Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Normas e Regulamentos
Ajuda
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Marcelo Loures"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação e Democracia: uma pesquisa com professores da Universidade Federal de Viçosa
    (Educação em Perspectiva, 2012-07) Santos, Marcelo Loures; Barbosa, Willer Araujo; Coelho, Edgar Pereira; Alves, Luiz Cláudio Ferreira
    Este artigo pretende analisar uma pesquisa realizada a partir da Plataforma Global Doing Democracy. Trata-se de uma investigação em colaboração internacional, travando um debate em torno das concepções da democracia representativa e participativa na educação. A pesquisa teve por objetivo contrastar estas noções de democracia a partir do ponto de vista dos 129 professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que responderam ao questionário. Apesar da maioria dos professores apresentarem uma visão liberal de democracia na educação, um número pequeno de respostas permitiu vislumbrar, ainda que de forma tênue, um embate em relação aos modelos tradicionalistas, intentando instaurar, tal como é denominado por este grupo de investigação, um modelo de democracia ampliada ou participativa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produções narrativas na formação por alternância: um estudo de caso com estudante da licenciatura em educação do campo
    (Educação em Perspectiva, 2021) Santos, Marcelo Loures; Prado, Daniela Queiroz do
    As licenciaturas em Educação do Campo têm como objetivo formar professores e gestores para atuarem por áreas de conhecimento em escolas situadas no campo. Orientadas pelos princípios da Formação por alternância, esse modelo educacional pressupõe planejamento, estudos e levantamento de informações na comunidade e sua socialização entre educandos e professores. Buscamos discutir as similaridades teórico-metodológicas entre a Formação por alternância, a Metodologia das Produções Narrativas e sua aplicação em estudo de caso com uma estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Foram realizadas entrevistas narrativas sobre os territórios educativos em sua comunidade, refletindo a trajetória pessoal, história local e contexto nacional. A Metodologia das Produções Narrativas contribui para recuperar diferentes sentidos da experiência educativa, compreender as vicissitudes da educação do campo e atualizar experiências enquanto sujeito do campo.
Logo UFVLogo BBTLogo FAPEMIGB14 – FAO AGRIS data provider 2025

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify