Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Normas e Regulamentos
Ajuda
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Scaglia, Alcides José"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da relação do primeiro gol e o período de ocorrência com o resultado final da partida no campeonato paulista sub-15 de 2017
    (Revista Brasileira de Futebol, 2019) Araujo, Vinicius Rovariz Teixeira de; Añon, Iago Cambre; Scaglia, Alcides José
    Objetivos: Analisar a relação do primeiro gol e o período em que ele ocorreu com a probabilidade de se obter um determinado resultado final na partida de futebol. Amostra: foram analisadas todas as súmulas dos jogos do Campeonato Paulista Sub-15 de 2017 através do site oficial da competição. Métodos: As análises dos dados foram realizadas com base no teste de qui-quadrado de associação. O nível de significância adotado foi de <0,05. Resultados: observa-se que há uma ampla probabilidade da equipe que realizar o primeiro gol obter a vitória (77,8%). Essa vantagem é superior aos outros resultados finais possíveis, independente do período ou intervalo de tempo em que ocorra o tento inicial. Devemos destacar que entre os intervalos de tempo em que mais ocorreu o primeiro gol, o início do jogo 0’-12’ tem prevalência de 33% de ocorrência. Na somatória o primeiro gol ocorre 76% das vezes no primeiro tempo do jogo e apenas 24% no segundo tempo. Contudo, caso a equipe faça o primeiro gol no segundo tempo as chances de que a mesma obtenha a derrota no jogo é de apenas 0,3% do total da amostra. Conclusões: Portanto, realizar o primeiro gol é de suma importância para a equipe obtenha resultados positivos, ou seja, ser vitoriosa na partida.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da vantagem de se jogar como mandante e suas variações por nível das equipes nas principais ligas europeias de Futebol
    (Revista Brasileira de Futsal e Futebol, 2019-05) Añon, Iago Cambre; Torezzan, Cristiano; Scaglia, Alcides José
    Este estudo tem como objetivos identificar a presença da vantagem de se atuar como mandante em diferentes ligas da Europa, analisando os impactos presentes nas equipes em cada nível dentro das competições. Para sua realização foram coletados os resultados das partidas, mando de campo das equipes participantes e as classificações finais dos campeonatos durante 9 temporadas em 5 ligas. Para a determinação da vantagem de se atuar como mandante, foi utilizado a porcentagem de pontos obtidos atuando com mando de campo favorável e relação ao total de pontos obtidos, sendo que o mesmo é identificado se o resultado for superior a 50%. Para a comparação entre os diferentes níveis, aplicou-se o teste de chi-quadrado. Como resultado encontrado, nota-se a presença da vantagem em todas as competições, sendo encontrados índices entre 58,4% e 61%. Entre as análises de comparação das categorias, foram observadas diferenças estatísticas significantes na Categoria 1 em todas as competições e na Categoria 5 em 4 delas, com exceção do Campeonato Alemão. Com base nos resultados, conclui-se que há vantagem em se atuar como mandante nas principais ligas da Europa, sendo a queda o efeito um indicador positivo para a melhora do resultado obtido nas competições.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência do efeito da idade relativa e do comportamento tático sobre o desempenho tático de jogadores de futebol da categoria sub- 17
    (Revista da Educação Física/ UEM, 2015) Machado, Guilherme Figueiredo; Scaglia, Alcides José; Costa, Israel Teoldo da
    O objetivo deste estudo é verificar as associações entre o período do ano de nascimento dos jogadores e a eficiência do comportamento tático sobre o desempenho tático em jogadores de futebol da categoria sub-17. A amostra foi composta por 6308 ações táticas, realizadas por 100 jogadores. O instrumento utilizado foi o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Utilizou-se a Regressão Logística Multinomial para verificação da associação entre o desempenho tático com a eficiência do comportamento dos princípios táticos e a data de nascimento dos jogadores. Verificaram-se associações positivas entre a eficiência do comportamento tático e o desempenho tático para os princípios Espaço, Penetração e Contenção. Foram encontradas associações positivas entre o período do ano de nascimento e o desempenho tático para os jogadores nascidos no 2º e 3º quartil. Conclui-se que para esta amostra, a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento influenciaram o desempenho tático.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Para além do método: um olhar didático sobre a periodização tática
    (Revista Brasileira de Futebol, 2021) Oliveira, Felippe Távora Freitas de; Scaglia, Alcides José; Silva, Felipe Fernandes da; Silva, Luís Felipe Nogueira; Prado, Hudson Rafael Martins
    Introdução: Periodização Tática (PT) é um modelo de ensino do futebol reconhecido como alternativa a periodizações convencionais, as quais entendem que, especializando as partes, se alcançará um todo (jogo) melhor. A PT se distancia dessa ideia e nasce sob uma nova ótica, influenciada por teorias do pensamento sistêmico e da complexidade. Assim, essa concepção considera a imprevisibilidade e a complexidade existente no jogo e entende que seu ensino deve considerar a articulação de conceitos e princípios no alcance de um Jogar específico. Uma vez que a Didática é responsável pelo processo de ensino, chama a atenção seu pouco reconhecimento na PT. Objetivo: O objetivo é tecer juntos reflexões sobre a PT e a Didática, sinalizando o espaço dado à Didática na abordagem e, a partir disso, apontar que esta pode contribuir para o treinamento do futebol. Metodologia: Nesta pesquisa qualitativa foi utilizado o ensaio como método, buscando em fontes, sancionadas por Vítor Frade, origem para se pronunciar sobre como a PT ensina para valorizar sua interação com a aprendizagem. O ensaio permite colocar em questão as fronteiras da abordagem metodológica, além de apresentar os conceitos e princípios relativos à PT e à Didática. Resultado: Como produto, concebe-se a noção de que a PT possui princípios e conceitos fortemente adequados ao treino do futebol, os quais tendem ainda a ser potencializados a partir de um reconhecimento maior da Didática dentro do método. Conclusão: Embora seja preciso conhecer a PT, é especialmente necessário saber concretizar o método no treino. Dessa forma, a Didática pode oferecer uma lente para observar a organização metodológica da PT, fazendo com que suas capacidades sejam potencializadas.
Logo UFVLogo BBTLogo FAPEMIGB14 – FAO AGRIS data provider 2025

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify