Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Normas e Regulamentos
Ajuda
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Marcelo Loures dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia
    (Educação em Perspectiva, 2016-07) Silva, Marcio Gomes da; Santos, Marcelo Loures dos
    O objetivo deste artigo foi analisar a importância da democracia ampliada no desenvolvimento da justiça social a partir das práticas educativas desenvolvidas pelo “Movimento Agroecológico” da zona da mata mineira. Teve como base empírica as ações do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, de Espera Feliz/MG. As questões norteadoras deste estudo foram: há elementos dessas práticas educativas que poderiam configurar uma “pedagogia agroecológica? Qual a relação dessas práticas com a educação popular? Que práticas foram essas e de que forma geraram mudanças nas práticas dos agricultores e agricultoras familiares? As práticas analisadas foram constituídas por espaços voltados para a agricultura familiar e para a democratização dos espaços de produção. Suas ações geraram mu- danças nas práticas de agricultores e agricultoras familiares na construção das políticas públicas para a agricultura familiar e na competência para acessá-las, contribuindo para a permanência do agricultor no campo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuições da metodologia das produções narrativas na licenciatura em educação do campo
    (Educação em Perspectiva, 2019) Santos, Marcelo Loures dos; Silva, Diego Gonzaga Duarte da
    As Licenciaturas em Educação do Campo buscamformar educadores para atuarem nas escolas do campo. São orientadas por processos formativos em alternância, articulando formação na universidade e na comunidade dos educandos. Criar estratégias para a produção de conhecimento na articulação entreestes espaços é um de seus desafios. O objetivo desse artigo é avaliar, a partir do estudo de caso de uma educanda da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa, se essa metodologia pode favorecer a articulação entre experiênciaspessoais e saberes acadêmicos. Foram realizadas três entrevistas narrativas sobre os territórios educativos desua comunidade, abordando trajetória pessoal, história e contexto local. As narrativas indicaram uma aproximação à lógica da formação por Área deConhecimento; a articulação entre elementos vivenciais e sua contextualização histórica; e o papel dos sujeitos nas transformações sociais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Programa de extensão TEIA/UFV: formação universitária para uma ecologia de saberes
    (Educação em Revista, 2013-08-12) Santos, Marcelo Loures dos; Barbosa, Willer Araújo; Kölln, Manuelli
    A presente pesquisa analisou as contribuições do programa extensionista TEIA/UFV na formação de seus bolsistas, tendo como referência a proposta de Boaventura de Sousa Santos para a universidade do século XXI. Esse autor analisa a necessidade de se enfrentar o tradicional distanciamento entre a universidade e a sociedade, fortalecendo os pressupostos da Ecologia de Saberes. Foram realizadas entrevistas sobre as principais concepções compartilhadas por bolsistas quanto à sua participação e formação no TEIA e às quatro áreas de ação propostas para a construção dessa universidade: acesso universitário; extensão universitária; pesquisa-ação; e ecologia de saberes. Conclui-se que o Programa TEIA vem contribuindo para uma reforma democrática da universidade e das relações de desigualdade inerentes a ela na formação de seus integrantes, sendo essa formação percebida pelos bolsistas como um diferencial transformador, preparandoos para agir e refletir criticamente diante dos problemas sociais com os quais estão envolvidos.
Logo UFVLogo BBTLogo FAPEMIGB14 – FAO AGRIS data provider 2025

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify