Navegando por Autor "Quirino, Solange das Graças"
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Item Culturas e aprendizagem organizacional: Um estudo em municípios(Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Carmo, Maria Inês do; Quirino, Solange das Graças; Oliveira, Adriel Rodrigues deO objetivo deste artigo foi o de relatar os resultados de pesquisa que investigou os principais aspectos culturais que representam dificuldades ou limitações, para a mudança e a aprendizagem organizacional, em gestão municipal. A sustentação teórica foi embasada nos conceitos de cultura, de aprendizagem e em estudos que associam a resistência à mudança a aspectos culturais. Investigou- se a percepção de secretários municipais em seis prefeituras do Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizado um levantamento, utilizando-se de entrevistas e questionários. Os dados foram analisados, por intermédio de análise estatística e da análise de conteúdo por categorias. Os resultados indicaram que ainda persistem, entre os servidores municipais, formas de resistência à mudança e condutas que dificultam a implementação de inovações e de modelos de gestão mais efetivos. Concluiu-se que, mesmo nos tempos atuais, a mudança ainda é vista como ameaça pelas pessoas, sendo comuns comportamentos que prejudicam a capacidade de adaptação dos municípios aos seus novos papéis e atribuições. Portanto, não basta a criação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do processo de gestão pública municipal. É necessário também que os gestores estejam atentos ao processo de implementação de tais políticas, especialmente aqueles relacionados à gestão de pessoas e aos processos culturais nela envolvidos.Item Gestão de pessoas nas prefeituras de médio porte da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais: a perspectiva de agentes políticos(Universidade Federal de Viçosa, 2009-03-05) Quirino, Solange das Graças; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731788T8; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6; Ferreira, Victor Cláudio Paradela; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2O presente estudo buscou compreender a visão do agente político sobre a gestão de pessoas no setor público. A gestão de pessoas no setor público é o esforço orientado para seleção, manutenção e desenvolvimento de pessoas, em conformidade com os ditames constitucionais e legais, observadas as necessidades e condições do ambiente em que estão inseridas. A compreensão desta situação deu-se a partir do referencial da teoria das representações sociais. Este estudo analisou o entendimento sobre as representações sociais de gestores municipais frente à gestão de pessoas de suas secretarias, além de identificar as principais dificuldades da gestão de pessoas compreendidas por esses sujeitos ao vivenciarem tais situações. No percurso metodológico, foi utilizada a entrevista semi-estruturada. As falas dos gestores foram organizadas a partir da identificação das dimensões mais relevantes levantadas pelas questões. A realização da análise de conteúdo proporcionou desenvolver uma análise das representações sociais presentes no conteúdo das entrevistas. Os resultados demonstraram que, para os agentes políticos, a gestão de pessoas significa uma gestão que trata de aspectos ligados ao relacionamento interpessoal e ao desenvolvimento profissional. Neste aspecto, os agentes ressaltaram a presença de gerenciamento de conflitos, de interações em grupo, de problemas relacionados à insatisfação. Concluímos que as práticas dos agentes sobre a gestão de pessoas estão focadas neste aspecto, deixando os outros pontos em segundo plano. Diante disso, a área de gestão de pessoas no setor público precisa investimento para ultrapassar a gestão tradicional para uma gestão mais voltada para valorização e profissionalização dos servidores.