Navegando por Autor "Santana, Luiza Lúcia e Silva"
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Item Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho(Educação em Revista, 2012-03) Santana, Luiza Lúcia e Silva; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Moura, Luiz Rodrigo CunhaO objetivo deste trabalho foi investigar a presença ou ausência de satisfação no trabalho dos diretores/gestores da educação básica pública, bem como sua interferência na gestão escolar. Tomou-se como referencial as categorias de Qualidade de Vida no Trabalho sugeridas por Walton. A pesquisa é descritiva, numa abordagem qual-iquantitativa, usando um questionário semiestruturado. A amostra consistiu de 124 casos distribuídos em 52 cidades de Minas Gerais. Os resultados indicam que há sentimento de satisfação por parte dos diretores/gestores com relação aos fatores relevância do trabalho, integração social na organização, uso e desenvolvimento de capacidades, constitucionalismo e oportunidade de crescimento profissional, o que propicia interferência considerada positiva na gestão escolar. Todavia, existe um sentimento de ausência de satisfação com relação aos fatores associados à remuneração; e um sentimento de indiferença, considerando os fatores associados às condições de trabalho e ao equilíbrio trabalho e vida.Item Um olhar para os gestores escolares da educação básica da rede pública municipal de Minas Gerais - Fatores de satisfação no trabalho(Universidade Federal de Viçosa, 2009-12-21) Santana, Luiza Lúcia e Silva; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; Ferreira, Marco Aurélio Marques; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230Y0; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; http://lattes.cnpq.br/5563213066991444; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Silveira, Suely de Fátima Ramos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704277E4; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230H9; Cecon, Paulo Roberto; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788114T5Este estudo teve por objetivo investigar os fatores de satisfação no contexto de trabalho, bem como sua interferência na gestão escolar dos gestores escolares da Educação Básica da Rede Pública Municipal, participantes do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública do Ministério da Educação (PNEGEBP- MEC). Para tal, foi aplicado um questionário eletrônico, semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas a diretores/gestores, participantes do PNEGEBP- MEC, em Minas Gerais. A pesquisa foi de cunho exploratório-descritivo, numa abordagem quali-quantitativa. Os resultados apontaram que há sentimento de presença de satisfação por parte desses diretores/gestores, com relação aos fatores relevância do trabalho, integração social na organização, uso e desenvolvimento de capacidades, constitucionalismo e oportunidade de crescimento profissional, o que propicia interferência considerada positiva na gestão escolar. No entanto, mostraram que há um sentimento de ausência de satisfação com relação aos fatores associados à remuneração; e um sentimento de indiferença com relação aos fatores associados às condições de trabalho e ao equilíbrio trabalho e vida. Apesar desse cenário de demandas específicas vinculadas à remuneração e às condições de trabalho, constatou-se que os sujeitos pesquisados percebiam diferentemente a interferência desses fatores na gestão escolar. Acredita-se que esta pesquisa permitiu mostrar que, apesar dos sentimentos de ausência de satisfação dos diretores/gestores para algumas situações no seu contexto de trabalho, havia a prevalência do sentido de importância do trabalho que realizavam para a sociedade e que existia um sentimento de integração social entre eles e os atores envolvidos e a comunidade escolar.