Navegando por Autor "Santos, Marcelo Loures dos"
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Item A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia(Educação em Perspectiva, 2016-07) Silva, Marcio Gomes da; Santos, Marcelo Loures dosO objetivo deste artigo foi analisar a importância da democracia ampliada no desenvolvimento da justiça social a partir das práticas educativas desenvolvidas pelo “Movimento Agroecológico” da zona da mata mineira. Teve como base empírica as ações do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, de Espera Feliz/MG. As questões norteadoras deste estudo foram: há elementos dessas práticas educativas que poderiam configurar uma “pedagogia agroecológica? Qual a relação dessas práticas com a educação popular? Que práticas foram essas e de que forma geraram mudanças nas práticas dos agricultores e agricultoras familiares? As práticas analisadas foram constituídas por espaços voltados para a agricultura familiar e para a democratização dos espaços de produção. Suas ações geraram mu- danças nas práticas de agricultores e agricultoras familiares na construção das políticas públicas para a agricultura familiar e na competência para acessá-las, contribuindo para a permanência do agricultor no campo.Item Contribuições da metodologia das produções narrativas na licenciatura em educação do campo(Educação em Perspectiva, 2019) Santos, Marcelo Loures dos; Silva, Diego Gonzaga Duarte daAs Licenciaturas em Educação do Campo buscamformar educadores para atuarem nas escolas do campo. São orientadas por processos formativos em alternância, articulando formação na universidade e na comunidade dos educandos. Criar estratégias para a produção de conhecimento na articulação entreestes espaços é um de seus desafios. O objetivo desse artigo é avaliar, a partir do estudo de caso de uma educanda da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa, se essa metodologia pode favorecer a articulação entre experiênciaspessoais e saberes acadêmicos. Foram realizadas três entrevistas narrativas sobre os territórios educativos desua comunidade, abordando trajetória pessoal, história e contexto local. As narrativas indicaram uma aproximação à lógica da formação por Área deConhecimento; a articulação entre elementos vivenciais e sua contextualização histórica; e o papel dos sujeitos nas transformações sociais.Item Programa de extensão TEIA/UFV: formação universitária para uma ecologia de saberes(Educação em Revista, 2013-08-12) Santos, Marcelo Loures dos; Barbosa, Willer Araújo; Kölln, ManuelliA presente pesquisa analisou as contribuições do programa extensionista TEIA/UFV na formação de seus bolsistas, tendo como referência a proposta de Boaventura de Sousa Santos para a universidade do século XXI. Esse autor analisa a necessidade de se enfrentar o tradicional distanciamento entre a universidade e a sociedade, fortalecendo os pressupostos da Ecologia de Saberes. Foram realizadas entrevistas sobre as principais concepções compartilhadas por bolsistas quanto à sua participação e formação no TEIA e às quatro áreas de ação propostas para a construção dessa universidade: acesso universitário; extensão universitária; pesquisa-ação; e ecologia de saberes. Conclui-se que o Programa TEIA vem contribuindo para uma reforma democrática da universidade e das relações de desigualdade inerentes a ela na formação de seus integrantes, sendo essa formação percebida pelos bolsistas como um diferencial transformador, preparandoos para agir e refletir criticamente diante dos problemas sociais com os quais estão envolvidos.