Navegando por Autor "Santos, Afonso de Paula dos"
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Item Avaliação da acurácia posicional em dados espaciais com o uso da estatística espacial(Universidade Federal de Viçosa, 2010-12-16) Santos, Afonso de Paula dos; Gripp Junior, Joel; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799108Z2; Santos, Nerilson Terra; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782537A2; Rodrigues, Dalto Domingos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780466U6; http://lattes.cnpq.br/9400066060370759; Galo, Maurício; http://lattes.cnpq.br/1647318644299561; Silva, Antônio Simões; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781844Y2O presente trabalho tem como propósito apresentar a importância e a utilização da estatística espacial no controle de qualidade posicional em dados espaciais. É realizada a revisão sobre os métodos de análise do padrão de distribuição espacial de dados pontuais, bem como a análise de tendências na amostra de discrepâncias que são utilizadas no processo de avaliação posicional. São apresentadas as principais normas internacionais, bem como a revisão completa e comparações a respeito dos padrões brasileiros de acurácia, abordando o Decreto-lei nº 89.817/1984, que rege as normas cartográficas brasileiras, além da NBR-13.133, que normatiza a execução de serviços topográficos. Apresenta-se todo o processo metodológico de controle de qualidade posicional: do planejamento da amostra à avaliação final do dado espacial. Para o experimento prático, foram geradas cinco ortoimagens a partir de uma cena do sensor PRISM do satélite ALOS empregando diferentes distribuições de pontos de controle no processo de ortorretificação. Os resultados mostraram que quatro ortoimagens geradas a partir de uma imagem ALOS/PRISM são acuradas para a escala de 1:25.000, sendo classificadas como classe A conforme o Decreto-lei nº 89.817/1984. Como principal contribuição deste trabalho tem-se a incorporação de técnicas de estatística espacial no controle de qualidade cartográfica.Item Avaliação da qualidade posicional de dados espaciais gerados por VANT utilizando feições pontuais e lineares para aplicações cadastrais(Boletim de Ciências Geodésicas, 2017-01) Fonseca Neto, Francisco de Deus; Gripp Júnior, Joel; Botelho, Mosar Faria; Santos, Afonso de Paula dos; Nascimento, Lécio Alves; Fonseca, Alessandra Lopes BragaAtualmente a validação da qualidade das informações cartográficas tem sido um tema cada vez mais evidente e de extrema importância. Com o surgimento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), surgiram diversas especificações técnicas com a finalidade de regulamentar e padronizar os inúmeros processos relacionados à produção cartográfica nacional. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é avaliar a acurácia posicional planimétrica de uma ortofoto gerada a partir de um sensor embarcado em uma plataforma VANT, através da aplicação dos métodos de feições pontuais e lineares, de acordo com o padrão de acurácia posicional brasileiro (Decreto-lei 89.817 aliado à ET-ADGV), considerando como referência um levantamento topográfico executado utilizando a tecnologia GNSS (Global Navigation Satéllite System) e método de posicionamento RTK (Real Time Kinematic). Os resultados alcançados demostram que tanto o método de feição linear (método Buffer Duplo) quanto o método de feição pontual apresentaram resultados similares, obtendo-se segundo o Decreto-lei no 89.817 em concordância com a ET-ADGV classificação classe B para a escala 1:1000.Item Controle de qualidade cartográfica: metodologias para avaliação da acurácia posicional em dados espaciais(Universidade Federal de Viçosa, 2015-06-19) Santos, Afonso de Paula dos; Medeiros, Nilcilene das Graças; http://lattes.cnpq.br/9400066060370759O presente trabalho teve como objetivo desenvolver metodologias para avaliação da acurácia posicional tridimensional, de modo a proceder uma análise de forma conjunta da componente planimétrica e altimétrica de dados espaciais. Para isto, foi necessário o estudo dos vários métodos existentes de avaliação da acurácia planimétrica através de feições lineares, como: métodos das Áreas (Banda Épsilon), Buffer Simples, Buffer Duplo, Distância de Hausdorff e Influência do Vértice. Após a constatação de uma melhor eficiência do método do Buffer Duplo, este foi utilizado na proposição de uma metodologia de avaliação da acurácia planimétrica de modelos digitais de superfícies (MDS), utilizando como feições características do terreno