado como recurso de auxílio à promoção da inclusão social na mobilidade urbana. Também foram identificadas estratégias que auxiliem na promoção do aumento da demanda de passageiros do transporte público coletivo por ônibus, a partir da elaboração de gráficos de análise da importância-satisfação com os dados de importância declarada e de satisfação conferidas por usuários de automóvel e de ônibus aos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem. Concluiu-se que a modelagem logística binária das variáveis sociais, econômicas e de padrões de viagens inerentes à população urbana, a análise da importância dos critérios que definem o IMUS, a partir da aplicação do Método dos Intervalos Sucessivos, sob a perspectiva de classes sociais e a classificação dos atributos segurança, conforto, custo e tempo de viagem, realizada a partir da ferramenta gráfica de análise importância-satisfação, são técnicas simples e fáceis de aplicar, além de serem eficientes na identificação de estratégias de auxílio ao planejamento da mobilidade urbana sustentável e socialmente inclusiva. Palavras-chave: Planejamento da mobilidade urbana. Sustentabilidade. Inclusão social. Meios de transporte motorizados e não motorizados.
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    Estudo do comportamento mecânico de misturas betuminosas a frio e a quente modificadas por ligantes poliméricos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-02-18) Silva, Natalia Assunção Brasil; Silva, Taciano Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4397553423882285
    Esta pesquisa avaliou o comportamento mecânico de misturas betuminosas a quente e pré misturados a frio, ambos modificados por ligantes poliméricos, para aplicações em pavimentação. As misturas foram dosadas nas faixas granulométricas B e C, conforme as especificações ES 385 (DNER, 1999b) e ES 390 (DNER, 1999a). Na produção destas misturas, utilizaram-se, como agregados, a brita 0, a brita 1 e o pó de pedra oriundos da pedreira Ervália, e como ligantes, o cimento asfáltico de petróleo modificado por polímero do tipo SBS (BETUFLEX 60/85 E) e a emulsão asfáltica catiônica especial, de ruptura controlada, modificada por polímeros (EMULEX RC1C-E), além de aditivo melhorador de adesividade. A metodologia utilizada englobou a realização de ensaios de caracterização dos agregados e ligantes, além do emprego do método de dosagem Marshall, com teores de ligante variando de 4,2% a 6,2%, com intervalo de 0,5%, para misturas a quente, e para pré misturados a frio, teores de ligante variando de 6% a 10%, com intervalo de 1,0%. O teor de projeto de ligante para cada faixa granulométrica resultou em 4,8% e 5,2%, respectivamente, para as faixas B e C das misturas a quente e em 5,9% e 6,0% para as faixas B e C, respectivamente, dos pré misturados a frio. Posteriormente, os corpos de prova foram moldados no teor ótimo de ligante determinado para cada faixa granulométrica de cada tipo de mistura e com variações de ± 0,10%, para misturas a quente, e ± 0,30%, para os pré misturados a frio. Em seguida, foram ensaiados segundo a metodologia Marshall e submetidos aos ensaios de resistência à tração por compressão diametral e de módulo de resiliência. Os resultados obtidos com as misturas a quente indicaram parâmetros Marshall nos intervalos requeridos na especificação ES 385 (DNER, 1999a), exceto para a fluência dos corpos de prova no teor de projeto da faixa granulométrica B e suas respectivas variações, mas as diferenças não foram significativas. Os ensaios de comportamento mecânico para essas misturas apresentaram valores satisfatórios. Em relação aos resultados dos pré misturados a frio, foram obtidos valores de estabilidade de baixa magnitude, quando comparados ao mínimo especificado pela ES 390 (DNER, 1999), e os resultados de massa especifica aparente foram decrescentes em relação ao aumento do teor de ligante, fato este contrário ao esperado. Para tais misturas, o ensaio mecânico de módulo de resiliência apresentou valores muito baixos.
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