Navegando por Autor "Lauriano, Nayara Gonçalves"
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Item A transformação do conhecimento de base científica em inovação: condições e contradições de uma spin-off acadêmica(Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-04) Lauriano, Nayara Gonçalves; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/7573151815768248A presente pesquisa parte da concepção da inovação como via de geração de valor econômico. Neste sentido, recuperam-se os estudos que relacionam conhecimento científico com o mercado. A partir disso, reconhece-se que a dinâmica de inovação se dá de maneira sistêmica e se estabelece de diferentes formas, dentre as quais se destaca a criação de spin-offs acadêmicas. A partir de um caso da Universidade Federal de Viçosa, o estudo buscou explorar o processo de inovação estabelecido através da transferência do conhecimento científico para o mercado. Através do estudo do caso Rizoflora Biotecnologia, a investigação realizada tem como objetivo central: analisar sob que condições uma tecnologia é desenvolvida a partir do conhecimento de base científica e chega até o mercado, como expressão de criação de valor econômico, sob os contornos do caso Rizoflora. Para tanto, o estudo é apoiado na fundamentação teórica em torno da relação entre desenvolvimento econômico, sistemas de inovação, o estreitamento entre ciência e mercado e as spin-offs acadêmicas. Ademais, como realidade, a qual o caso pertence, buscou-se, ainda, elucidar os esforços traçados em contexto brasileiro para o estreitamento entre ciência e mercado. No que concerne aos aspectos metodológicos, esta pesquisa de abordagem qualitativa, realizou entrevistas semiestruturadas com atores que, de alguma maneira, integraram as condições pelas quais a spin-off acadêmica se formou e desenvolveu. Na análise dos dados, utilizou-se do método de análise de conteúdo, com o auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados apontaram que as condições sobre as quais a spin-off investigada se desenvolveu foi composta por um conjunto de eventos específicos que constituíram diferentes fases de desenvolvimento e estágios de transição. Ademais, identificou-se que a estrutura funcional sistêmica, que alicerçou o caso, foi composta por funções chaves, sendo elas: Suporte; Regulamentação; Infraestrutura, Financiamento e Comercialização, que perpassou pela atuação de cinco atores principais: Universidade, Agências de fomento, Atores políticos, Facilitadores e Mercado. Por fim, identificou fatores intervenientes de nível individual, organizacional, institucional e ambiental. A partir dos quais se destacou a relevância positiva para o caso dos influenciadores individuais, a sublinhar, o envolvimento do inventor e a participação de um gestor de negócio externo, além da forte influência associada a aspectos organizacionais, em torno do tipo da tecnologia e do modelo de negócio definido, os fatores estimulantes advindos em nível institucional, sobretudo, a partir de mecanismos de apoio oferecidos pela universidade, bem como a dificuldade imputada à spin-off, devido ao tipo de mercado final a ser explorado e a obstrução ao desenvolvimento do empreendimento acadêmico face às condições regulatórias, em nível ambiental. Palavras-chave: Spin-off acadêmica. Sistemas de inovação. Interação entre ciência e mercado. Desenvolvimento econômico.Item Os conflitos de papéis vivenciados por docentes universitários atuantes como empreendedores acadêmicos em universidades federais brasileiras(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-27) Lauriano, Nayara Gonçalves; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/7573151815768248O objetivo geral do presente estudo foi identificar e caracterizar os conflitos de papéis vivenciados pelo docente universitário ao assumir o papel de empreendedor acadêmico dentro do contexto da universidade pública federal no Brasil. O conflito de papel foi abordado como objeto de pesquisa, investigado pelo presente estudo a partir do esforço em realizar a interseção entre o campo de pesquisa sobre empreendedorismo acadêmico e o arcabouço teórico baseado na teoria de papel, sob sua perspectiva organizacional. O conflito de papel então foi analisado no contexto de atuação do docente universitário partindo da assunção do papel de empreendedor acadêmico. Investigou-se a vivência deste conflito junto a docentes associados a universidades federais do Brasil, onde se realizaram entrevistas com 29 acadêmicos associados a 17 universidades brasileiras. O contexto empírico da universidade federal brasileira mostrou-se propício, uma vez que suas diretrizes reconhecem que o avanço aos incentivos para a comercialização da pesquisa pública é uma das tendências recentes mais fortes nas políticas de ciência, tecnologia e inovação. Ademais, em economias menos avançadas, como o Brasil, as universidades vêm se apresentando como agentes essenciais na geração de oportunidades para inovação, diante uma capacidade reconhecida como insuficiente para gerir e gerar inovações significativas em nível de empresas, indústrias e na economia. Propôs-se aqui a definição de que o conflito de papel no âmbito do Empreendedorismo Acadêmico pode ser entendido como a vivência de expectativas, responsabilidades ou demandas contraditórias ou incompatíveis em relação aos papéis de acadêmico e empreendedor pelo docente universitário em diferentes contextos ou situações, especialmente quando se envolvem processos de transferência de conhecimento e tecnologia a partir de sua universidade. Os conflitos experienciados pelos sujeitos de pesquisa foram identificados entre diferentes tipos: o conflito entre os padrões ou valores internos da pessoa focal e os comportamentos definidos para os papéis acadêmico e empreendedor; a manifestação de expectativas e demandas conflitantes na forma de critérios e diretrizes incompatíveis; e o conflito entre prioridades, recursos e habilidades da pessoa focal e o comportamento demandado para o papel empreendedor. Estes foram orientados por diferentes fatores, o que permitiu concluir que dado o envolvimento do docente universitário em iniciativas características do empreendedorismo acadêmico, conflitos de papel podem emergir, quando conflitos interpapéis, intraempreendedor e/ou intra-acadêmico são evidenciados, pois, muitas vezes, exigirá que expectativas comportamentais, responsabilidades e demandas contraditórias ou incompatíveis sejam satisfeitas, tanto no exercício dos papéis de acadêmico, quanto de empreendedor dentro da universidade. Entre as contribuições da presente tese, firma-se a noção de que tratar a universidade sem considerar a realidade daquele que assume o papel de empreendedor acadêmico em si tende a não capturar totalmente a complexidade do empreendedorismo acadêmico, tornando a relação universidade-empresa menos profícua quanto se manifestam as expectativas. Palavras-chave: empreendedorismo acadêmico; conflito de papéis; docentes universitários; universidade federal