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Navegando por Autor "Leal, Elimar Ponzzo Dutra"

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    Breves reflexões sobre a política de formação de professores: de 1990 aos dias atuais
    (Educação em Perspectiva, 2011-07) Leal, Elimar Ponzzo Dutra; Brandão, Ana Carolina Pessoa; Vieira Júnior, José Marcos; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
    Neste trabalho, objetivamos, por meio de uma análise bibliográfica, apresentar breves reflexões sobre a formação de professores, focalizando- as nas principais legislações que regulamentam as políticas de formação no país. Partimos da LDBEN 9394/96 por se tratar da primeira tentativa de regulamentar a formação de professores no Brasil. Também analisamos as Diretrizes Curriculares de Formação de Professores e as dos cursos de Pedagogia, visto que ambas surgiram dentro de um movimento em busca da profissionalização docente, reacionário à lógica implementada, sobretudo, a partir de 1990. Por fim, apresentamos as principais políticas de formação de professores no atual governo. Concluímos, com base em Moraes (2003), Malanchen (2006) e Freitas (2011), que a lógica que perpassa as políticas de formação de professores desde 1990, via de regra, é a mercantil, atendendo aos interesses do capital. Tal lógica se alicerça em três elementos básicos: profissionalização docente, noção de competências como base formativa e flexibilização do lócus de formação.
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    Dossiê a dança na universidade: para quem, por quem e como? resumos
    (Revista de Ciências Humanas, 2014) Valadares, Josiel Lopes; Duarte, Danielle Valente; Reis, Francimar Natália Silva Cruz; Braga, Gustavo Bastos; Andrade, Lícia Felix de; Souza, Lúcia Helena Gazolla Reis de; Sena, Gabriel Astoni; Olher, Bruno Silva; Paula, Josiane Souza de; Maia Filho, Antonio Carlos Fernandes; Valêncio, Arrigo; Ferreira, Maria Alice; Oliveira, Damaris Bento Ortêncio de; Carvalho, Mariana Martins de; Guimarães, Marina Oliveira; Zanuncio, Sharinna Venturim; Vieira, Tamara de Barros; Soares, Olga Maria de Araújo; Santos, Pollyana Martins; Pereira, Rita de Cássia Bhering Ramos; Gabrielli, Michelle Aparecida; Leal, Andreia Aparecida Silva Donadon; Alves, Daniel Vecchio; Silva, Elaine Luzia da; Lopes, João José; Oliveira, Leilane Morais; Rosado, Leonardo Coelho Corrêa; Costa, Lucas Piter Alves; Brito, Maria de Lourdes Nogueira; Gomes, Mariana de Lazzari; Faria, Marta Deysiane Alves; Cunha, Ana Luiza Salgado; Melo, Érica Ferreira; Leal, Elimar Ponzzo Dutra; Paiva, Flávia Russo Silva; Barbosa, José Márcio Silva; Vieira Junior, José Marcos; Batista, Ana Carolina Pessoa Brandão
    Resumos das dissertações de 2012 e 2013.
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    O legal e o prescrito em debate: os pressupostos da formação do professor nos currículos de cursos de Pedagogia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-26) Leal, Elimar Ponzzo Dutra; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; http://lattes.cnpq.br/5177454232177003; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; Nunes, Célia Maria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1724159981026056
    Mesmo com a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para curso de Pedagogia (BRASIL, 2006), que revela a definição da docência como base comum de formação nos cursos de Pedagogia, as discussões em torno desse curso estão ainda muito acirradas, principalmente no que concerne ao perfil profissional e ao objeto do curso. Tais discussões se engendram numa lógica mais ampla de debates acerca da formação de professores. Os currículos de formação se configuram a partir de uma perspectiva de educação, de ensino e de professor, podendo ser a partir das racionalidades técnica, prática e/ou crítico-reflexiva. Nesse sentido, nosso estudo se justifica na medida em que buscamos compreender a configuração curricular dos cursos de Pedagogia, problematizando pressupostos da formação do pedagogo conforme as Diretrizes Nacionais e os currículos prescritos de três universidades públicas mineiras, discutindo centralmente sobre a concepção de docência. Como percurso metodológicoanalítico nossa pesquisa se encaminhou numa vertente qualitativa, em que a análise documental constituiu-se em metodologia central. Como instrumento de análise, utilizamos a análise de conteúdo, buscando entender e problematizar, a partir das unidades de registro, a categoria central deste trabalho, a saber: concepção de docência. A análise foi encaminhada no sentido de estabelecer discussão cíclica e constante com a literatura que embasou nossas reflexões. Num primeiro momento, trouxemos a discussão e configuração do campo da formação de professores ao longo da história, abarcando a concepção de docência atrelada às racionalidades, desde a criação da primeira escola para preparação de professores. O segundo capítulo discorreu especificamente sobre o curso de Pedagogia e a configuração curricular que foi sendo configurada nesse curso desde sua criação, em 1939. Acreditamos que os resultados alcançados com essa pesquisa podem trazer contribuições significativas no meio acadêmico e especificamente para as discussões veementes sobre o curso de Pedagogia, tendo ciência de que são passíveis de outros olhares, pois o conhecimento é um estado em processo e não acabado. Percebemos, conforme análise do currículo prescrito das três universidades selecionadas, que as Diretrizes (BRASIL, 2006), enquanto documento curricular oficial, apresentam precedentes para a interpretação variada dos pressupostos que embasam a estruturação curricular prescrita pelas instituições formativas, o que pode representar uma fragilidade, tendo em vista a configuração identitária do curso. Sendo assim, pudemos problematizar a concepção alargada de docência expressa nos documentos oficiais analisados, que se revela na constituição do hiperprofissional ; bem como a fragilidade ainda encontrada nos currículos prescritos para a efetivação da integração teoria-prática na formação do pedagogo. Portanto, ainda se fazem pertinentes as discussões em torno do curso de Pedagogia a fim de minimizar as incertezas e buscar maiores definições acerca da identidade deste.
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