linhas de cumeadas e linhas de hidrografia numérica. Em seguida, considerando uma abordagem tridimensional, propôs- se uma metodologia para avaliação da acurácia posicional através da realização da propagação de variâncias do padrão de acurácia brasileiro, o Decreto-lei n° 89.817, onde foi determinado um modelo tridimensional baseado nas tolerâncias planimétricas e altimétricas já existentes. Os resultados obtidos da avaliação da acurácia posicional tridimensional, utilizando a propagação de variâncias, mostrou-se mais rigoroso em relação à análise separada da planimetria e altimetria. Tal método tem pressuposições que o tornam ineficiente para dados que não são estatisticamente independentes e/ou não sigam a distribuição normal. Deste modo, por fim, propôs-se uma metodologia geral para avaliação de dados espaciais cuja amostras de checagem apresentem as condições citadas anteriormente. Neste sentido, utilizando-se da modelagem do semivariograma das discrepâncias posicionais analisadas, pode-se obter um conjunto de resíduos que apresenta como propriedade ser estatisticamente independente, seguir normalidade e não ser viesado. Assim, esta última proposição visa estabelecer a avaliação da acurácia posicional planimétrica, altimétrica e tridimensional com base nas discrepâncias posicionais e nos resíduos obtidos do processo de modelagem do semivariograma das discrepâncias posicionais, atendendo a um intervalo de confiança.Item Proposta metodológica para modelagem digital de elevação por meio de Laser Scanning Terrestre com ênfase em projetos geométricos de vias(Ciência e Engenharia, 2016-01) Lopes, Emerson Cordeiro; Silva, Taciano Oliveira da; Santos, Afonso de Paula dos; Ferraz, Antonio Santana; Carvalho, Carlos Alexandre Braz de; Pintanga, Heraldo NunesCom vistas a propor e avaliar uma rotina de processamento de dados de Laser Scanning Terrestre (LST) para a geração de curvas de nível aplicadas ao projeto geométrico de estradas foi realizado um estudo de caso em uma via alternativa no câmpus da Universidade Federal de Viçosa. Os dados coletados foram processados no software RiSCAN PRO e no ArcGIS. Em ambos foram geradas curvas de nível, no entanto, no ArcGIS foram realizados testes de dois interpoladores distintos, sendo que para o melhor resultado, foi aplicado filtros estatísticos, utilizando os valores de células da vizinhança mais próxima, a média e o mínimo. O LST mostrou-se eficiente nos locais sem vegetação, gerando curvas de alta qualidade e precisão. No entanto, nos locais com vegetação, o processo de filtragem foi ineficiente, deixando pontos acima da cota do terreno e superestimando os volumes de movimentação de terra em projetos de terraplenagem. O filtro estatístico mais eficiente foi o que usou os valores médios, porque eliminou os ruídos nas curvas de nível e não distorceu o modelo produzido. Com isso, conclui-se que o LST pode ser utilizado em projetos geométricos de vias, desde que seja acompanhado da topografia convencional em áreas que apresentem cobertura vegetal densa.Item Semi-automatic road network extraction from digital images using object-based classification and morphological operators(Boletim de Ciências Geodésicas, 2018-10) Nunes, Darlan Miranda; Medeiros, Nilcilene das Graças; Santos, Afonso de Paula dosThe demand for geospatial data concerning road network is constant, due to the wide variety of application which needs this type of data. It stands out the importance of this data in cartography update cycles, that can be obtained using automated processes of feature extraction in digital images, which are more accurate, fast and less costly than the traditional methods. In this sense, this work aimed the road network extraction from RapidEye satellite imagery, by developing a hybrid methodology using techniques of object-based image classification and morphological operators. The methodology was tested in three different sites, with images acquired in distinct dates, and the extraction process was evaluated through metrics obtained from the linear matching procedure. By the proposed extraction process, were achieved in terms of correctness and completeness the values of 92.23% and 85.15% for test site 1, the values of 79.16% and 81.06% for test site 2, and the values of 82.05% and 92.22% for test site 3, respectively. The results shown that the proposed methodology presented a good performance for semi-automatic road network extraction from Rapideye images, representing an alternative to auxiliary road network database acquisition and updating.